Licenciatura em Educação Física (Sede)
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TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
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Item Programa Residência Pedagógica: contribuições à formação inicial de professores de educação física(2021-12-01) Ferreira, Marcilio Felix; Paiva, Andréa Carla de; http://lattes.cnpq.br/1546386833032185; http://lattes.cnpq.br/3304918830917105O presente trabalho se propõe analisar o Programa Residência Pedagógica com a finalidade de identificar as suas contribuições para a formação inicial de professores a partir de suas formações teóricas e vivência prática na escola-campo dos graduandos do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) durante o período entre agosto de 2018 a janeiro de 2020. Nesse sentido, iremos discutir a importância da formação inicial de professores, ao mesmo tempo identificar as contribuições do Programa Residência Pedagógica e o que o mesmo traz consigo de relevante para o avanço e melhoria dos cursos de formação de professores de forma com que os residentes consigam adquirir experiências profissionais com qualidade para poder atender à demanda social da educação básica brasileira. Diante dessa questão, o estudo se trata de uma pesquisa qualitativa de cunho documental, tendo como fontes para este estudo temos: o plano de atividades que foram produzidos pelos residentes, bem como, o questionário referente às produções realizadas por cada residente dentro da escola-campo e o relatório final, solicitado como requisito para conclusão do programa. A partir da realização de uma análise de conteúdo desses documentos conseguimos identificar que as contribuições do Programa Residência Pedagógica para a formação inicial de professores do Curso de Licenciatura em Educação Física da UFRPE, estão relacionadas à vivência prática dos residentes no chão da escola, o desenvolvimento da segurança profissional e autonomia em sala de aula, construção da identidade profissional, a elaboração e planejamento das aulas durante todo o ano letivo da escola, bem como um maior compromisso com a educação escolar de crianças e adolescentes da educação básica, a partir da Educação Física.Item Programa Residência Pedagógica: uma política de formação de professores em Educação Física(2021-12-09) Lima, Joanna D’Arc Ribeiro de; Paiva, Andréa Carla de; http://lattes.cnpq.br/1546386833032185O presente trabalho tem por objetivo analisar o Programa Residência Pedagógica (PRP) enquanto política educacional de formação de professores em Educação Física. Para tanto, delimitamos como objetivos específicos, identificar as dimensões políticas que envolvem a formação de professores, apresentar os editais de 2018 e 2020 do PRP, e reconhecer os limites e possibilidades do PRP. Realizamos uma pesquisa de caráter qualitativo, do tipo documental, como fontes principais foram utilizados os editais do Programa Residência Pedagógica de 2018 e 2020. Nesse sentido, desenvolvemos nosso estudo entendendo todas as críticas como devidas ao PRP, na medida em que reconhecemos ser também uma iniciativa voltada para a formação inicial de professores, que oportuniza os estudantes dos cursos de licenciaturas a vivência da profissão de forma dinâmica, com uma duração de 440hs de intervenção pedagógica, conhecendo a escola com mais precisão, desenvolvendo experiências com base numa perspectiva crítica, num processo contínuo de estudo, planejamento e análise de suas intervenções pedagógicas na escola. Em concordância com as críticas que o PRP recebe dos estudos apresentados nessa monografia, destacamos que este programa permite um contato mais abrangente sobre as práticas desenvolvidas na escola, bem como pode ser direcionada pelos professores coordenadores de núcleo, bem com os preceptores, um processo formativo que dê acesso ao conhecimento necessário aos residentes para a prática profissional. Isto significa trabalhar numa articulação entre teoria e prática, sem competir com o estágio supervisionado obrigatório, de modo que qualifiquem e sistematizem ainda mais as intervenções dos professores em formação.Item A organização do trabalho pedagógico nas aulas de Educação Física: uma experiência no Programa Residência Pedagógica(2021-07-09) Lima, Gerson Anderson Marinho de; Paiva, Andréa Carla de; http://lattes.cnpq.br/1546386833032185; http://lattes.cnpq.br/2037083614885155O presente estudo tem como objetivo analisar o processo de organização do trabalho pedagógico (OTP) na escola, a partir do Programa Residência Pedagógica (PRP) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Sendo assim, traçamos como objetivos específicos: reconhecer os fundamentos da OTP e descrever as práticas pedagógicas desenvolvidas no contexto das aulas de Educação Física (EF). O interesse pelo estudo surgiu a partir de experiências ocorridas durante o Programa Residência Pedagógica