Licenciatura em História (UAEADTec)
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APP - Artigo Publicado em Periódico
TAE - Trabalho Apresentado em Evento
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
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Item A implantação da lei de cotas n. 12.711 na UFRPE : ingresso, evasão e permanência de estudantes indígenas no Campus Dois Irmãos (2012-2023)(2024-08-08) Silva, Lidiane Fernandes da; Silva, Ayalla Oliveira; http://lattes.cnpq.br/2807298214600577; http://lattes.cnpq.br/7894889546321004O presente estudo objetiva analisar a implantação e eficácia do sistema de cotas a partir da Lei nº 12.711/2012 na UFRPE, a partir dos dados sobre acesso, evasão e permanência de estudantes indígenas nos cursos presenciais de graduação do campus Dois Irmãos, no recorte temporal entre os anos de 2013 e 2023. O desenvolvimento da pesquisa está ancorado em editais, atas, planilha de dados, dentre outros documentos consultados junto às Pró-Reitorias de Ensino de Graduação (PREG) e Gestão Estudantil e Inclusão (PROGESTI), também junto à Coordenadoria de Ações Afirmativas de Permanência (CAAP) e Coordenação de Planejamento e Gestão Acadêmica (CPGA); consultamos ainda outros documentos, como resoluções, portarias, normativas e relatórios institucionais. As reflexões foram referenciadas em autores como Edson Kayapó et al. (2020) e Gersem Baniwa (2011). Metodologicamente, a pesquisa foi amparada na coleta de materiais bibliográficos e documentos em repositórios on-line, na elaboração de quadros, gráficos e estatísticas, assim como nas análises qualitativa e quantitativa dos dados obtidos. Os resultados alcançados consistem na compreensão da trajetória dos direitos educacionais dos povos indígenas, identificando informações sobre o quantitativo de estudantes indígenas que ingressaram e evadiram no recorte temporal de 2013 a 2023 na Unidade sede da UFRPE, à luz da Lei nº 12.711. O trabalho também oferece algumas reflexões iniciais acerca das políticas de ações afirmativas destinadas à permanência de estudantes indígenas no âmbito da UFRPE.Item Maracatu Sol Brilhante, como resistência cultural na cidade de Gravatá-PE(2024-01-05) Silva, Luanna Carla Rodrigues da; Silva, Ayalla Oliveira; http://lattes.cnpq.br/2807298214600577; http://lattes.cnpq.br/7722447587852440O presente estudo trata sobre grupos percussivos de maracatu, com foco no grupo percussivo Maracatu Sol Brilhante, a fim de mostrar a trajetória do grupo de percussão cultural e analisar a atuação e o lugar sociocultural do Maracatu Sol Brilhante na cidade de Gravatá. Para tanto, foi necessário discutir as características do maracatu nação e rural e apontar as especificidades do grupo maracatu Sol Brilhante nesse contexto, identificar como se deu a formação e organização do grupo e analisar a atuação e o lugar sociocultural do Maracatu Sol Brilhante na cidade de Gravatá. As análises e reflexões foram referenciadas sob o debate da categoria de representação, com base no estudo de Roger Chartier, e metodologicamente amparadas no método da História Oral. Para a construção desse trabalho utilizou-se, do diálogo bibliográfico sobre o tema, da realização de entrevistas e de outras fontes circunstanciais. Os resultados alcançados consistem na recuperação da trajetória do grupo percussivo Sol Brilhante e compreensão da atuação do Grupo como agente cultural, educador e político na cidade de Gravatá-PE.Item O ensino de urgência: uma análise comparada dos impactos sociais da SARSCOV-2 e de acessibilidade às tecnologias digitais nas localidades Cacimbinha e Bonita de Fora, município São João do Tigre-PB(2024) Costa, Elenice Farias da; Silva, Ayalla Oliveira; http://lattes.cnpq.br/2807298214600577; http://lattes.cnpq.br/2522073063050238A pandemia de SARCOV-2 causou impactos significativos sobre todas as camadas populacionais, com especial atenção aos impactos desta sobre o ambiente escolar. Sendo assim, sob a perspectiva da história do tempo presente, este trabalho investiga as implicações da rápida adoção das tecnologias digitais em duas escolas voltadas à educação básica localizadas em Cacimbinha e Bonita de Fora, no município paraibano São João do Tigre, como parte dos impactos impostos pela pandemia de SARSCOV-2 (2020-2022). O estudo está estruturado em dois capítulos e busca explorar a demanda tecnológica na educação básica, destacando o papel desempenhado pela gestão das escolas Pedro Bezerra Filho, distrito de Cacimbinha; Semeão Monteiro da Costa, sítio Bonita de Fora, zona rural do município supracitado. Busca discutir o uso das TDs no ambiente educacional de uma zona interiorana da Paraíba e as dificuldades e desafios enfrentados por gestores, docentes e discentes. Assim como investiga os impactos sociais e educacionais nas referidas escolas, considerando a percepção dos alunos sobre suas experiências e os desafios enfrentados em seus processos formativos no contexto pandêmico. Metodologicamente, o trabalho foi norteado pela abordagem qualitativa de dados quantitativos, estes, levantados por meio da realização de um questionário aplicado aos alunos de ambas as escolas abordadas neste estudo. Utilizou-se também a técnica da entrevista, sob a perspectiva metodológica da História Oral. Os resultados obtidos evidenciam similaridades nos desafios enfrentados por gestores, professores e alunos dos espaços educacionais sobre o período pesquisado. Tais resultados orientam no sentido de tentar contribuir às reflexões sobre acessibilidade digital no ambiente escolar da educação básica, com foco especial sobre o público escolar majoritariamente oriundo do contexto rural das localidades de Cacimbinha e Bonita de Fora, no semiárido da Paraíba.
