Licenciatura em História (UAEADTec)
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TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
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Item A educação historiográfica e a utilização da literatura nas aulas de história : uma possibilidade metodológica(2024-01-05) Melo, Ianny Carla da Silva; Corrêa, Lucas Mariani; http://lattes.cnpq.br/1710180569222932; http://lattes.cnpq.br/0616111756933544A princípio a literatura e a história podem parecer opostas, pois uma busca o imaginário e a outra o real. Contudo, se analisarmos em profundidade, elas têm algo em comum, buscam entender a vivência humana e é esse o ponto que podemos explorar. Quando levamos a literatura para uma aula de história podemos trazer essa análise da vivência humana escrita nos livros literários e aquelas vivências reais explanadas pela história. O conjunto de ambas as disciplinas pode engrandecer o estudo da história. Nesta pesquisa, visamos explorar a problematização da utilização da literatura no ensino de história na busca de um aprendizado mais abrangente. Tendo como objetivos discutir o ensino de história atual, debater sobre a literatura como fonte historiográfica e trazer trechos de obras literárias que podem ser utilizadas nas aulas de história, como o Cordel. Sendo assim, o presente estudo consiste em uma pesquisa aplicada, de caráter descritivo. O objetivo é fornecer informações que possam servir de guia para ações de mudança da realidade. Nesse sentido, os resultados serão apresentados sobre as formas qualitativas, com base em informações coletadas de fontes primárias e secundárias, incluindo revisões bibliográficas, estudo de casos e prática em campo através do estágio. A execução da pesquisa inclui, primeiramente, o levantamento de dados secundários e a revisão da literatura. Posteriormente, volta-se para os estudos de casos, visando à solidificação teórica, e a prática em campo, que analisará a capacidade prática da pesquisa. Por fim, compreender a literatura como uma fonte que pode ser explorada pela historiografia e que tem grandes potenciais metodológicos, podendo ser utilizada pelos professores nas aulas de história.Item A linha férrea no município de Gravatá: caminhos para a compreensão através da memória local gravataense(2024) Sena, Breno Leandro Santana de; Corrêa, Lucas Mariani; http://lattes.cnpq.br/1710180569222932; http://lattes.cnpq.br/8956756157774917Este estudo analisa o imaginário local sobre a via ferroviária em Gravatá e suas conexões com as diversas memórias, estabelecendo uma ligação constante entre o passado e o presente. Os sons dos trens e o movimento ao longo dos trilhos, que por muito tempo dialogaram com a realidade do município, testemunharam mudanças significativas até a inativação da via. Essas mudanças, presenciadas pela população e difundidas ao longo do tempo, acabam por criar um imaginário local que não se define em uma unidade. Essa ideia norteia a presente pesquisa, que explora as diferentes perspectivas para compreender a memória da via férrea e como essas se contextualizam, sem se unificar, abordando maneiras diversas de concepção. No cerne deste estudo, destaca-se a importância da análise desses elementos, especialmente em um município com uma relação direta com o trecho ferroviário.Item A política externa brasileira independente durante os governos de Jânio Quadros e João Goulart (1961-1964) : discursos e ações em busca da autonomia(2024-08-09) Silva, Alana Maria Ribeiro; Corrêa, Lucas Mariani; http://lattes.cnpq.br/1710180569222932; http://lattes.cnpq.br/6011686403488621A proposta de pesquisa visa analisar a política externa brasileira durante o período que corresponde ao governo de Jânio Quadros e João Goulart considerada por muitos especialistas na área como uma política externa independente, ou seja, que não era diretamente alinhada nem aos Estados Unidos e nem à antiga União das Repúblicas Soviéticas (URSS). O interesse por esse tema se deu em razão da realização de estudos anteriores que se debruçaram sobre a política externa brasileira em um plano do cenário atual. O recorte dado à presente pesquisa ocorre devido à peculiaridade desse momento em que o Brasil buscou ter mais autonomia no meio internacional e maior obtenção de barganhas com intuito de buscar desenvolver o país. O resultado esperado nessa pesquisa é que sejam revelados os caminhos e os desafios trilhados por esses governos para empreender uma política com caráter mais autônomo e universalista.Item Destruição e fome na Alemanha após a segunda guerra mundial(2024-01-05) Eustáquio, José Wemersson; Corrêa, Lucas Mariani; http://lattes.cnpq.br/1710180569222932; http://lattes.cnpq.br/6561951756417490O