ofertado curso de Licenciatura em EF da UFRPE. Percebe-se que nessa escola a OTP é um processo continuo e relevante para o sucesso das aulas dos componentes curricular, trazendo para nossa área, a EF é bastante valorizada na escola. Através do PRP podemos ver o processo de perto, ao se ambientar na escola e participar das regências de aula, culminando com a produção de conhecimento a partir disso. O percurso metodológico desta pesquisa foi balizado pelas seguintes orientações: tratou-se de uma pesquisa participante, de natureza qualitativa, onde o local da pesquisa foi numa escola pública federal do Recife, e para a coleta dos dados utilizamos os diários de campo produzido durante o período de vigência do PRP. A análise de conteúdo foi a técnica usada, tendo como unidade contexto a OTP a partir da prática em sala de aula. Quanto à unidade registro definimos os pares dialéticos: objetivo/avaliação e conteúdo/método. Esses pares trouxeram indicadores que foram interpretados e contribuíram para descrever as práticas pedagógicas do cotidiano da escola. Diante disso, é de grande valia o professor entender a OTP da escola para nortear sua prática pedagógica, assim como programas de iniciação à docência são importantes na inserção do licenciando na escola.Item Educação física, inclusão e formação, realidades e possibilidades: uma revisão bibliográfica(2021-12-06) Silva, Gabriela Melinda Campos da; Lindoso, Rosângela Cely Branco; http://lattes.cnpq.br/3076590717855221; http://lattes.cnpq.br/9096048101605083O presente estudo partiu da problemática sobre a forma que a produção do conhecimento tem tratado a realidade e as possibilidades da organização do ensino relacionando a inclusão. Dessa forma, o objetivo geral desta pesquisa é analisar a produção do conhecimento quanto à realidade e as possibilidades da organização do ensino dos professores de Educação Física no que tange a questão da inclusão de forma pedagógica. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, que utiliza a pesquisa bibliográfica como técnica de coleta de dados, fazendo levantamento e analisando argumentos de produção do conhecimento referentes aos temas inclusão, formação e Educação Física. Foi utilizado o banco de dados SCIELO com o período de 10 anos, visando as mudanças da educação na conjuntura da política brasileira atual. O presente estudo aponta que, fatores como a gestão escolar, má administração, ausência do governo, lacunas na formação inicial e na continuada, colaboram para que a exclusão ocorra, permitindo o aprofundamento da razão dessa exclusão. Chegamos também a conclusão que enxergamos como melhor possibilidade aprofundada um outro modo de produção no qual haja relações de igualdade e justiça social, para que dessa forma seja possível haver realmente a inclusão.Item Programa Residência Pedagógica: contribuições dos (as) professores (as) preceptores (as) à formação inicial em Educação Física(2022-05-30) Alves, David Cunha; Paiva, Andréa Carla de; http://lattes.cnpq.br/1546386833032185; http://lattes.cnpq.br/8756992267932409O presente estudo tem como objetivo analisar a contribuição do docente preceptor (a) do Programa Residência Pedagógica da formação inicial de professores do Núcleo de Educação Física da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), do Edital n° 06/2018. Para tanto, buscamos identificar o papel atribuído ao professor (a) preceptor (a) no referido programa, bem como reconhecer sua contribuição ao processo de formação inicial docente. O Programa Residência Pedagógica resgata a concepção do educador e a valorização do ensino como resultado da aprendizagem-ensino, proporcionando uma formação intensa no chão da escola aos residentes envolvidos na formação inicial. O termo preceptor (a) advém das áreas de formação profissional em saúde, evidenciados nas produções científicas, como artigos, dissertações e teses. Contudo, referendado na Educação, o termo preceptor (a) está relacionado àquele (a) professor (a) que supervisiona das atividades do estudante residente nas aulas, permitindo a troca de saberes e novas experimentações científicas e pedagógicas, contribuindo com o processo de formação dos licenciados, no caso, de Educação Física. O estudo se desenvolveu com base na pesquisa qualitativa de cunho documental, a partir da análise dos relatórios produzidos pelos (as) preceptores (as) do Núcleo Educação Física da UFRPE, trazendo reflexões e rodas de diálogos da formação de docentes com o PRP, construído em partes de caráter interpretativo, em favor do conhecimento: da observação, do estudo teórico e das análises documentais. Os docentes preceptores (as) contribuem com a formação de professores, possibilitando novas práticas e experiências pedagógicas com os residentes e ampliando o debate o ensino da Educação Física na escola, portanto, é extremamente importante que o cenário das políticas públicas educacionais seja