Licenciatura em Educação Física (Sede)

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    Contribuições da educação física escolar para o desenvolvimento psicomotor de crianças nos anos iniciais do ensino fundamental
    (2024-10-01) Silva, Alyne Fernandes Paixão da; Batista, Gessivânia de Moura; http://lattes.cnpq.br/4189321849708761
    A psicomotricidade dedica-se ao estudo das interações entre os aspectos motores, cognitivos e afetivos do ser humano. Seu principal foco está na interdependência entre a motricidade e os processos psíquicos. Sabendo-se que a psicomotricidade auxilia no desenvolvimento integral do indivíduo, o presente estudo tem como objetivo geral analisar as contribuições da Educação Física Escolar para o desenvolvimento psicomotor de crianças nos anos iniciais do ensino fundamental. Para o alcance do objetivo proposto, foi realizada uma revisão de literatura nos Periódicos CAPES e Google Acadêmico. Os resultados obtidos indicam que as aulas de Educação Física oportunizam situações que estimulam o desenvolvimento de habilidades psicomotoras, tais como: equilíbrio, imagem corporal, lateralidade, estruturação espaço-temporal, musicalidade/ritmicidade, coordenação motora fina e coordenação motora ampla. É possível concluir que as habilidades psicomotoras são componentes essenciais do desenvolvimento global do indivíduo e as aulas de Educação Física muito podem contribuir no desenvolvimento dessas competências.
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    Impactos das intervenções psicomotoras no desenvolvimento motor de crianças com autismo
    (2023-09-12) Silva, Gabriel Wilams Oliveira da; Lindoso, Rosângela Cely Branco; http://lattes.cnpq.br/3076590717855221
    A presente pesquisa tem como tema os impactos das intervenções psicomotoras no desenvolvimento motor de crianças com autismo. O transtorno do espectro autista(TEA) é um conjunto de condições que podem vir a acarretar danos nos âmbitos social, motor, da linguagem, entre outros. A psicomotricidade vem sendo considerada em estudos e intervenções, um auxiliar no desenvolvimento das condições afetadas. Porém ainda não existem resultados claros e contundentes sobre os benefícios e efeitos das intervenções psicomotoras no desenvolvimento do indivíduo com diagnóstico de TEA. A partir disto, o objetivo do presente estudo foi investigar os impactos das intervenções psicomotoras no desenvolvimento motor de crianças com autismo através da análise de publicações encontradas na plataforma de pesquisa Periódicos Capes, utilizando como descritores: Desenvolvimento psicomotor infantil; Desenvolvimento Psicomotor infantil AND Psicomotricidade; Psicomotricidade AND Autismo.Foram selecionados 04 artigos, os quais foram avaliados qualitativamente. Nestes, foram observados resultados positivos da intervenção psicomotora orientada para crianças, sendo encontrados poucos artigos que relataram intervenções e estudos direcionados à crianças dentro do espectro autista.
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    O uso das artes marciais como ferramenta terapêutica através da psicomotricidade para crianças autistas
    (2023-09-13) Silva, Sérgio José Ribeiro da; Lindoso, Rosângela Cely Branco; http://lattes.cnpq.br/3076590717855221
    O atual estudo tem como objetivo a observação, através de pesquisas bibliográficas como metodologia, em análise de artigos embasados em ciência, de como as artes marciais podem ser utilizadas como ferramenta terapêutica para crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista, através da ótica da psicomotricidade, suas habilidades psicomotoras, cognitivas e condicionantes. As artes marciais geralmente sofrem preconceito em ambientes escolares e em ambientes onde o público alvo são as crianças, assim como também as crianças autistas geralmente sofrem preconceito através de tratamentos capacitistas. As artes marciais têm se tornado uma forte ferramenta terapêutica para contribuição do tratamento terapêutico das crianças autistas, que contam com suporte de acordo com suas particularidades no desenvolvimento neurológico, tendo vindo à tona os benefícios da psicomotricidade para o desenvolvimento das crianças autistas, tendo em vista que a psicomotricidade trabalha simultaneamente os âmbitos psicomotor, afetivo e social, e consequentemente, a possibilidade das artes marciais serem utilizadas para tais fins, já que também trabalham tais âmbitos.
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    O lúdico enquanto recurso metodológico para natação infantil
    (2019-12-09) Oliveira Júnior, Cícero Luiz da Silva; Lindoso, Rosângela Cely Branco; http://lattes.cnpq.br/3076590717855221; http://lattes.cnpq.br/6994337204219061
    Esse estudo parte do seguinte problema, qual a importância do lúdico enquanto recurso metodológico para natação infantil? Para tanto, apontamos como objetivo geral do estudo, identificar a importância do lúdico em quanto recurso metodológico na natação infantil a partir da produção do conhecimento, como objetivos específicos: a) Identificar o processo de desenvolvimento infantil; b) Identificar a natação enquanto produção cultural humana desenvolve um processo para ensinar a nadar c) Identificar os processos de ensino da natação infantil e d) Relacionar os artigos que tratam da importância do lúdico na natação infantil. A metodologia utilizada foi uma pesquisa qualitativa de natureza bibliográfica. Como resultados observamos que o lúdico pode ser encontrado nos jogos e brincadeiras, que faz parte do mundo infantil. O olhar sobre o lúdico não deve ser entendido apenas como diversão, mas sim, como grande possibilidade de ensinar na fase da infância, este recurso ensina a criança a expressar-se com maior facilidade. Nosso estudo atualiza uma pesquisa e reafirma seus resultados que 100% dos autores dos artigos encontrados apontam o lúdico como metodologia eficaz, contrariando de Fernandes e Lobo da Costa (2006) que sugerem a predominância nas escolas, clubes e academias um ensino que poderia ser classificado como de natureza analítica-progressiva.
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    A ludicidade em estudos que abordam a natação infantil
    (2019-07-04) Cavalcanti, Catarina Gusmão Ferraz; Lindoso, Rosângela Cely Branco; http://lattes.cnpq.br/3076590717855221; http://lattes.cnpq.br/4809577755948075
    Com o objetivo de estudar a ludicidade como recurso facilitador do ensino da natação infantil e identificar esta forma de abordagem em publicações científicas que tratam a natação infantil, o presente estudo foi realizado tomando como base, textos publicados no período entre os anos de 2000 e 2017 em bases de dados reconhecidas da literatura científica. Selecionadas 16 obras dentre os critérios previamente determinados, foi elaborado um quadro contendo dados referentes a cada documento como, o tipo do trabalho, seus objetivos e os resultados obtidos. Diante da análise de tais resultados, pôde-se perceber que os estudos que tratam a ludicidade na natação infantil, são de extrema importância para o meio acadêmico e para profissionais da Educação Física já que os métodos que fazem uso da ludicidade na natação infantil obtiveram melhores resultados nesta pesquisa. Em sendo assim, é proposto pelos autores deste trabalho que o material resultante desta pesquisa possa servir como base teórica para profissionais voltados ao ensino da natação infantil.