Licenciatura em Educação Física (Sede)
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TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
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Resultados da Pesquisa
Item A motivação para a adesão e o abandono na iniciação esportiva: a percepção de usuários do Projeto Basquetebol da Rural na Universidade Federal Rural de Pernambuco(2025-08-08) Mendonça, Matheus Henrique Paulino; Nascimento, Tárcio Amancio do; http://lattes.cnpq.br/7587998432643663Este trabalho tem como objetivo analisar os fatores que influenciam a adesão e o abandono dos participantes do Projeto Basquetebol da Rural, vinculado à Universidade Federal Rural de Pernambuco. O estudo parte da observação de uma rotatividade significativa dos alunos no projeto, o que levantou a necessidade de investigar as motivações que levam à procura e as razões que contribuem para a evasão. Utilizou-se uma abordagem qualitativa com elementos quantitativos, a partir da aplicação de questionários com perguntas abertas e fechadas direcionados aos participantes e ex-participantes do projeto. Os resultados demonstraram que os principais motivos de adesão estão relacionados ao desejo de aprendizado, gosto pela modalidade, influência social e perspectivas futuras na carreira esportiva. Por outro lado, o abandono foi associado à falta de estrutura nas escolas, escassez de materiais, problemas de transporte, ausência de apoio familiar, frustrações emocionais e práticas pedagógicas pouco inclusivas. A análise revelou ainda que muitos dos alunos pertencem a famílias de baixa renda e enfrentam obstáculos socioeconômicos que dificultam a permanência na atividade. Como proposta, o estudo sugere estratégias de acolhimento, melhorias estruturais e ações pedagógicas que considerem as realidades e expectativas dos participantes. Conclui-se que compreender as motivações e barreiras enfrentadas pelos alunos é essencial para promover maior engajamento e reduzir a evasão em projetos de iniciação esportiva.Item A ludicidade no processo de iniciação a natação no Projeto Barbatanas da Rural sob a visão do monitor extensionista: um estudo qualitativo(2025-06-26) Santana, Endrios Alves de; Pirauá, André Luiz Torres; http://lattes.cnpq.br/7971412342122230; http://lattes.cnpq.br/4858809747120340A presente pesquisa se baseia nas inquietações e atribuições do monitor enquanto extensionista em analisar o papel da ludicidade no processo de iniciação a natação no projeto Barbatana da Rural - UFRPE. Além disso, destaca-se o papel do monitor extensionista como mediador das atividades e foi percebido que o uso da ludicidade como ferramenta didática metodológica tem atraído cada vez mais o interesse pelas aulas, visto que a criança pode aprender de forma mais espontânea e prazerosa. Diante disso, o presente estudo objetivou analisar o papel da ludicidade no processo de iniciação a natação no projeto Barbatana da Rural - UFRPE, sob a perspectiva do monitor extensionista. Trata de uma abordagem de natureza qualitativa, sendo ela caracterizada pela presença pessoal do pesquisador, por meio da coleta de dados, interações sociais e interpretação das informações analisadas, o presente estudo seguiu as recomendações da Standards for Reporting Qualitative Reseach: A Synthesis of Recommendations. Os resultados revelam que a análise incluiu, como ponto de partida, a identificação dos pontos positivos e negativos da ludicidade no processo de iniciação a natação e indicam que o uso do lúdico é essencial para promover a adaptação ao meio líquido, aumentar o interesse e proporcionar um ambiente mais acolhedor e eficiente para a aprendizagem da natação. O estudo reforça a importância de metodologias que integrem o brincar ao ensino formal/tecnicista no projeto. Conclui-se que a ludicidade, quando utilizada de forma estruturada e consciente, configura-se como uma ferramenta pedagógica eficaz na iniciação à natação e também foi possível concluir que a ludicidade desempenha um papel central no processo de iniciação à natação. Assim estratégias lúdicas favoreceram a construção de um ambiente acolhedor e motivador, facilitando o aprendizado de forma significativa.Item Hidroginástica para a Comunidade Sítio dos Pintos: projeto de extensão na UFRPE(2021-02-18) Silva, Ayrton Cristyan Soares; Lindoso, Rosângela Cely Branco; http://lattes.cnpq.br/3076590717855221As universidades estão constituídas no tripé, pesquisa, ensino e extensão, a extensão tem como função fazer chegar à comunidade a produção do conhecimento produzido, trata-se do compromisso social. Nesse sentido o presente estudo busca analisar como a comunidade Sítio dos Pintos que fica entorno da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) percebe os benefícios do projeto de extensão denominado Hidroginástica na UFRPE. Para chegar a esse objetivo foram traçados os objetivos específicos: apresentar o contexto histórico e legal do projeto de extensão na Universidade Federal Rural de Pernambuco e do Projeto de Extensão de Hidroginástica para a Comunidade do Sítio dos Pintos/Recife-PE; identificar os motivos e necessidades que fazem os participantes do projeto de extensão procurarem a hidroginástica como atividade física; apresentar a percepção dos participantes em relação aos aspectos voltados a saúde como participantes do Projeto de Hidroginástica para a comunidade Sítio dos Pintos. A metodologia utilizada foi pesquisa de natureza qualitativa, descritiva, trata-se de uma pesquisa de campo, a amostra foram os adultos e idosos que frequentam o Projeto de Hidroginástica. Na interpretação dos dados foi utilizada a teoria da motivação e emoção, os resultados apontam que o que motivou os sujeitos a procurarem a hidroginástica foi a dor, onde esta se encontra nos motivos biológicos, situados na base da pirâmide, porém o que provoca a adesão são os benefícios, percebidos através do bem estar, relacionando o biológico ao social, implicando na qualidade de vida da comunidade praticante, sobretudo dos idosos.
