Licenciatura em Educação Física (Sede)

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TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

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    A importância dos jogos e brincadeiras como conteúdo da educação física escolar no ensino fundamental - anos iniciais
    (2025-08-07) Santos, Pedro Renê Vicente da Silva; Nascimento, Tárcio Amancio do; http://lattes.cnpq.br/7587998432643663
    Esta monografia tem como tema a importância dos jogos e brincadeiras como conteúdo da Educação Física escolar nos anos iniciais do ensino fundamental, buscando compreender de que forma essas práticas contribuem para o desenvolvimento integral dos alunos. O estudo partiu do interesse do autor em investigar como os jogos e brincadeiras, mais do que atividades recreativas, podem assumir um papel pedagógico no processo de ensino-aprendizagem. O objetivo geral foi analisar a relevância dos jogos e brincadeiras como conteúdos formativos na Educação Física escolar, considerando as dimensões motoras, cognitivas, sociais e culturais. Como objetivos específicos, buscou-se compreender a Educação Física no ensino fundamental, os jogos e brincadeiras como conteúdos da disciplina, identificar sua presença nas políticas curriculares nacional e estadual e analisá-los a partir das produções científicas existentes. O referencial teórico foi fundamentado em autores como Huizinga, Vygotsky e Darido, além de documentos oficiais como a Base Nacional Comum Curricular e o Currículo de Pernambuco. A pesquisa evidencia que os jogos e brincadeiras são práticas essenciais para a formação integral das crianças, possibilitando experiências significativas que favorecem a socialização, o desenvolvimento motor, a criatividade e a construção de valores. Dessa forma, reforça-se a necessidade de incluir essas atividades de maneira planejada e intencional no cotidiano escolar.
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    A educação física nos anos iniciais do ensino fundamental: a organização do conhecimento dança no Currículo de Pernambuco
    (2024-09-24) Xavier, Walquiria Wallesca dos Santos; Paiva, Andréa Carla de; http://lattes.cnpq.br/1546386833032185; http://lattes.cnpq.br/0060873264361246
    O conteúdo Dança tem tido cada vez menos espaço na escola. Pouco a pouco, tem sido negligenciada e preconizada por seus aspectos culturais e sociais. Tal conteúdo, se expressa nos documentos, como forma de expressão da linguagem corporal, o que dificulta a sistematização pelos(as) professores(as). Diante disso, esta pesquisa tem objetivo compreender a organização do conhecimento Dança nas aulas de Educação Física para os anos iniciais do Ensino Fundamental na escola, a partir do Currículo de Pernambuco. Para tanto, definimos como objetivos específicos, identificar a dança como temática e seus conteúdos para as aulas de Educação Física, bem como seus conteúdos estão organizados para os anos iniciais do Ensino Fundamental no Currículo de Pernambuco. O estudo propõe através de um estudo bibliográfico e documental, de caráter qualitativo, entender a importância da temática dança nas aulas de Educação Física escolar, discutindo sobre o papel social da escola e da Educação Física enquanto componente curricular obrigatório na Educação Básica. Em seguida, é apresentada a especificidade dança e seus conteúdos, e então como se dá a organização desta temática no Currículo de Pernambuco. A partir da realização da análise, destacamos que o Currículo de Pernambuco para a organização do conteúdo dança nos anos iniciais do Ensino Fundamental, dentro de suas possibilidades, se caracteriza como um documento que procura manter a temática dança e sua identidade cultural, preservando sua essência, mas se apresenta também como um documento conservador, por não trabalhar com as questões que envolvem o debate de gênero, raça, etnia, religião, entre outros, tendo como objetivo aprimorar o processo de ensino-aprendizagem, a partir apenas da experimentação corporal, não auxiliando os estudantes a desenvolver uma compreensão mais profunda e significativa, não relacionando a realidade e o contexto social, sobre os conteúdos da dança.
