Licenciatura em Educação Física (Sede)

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    O jogo de papéis sociais e a teoria histórica cultural: a produção teórica em revistas online na área da educação física entre 2005 a 2015
    (2019-12-10) Lage, Kelina Maria Pereira; Silva, Eduardo Jorge Souza da; http://lattes.cnpq.br/5214370124132694
    Este estudo tem como objeto o jogo de papéis sociais, o problema de pesquisa foi delimitado como sendo quais os fundamentos teóricos que delimitam os estudos publicados sobre o jogo e o desenvolvimento do psiquismo infantil em revistas online especializadas na área de educação física no período de 2005 a 2015. Definimos como objetivo geral analisar os fundamentos teóricos que fundamentam os artigos sobre o Jogo de Papéis Sociais no contexto de revistas eletrônicas da área; nos objetivos específicos buscamos analisar e explicar a título de primeiras aproximações, os fundamentos teóricos sobre o jogo como constituinte do desenvolvimento do psiquismo infantil no contexto da teoria histórico cultural. Desenvolvemos nossa este trabalho sob os princípios de uma pesquisa de natureza bibliográfica. A partir do levantamento de 80 artigos, delimitamos e analisamos 10 artigos que tratam de forma mais especifica do nosso tema, e destes sistematizamos os dados apresentados. Concluímos na esfera desta trabalho que os Jogos de Papéis Sociais, ainda são pouco explorados como fundamento teórico para explicar e compreender os processos de desenvolvimento do psiquismo da criança.
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    O lúdico enquanto recurso metodológico para natação infantil
    (2019-12-09) Oliveira Júnior, Cícero Luiz da Silva; Lindoso, Rosângela Cely Branco; http://lattes.cnpq.br/3076590717855221; http://lattes.cnpq.br/6994337204219061
    Esse estudo parte do seguinte problema, qual a importância do lúdico enquanto recurso metodológico para natação infantil? Para tanto, apontamos como objetivo geral do estudo, identificar a importância do lúdico em quanto recurso metodológico na natação infantil a partir da produção do conhecimento, como objetivos específicos: a) Identificar o processo de desenvolvimento infantil; b) Identificar a natação enquanto produção cultural humana desenvolve um processo para ensinar a nadar c) Identificar os processos de ensino da natação infantil e d) Relacionar os artigos que tratam da importância do lúdico na natação infantil. A metodologia utilizada foi uma pesquisa qualitativa de natureza bibliográfica. Como resultados observamos que o lúdico pode ser encontrado nos jogos e brincadeiras, que faz parte do mundo infantil. O olhar sobre o lúdico não deve ser entendido apenas como diversão, mas sim, como grande possibilidade de ensinar na fase da infância, este recurso ensina a criança a expressar-se com maior facilidade. Nosso estudo atualiza uma pesquisa e reafirma seus resultados que 100% dos autores dos artigos encontrados apontam o lúdico como metodologia eficaz, contrariando de Fernandes e Lobo da Costa (2006) que sugerem a predominância nas escolas, clubes e academias um ensino que poderia ser classificado como de natureza analítica-progressiva.
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    Benefícios da natação para o desenvolvimento da criança
    (2019-07-17) Silva, Tiago de Souza; Lindoso, Rosângela Cely Branco; http://lattes.cnpq.br/3076590717855221
    A natação hoje é considerada um dos esportes que mais traz benefícios a saúde não só das crianças, mas também em todas as outras faixas etárias, pois o auxilia na prevenção de doenças cardiorrespiratórias, problemas posturais entre outros. O objetivo deste trabalho é analisar os benefícios da natação para desenvolvimento da criança. Trata-se de uma revisão de literatura de abordagem qualitativa, onde os dados foram coletados de artigos publicados de 2007 a 2017 na língua portuguesa, nas bases de dados da LILACS, MEDLINE e ScIELO. Após análise dos artigos, obteve-se como resultado que a pratica da natação traz vários benefícios como contribuição para aprendizagem organizada, coordenação motora, desenvolvimento, oferece descontração e ludicidade, e nos aspectos físico, traz mais facilidade para realiza, com benefícios no sistema respiratório e cardiovascular, recuperando e prevenindo doenças; nos aspectos psicológicos eleva a auto estima, diminuindo o stress, disposição para demais atividades, no aspecto social melhora a relação interpessoal e aumento dos círculos de amizade, compartilhando experiências e ideias e os pais/responsáveis buscaram a natação para que as crianças aumentassem seus círculos de amizades, para a prevenção das doenças e aumento da saúde e ajuda na socialização das criança. Diante disso, concluiu-se que é de grande importância a prática da natação para as crianças e que os benefícios advindos com a prática sistemática da mesma são de grande valia para o desenvolvimento integral dos mesmos, contribuindo também para uma melhor qualidade de vida dos pequenos praticantes.
