Licenciatura em Letras (UAST)
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TAE - Trabalho Apresentado em Evento
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
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Item A (in) desejada das horas: o tema morte na poesia de Manuel Bandeira(2023-03-29T03:00:00Z) Diniz, Carlos Samuel dos Santos; Almeida, Maria do Socorro Pereira; http://lattes.cnpq.br/3185435491287172; http://lattes.cnpq.br/6940108368664351O trabalho tem por objetivo analisar os poemas do autor pernambucano Manuel Bandeira no que tange a temática da morte e entender as suposições que levaram o poeta a escrever sobre o tema de forma tão recorrente em suas obras. Nesse viés, o contexto de desenvolvimento deste trabalho, é selecionar três poemas para análise e compreender o que levou Bandeira a dialogar tão bem com a morte, como nenhum outro poeta brasileiro modernista o fez. Para tanto, buscamos analisar, principalmente, as perspectivas de Arrigucci Jr (1990) e Rosenbaun (2002), que trazem um panorama ímpar dos traços bandeirianos sobre o tema, além de outros estudiosos tão importante quanto no desenvolvimento da pesquisa. Metodologicamente, procuramos investigar a temática nos poemas “Preparação para a morte” (1960), “Desencanto” (1917) e “Profundamente” (1989). As análises não admitem uma regra cronológica. Ao longo da pesquisa podemos observar que entendemos a importância da literatura para com o corpo social e com os desdobramentos que ela possui, tanto para a relação dos “eus”, nesse caso, Bandeira e sua vida pessoal, quanto para a relação do poeta com o mundo.Item A causa revelada – uma análise do conto A causa secreta em relação à crueldade na condição humana(2020-10-29T03:00:00Z) Souza, Luanna Raquel de Lima; Apolinário, José Antônio Feitosa; http://lattes.cnpq.br/1121641464509822; http://lattes.cnpq.br/8960383938317969O presente trabalho consiste em uma análise do conto A Causa Secreta, do autor brasileiro Machado de Assis; caracterizando-se como analítico literário com embasamento filosófico – um trabalho literário-filosófico –, tendo por objetivo analisar o conto, a fim de solucionar a seguinte problemática: é possível realizar a reflexão de como a crueldade pode se manifestar na condição humana a partir da leitura e análise do conto? Com a intenção de responder a tal questão, trouxemos à discussão as teses abordadas nas filosofias de Friedrich Nietzsche, nas obras Genealogia da Moral (dissertações 01 e 02) e Aurora, e Clément Rosset, em suas obras O Princípio de Crueldade e Lógica do Pior, os quais fomentam reflexões acerca de moral, culpa, má consciência, trágico e real. Essas ideias nos permitiram pensar a crueldade dentro do conto, constituindo os desenhos psicológicos dos personagens analisados e sua possibilidade de sua expressão na condição humana, fundamentando a vida. O que nos levou à conclusão de que a crueldade pode se manifestar de diferentes formas nas condições humanas de cada ser, bem como em suas ações e relações, refletindo os conceitos filosóficos – má consciência, culpa, moral, real e trágico – que a permeiam.Item A construção multimodal de referentes em memes sobre o discurso da pós-graduação(2019) Nogueira, Bruno Huann da Silva; Ranieri, Thaís Ludmila da Silva; http://lattes.cnpq.br/9800015399149501; http://lattes.cnpq.br/4491947961116486Posicionando-se numa visão sociocognitiva e multimodal, o presente trabalho tem como objetivo investigar como ocorre a construção multimodal de referentes em memes sobre o discurso da pós-graduação. Esse estudo sucede por dois motivos, em especial, o primeiro porque acreditamos que o gênero meme precise de mais investigações que busquem entender a complexidade desse objeto, assim como pelo fato desse gênero ser um produtivo espaço de investigação científica no âmbito da linguagem. Nesse sentido, discorremos nesse trabalho considerações sobre noções de texto, referenciação e multimodalidade que são alicerçadas pelas discussões de Cavalcante (2013); Cavalcante e Cústódio Filho (2010); Koch (2009); Marcuschi (2007 e 2012); Custódio Filho e Hissa (2018); Custódio Filho (2009); Mondada e Dubois (2003); Cavalcante, Custódio Filho e Brito (2014); Cortez e Koch (2013); Ranieri (2015); Dionísio (2014); Silva (2018); Vieira e Silvestre (2015); Ramos (2012); Sousa (2015). Para tanto, nossa abordagem pode