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    A contribuição do conteúdo de ensino jogo para a socialização dos estudantes na educação física no Ensino Fundamental - anos iniciais
    (2023-09-15) Martins Filho, Gean Carlos de Moura; Mello, Rachel Costa de Azevedo; http://lattes.cnpq.br/8749101676171464
    Esta pesquisa tem o propósito de investigar a contribuição do conteúdo de ensino Jogo para a socialização dos estudantes na Educação Física no Ensino Fundamental - anos iniciais. A problemática de pesquisa que norteou este estudo foi: como o conteúdo de ensino Jogo pode contribuir para a socialização dos estudantes na Educação Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental? O objetivo geral consiste em analisar a contribuição do conteúdo de ensino Jogo para a socialização dos estudantes na Educação Física no Ensino Fundamental - anos iniciais. E como objetivos específicos definimos: compreender a importância do jogo no processo de socialização na escola e na educação física; compreender o Jogo como conteúdo de ensino da educação física no Ensino Fundamental - anos iniciais; identificar o conteúdo de ensino Jogo proposto nas políticas educacionais e matrizes curriculares da educação física no Ensino Fundamental. Para atingir estes objetivos, foi realizada uma pesquisa bibliográfica qualitativa, examinando artigos acadêmicos que abordam a relação entre o conteúdo de ensino Jogo e a socialização dos estudantes. Os resultados desta pesquisa demonstraram que o conteúdo de ensino jogo desempenha um papel significativo na promoção da socialização dos estudantes na Educação Física nos anos iniciais. Este conteúdo contribui para o desenvolvimento de aspectos sociais, culturais e emocionais dos estudantes. Em particular, destaca-se sua influência positiva na dimensão social, na qual os jogos facilitam a interação entre os alunos, promovem a cooperação e o trabalho em equipe e o desenvolvimento de habilidades de comunicação. O Jogo é um conhecimento vasto que está sendo cada vez mais desvendado, permitindo-nos compreender suas diversas facetas, não sendo apenas considerado como uma atividade relacionada à infância ou ao simples ato de “brincar por brincar”, pelo contrário, reconhecemos seu valor educacional como conteúdo de ensino da Educação Física, ou seja um conhecimento cultural relevante para o processo de socialização no contexto escolar.
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    A importância do conteúdo de ensino jogo no componente curricular Educação Física no ensino fundamental anos iniciais
    (2023-04-28) Silva, Ana Paula Pereira; Mello, Rachel Costa de Azevedo; http://lattes.cnpq.br/8749101676171464; http://lattes.cnpq.br/3145178293717769
    Esta pesquisa tem o propósito de investigar a importância do jogo enquanto conteúdo de ensino do componente curricular Educação Física, partindo da problemática: Qual a importância do conteúdo de ensino jogo no componente curricular Educação Física no Ensino Fundamental dos anos iniciais - 1º ao 5º ano? O objetivo geral da pesquisa foi analisar a importância do conteúdo de ensino jogo no componente curricular Educação Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental em publicações acadêmicas. E como objetivos específicos da pesquisa foram definidos: identificar historicamente o conceito de jogo; compreender o conhecimento da Educação Física escolar; analisar o jogo como conteúdo de ensino nas propostas do Currículo de Pernambuco no Ensino Fundamental anos iniciais; compreender o jogo como conteúdo de ensino da Educação Física escolar. A pesquisa busca responder teoricamente esses objetivos, a partir da análise de artigos relacionados ao tema, utilizando a metodologia de pesquisa bibliográfica qualitativa. Enquanto resultados da pesquisa, podemos afirmar que o conteúdo de ensino Jogo é um importante conteúdo da Educação Física, principalmente no Ensino Fundamental anos iniciais, pois é um conhecimento que colabora na construção de diversos fatores como, desenvolvimento cognitivo, motor, criatividade, aspectos sociais, culturais e emocionais. O Jogo é um conhecimento amplo, que vem sendo desmistificado e assim passamos a entender suas múltiplas dimensões, não sendo associado apenas como apropriação do mundo infantil, do brincar pelo brincar, mas afirmando o seu valor educacional na perspectiva de conhecimento e conteúdo de ensino no âmbito escolar.