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    Benefícios da educação física para o desenvolvimento infantil
    (2019-07-09) Vanderlei, Yhago Henrique Salvino; Lindoso, Rosângela Cely Branco; http://lattes.cnpq.br/3076590717855221; http://lattes.cnpq.br/4502265310295640
    O presente estudo parte da seguinte inquietação: Quais os benefícios trazidos para o desenvolvimento da crianças com a prática da educação física? Tem como objetivo geral analisar a importância da educação física para o desenvolvimento infantil, na produção da RBCE e como objetivos específicos aprofundar o entendimento de desenvolvimento infantil e dos benefícios da educação física; Identificar no período entre 2015-2019, o que foi produzido sobre educação física e seus benefícios para o desenvolvimento infantil. A metodologia que será usada na pesquisa bibliográfica na Revista Brasileira da Ciência do Esporte,(RBCE), como também aprofundamento teórico em diversos livros e artigos sobre a Importância da prática da educação física no desenvolvimento infantil, para conseguirmos entender a importância e os benefícios do que realmente o tema almeja alcançar. Os resultados apontam que a importância da educação física no desenvolvimento infantil, enfatizamos que esse é um espaço de luta dentro das redes municipais de ensino, segundo um dos artigos, também são apresentados a necessidade práticas com eixos centrais na inovação, sua transformação, contextualização social e do pensamento criativo e inovador do educador. São identificados ainda aspectos de crise dessa prática, como perda do sentido pedagógico, natureza lúdica e processos de escolarização.
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    A educação infantil na rede pública municipal do Recife: a educação física é um conhecimento negligenciado?
    (2019-02-07) Araújo, Nayne Thauane dos Santos; Silva, Eduardo Jorge Souza da; http://lattes.cnpq.br/5214370124132694; http://lattes.cnpq.br/1345549510183485
    O presente trabalho surge da necessidade em compreender a realidade do currículo da Educação Infantil da rede municipal de ensino do Recife e apontar possibilidades para o trato do conhecimento Educação Física desde os primeiros anos escolares. A pesquisa do tipo bibliográfico de caráter documental se constituiu, num primeiro movimento através da utilização da base de dados digital da prefeitura do Recife que dispõe de documentos acerca das gestões e das secretarias existentes. Em um segundo momento, na busca pela relação com a Educação, foi feito um recorte de busca para o banco de dados da Secretaria de Educação do Recife, então os documentos encontrados foram utilizados como fonte de pesquisa. A partir disso, foram localizados inicialmente 2 (dois) documentos, entretanto apenas 1 (um) tratava da Educação Infantil. Através da análise do documento encontrado, por meio da técnica de Análise de Conteúdo, fundamentamos a importância de entender sobre o desenvolvimento humano, de forma que possibilite superar os limites encontrados no documento no que diz respeito à concepção de ser humano, escola e de educação física, para que assim, possa haver a promoção de uma formação humana completa da criança desde os primeiros anos escolares.
