Licenciatura em História (UAEADTec)
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TAE - Trabalho Apresentado em Evento
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
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Item A educação historiográfica e a utilização da literatura nas aulas de história : uma possibilidade metodológica(2024-01-05) Melo, Ianny Carla da Silva; Corrêa, Lucas Mariani; http://lattes.cnpq.br/1710180569222932; http://lattes.cnpq.br/0616111756933544A princípio a literatura e a história podem parecer opostas, pois uma busca o imaginário e a outra o real. Contudo, se analisarmos em profundidade, elas têm algo em comum, buscam entender a vivência humana e é esse o ponto que podemos explorar. Quando levamos a literatura para uma aula de história podemos trazer essa análise da vivência humana escrita nos livros literários e aquelas vivências reais explanadas pela história. O conjunto de ambas as disciplinas pode engrandecer o estudo da história. Nesta pesquisa, visamos explorar a problematização da utilização da literatura no ensino de história na busca de um aprendizado mais abrangente. Tendo como objetivos discutir o ensino de história atual, debater sobre a literatura como fonte historiográfica e trazer trechos de obras literárias que podem ser utilizadas nas aulas de história, como o Cordel. Sendo assim, o presente estudo consiste em uma pesquisa aplicada, de caráter descritivo. O objetivo é fornecer informações que possam servir de guia para ações de mudança da realidade. Nesse sentido, os resultados serão apresentados sobre as formas qualitativas, com base em informações coletadas de fontes primárias e secundárias, incluindo revisões bibliográficas, estudo de casos e prática em campo através do estágio. A execução da pesquisa inclui, primeiramente, o levantamento de dados secundários e a revisão da literatura. Posteriormente, volta-se para os estudos de casos, visando à solidificação teórica, e a prática em campo, que analisará a capacidade prática da pesquisa. Por fim, compreender a literatura como uma fonte que pode ser explorada pela historiografia e que tem grandes potenciais metodológicos, podendo ser utilizada pelos professores nas aulas de história.Item A educação patrimonial em Gravata-PE: uma possível ferramenta para construção de identidades dos alunos do fundamental II da rede municipal(2021-07-30) Silva, Roberta Samilli da; Souza, Leandro Nascimento de; http://lattes.cnpq.br/1582889341461925; http://lattes.cnpq.br/1671115991801433Item A escrita sobre o idoso na sociedade capitalista brasileira: Análise do período de 1980-1985(2024-08-08) Silva, Andreza Jucelly Severina da; Santos, Marcos Alesandro Neves dos; http://lattes.cnpq.br/4612368966754625; http://lattes.cnpq.br/9960405414413419Tem-se como objetivo realizar um levantamento de produções acadêmicas sobre a temática idoso no Brasil no período de 1980-1985. Esse levantamento será relacionado às fontes de reportagens do jornal Diário de Pernambuco que retratam sobre a situação dos idosos frente ao debate internacional da primeira Assembleia Mundial do Envelhecimento ocorrido em Viena, sob a direção da Organização das Nações Unidas. O cruzamento das fontes da empresa com os autores que trabalham com a temática se destaca a partir da crítica ao modelo governamental de assistência ao trabalhador, e a forma como a sociedade organiza seus idosos. Temas como aposentadoria e Previdência Social, envelhecimento e afastamento social, caridade e abusos são descritos ao longo do tempo, sem distancia-se do problema do aumento demográfico desorganizado nas cidades, que depois corroborou em problemas urbanos e na crise da Previdência em um momento de redemocratização política brasileira (Momento de muitos cortes de investimentos sociais e de crise monetária internacional). Busca-se pensar o envelhecimento nos anos de 1980, não apenas a partir do diálogo geriátrico tradicional ou por dados quantitativos. A reflexão tradicional anterior ao nascimento da geriatria (Escrita que considera o envelhecimento apenas como decadência ou