ser definida como qualitativa, uma vez que, nossa pesquisa busca entender, descrever e interpretar os fenômenos ligados aos processos referenciais. Para essa investigação, contamos com 5 memes que foram coletados na rede social Instagram entre os meses de Agosto e Outubro de 2019, na página Mestrado Arrombado que se direciona a publicações voltadas para pós-graduação. Por fim, nossos resultados mostram que os referentes são retomados, por meio, principalmente, de anáforas diretas nos elementos imagéticos que compõem os memes. Além disso, observamos também que, em grande parte das vezes, os referentes “mestrado” e “dissertação” são referenciados com uma carga valorativa negativa.Item A educação na perspectiva inclusiva nas instituições de ensino técnico e superior de Serra Talhada-PE(2022-10-06T03:00:00Z) Silva, Maria Eduarda Alves da; Pereira, Ellen Polliana Ramos Souza; Cavalcanti, Larissa de Pinho; http://lattes.cnpq.br/7660087236639667; http://lattes.cnpq.br/6593918610781356O presente estudo objetivou investigar a inclusão de pessoas com deficiência ou transtorno nas instituições de ensino superior e técnico, públicas e privadas, em modalidade presencial de Serra Talhada – PE. Apesar de existirem documentos legais a exemplo de Leis, Decretos e Declarações que tratam da educação como um direito de todo indivíduo, ainda é possível perceber que o acesso e permanência das pessoas com deficiência ou transtornos em instituições de ensino profissionalizante podem ser dificultados por diversos fatores, entre eles a falta de acessibilidade. Assim, é preciso refletirmos sobre as necessidades dessas pessoas e buscarmos estratégias para naturalizar a inclusão. Preocupadas com o fato de a temática ser pouco discutida e a falta de conhecimento sobre a situação de inclusão em Serra Talhada, objetivamos contribuir para mudar esse contexto por meio de uma investigação de como, onde e com quem a inclusão acontece. Para fins de investigação, adotamos o método de pesquisa survey, caracterizado como um levantamento de dados. Quanto ao tratamento dos dados, optamos por uma análise quali-quantitativa para podermos descrever o atual cenário. Os resultados aqui obtidos indicam que as pessoas com deficiência ou transtornos estão conseguindo chegar ao ensino profissionalizante, mas o quantitativo de pessoas típicas ainda é muito superior. A pesquisa também oportunizou perceber que há um número de matrículas proporcionalmente maior nas instituições públicas; o quantitativo referente a condição de pessoa com deficiência sobressai o de pessoas com transtornos; há um equilíbrio entre homens e mulheres, a maioria desses vieram de escolas públicas e atualmente estão matriculados no período noturno, em cursos da área de humanas. Além disso, evidenciamos que as principais dificuldades enfrentadas no processo de inclusão em Serra Talhada são: a falta de profissional capacitado e a escassez de recursos de acessibilidade para atender as necessidades específicas dos alunos já matriculados, mas especialmente dos que vierem a ingressar.Item A expressão das cores e histórias que salvam vidas em O voo da guará vermelha, de Maria valéria Rezende.(2023-03-30T03:00:00Z) Silva, Iza Maria Lopes da; Almeida, Maria do Socorro Pereira de; http://lattes.cnpq.br/3185435491287172; http://lattes.cnpq.br/7537342535632454O voo da Guar avermelha, romance escrito por Maria Valéria Rezende, publicado no ano de 2005, traz a essência das cores diante das mudanças dos sentimentos e emoções das personagens principais, Rosalio e Irene, apresentando essas personagens num cenário social em meio a exploração, excluso e desrespeito dos seus direitos. Através das contações de histórias, ora beirando a fantasia, ora beirando o factual, podemos perceber a (re)construção, o identitária dessas pessoas ao longo do enredo. Em vista disso, este trabalho objetiva identificar os aspectos simbólicos das cores e sua importância na construção do enredo, o que nos direciona para um estudo semiótico, mas È objetivo, também, observar como se revelam os aspectos socioculturais que remetem ‡s identidades dos protagonistas, refletindo sobre o papel da literatura diante do retrato sociocultural contemporâneo trazido pela obra rezendiana através de Rosalio e Irene. Diante disso, a metodologia consiste em pesquisas bibliográficas, com consulta a periódicos, revistas, livros