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    A estruturação espaço-temporal a partir da dança na Educação Física Escolar: contribuições para a educação psicomotora
    (2018) Souza, Géssica Maria Duarte de; Pinho, Ana Flávia Araújo; http://lattes.cnpq.br/5165723460219140; http://lattes.cnpq.br/4693762255449264
    A Dança, além de ser um rico conteúdo da Educação Física (EF), é um campo de conhecimento que tem como objeto de ação a percepção da corporeidade e do movimento humano. O seu processo de ensino-aprendizagem requer oportunidades de vivenciar experiências que contribuam com o desenvolvimento das capacidades motora, cognitiva e sócio emocional. Acredita-se que as especificidades e generalidades da Dança como conteúdo nas aulas de EF escolar trazem uma relevante ampliação das competências associadas ao desenvolvimento da psicomotricidade, sobretudo no que se refere ao desenvolvimento da Estruturação Espaço-temporal (E-E-T). O objetivo geral deste trabalho foi compreender como a Dança, na Educação Física escolar, pode contribuir para o desenvolvimento psicomotor, sobretudo no que se refere a E-E-T de crianças da Pré-escola e Ensino Fundamental (Anos iniciais). Para atingir tal objetivo, foi realizada uma revisão de literatura, buscando compreender como se dá o desenvolvimento da E-E-T no desenvolvimento psicomotor infantil; identificar os elementos relacionados à dimensão tempo e espaço presentes no conteúdo Dança e; investigar nos documentos oficiais orientadores das práticas pedagógicas (RCNEI, BNCC e PCPE), as contribuições da Dança no desenvolvimento da E-E-T. Este trabalho possui uma natureza exploratória que, por meio de uma análise crítica e sistemática de um levantamento bibliográfico e também através de análise documental, pôde aprofundar no objeto de estudo de maneira multidimensional. Após entendermos o processo de desenvolvimento da EE-T e como o conteúdo Dança da EF está organizada nos documentos oficiais que orientam os seus conhecimentos, concluímos que a Dança oferece, através de sua prática, contributos voltados à formação da consciência corporal, ao desenvolvimento das percepções sensório-motoras, que resultam de forma favorável no desenvolvimento da linguagem, tendo como principal meio o movimento humano. Confirmando assim, a irrefutável ligação entre os contributos da prática da Dança na EF escolar e o desenvolvimento psicomotor.
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    O jogo popular como conteúdo de ensino na educação infantil: uma experiência a partir da pesquisa-ação
    (2018) Andrade, Ana Beatriz de Carvalho Paz de; Costa, Marcos André Nunes; http://lattes.cnpq.br/2739394540779281; http://lattes.cnpq.br/0224433559530496
    A modernidade e sua consequente globalização têm trazido consigo inúmeros elementos que impactam comportamentos e modificam a forma de vida cotidiana das pessoas. As crianças que antes brincavam nas ruas, substituem os jogos populares ou tradicionais pelas novas tecnologias digitais. Levando em consideração a importância da prática desses jogos para o desenvolvimento infantil, o ambiente escolar através das aulas de educação física é um meio de resgatá-los. Diante disso o problema de pesquisa foi referente ao lugar que os jogos populares ocupam nas aulas de educação física do ensino fundamental. Nesta pesquisa - ação, foram trabalhados o tema jogos populares durante 5 (cinco) intervenções, tendo como objetivo principal problematizar a pertinência desses jogos na educação infantil, a partir de seqüências didáticas de ensino, como também, o regaste dos jogos e brincadeiras que os pais e avós praticavam quando crianças, refletir criticamente o conteúdo jogo nas aulas de educação física e estimular o processo de ressignificação dos jogos populares. O presente trabalho foi desenvolvido em uma escola localizada no bairro do Ibura - Recife/PE, com 107 alunos dos primeiros e segundos anos do ensino fundamental da referida unidade escolar. Adotou-se como referencial metodológico a pesquisa qualitativa do tipo pesquisa-ação, e a análise de conteúdo. Os resultados foram positivos, detectados ao longo das atividades realizadas durante o período de intervenções, constatando as contribuições no processo de ensino - aprendizagem.