quase morte dos sujeitos, um pensamento quase próximo na concepção higiênica de Galeno para o idoso. E assim, destaca o envelhecimento apenas como uma fase da vida, e que não tem valor social). O idoso é percebido em seus aspectos sociais, econômicos, políticos e cognitivos, frente aos problemas urbanos e de assistência.Item A ferrovia em Gravatá : história, memória e preservação de (1894-2000)(2024) Santos, Samuel da Silva; Corrêa, Lucas Mariani; http://lattes.cnpq.br/1710180569222932; http://lattes.cnpq.br/9494876317786573A história do trem sobre trilhos que passavam na cidade de Gravatá de 1894 até anos 2000 está nas memórias, experiências e vivências passadas por aqueles que já pegaram o trem passando pelas estações de cidades vizinhas de Gravatá situada no Agreste Pernambucano. Tanto as estações quanto os trilhos e o trem foram desenvolvidos e construídos pela a Companhia Britânica: The Great Western Railway Company, criada em 1835. Os trens partiam do Recife para chegar até em Salgueiro no sertão percorrendo entre as cidades: Vitória, Pombos, Gravatá, Bezerros, Caruaru e Salgueiro. Contudo, a estrutura das ferrovias foi desativada. Desse modo, o trem se foi, mas, as memórias e histórias dos cidadãos Gravataenses, não. Por este motivo, o intuito e o objetivo deste trabalho é lançar luz sobre as memórias e histórias vividas por estes cidadãos para que se possa preservar as suas memórias sobre a ferrovia como construtora de identidade e de história local. Dessa maneira, a construção deste trabalho se dará por meio da história oral utilizando como método o de entrevista como produtor de fontes orais dos entrevistados na cidade de Gravatá e também por fontes bibliográficas.Item A festa de São João em Gravatá-PE : uma história de suas transformações entre os séculos XX e XXI(2021-08-16) Lima, Lucas Emmanuel Pereira de; Souza, Leandro Nascimento de; http://lattes.cnpq.br/1582889341461925; http://lattes.cnpq.br/3948418385600906Item A implantação da lei de cotas n. 12.711 na UFRPE : ingresso, evasão e permanência de estudantes indígenas no Campus Dois Irmãos (2012-2023)(2024-08-08) Silva, Lidiane Fernandes da; Silva, Ayalla Oliveira; http://lattes.cnpq.br/2807298214600577; http://lattes.cnpq.br/7894889546321004O presente estudo objetiva analisar a implantação e eficácia do sistema de cotas a partir da Lei nº 12.711/2012 na UFRPE, a partir dos dados sobre acesso, evasão e permanência de estudantes indígenas nos cursos presenciais de graduação do campus Dois Irmãos, no recorte temporal entre os anos de 2013 e 2023. O desenvolvimento da pesquisa está ancorado em editais, atas, planilha de dados, dentre outros documentos consultados junto às Pró-Reitorias de Ensino de Graduação (PREG) e Gestão Estudantil e Inclusão (PROGESTI), também junto à Coordenadoria de Ações Afirmativas de Permanência (CAAP) e Coordenação de Planejamento e Gestão Acadêmica (CPGA); consultamos ainda outros documentos, como resoluções, portarias, normativas e relatórios institucionais. As reflexões foram referenciadas em autores como Edson Kayapó et al. (2020) e Gersem Baniwa (2011). Metodologicamente, a pesquisa foi amparada na coleta de materiais bibliográficos e documentos em repositórios on-line, na elaboração de quadros, gráficos e estatísticas, assim como nas análises qualitativa e quantitativa dos dados obtidos. Os resultados alcançados consistem na compreensão da trajetória dos direitos educacionais dos povos indígenas, identificando informações sobre o quantitativo de estudantes indígenas que ingressaram e evadiram no recorte temporal de 2013 a 2023 na Unidade sede da UFRPE, à luz da Lei nº 12.711. O trabalho também oferece algumas reflexões iniciais acerca das políticas de ações afirmativas destinadas à permanência de estudantes indígenas no âmbito da UFRPE.Item A linha férrea no município de Gravatá: caminhos para a compreensão através da memória local gravataense(2024) Sena, Breno Leandro Santana de; Corrêa, Lucas Mariani; http://lattes.cnpq.br/1710180569222932; http://lattes.cnpq.br/8956756157774917Este estudo analisa o imaginário local sobre