assunto da Segunda Guerra Mundial, sem dúvida alguma é um dos temas que causa curiosidade em nossa sociedade contemporânea, o resultado disso são as vastas obras a retratar este recorte da história, porém no imediato momento da rendição em diante fica a desejar. O objetivo geral deste trabalho acadêmico é apresentar os acontecimentos dos pós Segunda Guerra Mundial na Alemanha na cronologia de tempo na data da rendição de 7 de maio de 1945, abordando até o ano de 1948; com objetivos específicos de descrever o cenário de destruição material; relatar como foi sentida a fome dos homens e mulheres estes sobreviventes, na busca por alimentos e analisar três sites com esses temas observando como foi colocado na internet. A justificativa deste trabalho acadêmico é devido ao “vazio” historiográfico. Nesta pesquisa acadêmica, recorremos da metodologia qualitativa bibliográfica, ampliado com o uso de outras fontes de pesquisa como três sites e dois documentários. Concluímos baseados na comprovação teórica, que a ideologia do (Reich de mil anos), teve a sua queda, desmoronando o Nazismo em 1945, este que foi um projeto político, que não teve sucesso final, a transcorrer em implicações negativas na vida social da população, que estava na Alemanha, que trouxe várias destruições materiais e a fome.Item Impulsionamento das linhas férreas em Pernambuco entre as décadas de 1950 a 1990(2024-08-08) Souza, Leonardo Queiroz de; Corrêa, Lucas Mariani; http://lattes.cnpq.br/1710180569222932; http://lattes.cnpq.br/4224144065649197As estradas de ferro fazem parte de uma estrutura, todo um conjunto de edificações que vai compor o complexo ferroviário, como: estação, armazém, depósitos e oficinas de locomotivas, casa do mestre, além de túneis, viadutos, pontes e outros. O presente trabalho é tem como objetivo através da pesquisa bibliográfica apresentar uma análise dos acontecimentos ocorridos com as ferrovias a nível de Brasil e principalmente a nível de Pernambuco, desde sua implantação até o declínio. A Great Western of Brazil Railway foi uma companhia inglesa, ou seja, de capital estrangeiro que realizou vários investimentos no transporte ferroviário do país para o impulsionamento econômico. Em Pernambuco, tendo funcionado como o principal meio de comunicação física para diversos lugares, tanto para os núcleos urbanos mais distantes quanto aos mais próximos dos centros irradiadores como Recife, impulsionando nos contextos econômico, social e cultural. A RFFSA foi criada em 16 de março de 1957 através da lei 3.115, onde teve a finalidade em dar comando nacional ao transporte ferroviário e consequentemente a estatização do setor ferroviário brasileiro. Todas as ferrovias estavam falidas e possuíam diversos problemas operacionais com grandes dívidas trabalhistas com seus institutos de previdência. A criação da Rede Ferroviária Federal foi a solução que restou para os problemas das ferrovias no Brasil. Muitos autores afirmam que as linhas férreas foram desativadas devido a tornar o país dependente de um modal rodoviário, dependente do petróleo, principalmente na época da ditadura militar, onde a abertura de novas fronteiras, principalmente as fronteiras agrícolas do agronegócio estavam a se expandir em diversas regiões do país. Já a partir de 1990 houve uma restruturação do modelo ferroviário, onde a partir da concessão das linhas férreas para a iniciativa privada houve um estímulo aos investimentos adequados com a “ferrovia mínima”, onde também o trem já tinha outras finalidades como o transporte de cargas como minério e combustíveis, entre outros.Item O ensino de História e Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) nos anos finais do ensino fundamental : uma análise sobre os desafios e as possibilidades(2024-01-04) Pereira, Joabson Luiz; Corrêa, Lucas Mariani; http://lattes.cnpq.br/1710180569222932; http://lattes.cnpq.br/0126393687241277Este presente trabalho de conclusão de curso, tem como intenção inicial investigar a maneira como a academia buscou compreender os impactos das tecnologias no ensino do componente curricular de História, levando em consideração as mudanças e permanências perpetradas pelo período de ensino remoto, instaurado pelo contexto da pandemia de COVID-19, sendo esse o marco histórico/temporal. Para tanto, é preciso refletir, dentro de um objetivo geral, sobre formas de aprimoramento das práticas pedagógicas no uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) no contexto das aulas de História nos anos finais do Ensino Fundamental, por meio de revisão bibliográfica publicada em teses e dissertações. Os textos selecionados ao longo da pesquisa são oriundos