Licenciatura em Educação Física (Sede)
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Item Programa Residência Pedagógica: contribuições à formação inicial de professores de educação física(2021-12-01) Ferreira, Marcilio Felix; Paiva, Andréa Carla de; http://lattes.cnpq.br/1546386833032185; http://lattes.cnpq.br/3304918830917105O presente trabalho se propõe analisar o Programa Residência Pedagógica com a finalidade de identificar as suas contribuições para a formação inicial de professores a partir de suas formações teóricas e vivência prática na escola-campo dos graduandos do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) durante o período entre agosto de 2018 a janeiro de 2020. Nesse sentido, iremos discutir a importância da formação inicial de professores, ao mesmo tempo identificar as contribuições do Programa Residência Pedagógica e o que o mesmo traz consigo de relevante para o avanço e melhoria dos cursos de formação de professores de forma com que os residentes consigam adquirir experiências profissionais com qualidade para poder atender à demanda social da educação básica brasileira. Diante dessa questão, o estudo se trata de uma pesquisa qualitativa de cunho documental, tendo como fontes para este estudo temos: o plano de atividades que foram produzidos pelos residentes, bem como, o questionário referente às produções realizadas por cada residente dentro da escola-campo e o relatório final, solicitado como requisito para conclusão do programa. A partir da realização de uma análise de conteúdo desses documentos conseguimos identificar que as contribuições do Programa Residência Pedagógica para a formação inicial de professores do Curso de Licenciatura em Educação Física da UFRPE, estão relacionadas à vivência prática dos residentes no chão da escola, o desenvolvimento da segurança profissional e autonomia em sala de aula, construção da identidade profissional, a elaboração e planejamento das aulas durante todo o ano letivo da escola, bem como um maior compromisso com a educação escolar de crianças e adolescentes da educação básica, a partir da Educação Física.Item Programa Residência Pedagógica: uma política de formação de professores em Educação Física(2021-12-09) Lima, Joanna D’Arc Ribeiro de; Paiva, Andréa Carla de; http://lattes.cnpq.br/1546386833032185O presente trabalho tem por objetivo analisar o Programa Residência Pedagógica (PRP) enquanto política educacional de formação de professores em Educação Física. Para tanto, delimitamos como objetivos específicos, identificar as dimensões políticas que envolvem a formação de professores, apresentar os editais de 2018 e 2020 do PRP, e reconhecer os limites e possibilidades do PRP. Realizamos uma pesquisa de caráter qualitativo, do tipo documental, como fontes principais foram utilizados os editais do Programa Residência Pedagógica de 2018 e 2020. Nesse sentido, desenvolvemos nosso estudo entendendo todas as críticas como devidas ao PRP, na medida em que reconhecemos ser também uma iniciativa voltada para a formação inicial de professores, que oportuniza os estudantes dos cursos de licenciaturas a vivência da profissão de forma dinâmica, com uma duração de 440hs de intervenção pedagógica, conhecendo a escola com mais precisão, desenvolvendo experiências com base numa perspectiva crítica, num processo contínuo de estudo, planejamento e análise de suas intervenções pedagógicas na escola. Em concordância com as críticas que o PRP recebe dos estudos apresentados nessa monografia, destacamos que este programa permite um contato mais abrangente sobre as práticas desenvolvidas na escola, bem como pode ser direcionada pelos professores coordenadores de núcleo, bem com os preceptores, um processo formativo que dê acesso ao conhecimento necessário aos residentes para a prática profissional. Isto significa trabalhar numa articulação entre teoria e prática, sem competir com o estágio supervisionado obrigatório, de modo que qualifiquem e sistematizem ainda mais as intervenções dos professores em formação.Item A organização do trabalho pedagógico nas aulas de Educação Física: uma experiência no Programa Residência Pedagógica(2021-07-09) Lima, Gerson Anderson Marinho de; Paiva, Andréa Carla