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    O conteúdo de ensino jogo nos documentos norteadores da política de educação do Ensino Médio das escolas estaduais de Pernambuco
    (2023-04-26) Monte, Paulo Henrique Souza do; Lindoso, Rosângela Cely Branco; http://lattes.cnpq.br/3076590717855221
    Podemos afirmar que o jogo é uma expressão cultural na sociedade, constituído por práticas sociais situadas em diferentes contextos históricos, vivenciada nos variados locais. Sua vivência se dá nas comunidades, territórios, cidades, espaços públicos e privados. A escola é um desses espaços de vivência dos jogos. Contudo, a escola se diferencia dos outros espaços por realizar um processo educativo com o trato pedagógico do conhecimento /conteúdo de ensino Jogo, que é apresentado e ensinado aos alunos pelo professor de Educação Física a partir de objetivos, métodos de ensino e avaliação. Neste contexto, esta pesquisa tem como objetivo geral: analisar o conteúdo de ensino jogo nos documentos norteadores da Educação Física escolar (BNCC e Currículo de Pernambuco) no Ensino Médio em escolas estaduais de Pernambuco. Quanto aos objetivos específicos, busca-se: analisar o jogo e sua relação com os documentos norteadores da política educacional para a Educação Física escolar na produção de artigos científicos sobre o tema; analisar a política educacional da Educação Física no Ensino Médio enquanto documentos norteadores e orientadores para as escolas públicas estaduais de Pernambuco; compreender o conteúdo de ensino jogo na Educação Física escolar a partir de sua historicidade; analisar o conteúdo de ensino jogo nas propostas curriculares da Educação Física na BNCC 2018 e no Currículo de Pernambuco no Ensino Médio 2021. Diante disso, propomos uma pesquisa documental e bibliográfica, fazendo um diálogo entre o que consta nos documentos oficiais e os artigos científicos. Constatamos que os artigos científicos trazem uma série de contestações no que diz respeito às novas propostas em relação à Educação Física e o jogo. Por fim, consideramos que deve-se dar uma maior atenção ao que propõe os documentos orientadores da prática da Educação Física e do jogo, pois considerando que são essenciais no ensino médio da rede estadual de Pernambuco.
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    O tempo pedagógico e a educação física escolar: uma análise do currículo de Pernambuco
    (2023-05-04) Alcântara, Renata de Barros; Paiva, Andréa Carla de; http://lattes.cnpq.br/1546386833032185; http://lattes.cnpq.br/2615792931886227
    O presente estudo tem como objetivo analisar o tempo pedagógico necessário para a apropriação dos conteúdos nas aulas de educação física. Identificando essa distribuição na organização curricular. A pesquisa foi realizada no estudo de abordagem qualitativa, elaborada através de análises de artigos e livros científicos, definida como bibliográfica – documental. Para a organização e construção do estudo, refletimos sobre a educação como política pública e social; a escola seu papel e função e a transformação na sociedade. Entendendo como configura o currículo, este como documento que organiza a prática social, assim como o projeto político pedagógico. Nesta compreensão, legitimar a Educação Física como disciplina curricular obrigatória, pensando no papel do professor, na construção de um ensino voltado para a realidade social, através da cultura corporal. Desta forma, o estudo colaborou para perceber como é tratado o conhecimento específico e sua apropriação, dentro de um tempo pedagogicamente necessário para desenvolver os conteúdos da Educação Física escolar.
