Licenciatura em Educação Física (Sede)
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Resultados da Pesquisa
Item O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência/PIBID na formação inicial de professores de Educação Física: contribuições presentes nas produções científicas dos CONBRACE e CONICE (2009-2023)(2025-03-11) Pereira, Carlos Henrique de Santana; Figueiredo, Erika Suruagy Assis de; http://lattes.cnpq.br/7362331844844663; http://lattes.cnpq.br/7929333030413461Esta pesquisa tem o propósito de investigar as contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID para a formação inicial de professores de Educação Física. A problemática da pesquisa que norteou este estudo foi: quais as contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência-/PIBID para a formação inicial de professores em Educação Física presentes na produção científica dos Congressos Brasileiros de Ciências do Esporte/CONBRACEs e Congressos Internacionais de Ciências do Esporte/CONICEs (2009-2023)? O objetivo geral consiste em analisar a produção científica dos CONBRACEs e CONICEs sobre o Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) explicitando as contribuições e desafios para formação inicial de professores em Educação Física. E definimos como objetivos específicos: compreender a importância e os desafios do PIBID para a formação inicial de professores em Educação Física e identificar as contribuições do PIBID para formação inicial de professores em Educação Física presentes na produção científica dos CONBRACE e CONICE. Para alcançar os objetivos mencionados, optou-se por realizar uma pesquisa de abordagem qualitativa e natureza exploratória, seguida de uma análise de conteúdo. Dessa forma, concluímos que o PIBID é de grande importância para a formação inicial de professores de Educação Física, principalmente para auxílio na construção da identidade docente durante o período de formação.Item A produção do conhecimento sobre o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID e a formação de professores em Educação Física(2024-03-09) Gomes, Welleson Alcantara Macedo; Figueiredo, Erika Suruagy Assis de; http://lattes.cnpq.br/7362331844844663; http://lattes.cnpq.br/2300298358636915A presente pesquisa busca investigar na produção do conhecimento sobre o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID, em particular, as contribuições para articulação teoria e prática na formação inicial de professores em Educação Física. Destacamos que o objeto desta pesquisa está situado em contexto de crescente desvalorização da carreira docente. O presente trabalho traz como objetivos específicos: refletir sobre a formação inicial de professores de educação física e a importância da integração entre teoria e prática na Licenciatura em Educação Física e Identificar na produção do conhecimento sobre o PIBID as possibilidades de qualificação da prática docente e da formação inicial dos professores em Educação Física. E para alcançar os objetivos mencionados, optou-se por realizar uma pesquisa de abordagem qualitativa e de natureza exploratória, seguida de uma análise de conteúdo norteada nos estudos de Bardin (2011). Deste modo, concluímos a partir desta pesquisa que o PIBID é um programa que oferece oportunidades relevantes para a formação de professores de Educação Física, integrando teoria e prática, promovendo o desenvolvimento profissional e contribuindo para uma formação inicial de qualidade.Item Percepção do professor sobre a educação física escolar como meio de reduzir doenças crônicas(2020-10-28) Santos, Valeska Alves dos; Rodrigues, Sérgio Luiz Cahú; http://lattes.cnpq.br/0700049924235597Com a facilidade do acesso a tecnologia e redução de áreas de lazer na sociedade brasileira tem-se uma preocupação muito grande com a incidência de doenças crônicas em crianças e adolescentes, com destaque para a diabetes, hipertensão e índices de colesterol alto, bem como problemas de depressão e alguns tipos de câncer. Esse aumento está muitas vezes associado a mudanças da qualidade e quantidade de alimentos ingeridos associada à redução de exercícios físicos realizados por esses grupos, sendo esses fatores determinantes para o surgimento de doenças crônicas na vida adulta, aumentando à medida que cresce o sedentarismo nessas fases da vida, estando associados a ingestão de alimentos e hábitos não saudáveis.Com isso nosso estudo tem como objetivo Investigar a educação física escolar como um meio importante para reduzir a incidência de doenças crônicas não transmissíveis em crianças e adolescentes escolares. A amostra foi composta por professores formados em licenciatura ou licenciatura plena que atuassem em escola e de graduandos de licenciatura em educação física, a pesquisa se deu a partir de um questionário enviado de forma virtual aos participantes.Ao serem perguntados sobre o modo que abordam a temática saúde em suas aulas foi possível verificar que 90,3%, correspondente a 28 participantes responderam de forma positiva. Quando solicitado que os avaliados informassem de forma descritiva como abordam essa temática em suas aulas, dos 31 avaliados apenas 26 responderam, sendo os que se abstiveram de responder os graduandos.