Licenciatura em Educação Física (Sede)
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Resultados da Pesquisa
Item O perfil de gestão de diretores dos clubes de futebol da série A1 do Campeonato Pernambucano de 2022(2022-10-07) Leandro, Marcus Oliveira Martins; Costa, Marcos André Nunes; http://lattes.cnpq.br/2739394540779281; http://lattes.cnpq.br/1787961233939804Esta pesquisa buscou investigar sobre a formação acadêmica de diretores de clubes de futebol pernambucano que disputaram a série A1 do campeonato pernambucano de futebol do ano de 2022, no sentido de evidenciar as falhas que existem nessas formações. O estudo pretende apresentar as práticas de governanças corporativas dentro do clube, centradas nas áreas da gestão econômico-administrativa, gestão de recursos humanos, manutenção e marketing e promoção. O estudo se caracterizou como uma pesquisa descritiva exploratória, tendo em vista que é um tema pouco pesquisado até o momento dentro desses clubes, envolvendo as áreas abordadas. Além disso, compreende uma investigação aplicada que utilizou a abordagem qualitativa dos dados (DELGADO; MARÍN; SANCHEZ, 2011). A coleta de dados foi realizada através de um questionário enviado para os clubes, e aplicados para que os diretores de futebol pudessem responder perguntas sobre o perfil pessoal e de formação acadêmica, englobando questões sobre quatro áreas da gestão esportiva: gestão econômico-administrativa, gestão de recursos humanos, manutenção e marketing e promoção. O instrumento, adaptado de Beaton, et al. (2000), possui seis perguntas sobre cada área e foram respondidas em uma escala de 1 a 5, onde 1 significa “Com frequência muito menor do que o necessário” e 5 “Com frequência muito maior do que o necessário”.Item Conhecimentos sobre gestão em cursos de Licenciatura em Educação Física(2022-10-07) Melo, Ada Maria da Costa; Vieira, Ana Luiza Barbosa; http://lattes.cnpq.br/2045282789284599; http://lattes.cnpq.br/8194255230039120O objetivo desse estudo consiste em analisar a composição das matrizes curriculares das Instituições Públicas do Ensino Superior do Estado de Pernambuco, verificando quais disciplinas, competências e conteúdos relacionados à temática da Gestão são tratados durante a formação acadêmica dos licenciandos em Educação Física. Há também o intuito de ressaltar a importância desse conhecimento para os graduandos, e assim, a pesquisa parte do contexto histórico, desde os tempos em que a administração ainda não havia se tornado ciência, até a contemporaneidade, possibilitando a análise dos currículos dos cursos, buscando responder questões relacionadas à Gestão nas licenciaturas em Educação Física, a saber: Qual a necessidade da Organização e Gestão da Educação Física para a formação acadêmica? Quais motivos para estudar conteúdos aparentemente de outra área de conhecimento? Por que o licenciando em Educação Física deve se preocupar com a gestão, seja ela de ambientes, negócios ou pessoas, se não será uma empresa o seu local de trabalho? Para que promover eventos se a formação do estudante será (está) direcionada à regência de aulas de Educação Física? Uma vez que a gestão é importante para a formação acadêmica do licenciado em Educação Física, será que tal conteúdo também é oferecido em outros cursos de instituições de ensino superior da rede pública? Dessa forma, o estudo foi realizado através de uma pesquisa documental, onde analisamos os documentos primários das 05 IES públicas do estado de PE, tais quais: os Projetos Pedagógicos do Curso, Grades Curriculares e Planos de Ensino atualizados, verificando como estão sendo ofertadas as disciplinas relacionadas ao conteúdo da Gestão da Educação Física. Os resultados trazem a análise da oferta dos conteúdos diretamente relacionados à gestão que estão sendo oferecidos pelas instituições e à forma com que esses conhecimentos estão atribuídos ao que se espera dos estudantes de cada curso, onde verificamos que as referidas disciplinas estão divididas em ‘organização e eventos’, ‘princípios administrativos’ e ‘gestão educacional’, porém, todas oferecem conteúdos diretamente relacionados à gestão, sendo estas satisfatórias ou não para os objetivos traçados nos projetos pedagógicos do curso.
