Licenciatura em Educação Física (Sede)
URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/20
Siglas das Coleções:
APP - Artigo Publicado em Periódico
TAE - Trabalho Apresentado em Evento
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Navegar
4 resultados
Resultados da Pesquisa
Item A contribuição do futsal para o desenvolvimento de crianças com autismo(2023-09-06) Souza, Eduardo Felipe da Silva; Lindoso, Rosângela Cely Branco; http://lattes.cnpq.br/3076590717855221; http://lattes.cnpq.br/1517968471728200O autismo é um distúrbio do neurodesenvolvimento, que tem por características o desenvolvimento atípico de comunicação, interação social e déficit no aprendizado muitas vezes com déficit também na comunicação verbal, apesar de já existirem muitos estudos sua etiologia ainda é desconhecida. O presente estudo parte do questionamento quais as contribuições do futsal para o desenvolvimento de crianças com autismo? O objetivo foi analisar contribuições do futsal para o desenvolvimento de crianças com autismo. O futsal é dos esportes mais praticados no Brasil e no mundo, o futsal se tornou um grande aliado no desenvolvimento de crianças que tem Síndrome do Espectro Autista, que é condicionado por alguns graus de comportamentos entre eles o social e o motor a metodologia do estudo consiste de uma pesquisa bibliográfica, descritiva de natureza qualitativa, a pesquisa descritiva cumpre algumas fases, delimitação dos descritores de busca, autismo, futsal, educação física e desenvolvimento, escolha da plataforma, Scielo, sistematização dos dados encontrados e análise dos resultados, foram encontrados seis estudos significativos para a presente pesquisa. Os resultados dos seis artigos estudados apontam que o futsal contribui para o desenvolvimento de crianças com autismo, pois essa modalidade traz uma interação social e trabalha vários sentidos motores na vida do ser humano, chegando assim a uma independência daquela criança.Item Análise dos desafios e possibilidades na interação social entre monitores e beneficiados do Programa Segundo Tempo Paradesporto: um estudo qualitativo(2021-12-09) Silva, Rosimery Alves da; Pirauá, André Luiz Torres; http://lattes.cnpq.br/7971412342122230; http://lattes.cnpq.br/7050666326578421O estudo apresenta como objetivo geral analisar, sob a perspectiva do monitor extensionista, os desafios e possibilidades na interação social entre monitores e beneficiados do núcleo do Programa Segundo Tempo Paradesporto (PSTP) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). A pesquisa é de natureza qualitativa, de característica descritiva. O estudo foi realizado no núcleo do PSTP, no Departamento de Educação Física da UFRPE, tomando com base as experiências do PSTP durante o período de fevereiro de 2019 a março de 2020. Considerando as memórias e anotações da monitora, foram analisados os comportamentos dos beneficiados, com foco nos principais desafios relacionados à interação social entre todos os participantes do programa, bem como as possibilidades que foram testadas e implementadas para superar os desafios encontrados. Os resultados da análise demonstraram que as principais dificuldades foram: na comunicação verbal e não verbal e nas relações pessoais, ao passo que as possibilidades testadas para superação dessas dificuldades foram: atendimento individualizado, conhecimento das particularidades do beneficiado, estabelecimento de rotinas e intervenções com atividades colaborativas. Conclui-se que as dificuldades na comunicação dos beneficiados do PSTP, em função das suas características, foram ser superadas por meio, principalmente, do estabelecimento de rotinas nas atividades, pois essas aumentaram o engajamento e, consequentemente, os processos de comunicação.Item Inclusão de crianças com deficiência intelectual por meio das aulas de Educação Física: uma revisão bibliográfica(2022-05-25) Oliveira, Jéssica Inez Cordeiro de; Tavares, Nayana Pinheiro; http://lattes.cnpq.br/0916330104621989; http://lattes.cnpq.br/0345463960180807Esta pesquisa é uma revisão bibliográfica que tem como objetivo compreender a Educação Física enquanto possibilidade de inclusão de crianças com deficiência intelectual, partindo do questionamento: como as aulas de Educação Física podem auxiliar na inclusão de crianças com deficiência intelectual? A pesquisa possui os objetivos específicos: apresentar histórico da Educação Inclusiva, e da Educação Física Inclusiva, compreender a deficiência intelectual a partir de seu conceito, características e os níveis de comprometimento e apresentar elementos facilitadores e barreiras na atuação do professor de Educação Física com alunos com deficiência intelectual. O referencial teórico será dividido em três partes, sendo o primeiro capitulo o contexto histórico da Educação Inclusiva, segundo capitulo sobre a deficiência intelectual, as características e níveis de comprometimento da deficiência intelectual e como capitulo final o contexto histórico da Educação Física Inclusiva. Conclui-se que é importante o professor ter conhecimento sobre seus alunos, como qual o fator de risco da prática de atividade física e se há alguma limitação. O professor tem que fazer os planejamentos e estruturar quais serão as adaptações necessárias nas aulas de Educação Física.Item Educação física, inclusão e formação, realidades e possibilidades: uma revisão bibliográfica(2021-12-06) Silva, Gabriela Melinda Campos da; Lindoso, Rosângela Cely Branco; http://lattes.cnpq.br/3076590717855221; http://lattes.cnpq.br/9096048101605083O presente estudo partiu da problemática sobre a forma que a produção do conhecimento tem tratado a realidade e as possibilidades da organização do ensino relacionando a inclusão. Dessa forma, o objetivo geral desta pesquisa é analisar a produção do conhecimento quanto à realidade e as possibilidades da organização do ensino dos professores de Educação Física no que tange a questão da inclusão de forma pedagógica. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, que utiliza a pesquisa bibliográfica como técnica de coleta de dados, fazendo levantamento e analisando argumentos de produção do conhecimento referentes aos temas inclusão, formação e Educação Física. Foi utilizado o banco de dados SCIELO com o período de 10 anos, visando as mudanças da educação na conjuntura da política brasileira atual. O presente estudo aponta que, fatores como a gestão escolar, má administração, ausência do governo, lacunas na formação inicial e na continuada, colaboram para que a exclusão ocorra, permitindo o aprofundamento da razão dessa exclusão. Chegamos também a conclusão que enxergamos como melhor possibilidade aprofundada um outro modo de produção no qual haja relações de igualdade e justiça social, para que dessa forma seja possível haver realmente a inclusão.