e sites da internet. A pesquisa est· teoricamente embasada em autores como Santaella (2007), Hall (2005), Candido (2006), Pignatari (2004); Pierce (2005); Possebon (2014), Guimarães (2004), Kandinsky (1996) entre outros que muito contribuíram para o desenvolvimento do estudo. Ao longo do estudo foi possível observar que as personagens nos despertam para um diálogo humanizador que reascende e pelo poder transformador da educação, mas nos alertam, também, frente ‡s condições de pobreza e de exclusao social, problemas ainda emergentes em nossa sociedade contemporânea.Item A formação inicial de professores na UFRPE - UAST: contribuições do estágio supervisionado em língua portuguesa(2022-02-28T03:00:00Z) Damascena, Maria das Gracas de Jesus; Berto, Jane Cristina Beltramini; http://lattes.cnpq.br/5158679260858327; http://lattes.cnpq.br/5141244882442478O presente trabalho tem como objeto de investigação as práticas de estágio supervisionado obrigatório em língua portuguesa. O objetivo geral é compreender a relevância do Estágio Supervisionado Obrigatório – ESO e suas contribuições para a formação inicial do professor. Os específicos são a) discutir a importância do estágio supervisionado obrigatório para a formação inicial do professor de língua portuguesa na UAST-UFRPE e os fatores preponderantes para a efetivação do ensino- aprendizagem; b) refletir sobre os saberes docentes e as práticas de ensino realizadas na escola campo de estágio, com vistas à melhoria do ensino e à formação do professor estagiário. Para isso, buscamos embasamento nos postulados teóricos de Pimenta e Lima (2004), Pimenta (1997, 2011), Tardif (2002), Nóvoa (1992; 2022), Libâneo (2006), Nascimento e Suassuna (2020), Berto e Santos (2022), e, de documentos oficiais de ensino de língua portuguesa (BRASIL, 1997; 1998), dentre os principais autores. De forma que pudéssemos compreender o ESO e suas contribuições para o estagiário e sua formação docente. Como procedimento metodológico, utilizamos da pesquisa bibliográfica e documental, de cunho qualitativo, tendo como instrumento de análise primeiramente a discussão sobre os Relatórios – ESO I, II e II de minha autoria e, posteriormente os resultados do questionário aplicado nas turmas de ESO I, II e III da disciplina de Estágio Supervisionado obrigatório em Língua Portuguesa, no curso de Letras (Português/inglês) da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE, na Unidade Acadêmica de Serra Talhada- UAST. Concluímos afirmando que as contribuições da disciplina de estágio supervisionado da UFRPE — UAST para a formação docente são inúmeras, como visto nos relatos e respostas do questionário e que o mesmo é imprescindível à formação do futuro professor, pois contribui para que o aluno estagiário conheça a realidade do seu futuro ambiente de trabalho, e suas intercorrências, perfis dos alunos e professores, integração entre a prática e a teoria, e também propicia ao estagiário, futuro profissional docente, a prática da “reflexão-acão-reflexão”.Item A identidade em Cais do sodré té salamansa (abordando personagens e suas conformidades)(2021-02-22T03:00:00Z) Lacerda, Erica Soraia Soares de; Gonçalves Neto, Nefatalin; http://lattes.cnpq.br/5135488225580130Este trabalho tem por finalidade analisar os contos Cais do Sodré e Salamansa da autora cabo-verdiana Orlanda Amarilis, dando ênfase a questão da identidade das personagens bem como os contextos sociais que as cercam. Para dar suporte a pesquisa tomamos como base o texto sobre Identidade cultural do multiculturalista Stuart Hall, bem como outros textos que dão luz para a questão do engajamento cultural e da formatação identitária nos escritos de Amarilis. A pesquisa não tem o intuito de justificar comportamentos, mas sim compreender formações identitarias de acordo com estudos sobre o tema, apontando a inconstância que há em todos os indivíduos que compõe qualquer sociedade, seja ela organizada ou nãoItem A imagem como produtora de sentidos e a temática ambiental em Um dia um rio de Léo Cunha e André Neves(2021-12-14T03:00:00Z) Batista, Maria Joice Araújo; Almeida, Maria do Socorro Pereira de; http://lattes.cnpq.br/3185435491287172; http://lattes.cnpq.br/1180321526893283O trabalho tem por finalidade analisar e discutir a importância das ilustrações contidas na literatura infantil e abordar a respeito da temática