de meios acadêmicos reconhecidos pela comunidade científica, conforme já mencionado. Por isso, a pesquisa foi realizada diretamente em repositórios digitais de universidades ou em bibliotecas digitais que organizam a pesquisa nesses repositórios. Por exemplo, ao se utilizar o Repositório da UFPE, realizando a pesquisa o repositório apresenta por relevância e por ordem decrescente, teses e dissertações de outras áreas da educação envolvendo outros componentes curriculares. Os resultados provenientes dessa demanda foram satisfatórios, pois nota-se uma preocupação da academia, principalmente dos programas de pós-graduação e de mestrados profissionais. Porém, os autores não colocam toda a esperança de mudança e inovação nas ferramentas tecnológicas, mas sim, nas abordagens e metodologias que o professor irá utilizar junto aos discentes, na figura de mediador do conhecimento histórico. Outra questão vista como desafios a serem superados, ainda é a infraestrutura das escolas, conforma e pesquisa TIC Educação 2022 e a formação continuada dos professores, que sendo oferecida pela rede de ensino ou procurada pelo docente deve ir de encontro com a perspectiva de que o papel do professor de História é ainda mais urgente. Assim, há a necessidade da continuidade dos estudos interdisciplinares entre a Pedagogia e o Ensino de História, elementos que devem ser combinados desde o início da formação do professor deste componente curricular.Item O uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICS) para ensinar história da África e escravidão no Brasil(2024-01-04) Nascimento, Jefferson José Ramos do; Corrêa, Lucas Mariani; http://lattes.cnpq.br/1710180569222932; http://lattes.cnpq.br/6350726367624805A tecnologia é uma forte ferramenta educacional, quando bem utilizada potencializa a prática docente, e torna o aluno protagonista do aprendizado. O professor que procura utilizar as tecnologias em suas aulas demonstra avanço e compromisso com o novo. Ensinar sobre África e Escravidão no Brasil torna- se um desafio que pode ser superado com a união entre tecnologia e domínio docente do conteúdo apresentado. Ensinar é um privilégio, dominar o assunto e as tecnologias é uma potencializador do ensino aprendizagem na educação brasileira. O presente trabalho aborda a temática África e escravidão no Brasil, assim como as leis que as regulamentam, partindo do pressuposto que a prática docente envolve o professor ter domínio sobre o tema em questão e se qualificar para lecionar uma temática importantíssima. No decorrer dos capítulos, é levada em consideração a importância do ensino de História da África na formação dos discentes que atuarão no ensino regular. Temos como eixo principal da temática do presente trabalho abordar as TDICs no ensino de História e Cultura Africana, apontando os seus benefícios e desafios. Outro ponto importante envolve o uso das TDICS para se ensinar sobre a escravidão dos africanos no Brasil e como deve ser abordada essa temática de suma importância para que a prática docente atinja os objetivos propostos. Por fim, o debate gira em torno do uso dos recursos digitais existentes, como aplicativos, websites, jogos, etc., tudo voltado para a educação e o ensino de História da África e da Escravidão no Brasil. É debatida a importância dos docentes utilizarem esses recursos para o enriquecimento e a inclusão de seus alunos nas aulasItem Usos da história pública digital no combate à desinformação : Café história X Brasil paralelo(2024-08-09) Medeiros, Igor Ruann Nóbrega de; Corrêa, Lucas Mariani; http://lattes.cnpq.br/1710180569222932; http://lattes.cnpq.br/2586445949302089A manipulação de narrativas históricas com interesse político é algo atual não só no Brasil, como em todo o mundo. As ferramentas digitais tornaram-se fortes aliadas na divulgação dessas falsificações da história. Por isso, é importante elencar o que está sendo feito, no âmbito da História Pública Digital, para combater esse fenômeno contemporâneo e auxiliar a população no fortalecimento da consciência histórica. Para isso, este trabalho se pretende a analisar os conteúdos do site Café História, pioneiro em divulgação científica da história no Brasil, em contraponto ao conteúdo produzido pelo portal Brasil Paralelo, acusado de propagar revisionismos históricos com viés ideológico. Com isso, espera-se alcançar um compilado de estratégias de combate à desinformação relacionada a contextos históricos. A análise levanta as particularidades das fontes digitais, os cuidados metodológicos necessários para se trabalhar com elas e a importância da figura do historiador divulgador para fortalecer as narrativas históricas legitimas no ciberespaço.
