Licenciatura em Educação Física (Sede)

URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/20


Siglas das Coleções:

APP - Artigo Publicado em Periódico
TAE - Trabalho Apresentado em Evento
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Imagem de Miniatura
    Item
    O trato com o conhecimento esporte nas aulas de educação física: a questão dos jogos interclasses
    (2018) Souza, Victor de Albuquerque; Melo, Flávio Dantas Albuquerque; http://lattes.cnpq.br/9033781419336294
    A realização de competições esportivas no espaço escolar é, por tradição, comum em muitas instituições de ensino do estado de Pernambuco. Predominantemente, essas competições acontecem anualmente e assumem um determinado formato que ganha a terminologia de “jogos interclasses”. O presente estudo tem como principal justificativa a potencialidade dos jogos interclasses promoverem ganhos no processo de aprendizagem, sobretudo no trato dos esportes coletivos. A pesquisa, de abordagem qualitativa e objetivo exploratório, tem como objetivo analisar do trato do conteúdo dos esporte por meio dos jogos interclasses, sobretudo no que diz respeito ao lugar que o referido procedimento de ensino tem ocupado no planejamento pedagógico do professor de educação física. A mesma foi realizada com os professores de educação física das duas escolas estaduais de referência de caráter totalmente integral do município de Carpina - PE. Coletados através de entrevistas semiestruturadas, os dados foram analisados de acordo com o procedimento de análise de conteúdo proposto por Bardin segundo Triviños (1987). Como resultado, podemos considerar que a relação entre a realização dos jogos interclasses para o trabalho dos conteúdos referentes aos esportes coletivos e o planejamento pedagógico do professor se dá de maneira conturbada. No entanto, vemos que há também aspectos positivos a serem destacados, como algumas questões referentes à interdisciplinaridade e à organização do tempo pedagógico.