estimulado e aplicado. O programa Residência Pedagógica já demonstrou para que veio e tem muito a contribuir na política nacional de formação de professores. O sucesso do PRP na UFRPE reflete na qualidade do ensino e das produções acadêmicas, que qualifique ainda mais a formação.Item Contribuição da formação em Educação Física para a atuação de professores de lutas ex-atletas da modalidade(2021-07-15) Bacelar, Camila do Nascimento; Beltrão, Natália Barros; http://lattes.cnpq.br/1778511907021100; http://lattes.cnpq.br/3319233622504076As lutas estão presentes na humanidade desde os primórdios, quando os homens disputavam entre si o alimento e o território, além de lutar pela sobrevivência com animais. Os tempos passaram e as lutas ganharam outros sentidos, formar atletas para as disputas por cinturão ou medalhas, ou simplesmente manter o corpo em atividade. As lutas tiveram seus movimentos estudados e aperfeiçoados ganharam regras, normas e espaço midiático. A Educação Física, responsável por estudar as práticas corporais, também debruçou-se sobre elas nos aspectos físico, técnico, fisiológico, entre outros. No entanto, ainda perdura no mercado de trabalho uma atuação pautada exclusivamente às referências práticas e à reprodução das práticas pedagógicas pelos mestres. A presente pesquisa tem como objetivo verificar se os conhecimentos adquiridos na formação em Educação Física modificam a prática pedagógica de professores de lutas ex-atletas da modalidade. Participaram do estudo 19 professores de lutas, da Região Metropolitana do Recife, das modalidades taekwondo, karatê e judô, que ministram aulas em clubes, escolas, associações ou academias. Os professores responderam a uma entrevista semiestruturada com questões relacionadas à sua prática pedagógica. Os resultados evidenciaram que houve uma modificação na prática pedagógica desses profissionais, a partir das respostas que eles apresentaram na entrevista, concluindo que as experiências e os conhecimentos acessados na formação em Educação Física contribuíram para modificação da prática desses profissionais de lutas. Sendo as disciplinas na área da saúde e do treinamento as mais citadas pelos profissionais entrevistados como mudança de tal prática, embora haja uma influência de gerações anteriores os profissionais relatam que houve um avanço quanto a reprodução de práticas pedagógicas e hábitos equivocados.Item Realidade e possibilidades da formação de professores de Educação Física: contribuições ao debate(2021-07-19) Matias, Bruno Luís Magalhães; Melo, Flávio Dantas Albuquerque; http://lattes.cnpq.br/9033781419336294; http://lattes.cnpq.br/6091575009407227O presente trabalho foi construído com o propósito de trazer contribuições ao debate sobre a formação de professores. Partindo das determinações e contradições históricas, delimitamos nossa problemática nos seguintes termos: Qual é realidade da formação de professores no atual momento histórico de crise estrutural do capitalismo, e quais são as possibilidades de uma orientação teórico-metodológica na formação de professores a partir da concepção omnilateral de formação humana? Elegemos como objetivo geral: Analisar, a realidade atual da formação humana, no geral, da formação professores, no particular e da formação do professor de Educação Física como expressão singular, cujo objetivo está em contribuir no debate da formação de professores de Educação numa perspectiva de defesa de uma formação docente a qual o futuro professor possa acessar as máximas possibilidades de desenvolvimento em seu processo formativo. Partilhamos do Materialismo Histórico Dialético enquanto Teoria do Conhecimento e Método Científico. Esta pesquisa é de natureza bibliográfica-documental. Para pesquisa bibliográfica, utilizamos como instrumentos: documentos de orientação nacional para formação docente e para formação de professores de Educação física, artigos, livros, dissertações e teses de mestrado e doutorado que pudessem auxiliar-nos a alcançar nosso objetivo de pesquisa. Nas análises desenvolvidas nesse trabalho, evidencia-se que o campo da formação de professores vem sendo marcado por tendências de esvaziamento curricular e pedagógico, sobretudo pela inconsistência das políticas curriculares recentemente aprovadas, em especial a Lei 13.425/2017 – Reforma do Ensino Médio e a Resolução CNE/CP nº 02 de 20 de dezembro de 2019 – Nova Base Comum de Formação inicial de professores, e o Parecer CNE/CP 15/2018 - Nova BNCC, inconsistentes do ponto vista pedagógico e que retrocedem em termos de organização dos conhecimentos. Enquanto que na formação dos professores de Educação Física, esta dinâmica vem trazendo uma clara tendência de fragmentação curricular e profissional, pela dicotomia Licenciatura x Bacharelado, devido ao retrocesso das mais recentes políticas curriculares implementadas pelo Governo Federal, com destaque para Resolução CNE/CP 