Licenciatura em Letras (UAST)
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TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
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Item Análise textual dos discursos: representações discursivas de vítima no gênero sentença judicial(2022-05-27) Nascimento, Yaira Vírnia Souza; Santos, Maria de Fátima Silva dos; http://lattes.cnpq.br/7444891591583206; http://lattes.cnpq.br/8776719902964885Esta pesquisa trata do tema da representação discursiva em textos de sentenças judiciais. Os principais objetivos do estudo são: 1) Explicar a relação entre as representações discursivas da mulher enquanto vítima e o ponto de vista do enunciador, em função da orientação argumentativa do texto; 2) Examinar o papel das representações discursivas na composição das sequências textuais do gênero sentença judicial, tendo em vista descrever a ação sociodiscursiva visada pelo enunciador: acusar, denunciar, instruir na formação da culpa, dentre outros. Para tanto, a metodologia prevê um aprofundamento do tema, com foco no campo conceitual em que buscaremos situar a noção de representação discursiva, atentando-se, particularmente, para sua abordagem voltada para a construção dos sentidos pretendidos nos textos analisados. Para a construção das representações discursivas, selecionamos as categorias teóricas referenciação, predicação e localização. O estudo insere-se no âmbito teórico geral da Linguística de Texto, mais especificamente, na Análise Textual dos Discursos (ATD), proposta por Adam (2011). Inserida no paradigma qualitativo de caráter descritivo, trata-se de uma pesquisa documental, cujo corpus é constituído por uma sentença judicial relacionada a crimes de violência contra a mulher, no caso em questão, a um crime de estupro.Item Construção de identidade da prática docente no Brasil: um olhar por meio da mídia(2021-02-22) Henriques, Tamara Géssica Tavares; Guimarães, Lílian Noemia Torres de Melo; http://lattes.cnpq.br/7778975209654541This work aims to investigate the treatment that is given to the teaching practice, especially in news from newspapers, as well as showing the possible identity constructions established by the media to this practice. For that, we used a theoretical basis, initially, in authors of Critical Discourse Analysis, such as Van Dijk (2008); Fairclough (1992); Resende (2012); and other scholars dealing with the theme. Regarding the notion of identity, we rely on authors from Sociology and Linguistics, such as Bauman (2005); Castells (2018); Kleiman (1998); Moita Lopes (1998); Hall (1999), among others. The corpus of the work is delimited in news taken from Jornal da Paraíba (JPB) online, in the period that corresponds from the year 2010 to 2020. Were collected five news that mentioned the teaching practice. Our purpose was to investigate the identity construction of teaching practice in Brazil through the media, whether it occurred positively or negatively, whether teachers had discursive access to this news, and how this access was given. Also, we observed the selection of lexical items that made up the news headline. As for methodological procedures, we employ the following categories: (I) discursive access; (II) analysis of the titles. The first results confirmed the hypothesis that the way the media reports teaching practice contributes to the construction of a negative teaching identity in Brazil.Item Discurso e música: uma análise crítica de letras de rap como instrumento de denúncia e de resistência(2023-03-28) Nogueira, Erlania Maria da Silva Souza; Guimarães, Lilian Noêmia Torres de Melo; http://lattes.cnpq.br/7778975209654541; http://lattes.cnpq.br/4635263700059688O objetivo geral desta pesquisa visa analisar o papel do rap enquanto discurso, à luz dos estudos da Análise Crítica do discurso. Especificamente, procuramos averiguar, por meio da análise de elementos linguísticos e de elementos contextuais, a construção estereotipada que há do rap e daquele que o compõe. Além disso, intencionamos discutir a importância de um olhar crítico para as composições musicais, a fim de se refletir sobre os problemas abordados pelo rap. Como fundamento teórico, adotamos os seguintes referenciais: Fairclough (2003), Van Dijk (2001) e Wodak (2004). A pesquisa se justifica a partir do entendimento de que o discurso do rap surge como um importante instrumento utilizado para abrir espaço para que as chamadas “minorias” possam relatar os problemas sociais, políticos e econômicos enfrentados no dia a dia do povo pobre e negro, em especial. Para tanto, a pesquisa adotou como procedimento metodológico o tipo de pesquisa qualitativa. Como corpus de análise, foram selecionadas três músicas de grande circulação do rap Emicida: “Levanta e anda” (2014), “Boa Esperança” (2015) e “Ismália” (2019). Os resultados obtidos indicam que o discurso do rap – a partir da análise de elementos linguísticos que se materializam no texto, e de seus contextos sociais, históricos, políticos, culturais e econômicos de produção, circulação e recepção – não apenas procura expor as mazelas existentes na sociedade, mas principalmente busca reivindicá-las, com o intuito de propor uma mudança social.Item Estudos críticos do discurso e o ensino de língua portuguesa: análise de temáticas sociais do livro didático(2023-03-28) Silva, Maria Eliene Vicente da; Lílian Noêmia Torres de Melo Guimarães; Guimarães, Lílian Noêmia Torres de Melo; http://lattes.cnpq.br/7778975209654541; http://lattes.cnpq.br/9998199445762907O trabalho tem como objetivo principal contribuir com o ensino de Língua Portuguesa, através de análises do livro didático dos anos finais do ensino fundamental, a partir dos Estudos críticos do discurso. Buscamos verificar como o trabalho pedagógico contempla algumas temáticas sociais nessas obras; e apresentar propostas de atividades sistematicamente organizadas, a fim de contribuir com a compreensão crítica do estudante em relação às temáticas sociais trabalhadas nas seções de leitura e produção de texto dos materiais didáticos. Nossa pesquisa tem como embasamento teórico os Estudos Críticos do Discurso com seus principais pensadores Fairclough (1995); Fairclough e Wodak (1997) e Van Dijk (2000, 2008). No tocante às investigações sobre o livro didático, nossas considerações fundamentam-se em Buzen (2005); Lajolo (1996) e Choppin (2004) entre outros. O nosso tipo de pesquisa tem uma natureza qualitativa, partindo de uma interpretação mais subjetiva dos dados. A partir das análises, pudemos destacar a importância dos Estudos Críticos do Discurso para uma educação crítica, na qual o estudante tenha a capacidade de refletir criticamente sobre temáticas sociais apresentadas pelo livro didático, possibilitando reflexões e questionamentos sobre ideologias dominadoras e padrões sociais naturalizados por discursos dominantes, como o discurso sobre o racismo.