ambiental tratada na obra Um dia, um rio, do escritor Léo Cunha e ilustrado por André Neves, uma vez que se trata de uma obra direcionada para o público infantil e que conta, em uma linguagem poética, o desastre que ocorreu na cidade de Mariana-MG no ano de 2015, quando uma usina de minérios de ferro invadiu o Rio Doce. Os autores, nesse contexto, dão voz ao próprio rio que narra sua saga antes e depois de ser tomado pela lama tóxica. Para dar suporte à pesquisa, tomamos como base alguns teóricos e críticos entre os quais estão: Almeida (2020), Costa (2017), Coelho (2000), Bettelheim (2007), Quadros e Rosa (2008), Santaella (2003 e 2012), Zilberman (2013) e Simão (2013). Ao longo do estudo foi possível concluir que a literatura infantil também pode tratar de temas sociais, culturais, ambientais, entre outros, sem, no entanto, perder a afinidade com o seu públicoItem A importância do texto literário nos anos finais do ensino fundamental(2019) Barros, Maria Maynara da Silva; Andrade, Andreia de Lima; http://lattes.cnpq.br/0479014179190017O presente trabalho monográfico detém-se a refletir e discutir acerca da importância do texto literário em sala de aula, como uma prática social fundamental para a inserção do indivíduo no mundo letrado, pois, o ensino de literatura contribui profundamente para a formação integral do sujeito- leitor. Portanto, é necessário pensar em atividades de leituras literárias desde o ensino fundamental, pois estas auxiliarão na formação social e cognitiva dos indivíduos, agindo no desenvolvimento da criticidade e fazendo-o compreender o mundo a sua volta. Assim, a prática da leitura literária exerce uma função social e que colabora para a formação de leitoresliterários autônomos e proficientes. Para realizar tal discussão, tomamos por base os seguintes teóricos: Candido (1995), Colomer (2007), Cosson (2006), Jouve (2012), dentre outros.Item A língua portuguesa no ensino médio: reflexões e possibilidades a partir do estagio supervisionado(2021-02-23T03:00:00Z) Aquino, Abigail Rodrigues de; Berto, Jane Cristina Beltramini; http://lattes.cnpq.br/5158679260858327; http://lattes.cnpq.br/4411134023678639Este trabalho busca refletir sobre o ensino de Língua Portuguesa no Ensino Médio, a partir da Base Nacional Comum Curricular - BNCC (BRASIL, 2018), e das experiências obtidas durante o Estágio Supervisionado Obrigatório em LP – ESO III, junto a UAST-UFRPE. Especificamente, buscamos discutir como esse ensino se efetiva na escola campo de estágio ao longo das observações e da regência vivenciadas no ESO. A metodologia adotada parte de pesquisa-ação, segundo a qual, discutimos possibilidades de ensino e problemáticas a partir do círculo em que nos relacionamos no momento de observação escolar e de estudo acadêmico para formação de professores acerca dos aspectos teórico-metodológicos da LP. Para tanto, a pesquisa bibliográfica e documental foi uma das nuances para o estudo, com foco no ensino de gêneros textuais, como apontam as diretrizes curriculares oficiais, pautadas nos documentos federais como a Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL, 2018) e os Parâmetros Curriculares nacionais – PCN (BRASIL, 2000) entre outros. A análise aponta para modificações profundas quanto ao ensino e a ação docente nos cursos universitários, sobretudo na maneira de se conceber as práticas de estágio supervisionado, e diante do agravante da Pandemia ocasionada pela Covid-19, que alterou sobremaneira a realidade social, acadêmica e educacional de todos os brasileiros.Item A literatura no ensino fundamental II: uma proposta para a formação do leitor(2018) Barbosa, Geneilda de Sousa; Almeida, Maria do Socorro Pereira de; http://lattes.cnpq.br/3185435491287172Sabe-se que a leitura desempenha um papel muito importante na educação escolar de crianças, adolescentes e adultos. Através da leitura de textos literários se tem acesso aos diferentes conteúdos ensinados na escola e informações da sociedade em geral, nos permitindo ter contato com o mundo no qual estamos inseridos e interpretá-lo. Nesse sentido, o presente trabalho pretende discutir de que forma o ensino de literatura pode ser trabalhado no ensino fundamental II, buscando subsídios teóricos que permita desenvolver estratégias de ensino de literatura na sala de aula, utilizando a leitura como uma ferramenta lúdica e auxiliar no