de; http://lattes.cnpq.br/1546386833032185; http://lattes.cnpq.br/2037083614885155O presente estudo tem como objetivo analisar o processo de organização do trabalho pedagógico (OTP) na escola, a partir do Programa Residência Pedagógica (PRP) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Sendo assim, traçamos como objetivos específicos: reconhecer os fundamentos da OTP e descrever as práticas pedagógicas desenvolvidas no contexto das aulas de Educação Física (EF). O interesse pelo estudo surgiu a partir de experiências ocorridas durante o Programa Residência Pedagógica ofertado curso de Licenciatura em EF da UFRPE. Percebe-se que nessa escola a OTP é um processo continuo e relevante para o sucesso das aulas dos componentes curricular, trazendo para nossa área, a EF é bastante valorizada na escola. Através do PRP podemos ver o processo de perto, ao se ambientar na escola e participar das regências de aula, culminando com a produção de conhecimento a partir disso. O percurso metodológico desta pesquisa foi balizado pelas seguintes orientações: tratou-se de uma pesquisa participante, de natureza qualitativa, onde o local da pesquisa foi numa escola pública federal do Recife, e para a coleta dos dados utilizamos os diários de campo produzido durante o período de vigência do PRP. A análise de conteúdo foi a técnica usada, tendo como unidade contexto a OTP a partir da prática em sala de aula. Quanto à unidade registro definimos os pares dialéticos: objetivo/avaliação e conteúdo/método. Esses pares trouxeram indicadores que foram interpretados e contribuíram para descrever as práticas pedagógicas do cotidiano da escola. Diante disso, é de grande valia o professor entender a OTP da escola para nortear sua prática pedagógica, assim como programas de iniciação à docência são importantes na inserção do licenciando na escola.Item Programa Residência Pedagógica: contribuições dos (as) professores (as) preceptores (as) à formação inicial em Educação Física(2022-05-30) Alves, David Cunha; Paiva, Andréa Carla de; http://lattes.cnpq.br/1546386833032185; http://lattes.cnpq.br/8756992267932409O presente estudo tem como objetivo analisar a contribuição do docente preceptor (a) do Programa Residência Pedagógica da formação inicial de professores do Núcleo de Educação Física da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), do Edital n° 06/2018. Para tanto, buscamos identificar o papel atribuído ao professor (a) preceptor (a) no referido programa, bem como reconhecer sua contribuição ao processo de formação inicial docente. O Programa Residência Pedagógica resgata a concepção do educador e a valorização do ensino como resultado da aprendizagem-ensino, proporcionando uma formação intensa no chão da escola aos residentes envolvidos na formação inicial. O termo preceptor (a) advém das áreas de formação profissional em saúde, evidenciados nas produções científicas, como artigos, dissertações e teses. Contudo, referendado na Educação, o termo preceptor (a) está relacionado àquele (a) professor (a) que supervisiona das atividades do estudante residente nas aulas, permitindo a troca de saberes e novas experimentações científicas e pedagógicas, contribuindo com o processo de formação dos licenciados, no caso, de Educação Física. O estudo se desenvolveu com base na pesquisa qualitativa de cunho documental, a partir da análise dos relatórios produzidos pelos (as) preceptores (as) do Núcleo Educação Física da UFRPE, trazendo reflexões e rodas de diálogos da formação de docentes com o PRP, construído em partes de caráter interpretativo, em favor do conhecimento: da observação, do estudo teórico e das análises documentais. Os docentes preceptores (as) contribuem com a formação de professores, possibilitando novas práticas e experiências pedagógicas com os residentes e ampliando o debate o ensino da Educação Física na escola, portanto, é extremamente importante que o cenário das políticas públicas educacionais seja estimulado e aplicado. O programa Residência Pedagógica já demonstrou para que veio e tem muito a contribuir na política nacional de formação de professores. O sucesso do PRP na UFRPE reflete na qualidade do ensino e das produções acadêmicas, que qualifique ainda mais a formação.