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    Educação física escolar: analisando experiências do currículo cultural
    (2022-10-10) Sérvio, Thaís Silva; Paiva, Andréa Carla de; http://lattes.cnpq.br/1546386833032185; http://lattes.cnpq.br/0563024919034233
    O presente trabalho tem como objetivo compreender a abordagem do Currículo Cultural da Educação Física na escola, identificando seus limites e possibilidades a partir do mapeamento e análise dos relatos de experiência do Grupo de Pesquisa em Educação Física Escolar (GPEF) da Universidade de São Paulo (USP). Consideramos que o currículo escolar da Educação Física perpassa por diferentes concepções, desde os currículos tradicionais, passando pelo currículo crítico, chegando ao pós-crítico. O Currículo Cultural da Educação Física considerado pós-crítico e baseado nos Estudos Culturais e Multiculturalismo, busca compreender a cultura corporal a partir das produções culturais da sociedade e das diferenças dos sujeitos. Sendo assim, desenvolvemos uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo documental, a partir da análise de relatos de experiência desenvolvidos por professores e professoras do Grupo de Pesquisa em Educação Física Escolar (GPEF) da Universidade de São Paulo (USP), sendo este, o principal grupo que se debruça ao estudo dessa temática, com o intuito de identificar possíveis limites e possibilidades em seus procedimentos didáticos, que nesta abordagem é entendido como Encaminhamentos Pedagógicos. Concluímos que, o Currículo Cultural da Educação Física, tem muito a acrescentar a área, ainda que com algumas limitações.
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    O futsal como conteúdo no currículo de Pernambuco - Ensino Fundamental
    (2022-10-11) Silva, José Fernandes Martins da; Silva, Eduardo Jorge Souza da; http://lattes.cnpq.br/5214370124132694
    Este estudo, caracterizado como uma monografia buscou tratar o seguinte objeto de estudo – O ensino do conteúdo Futsal pelo componente curricular educação física, conforme tratado no documento Currículo de Pernambuco para o ensino fundamental/2019. Para tanto, foi delimitada a seguinte questão-problema: quais os fundamentos didático-metodológicos que orientam o trato do ensino do futsal como conteúdo da educação física no documento Currículo de Pernambuco/2019? Para tal, tem-se como objetivo analisar, explicar e compreender a base didático-metodológica para o ensino do conteúdo Futsal, privilegiada no Currículo de Pernambuco – Ensino Fundamental. Metodologicamente utilizamos da pesquisa de natureza bibliográfico-documental, de caráter exploratório-descritiva, com foco no documento Currículo de Pernambuco - Ensino fundamental/2019. Conclui-se que a pedagogia histórico-crítica aponta uma saída para o dilema posto pelas tendências pedagógicas não críticas, que opõem, excludentemente, teoria e prática, professor e aluno. Entendida como mediação no seio da prática social global, a pedagogia histórico-crítica concebe que a educação tem a prática social como ponto de partida e ponto de chegada da prática educativa, e diante disso, reconhecer o futsal como atividade humana, significa buscar aprendê-lo no interior de um sistema de relações da vida social.
