Licenciatura em Educação Física (Sede)

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    A motivação para a adesão e o abandono na iniciação esportiva: a percepção de usuários do Projeto Basquetebol da Rural na Universidade Federal Rural de Pernambuco
    (2025-08-08) Mendonça, Matheus Henrique Paulino; Nascimento, Tárcio Amancio do; http://lattes.cnpq.br/7587998432643663
    Este trabalho tem como objetivo analisar os fatores que influenciam a adesão e o abandono dos participantes do Projeto Basquetebol da Rural, vinculado à Universidade Federal Rural de Pernambuco. O estudo parte da observação de uma rotatividade significativa dos alunos no projeto, o que levantou a necessidade de investigar as motivações que levam à procura e as razões que contribuem para a evasão. Utilizou-se uma abordagem qualitativa com elementos quantitativos, a partir da aplicação de questionários com perguntas abertas e fechadas direcionados aos participantes e ex-participantes do projeto. Os resultados demonstraram que os principais motivos de adesão estão relacionados ao desejo de aprendizado, gosto pela modalidade, influência social e perspectivas futuras na carreira esportiva. Por outro lado, o abandono foi associado à falta de estrutura nas escolas, escassez de materiais, problemas de transporte, ausência de apoio familiar, frustrações emocionais e práticas pedagógicas pouco inclusivas. A análise revelou ainda que muitos dos alunos pertencem a famílias de baixa renda e enfrentam obstáculos socioeconômicos que dificultam a permanência na atividade. Como proposta, o estudo sugere estratégias de acolhimento, melhorias estruturais e ações pedagógicas que considerem as realidades e expectativas dos participantes. Conclui-se que compreender as motivações e barreiras enfrentadas pelos alunos é essencial para promover maior engajamento e reduzir a evasão em projetos de iniciação esportiva.
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    A ludicidade no processo de iniciação a natação no Projeto Barbatanas da Rural sob a visão do monitor extensionista: um estudo qualitativo
    (2025-06-26) Santana, Endrios Alves de; Pirauá, André Luiz Torres; http://lattes.cnpq.br/7971412342122230; http://lattes.cnpq.br/4858809747120340
    A presente pesquisa se baseia nas inquietações e atribuições do monitor enquanto extensionista em analisar o papel da ludicidade no processo de iniciação a natação no projeto Barbatana da Rural - UFRPE. Além disso, destaca-se o papel do monitor extensionista como mediador das atividades e foi percebido que o uso da ludicidade como ferramenta didática metodológica tem atraído cada vez mais o interesse pelas aulas, visto que a criança pode aprender de forma mais espontânea e prazerosa. Diante disso, o presente estudo objetivou analisar o papel da ludicidade no processo de iniciação a natação no projeto Barbatana da Rural - UFRPE, sob a perspectiva do monitor extensionista. Trata de uma abordagem de natureza qualitativa, sendo ela caracterizada pela presença pessoal do pesquisador, por meio da coleta de dados, interações sociais e interpretação das informações analisadas, o presente estudo seguiu as recomendações da Standards for Reporting Qualitative Reseach: A Synthesis of Recommendations. Os resultados revelam que a análise incluiu, como ponto de partida, a identificação dos pontos positivos e negativos da ludicidade no processo de iniciação a natação e indicam que o uso do lúdico é essencial para promover a adaptação ao meio líquido, aumentar o interesse e proporcionar um ambiente mais acolhedor e eficiente para a aprendizagem da natação. O estudo reforça a importância de metodologias que integrem o brincar ao ensino formal/tecnicista no projeto. Conclui-se que a ludicidade, quando utilizada de forma estruturada e consciente, configura-se como uma ferramenta pedagógica eficaz na iniciação à natação e também foi possível concluir que a ludicidade desempenha um papel central no processo de iniciação à natação. Assim estratégias lúdicas favoreceram a construção de um ambiente acolhedor e motivador, facilitando o aprendizado de forma significativa.
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    Hidroginástica para a Comunidade Sítio dos Pintos: projeto de extensão na UFRPE
    (2021-02-18) Silva, Ayrton Cristyan Soares; Lindoso, Rosângela Cely Branco; http://lattes.cnpq.br/3076590717855221
    As universidades estão constituídas no tripé, pesquisa, ensino e extensão, a extensão tem como função fazer chegar à comunidade a produção do conhecimento produzido, trata-se do compromisso social. Nesse sentido o presente estudo busca analisar como a comunidade Sítio dos Pintos que fica entorno da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) percebe os benefícios do projeto de extensão denominado Hidroginástica na UFRPE. Para chegar a esse objetivo foram traçados os objetivos específicos: apresentar o contexto histórico e legal do projeto de extensão na Universidade Federal Rural de Pernambuco e do Projeto de Extensão de Hidroginástica para a Comunidade do Sítio dos Pintos/Recife-PE; identificar os motivos e necessidades que fazem os participantes do projeto de extensão procurarem a hidroginástica como atividade física; apresentar a percepção dos participantes em relação aos aspectos voltados a saúde como participantes do Projeto de Hidroginástica para a comunidade Sítio dos Pintos. A metodologia utilizada foi pesquisa de natureza qualitativa, descritiva, trata-se de uma pesquisa de campo, a amostra foram os adultos e idosos que frequentam o Projeto de Hidroginástica. Na interpretação dos dados foi utilizada a teoria da motivação e emoção, os resultados apontam que o que motivou os sujeitos a procurarem a hidroginástica foi a dor, onde esta se encontra nos motivos biológicos, situados na base da pirâmide, porém o que provoca a adesão são os benefícios, percebidos através do bem estar, relacionando o biológico ao social, implicando na qualidade de vida da comunidade praticante, sobretudo dos idosos.