a via ferroviária em Gravatá e suas conexões com as diversas memórias, estabelecendo uma ligação constante entre o passado e o presente. Os sons dos trens e o movimento ao longo dos trilhos, que por muito tempo dialogaram com a realidade do município, testemunharam mudanças significativas até a inativação da via. Essas mudanças, presenciadas pela população e difundidas ao longo do tempo, acabam por criar um imaginário local que não se define em uma unidade. Essa ideia norteia a presente pesquisa, que explora as diferentes perspectivas para compreender a memória da via férrea e como essas se contextualizam, sem se unificar, abordando maneiras diversas de concepção. No cerne deste estudo, destaca-se a importância da análise desses elementos, especialmente em um município com uma relação direta com o trecho ferroviário.Item A luta dos povos quilombolas em manter suas tradições até os dias atuais na Comunidade Remanescente de Quilombo Sumidouro Queimada Nova Piauí(2024-01-03) Amorim, Eriene Rodrigues; Corrêa, Lucas Mariani; http://lattes.cnpq.br/1710180569222932A história dos povos negros é marcada por lutas que até hoje ainda são enfrentadas na busca por seus direitos. O objetivo principal deste trabalho é abordar sobre a luta dos povos quilombolas em manter suas tradições nos dias atuais, pois infelizmente muitas comunidades não têm recursos que possibilitem isso. O primeiro capítulo traz o histórico dos povos quilombolas, os movimentos e leis que atuam na busca pelos direitos desses povos, os autores que contribuíram através de suas pesquisas, fazendo uma comparação entre lutas do passado que ainda persistem no presente. Apresentando um recorte específico sobre como se deu essa presença de quilombolas no Piauí. E no segundo capítulo, será feita uma análise sobre a Comunidade Remanescente de Quilombo Sumidouro Queimada Nova Piauí, através de um estudo da empresa Equatorial sobre “O componente Quilombola -ECQ- Rev.2 em abril de 2018.Item A política externa brasileira independente durante os governos de Jânio Quadros e João Goulart (1961-1964) : discursos e ações em busca da autonomia(2024-08-09) Silva, Alana Maria Ribeiro; Corrêa, Lucas Mariani; http://lattes.cnpq.br/1710180569222932; http://lattes.cnpq.br/6011686403488621A proposta de pesquisa visa analisar a política externa brasileira durante o período que corresponde ao governo de Jânio Quadros e João Goulart considerada por muitos especialistas na área como uma política externa independente, ou seja, que não era diretamente alinhada nem aos Estados Unidos e nem à antiga União das Repúblicas Soviéticas (URSS). O interesse por esse tema se deu em razão da realização de estudos anteriores que se debruçaram sobre a política externa brasileira em um plano do cenário atual. O recorte dado à presente pesquisa ocorre devido à peculiaridade desse momento em que o Brasil buscou ter mais autonomia no meio internacional e maior obtenção de barganhas com intuito de buscar desenvolver o país. O resultado esperado nessa pesquisa é que sejam revelados os caminhos e os desafios trilhados por esses governos para empreender uma política com caráter mais autônomo e universalista.Item As infâncias e a cidade: uma análise das demandas por direito no conselho tutelar da RPA-6 de Jaboatão dos Guararapes-PE(2021-03-30) Amaral, Lucas Paes do; Barros, Gabriel Navarro de; http://lattes.cnpq.br/3280959855647241; http://lattes.cnpq.br/4704512723522624Com os avanços contemporâneos muitas crianças e adolescentes estão vivendo em cidade (UNICEF, 2012), construindo assim problemáticas estruturais e demandas necessárias para o amparo, reconhecimento e desenvolvimento dessa população nas cidades. Onde esses espaços urbanos requerem demandas como “habitação condigna, salubridade, água potável, mobilidade, educação e espaços de lazer, bem como aspetos relacionados com a segurança rodoviária e com a proteção em face da violência social.” (SARMENTO, 2018, p. 233). O objetivo central deste trabalho é analisar as demandas por equipamentos básicos urbanos perpetrados por crianças e adolescentes da ocupação