desenvolvimento da leitura do aluno. Metodologicamente optou-se por revisão bibliográfica, através da reunião de um vasto arcabouço teórico, onde nos debruçamos sobre estudos basilares de autores como: Regina Zilberman, Nelly Coelho, Marisa Lajolo, dentre outros. Enfatiza-se também o caráter crítico-analítico, haja vista que no texto constam algumas análises de textos literários, particularmente no último capítulo em que procuramos fazer uma leitura analítica do livro “A Bolsa Amarela”, de Lygia Bojunga. O trabalho está dividido em três capítulos, o primeiro capítulo aborda a questão da “literatura e escola”, apontado como o ensino de literatura pode ser incrementado na sala de aula e como ela pode ser uma aliada para a formação do sujeito crítico e reflexivo. O segundo capítulo aborda a importância da literatura infanto-juvenil, pois os alunos que estão no fundamental II precisam de uma literatura mais direcionada para a sua faixa etária. No terceiro capítulo apresentamos uma análise do livro “A Bolsa Amarela”, mostrando algumas possibilidades de leitura para essa obra e observando através de elementos simbólicos o cotidiano de muitas crianças. Conclui-se com este trabalho, portanto, a necessidade pujante do reconhecimento por parte da escola, professores e sociedade em geral, família e outros membros da sociedade, de reconhecer a importância da literatura para a formação do aluno, não apenas como atividade obrigatória da escola, mas como um instrumento transformador. Ressalta-se ainda, a importância do estudo de texto literários como ferramenta que possibilita ampliar os horizontes de interpretação do leitor, ampliando sua visão de mundo. Através da análise do livro “A bolsa Amarela”, proposta neste trabalho, pode-se ver na prática como a leitura tem o poder de gerar reflexão, inquietação, levar o leitor para o mundo da fantasia, mas sem perder o senso crítico, levando-o a decifrar códigos implícitos no texto que vão muito além do que as palavras escritas estão dizendo.Item A mulher nas letras das canções de Chico Buarque(2019) Ferreira, Rejane da Silva; Almeida, Maria do Socorro Pereira de; http://lattes.cnpq.br/3185435491287172; http://lattes.cnpq.br/7338815417526024Este trabalho tem como objetivo, discutir sobre a figura da mulher culturalmente construída como sexo frágil, apresentada nas letras do compositor Chico Buarque de Hollanda. Assim como discutir acerca da invenção desse conceito, visto que muitas mulheres não se enquadram a ele. Buscamos refletir sobre a figura da mulher submissa e também daquela que quebra tal conceito, sendo esta a mulher transgressora. Por fim entender como estes estereótipos são percebidos nas letras de músicas de Chico Buarque. A pesquisa é de cunho bibliográfico-qualitativa, tendo como respaldo estudiosos como Martha Robles (2006), Alfredo Bosi (1977), Adélia Menezes (2001), entre outros. O estudo será dividido em três partes, na primeira buscamos responder a questão “mulher, sexo frágil?”, a partir da vida de várias figuras da nossa história e também das letras do compositor. Na segunda parte, traremos um breviário bibliográfico sobre Chico Buarque, bem como suas produções como escritor, teatrólogo e suas faces nas composições musicais. Na última parte será a análise de algumas letras, apontando para a posição das figuras femininas nas mesmas. Finalizando o trabalho destacamos que a mulher é presa a estereótipos patriarcalistas e presa a conceitos nos quais, muitas vezes, ela própria se aprisiona, e para libertar-se ela deve se auto reconhecer como uma mulher forte, livre de conceitos pré-estabelecidos. O estudo nos levou a concluir que o estereótipo de mulher frágil ainda perdura principalmente na mente da própria mulher e que as letras do autor em questão, colocam ela como protagonista, partindo assim da própria voz da mulher, que fala do lugar em que ocupa.Item A perspectiva existencial e a imagem da mulher na fusão humano-ambiental em Doze Reis e a moça no labirinto do vento(2019) Silva, Auricélia Nunes da; Almeida, Maria do Socorro Pereira de; http://lattes.cnpq.br/3185435491287172; http://lattes.cnpq.br/6296537709996947O presente trabalho tem como objetivo estudar alguns contos presentes no livro Doze Reis e a Moça no labirinto do vento (2006), de Marina Colasanti, com enfoque nos contos “A mulher ramada”, “Uma concha à beira-mar” e “Doze reis