Licenciatura em Educação Física (Sede)
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TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
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Resultados da Pesquisa
Item Socialização através de jogos e brincadeiras(2018) Fônseca, Sara Holanda Martiniano da; Costa, Marcos André Nunes; http://lattes.cnpq.br/2739394540779281; http://lattes.cnpq.br/1809571820757325O jogo pode facilitar ao aluno um aprendizado que possivelmente ele demoraria mais tempo para se aprender através de maneiras tradicionais, e assim, desenvolver por meio da ludicidade, senso crítico, controlar condições favoráveis, realizar mediações, pesquisar, interpretar e tomar decisões e assim promover a socialização. O presente trabalho tem como objetivo, analisar como os jogos e brincadeiras podem contribuir na melhoria das relações interpessoais dos alunos. Através de uma pesquisa-ação de cunho qualitativo, com ênfase na análise dos dados obtidos através da observação e registro das intervenções realizadas com alunos do 7º ano do Ensino Fundamental Anos Finais, em uma escola municipal da cidade de Canhotinho-PE, foi possível constatar que os jogos populares quando trabalhados de forma lúdica com preocupações em uma formação crítica, favorecem a concepção de cooperação, importância do trabalho em equipe, além de promover autonomia, criatividade e respeito ao próximo.Item O jogo popular como conteúdo de ensino na educação infantil: uma experiência a partir da pesquisa-ação(2018) Andrade, Ana Beatriz de Carvalho Paz de; Costa, Marcos André Nunes; http://lattes.cnpq.br/2739394540779281; http://lattes.cnpq.br/0224433559530496A modernidade e sua consequente globalização têm trazido consigo inúmeros elementos que impactam comportamentos e modificam a forma de vida cotidiana das pessoas. As crianças que antes brincavam nas ruas, substituem os jogos populares ou tradicionais pelas novas tecnologias digitais. Levando em consideração a importância da prática desses jogos para o desenvolvimento infantil, o ambiente escolar através das aulas de educação física é um meio de resgatá-los. Diante disso o problema de pesquisa foi referente ao lugar que os jogos populares ocupam nas aulas de educação física do ensino fundamental. Nesta pesquisa - ação, foram trabalhados o tema jogos populares durante 5 (cinco) intervenções, tendo como objetivo principal problematizar a pertinência desses jogos na educação infantil, a partir de seqüências didáticas de ensino, como também, o regaste dos jogos e brincadeiras que os pais e avós praticavam quando crianças, refletir criticamente o conteúdo jogo nas aulas de educação física e estimular o processo de ressignificação dos jogos populares. O presente trabalho foi desenvolvido em uma escola localizada no bairro do Ibura - Recife/PE, com 107 alunos dos primeiros e segundos anos do ensino fundamental da referida unidade escolar. Adotou-se como referencial metodológico a pesquisa qualitativa do tipo pesquisa-ação, e a análise de conteúdo. Os resultados foram positivos, detectados ao longo das atividades realizadas durante o período de intervenções, constatando as contribuições no processo de ensino - aprendizagem.