Selma Bandeira, por isso é utilizado o Conselho Tutelar da RPA-6 do município de Jaboatão dos Guararapes, entre os anos de 2016 a 2020. Propõe-se, assim, apresentar reflexões e analisar estudos buscando a importância do processo do protagonismo infanto-adolescente na cidade de Jaboatão dos Guararapes e analisar o cenário de violações de direitos humanos das crianças e dos adolescentes na cidade. As principais metodologias utilizadas para a composição deste trabalho foram à pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo e o levantamento de situações das demandas solicitadas por crianças e adolescentes da ocupação Selma Bandeira no Conselho Tutelar da RPA-6. Por fim, Sob essa ótica, muitas problemáticas ainda estão presentes nesses centros urbanos, como a reapresentação de crianças e adolescentes nesses espaços, e a cidadede Jaboatão dos Guararapes é um exemplo desse sistema, que muitas vezes não reconhecem essa potencialidade de conhecimento e sabedoria, e este trabalho visa afirmar a necessidade que ainda precisa colocar em pratica as necessidades de dialogo das infâncias com o conselho tutelar, prefeitura, leis, legislações e entre outros aparatos que meninas e meninos precisam ser vistos, representados e reconhecimentos em diversos campos citadinos, podendo atrelar e ajudar a fatores que não só visa o futuro, mas que mostra como essas meninas e meninos que podem transformar milhares de gerações através da participação na construção ideológica e concreta da cidade e suas potencialidades como refletem Silva e Silva (2018, p.89) “[...]a cidade deveria possibilitar a participação de todos os cidadãos no seu planejamento e condições de interação em seus diferentes espaços públicos”.Item As relações entre o romance histórico e a historiografia oficial: uma análise do livro “História do Cerco de Lisboa” de José Saramago(2021-08-13) Prado, Edmilly dos Santos; Souza, Leandro Nascimento de; http://lattes.cnpq.br/1582889341461925; http://lattes.cnpq.br/3390350393884932Item Associações comunitárias : promoção e qualidade de vida para os cidadãos. Uma análise sobre a Associação Comunitária do Sítio Mimoso(2023-12-28) Souza, Helenivaldo da Silva; Nascimento, Greyce Falcão do; http://lattes.cnpq.br/8661001280090430; http://lattes.cnpq.br/2481865537484595O presente trabalho aborda a importância das associações comunitárias criadas através dos movimentos populares em busca de direitos e de uma qualidade melhor para viver. O objetivo dessa pesquisa é mostrar que as associações comunitárias são pontes que levam o cidadão mais carente a lutar juntos seus direitos. Desse modo buscamos compreender o processo de lutas e conquistas dessas entidades civis. A principal fonte desse trabalho é a Associação dos Pequenos Agricultores do Sítio Mimoso, localizado em Jataúba, Pernambuco. A entidade foi fundada no ano de 2001, e em sua trajetória vem apresentando conquistas de suma importância para a comunidade do sítio mimoso e adjacências. Assim, busca-se entender a finalidade dessas entidades filantrópicas, que lutam pelos interesses comuns das comunidades, garantindo o acesso aos direitos amparados por leis e fomentando o conceito de participação democrática.Item Caboclo : memórias que contam a história dos guardados culturais dessa terra(2023-12-27) Macedo, Janeide Rodrigues de; Falcão, Greyce do Nascimento; http://lattes.cnpq.br/8661001280090430O trabalho tem como objetivo estudar a memória do Povoado do Caboclo, localizado no município de Afrânio-PE, a partir de levantamento bibliográfico sua importância cultural e historiográfica para a região. Assim, através desse estudo pretende-se conhecer a história que o povoado do Caboclo possui, além de compreender a construção da identidade local. Além disso, esse povoado foi reconhecido como patrimônio do sertão no ano de 2018 por sua importância para o estado do Pernambuco, pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (FUNDARPE) e Conselho Estadual de Cultura de Pernambuco (CEC-PE). Nosso trabalho busca indícios que levem a ligação da origem do nome do povoado com os povos