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    Benefícios da prática da hidroginástica para idosos no projeto de extensão da UFRPE
    (2019-07-22) Nascimento, Ana Cristina Cassiano do; Lindoso, Rosângela Cely Branco; http://lattes.cnpq.br/3076590717855221; http://lattes.cnpq.br/0703606279040695
    Esta Pesquisa tem como objetivo analisar os benefícios trazidos pela prática de hidroginástica e buscar responder a seguinte questão: Quais os benefícios da prática regular de hidroginástica para os idosos do projeto de extensão “Idoso e a prática de atividades aquáticas” realizado na UFRPE em uma parceria entre a Pró-Reitoria de Extensão e o Departamento de Educação Física. Na busca respostas, traçamos os seguintes objetivos, gerais e específicos: analisar os benefícios da prática regular de hidroginástica no projeto de extensão da Universidade Federal Rural Pernambuco; identificar o conceito, a origem e os benefícios da hidroginástica na literatura; analisar os objetivos de um projeto de extensão e de acordo com os eles identificar os benefícios obtidos no projeto pelos idosos e sua relevância social. A metodologia consiste em uma pesquisa empírica, realizada com o grupo de membros que integram o projeto em questão. Ao todo, são 35 idosos com idades entre 60 e 79 anos. O instrumento de coleta de dados foi um questionário de 11 (onze) questões, respondido por todos, no qual pudemos tomar conhecimento acerca das razões pelas quais esses indivíduos procuraram as aulas de hidroginástica, mudanças na qualidade do sono antes e depois do início das práticas, se tomavam medicamentos, os benefícios que a aulas estavam trazendo e como avaliam as aulas oferecidas pelo projeto. O instrumento de análise de dados foi análise de conteúdo. Os resultados apontam que, a maioria daqueles que procuram as aulas de hidroginástica, o fazem almejando uma melhoria na saúde e essa melhora é um dos principais benefícios mencionados por eles, especialmente quando se trata de dores. Mencionam também uma significativa melhora na autoestima. Quando perguntados pelo grau de satisfação, quase todos os idosos consideram as aulas de hidroginástica muito satisfatória. Sendo assim, nos foi possível perceber que a prática de hidroginástica pelos idosos é importante para melhorar a saúde, proporcionar bem-estar e aumentar a qualidade de vida.
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    A percepção de pais/mães/responsáveis sobre a participação de crianças e adolescentes no projeto de extensão universitária: Barbatanas da Rural
    (2019-02-06) Amorim, Camila Candida; Costa, Marcos André Nunes; http://lattes.cnpq.br/2739394540779281; http://lattes.cnpq.br/4210957117367584
    O presente estudo se baseia na importância da modalidade esportiva natação, pois diversos são os motivos que nos levam à procura pela prática da modalidade. Muitos procuram a natação para melhorar a postura, por reeducação respiratória, atividade de baixo impacto, melhoria do sistema cardiovascular e das capacidades físicas (força, resistência, coordenação). Diante disto, tem-se como objetivo analisar a percepção de pais/mães/responsáveis sobre os possíveis benefícios adquiridos por crianças e adolescentes, praticantes de natação em um projeto de extensão universitária. Assumindo uma natureza qualitativa, os dados foram coletados através de uma entrevista semiestruturada com 18 pais/mães/responsáveis de alunas e alunos do Projeto Barbatanas da Rural, da Universidade Federal Rural de Pernambuco – Sede/Dois Irmãos, Recife. A interpretação dos dados foi realizada através do método de análise do conteúdo. Os resultados revelaram afeto e confiança dos pais/mães/responsáveis com o projeto social, revelando ser uma ação muito importante para crianças e adolescentes e a percepção de melhora dos seus filhos quanto a sociabilidade e responsabilidade diante de situações do convívio em sociedade. Conclui-se que o projeto de extensão está realizado um bom trabalho diante da comunidade, obtendo resultados positivos para os pais/mães/responsáveis dos alunos, pois estão percebendo crescimento e desenvolvimento dos seus filhos não só na modalidade esportiva que praticam, mas também como seres humanos.