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    O lugar da Educação Física na hierarquia entre os saberes escolares
    (2022-10-07) Silva, Carlos Leandro Gouveia da; Vieira, Ana Luiza Barbosa; http://lattes.cnpq.br/2045282789284599; http://lattes.cnpq.br/1233599218050806
    A partir de inquietações relacionadas às razões que levam a Educação Física a ser um componente curricular (des)prestigiado dentro da escola, e levando em consideração a existência de uma hierarquização entre as disciplinas, no contexto do ensino fundamental de escolas públicas e privadas brasileiras, lançamos a pergunta: onde se encontra a Educação Física, enquanto componente curricular? O objetivo geral foi analisar as pesquisas já publicadas que tratam da hierarquização entre as disciplinas, no contexto do ensino fundamental e médio de escolas públicas e privadas brasileiras, examinando e refletindo neste cenário, onde se encontra a Educação Física enquanto componente curricular. Adotamos a revisão de literatura, do tipo exploratória e a abordagem qualitativa. Foram realizadas buscas por periódicos da área da Educação Física, publicados entre os anos de 2010 a 2020, que atendessem aos critérios de inclusão: serem originalmente escritos em língua portuguesa, estarem disponíveis em versões digitais, de forma integral e gratuita, relativos à escolas Brasileiras, e classificados através das categorias de qualis A1 a B3. Utilizamos inicialmente a base de dados Scientific Electronic Library Online, contudo como as fontes não foram encontradas, utilizamos a base de dados da Literatura Latino-americana do Caribe em Ciências da Saúde. Enquanto resultados, encontramos 60 artigos, e destes, 10 foram selecionados para análise. Todavia, apenas seis tratavam explicitamente sobre a desvalorização e hierarquização das disciplinas. A partir das reflexões que efetivamos através da presente pesquisa, buscamos encontrar alternativas que contribuam no sentido de percebermos melhor, a hierarquização entre as disciplinas, permitindo que possamos realizar intervenções que minimizem o referido problema, uma vez que as matérias do currículo escolar devem e podem dispor de características distintas, todavia, precisam ser reconhecidas e melhor compreendidas por seus valores, importâncias e significados. Por fim, percebemos que a interdisciplinaridade pode ser um instrumento para reduzir tais dificuldades, e que a Educação Física precisa se legitimar como componente curricular, sendo esse, possivelmente o primeiro e grande passo para resolver os problemas.
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    Conhecimentos sobre gestão em cursos de Licenciatura em Educação Física
    (2022-10-07) Melo, Ada Maria da Costa; Vieira, Ana Luiza Barbosa; http://lattes.cnpq.br/2045282789284599; http://lattes.cnpq.br/8194255230039120
    O objetivo desse estudo consiste em analisar a composição das matrizes curriculares das Instituições Públicas do Ensino Superior do Estado de Pernambuco, verificando quais disciplinas, competências e conteúdos relacionados à temática da Gestão são tratados durante a formação acadêmica dos licenciandos em Educação Física. Há também o intuito de ressaltar a importância desse conhecimento para os graduandos, e assim, a pesquisa parte do contexto histórico, desde os tempos em que a administração ainda não havia se tornado ciência, até a contemporaneidade, possibilitando a análise dos currículos dos cursos, buscando responder questões relacionadas à Gestão nas licenciaturas em Educação Física, a saber: Qual a necessidade da Organização e Gestão da Educação Física para a formação acadêmica? Quais motivos para estudar conteúdos aparentemente de outra área de conhecimento? Por que o licenciando em Educação Física deve se preocupar com a gestão, seja ela de ambientes, negócios ou pessoas, se não será uma empresa o seu local de trabalho? Para que promover eventos se a formação do estudante será (está) direcionada à regência de aulas de Educação Física? Uma vez que a gestão é importante para a formação acadêmica do licenciado em Educação Física, será que tal conteúdo também é oferecido em outros cursos de instituições de ensino superior da rede pública? Dessa forma, o estudo foi realizado através de uma pesquisa documental, onde analisamos os documentos primários das 05 IES públicas do estado de PE, tais quais: os Projetos Pedagógicos do Curso, Grades Curriculares e Planos de Ensino atualizados, verificando como estão sendo ofertadas as disciplinas relacionadas ao conteúdo da Gestão da Educação Física. Os resultados trazem a análise da oferta dos conteúdos diretamente relacionados à gestão que estão sendo oferecidos pelas instituições e à forma com que esses conhecimentos estão atribuídos ao que se espera dos estudantes de cada curso, onde verificamos que as referidas disciplinas estão divididas em ‘organização e eventos’, ‘princípios administrativos’ e ‘gestão educacional’, porém, todas oferecem conteúdos diretamente relacionados à gestão, sendo estas satisfatórias ou não para os objetivos traçados nos projetos pedagógicos do curso.