Indígenas e o contexto da expulsão desses povos pelo Capitão Valério Coelho, proprietário da grande fazenda de gado onde hoje está localidade. A comunidade possui questões culturais, que estão guardados na memória local, que se trata de um povoado histórico. Infelizmente há poucos trabalhos desenvolvidos sobre essa temática, ao mesmo tempo em que possui em suas entranhas certo esquecimento sobre os povos indígenas que habitaram por lá, enfatizando aspectos colonialistas que são mantidos até hoje, o Museu Pai Chico é um dos lugares que abriga essa memória e parte da formação da identidade local.Item Destruição e fome na Alemanha após a segunda guerra mundial(2024-01-05) Eustáquio, José Wemersson; Corrêa, Lucas Mariani; http://lattes.cnpq.br/1710180569222932; http://lattes.cnpq.br/6561951756417490O assunto da Segunda Guerra Mundial, sem dúvida alguma é um dos temas que causa curiosidade em nossa sociedade contemporânea, o resultado disso são as vastas obras a retratar este recorte da história, porém no imediato momento da rendição em diante fica a desejar. O objetivo geral deste trabalho acadêmico é apresentar os acontecimentos dos pós Segunda Guerra Mundial na Alemanha na cronologia de tempo na data da rendição de 7 de maio de 1945, abordando até o ano de 1948; com objetivos específicos de descrever o cenário de destruição material; relatar como foi sentida a fome dos homens e mulheres estes sobreviventes, na busca por alimentos e analisar três sites com esses temas observando como foi colocado na internet. A justificativa deste trabalho acadêmico é devido ao “vazio” historiográfico. Nesta pesquisa acadêmica, recorremos da metodologia qualitativa bibliográfica, ampliado com o uso de outras fontes de pesquisa como três sites e dois documentários. Concluímos baseados na comprovação teórica, que a ideologia do (Reich de mil anos), teve a sua queda, desmoronando o Nazismo em 1945, este que foi um projeto político, que não teve sucesso final, a transcorrer em implicações negativas na vida social da população, que estava na Alemanha, que trouxe várias destruições materiais e a fome.Item História da alimentação no livro didático de história: Análise dessa relação em quatro coleções didáticas dos anos finais do ensino fundamental aprovadas na edição 2017 do PNLD(2021-03-31) Alves, Ana Francisca de Lima; Barros, Gabriel Navarro de; http://lattes.cnpq.br/3280959855647241; http://lattes.cnpq.br/4878403689314092Neste trabalho foi realizada a análise de quatro coleções de Livros Didáticos da disciplina de História dos Anos Finais do Ensino Fundamental (6o ao 9o Ano), aprovadas na edição 2017 do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), solicitadas e utilizadas pelos professores das escolas públicas do Brasil durante o triênio 2017/2018/2019. O estudo consistiu em verificar como os alimentos foram representados nas narrativas presentes nas obras didáticas selecionadas e minuciosamente analisadas. Que se referem às seguintes coleções de História: (i) “História, Sociedade & Cidadania” do autor Alfredo Boulos Júnior; (ii) “Projeto Araribá – História” da autora Maria Raquel Apolinário; (iii) “Vontade de Saber – História” dos autores Adriana Dias, Keila Grinberg e Marco Pellegrini; (iv) “Estudar História: Das origens do homem à era digital” de Patrícia Ramos Braick. Os volumes referentes aos três primeiros conjuntos de Livros Didáticos (total de doze volumes) foram disponibilizados de forma virtual pelo Memorial do PNLD da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Enquanto que os relativos ao último conjunto (total de quatro volumes) foram cedidos por uma escola municipal da cidade de Barreiros – Pernambuco, obtidos após solicitação. Esta pesquisa incorpora à História da Alimentação e se alinha aos estudos sobre História da Alimentação. Com relação aos objetivos, se efetuou Pesquisa Exploratória, os procedimentos metodológicos adotados envolveram Pesquisa Bibliográfica e Documental. Através da consulta de produções virtuais e físicas, assim como de abordagem Qualitativa e utilização de bibliografia, escolhas