É possível verificar que apenas 20 entrevistados se sentiram preparados a ministrar aulas a alunos com doenças crônicas não transmissíveis. Ao serem questionados sobre o papel da educação física escolar enquanto redutora ou retardatária do surgimento de doenças crônicas não transmissíveis, foi possível verificar que 83,9% da amostra acredita nessa consequencia.Ao serem perguntados se a educação física escolar deve abranger todas as fases do ciclo escolar obteve-se unanimidade nas respostas quanto a resposta positiva.Com base nos resultados do presente estudo é possível verificar que todos os entrevistados tiveram disciplinas de saúde em seu curso de formação e que julgam importante a aplicação do tema saúde nas aulas de educação fisica escolar.A partir desse estudo foi possível identificar que a educação física escolar pode ser um importante meio de redução do surgimento de doenças crônicas não transmissíveis em escolares.Item O professor de Educação Física intervindo na qualidade de vida de seus alunos asmáticos: uma revisão bibliográfica(2020-10-28) Gonçalves, Alexandre Araujo; Rodrigues, Sérgio Luiz Cahú; http://lattes.cnpq.br/0700049924235597A asma é uma doença muito frequente no Brasil, que afeta principalmente as crianças, essas que têm sua capacidade física subdesenvolvida. O professor de Educação Física escolar pode desempenhar um papel fundamental para reverter o quadro de subdesenvolvimento desses asmáticos, mas para isso, se faz necessário que esses professores tenham um conhecimento prévio para manejar seus alunos asmáticos. Com o intuito de investigar esse tema, me propus responder a seguinte questão ‘’O professor de Educação Física está preparado para lidar com crianças e adolescentes com asma em suas aulas?’’ e, como proposta de objetivo, me prendi a investigar se o professor de Educação Física escolar está preparado para lidar com crianças asmáticas em suas aulas. Para obter as respostas do presente trabalho, foi realizada uma pesquisa com caráter exploratório, e para obtenção dos dados para análise, foi realizada uma revisão bibliográfica. O material utilizado para análise foi obtido por pesquisa em bancos de dados como PubMed e Scielo. Os estudos indicaram que grande parte dos professores de Educação Física não dispõe de tais conhecimentos. Sendo assim, esse presente estudo deixa explícito que muitos professores de Educação Física não estão capacitados para ministrar aulas para crianças asmáticas; no entanto, não ficou clara a razão pela qual esses professores não receberam e/ou não recebem capacitação para lidar com a asma durante as aulas, uma vez que é uma doença presente constantemente. Devido a limitações de estudos referentes a essa temática, acreditamos que esse trabalho possa contribuir para pesquisas futuras sobre o tema, ampliando a concepção do trabalho do professor de Educação Física.Item Formação dos(as) professores(as) de educação física: contribuições do PIBID-UFRPE (2011 – 2018)(2022-06-02) Viana, Marilia de Araújo; Figueiredo, Erika Suruagy Assis de; http://lattes.cnpq.br/7362331844844663; http://lattes.cnpq.br/2143270675331633O presente estudo buscou reconhecer as contribuições do PIBID-UFRPE na formação de professores(as) do curso de Licenciatura em Educação Física da UFRPE, a partir dos egressos que participaram do Programa, e que estão atuando profissionalmente como docentes na área de educação física em escolas públicas ou privadas. Destacamos que o objeto desta pesquisa está situado no contexto de profundos ataques à educação, com a falta de investimentos, contínuos cortes orçamentários e o desmantelamento das políticas públicas. O PIBID está integrado à Licenciatura em Educação Física da UFRPE desde o ano de 2011, ano subsequente a criação do próprio curso. No percurso da pesquisa, realizamos uma análise do PPP do curso, do subprojeto do PIBIB-UFRPE-EF estabelecendo os nexos e relações com os princípios da ANFOPE. A pesquisa foi construída tendo como aporte teórico-metodológico o materialismo histórico dialético, valendo-se de uma abordagem qualitativa. Utilizamos como instrumento de coleta de dados um questionário aplicado para egressos do curso que participaram do PIBID de 2011 à 2018. Para tratamento e análise dos dados utilizamos da análise de conteúdo (SEVERINO, 2013). Com base nas respostas analisadas sobre as contribuições do PIBIB-UFRPE-EF na formação, encontramos: 1) consistência na base teórica sobre o conhecimento pedagógico e especifico; 2) a compreensão da relação indissociável entre teoria e prática; 3) a ampliação cultural dos egressos; 4) a compreensão da interdisciplinaridade; 5) a incorporação da pesquisa no seu processo de formação; 6) vivências de gestão democráticas na escola; 7) a compreensão do compromisso social e político com a docência e 8) reflexões sobre a profissão de professor(a) de educação física e condições de trabalho. Diante do exposto, reconhecemos assim a relevância do PIBIB-UFRPE-EF na formação inicial dos professores de educação física da UFRPE, considerando os nexos e relações com os pilares propostos pela ANFOPE subsidiando a construção do currículo do curso e contribuindo na atuação desses professores, consequentemente elevando a qualidade da educação básica brasileira.