06/2018. Concluímos, que a defesa dos pontos da Resolução 02/2015, além do paradigma da licenciatura ampliada no âmbito geral da formação docente, atrelado a Pedagogia Histórico-Crítica e a Abordagem Crítico Superadora constituem as contribuições curriculares e pedagógicas mais avançadas para uma formação que preze pela omnilateralidade.Item A importância da disciplina Libras na formação dos alunos do curso de licenciatura em educação física da UFRPE Sede(2019-12-17) Barros, Daniel Williams da Silva; Cordeiro, Leane Pereira; http://lattes.cnpq.br/8538638475316742; http://lattes.cnpq.br/0356543491552857A língua brasileira de sinais é reconhecida através da lei 10.436/2002 e regulamentada pelo decreto de n° 5.626/2005 que no artigo terceiro assegura a obrigatoriedade da disciplina libras no curso de formação de professores nas instituições de ensino superior. Esse trabalho visa apresentar a importância dessa disciplina na formação dos estudantes do curso de licenciatura em educação física da universidade federal rural de Pernambuco, na sede da mesma. Foi realizado o questionário para saber dos estudantes matriculados no curso do 1° ao 8° período e dos formandos, foi obtido 65 respostas de uma pesquisa quali-quantitativa. Os resultados demostram que os estudantes compreendem que a disciplina libras é importante na formação do professor de educação física, para o trato com o aluno surdo na busca de uma aula inclusiva. E que a disciplina agrega na formação de um professor consciente do seu dever de educador que não excluí ninguém de suas atividades.Item Formação de professores de educação física para atuar no Educação de Jovens e Adultos(2019-12-09) Mota, Diego Martins da; Lindoso, Rosângela Cely Branco; http://lattes.cnpq.br/3076590717855221; http://lattes.cnpq.br/3263075938611084Este estudo parte do seguinte problema: como a educação de jovens e Adultos, EJA se apresenta nos cursos de licenciatura em educação física nas instituições públicas de Pernambuco para atender esta modalidade de ensino? Para isso traçamos como objetivo geral, analisar como estão organizadas as licenciaturas em educação física nas instituições públicas para atender os alunos da modalidade EJA, a partir dos documentos e do discurso do professor envolvido. Como objetivos específicos, apresentar a construção dessa modalidade de ensino no Brasil; identificar os cursos que apresentam essa disciplina em sua matriz curricular; identificar como esta temática se apresenta a partir do discurso de um docente que atua nesta modalidade de ensino. Consiste na realização de uma entrevista estruturada com o professor de educação física de uma escola pública de Recife que atende na modalidade de ensino a educação de jovens e adultos – EJA e a verificação documental do currículo de formação nos cursos de licenciatura em Educação Física. Os resultados apontam que não existe uma preocupação por parte das instituições de ensino superior pública que oferecem o curso de formação em licenciatura em Educação Física com esse público do EJA, apenas identificamos que na Universidade Federal Rural de Pernambuco, contempla uma disciplina que aborda metodologias de práticas para adultos. Identificamos com a pesquisa que o discurso de inclusão não se materializa na prática e que isso é contraditório., e ainda se torna mais grave pois evidencia-se a inclusão excludente segundo Kuenzer (2000),através dos processos desses processo de inclusão excludente tanto a educação escolar quanto a não escolar se articulam dialeticamente aos processos de exclusão includente existentes no mundo do trabalho. Acaba sendo uma estratégia que fornece uma certificação vazia.Item Relevância do conhecimento de primeiros socorros nos cursos de formação de professores: sob o olhar dos acadêmicos(2019-12-10) Tavares, Tarcília Maria Nunes; Lindoso, Rosângela Cely Branco; http://lattes.cnpq.br/3076590717855221; http://lattes.cnpq.br/1846769528891729Ao observar a prática profissional dos professores pode-se perceber que o mesmo está suscetível a presenciar situações que necessite da aplicação de procedimentos de primeiros socorros (PS). Esse estudo objetivou identificar se existe alguma disciplina sobre o conteúdo pesquisado nas matrizes curriculares das instituições pesquisadas e de como os futuros professores compreendem a importância ou não desse conhecimento em sua formação. Trata-se de uma pesquisa de campo descritiva e exploratória, com abordagem qualitativa e quantitativa. Aplicamos um questionário onde obtivemos dados relevantes, um dos resultados obtidos demonstrou que um interesse pelo conhecimento de PS ainda na graduação, e que este conhecimento é negligenciado por parte das instituições pesquisadas e que mais de 87% dos pesquisados acreditam que a relevância em ter o conhecimento de PS na sua formação, além de estar sendo respeitada a Lei 13. 722/2018, onde estalece a obrigatóriedade desse conhecimento.