teóricas como Bittencourt (2008), Certeau (1996), Chervel (1990) e Ramos (2012). Ao término da verificação identificou-se que os alimentos são muito representados nas narrativas inseridas nas obras analisadas, em virtude de que todas as coleções apresentam informações acerca dos alimentos e/ou da alimentação. Em alguns momentos a representação sucede por meio de explanações bastante explicativas, contudo, na maior parte das vezes ocorre através de exposições rápidas e muito superficiais. Há a ligação dos alimentos com aspectos sociais, culturais, econômicos, religiosos e políticos, bem como existe um grande emprego de imagens relativas à História da Alimentação e de muitas atividades que têm como objetivo a fixação dos informes repassados nas seções dos volumes.Item História, memórias e cultura da dança de São Gonçalo no interior de Afrânio-PE(2024-01-03) Gomes, Adnael José Almeida; Nascimento, Greyce Falcão do; http://lattes.cnpq.br/8661001280090430O presente trabalho tem como objetivo aprofundar sobre a história de São Gonçalo, de como sua dança se constitui um legado imaterial através de grupos, e da sua importância histórica e cultural para o interior de Afrânio-PE. Compreender qual é o significado e qual é a função da dança/festa de São Gonçalo que tem representatividade cultural de caráter religioso da tradição passada de geração a geração pelos grupos familiares do interior de Afrânio-PE, objetiva-se também dar retorno a comunidade sobre a importância desta vivência na região, e de como a memória e a história oral foram fundamentais para o desenvolvimento do trabalho. Para isso, as fontes usadas para guiar o estudo da temática foram dissertações e livros que tratam de questões pertinentes ao tema de estudo e que podem contribuir de maneira positiva no desenvolvimento do trabalho. Também serviram de base metodológica para a construção desse trabalho, as fontes orais que se tratam das informações, costumes presentes na memória das pessoas que conhecem e participam dos grupos de São Gonçalo. Os resultados da pesquisa de campo nos fizeram identificar a forma de dança apresentada nesse lugar através da história oral e compreender que a dança de São Gonçalo tem representatividade significativa nas tradições culturais que se perpetuam no interior pernambucano, devido aos esforços dos integrantes do grupo em transmitir as gerações essa devoção.Item Impulsionamento das linhas férreas em Pernambuco entre as décadas de 1950 a 1990(2024-08-08) Souza, Leonardo Queiroz de; Corrêa, Lucas Mariani; http://lattes.cnpq.br/1710180569222932; http://lattes.cnpq.br/4224144065649197As estradas de ferro fazem parte de uma estrutura, todo um conjunto de edificações que vai compor o complexo ferroviário, como: estação, armazém, depósitos e oficinas de locomotivas, casa do mestre, além de túneis, viadutos, pontes e outros. O presente trabalho é tem como objetivo através da pesquisa bibliográfica apresentar uma análise dos acontecimentos ocorridos com as ferrovias a nível de Brasil e principalmente a nível de Pernambuco, desde sua implantação até o declínio. A Great Western of Brazil Railway foi uma companhia inglesa, ou seja, de capital estrangeiro que realizou vários investimentos no transporte ferroviário do país para o impulsionamento econômico. Em Pernambuco, tendo funcionado como o principal meio de comunicação física para diversos lugares, tanto para os núcleos urbanos mais distantes quanto aos mais próximos dos centros irradiadores como Recife, impulsionando nos contextos econômico, social e cultural. A RFFSA foi criada em 16 de março de 1957 através da lei 3.115, onde teve a finalidade em dar comando nacional ao transporte ferroviário e consequentemente a estatização do setor ferroviário brasileiro. Todas as ferrovias estavam falidas e possuíam diversos problemas operacionais com grandes dívidas trabalhistas com seus institutos de previdência. A criação da Rede Ferroviária Federal foi a solução que restou para os problemas das ferrovias no Brasil. Muitos autores afirmam que as linhas férreas foram desativadas devido a tornar o país dependente de um modal rodoviário, dependente do petróleo, principalmente na época da ditadura militar, onde a abertura de novas fronteiras, principalmente as fronteiras agrícolas do agronegócio estavam a se expandir em diversas regiões do país. Já a partir de 1990 houve uma restruturação do modelo ferroviário, onde a partir da concessão das linhas férreas para a iniciativa privada houve um estímulo aos investimentos adequados com a “ferrovia mínima”, onde também o trem já tinha outras finalidades como o transporte de cargas como minério e combustíveis, entre outros.Item Maracatu Sol Brilhante, como resistência cultural na cidade de Gravatá-PE(2024-01-05) Silva, Luanna Carla Rodrigues da; Silva, Ayalla Oliveira; http://lattes.cnpq.br/2807298214600577; http://lattes.cnpq.br/7722447587852440O presente estudo trata sobre grupos percussivos de maracatu, com foco no grupo percussivo Maracatu Sol Brilhante, a fim de mostrar a trajetória do grupo de percussão cultural e analisar a atuação e o lugar sociocultural do Maracatu Sol Brilhante na cidade de Gravatá. Para tanto, foi necessário discutir as características do maracatu nação e rural e apontar as especificidades do grupo maracatu Sol Brilhante nesse contexto, identificar como se deu a formação e organização do grupo e analisar a atuação e o lugar sociocultural do Maracatu Sol Brilhante na cidade de Gravatá. As análises e reflexões foram referenciadas sob o debate da categoria de representação, com base no estudo de Roger Chartier, e metodologicamente amparadas no método da História Oral. Para a construção desse trabalho utilizou-se, do diálogo bibliográfico sobre o tema, da realização de entrevistas e de outras fontes circunstanciais. Os resultados alcançados consistem na recuperação da trajetória do grupo percussivo Sol Brilhante e compreensão da atuação do Grupo como agente cultural, educador e político na cidade de Gravatá-PE.Item Métodos ativos de aprendizagem em história: um estudo de caso sobre as turmas de 2º ano do ensino médio na rede pública de Feira Nova – PE (2019)(2021-08-03) Silva, Alvanir Ivaneide Alves da; Souza, Leandro Nascimento de; http://lattes.cnpq.br/1582889341461925; http://lattes.cnpq.br/1148619985538727Item Mulheres camaçarienses e sua inserção na indústria petroquímica nos anos 1970(2019-08-17) Krein, Luciana; Santos, Adriano de Araujo; http://lattes.cnpq.br/3805592182766488; http://lattes.cnpq.br/0731909906926328O objetivo de nosso estudo consistiu em analisar como ocorreu a inserção das mulheres camaçarienses no Polo Petroquímico de Camaçari/Bahia na década de 1970, após sua implantação. Considerando a desigualdade de gênero, presente em nossa sociedade, e nos mais diversos setores de trabalho, sentimos a necessidade de compreendermos como se processaram estas relações no setor industrial, em um momento tão importante da história da indústria local e nacional. Desta forma, acreditamos que este trabalho irá contribuir para ampliar a compreensão sobre questões relacionadas à desigualdade de gênero, assim como aspectos ligados a discriminação. Nosso referencial teórico teve como base autores que abordam a questão de gênero com Scott (1989) e Santos (1988) e o mercado de trabalho Guimarães (1997). A metodologia de pesquisa se deu pela vertente qualitativa com Minayo (2011). No tocante as fontes, foram realizadas consultas a documentos do arquivo público do Município de Camaçari, assim como os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referentes aos anos 70. Ainda com relação às fontes, a História Oral, conforme trabalha Alberti (2005), também nos serviu de ferramenta de coleta de dados, para isso foram realizadas quatro entrevistas abertas, com mulheres camaçarienses, que vivenciaram a instalação do polo; para o tratamento dos resultados utilizamos a técnica de análise de conteúdo com Bardin (1977). Os resultados apontam que, as mulheres camaçarienses encontraram dificuldades de inserção na indústria, e quando inseridas recebiam menores salários e enfrentavam assédio e discriminação por parte dos chefes e companheiros de trabalho.