e a moça no labirinto do vento”, no intuito de perceber como a figura feminina é constituída bem como observar a relação das personagens com o contexto socioambiental. Mostramos que a autora escreve contos de fada a fim de atingir não apenas o público infanto-juvenil, mas também adultos, pois o estilo empregado nas narrativas foge da tradição do “era uma vez” e do “viveram felizes para sempre”, mostrando o humano da atualidade que busca a liberdade, o amor e o sonho. Discutimos sobre a fusão humano-ambiental para melhor entender a relação entre mulher e outros elementos da natureza na obra e o autoconhecimento, determinando seu posicionamento na sociedade patriarcal. A pesquisa é de cunho bibliográfico e também buscou-se conhecer melhor a formação literária da autora e a sua constituição como escritora feminina e feminista, tanto esses aspectos quanto as análises dos contos foram embasados nos pressupostos de algumas estudiosas feministas como Martha Robles (2006), Rose Marie Muraro (1970), Ruth Silviano Brandão (2006), entre outros também importantes para pesquisa. Contudo, foi possível verificar que os contos colassantianos possuem grande significação humano-existencial, capaz de fazer refletir sobre os aspectos da realidade humana, bem como a representação da mulher na sociedade e são apresentados de maneira mágica, aludindo a mitologias cristã, grega, e africana.Item A perspectiva utópica e distópica em admirável mundo novo (2003), de Aldous Huxley(2022-10-06T03:00:00Z) Lucena, Vitória da Silva; Santos, Paulo Henrique Raulino dos; http://lattes.cnpq.br/4368649902795783; http://lattes.cnpq.br/1592734393040239O presente trabalho analisa as perspectivas utópicas e distópicas dentro da obra Admirável Mundo Novo de Aldous Huxley, publicada em 1932, a partir da análise dos personagens Mustafá Mond e Bernard Marx. Diante a metodologia de cunho bibliográfico qualitativo discutiremos o termo utopia segundo Morus (2014), Murta (2020) e Figueiredo (2009) e apresenta-se o termo distopia e sua carga crítica dentro da literatura seguindo os pressupostos de Almeida (2018), Pavloski (2017), Garcia (2015) e Hilário (2013). A análise dos personagens será pautada sob as perspectivas de Reuter (2004), Brait (1985) e Cândido (1974). Por fim, conclui-se que na narrativa de Admirável Mundo Novo, a elaboração da utopia e da distopia depende da perspectiva narrativa de cada uma das personagens.Item A pronúncia das vogais médias pretônicas em Serra Talhada – Pernambuco(2018) Souza, Ivonete de; Sedrins, Adeilson Pinheiro; http://lattes.cnpq.br/7619692078072334O presente trabalho intitulado A pronúncia das vogais médias pretônicas em Serra Talhada-Pernambuco, surgiu devido à falta de estudos referentes a esse tema na cidade de Serra Talhada. Dessa forma, a pesquisa aqui apresentada pretende contribuir para uma descrição da língua falada em Serra Talhada, situando características fonético-fonológicas da comunidade dentro do cenário linguístico brasileiro. O objetivo principal deste trabalho é registrar a variação linguística da região com ênfase nas vogais médias realizadas em posição pretônica, /e/ e /o/, sob a perspectiva da Teoria da Variação Laboviana. Para isso, o estudo aqui apresentado foi realizado a partir do registro da leitura oral de um texto escrito por 12 informantes (seis do sexo feminino e seis do sexo masculino), variando a faixa etária entre 15 a 25 anos, residentes e naturais do município de Serra Talhada, Pernambuco. O corpus utilizado no estudo compreendeu o universo de 20 palavras, selecionadas de acordo com a observação do contexto linguístico que poderia ser favorecedor ou não da variação da pronúncia das vogais médias em posição pré-tônica. Dessas palavras, foram verificadas 240 ocorrências entre as variantes [ɛ,e, i, ͻ,o]. Os resultados obtidos mostraram que as vogais média-baixa [ɛ,ͻ] são as mais atuantes na fala da comunidade serra-talhadense.Item A pronúncia do R retroflexo do inglês por alunos de uma escola de idiomas em Serra Talhada-PE(2018) Pereira, Alana Santos; Santos, Renata Lívia de Araújo; http://lattes.cnpq.br/7009377945244623; http://lattes.cnpq.br/0849895202690132Esta pesquisa tem como objetivo analisar a pronúncia do r retroflexo da Língua Inglesa na fala de estudantes de uma escola de idiomas localizada na Serra Talhada - PE. Para tanto, utilizamos como suporte teórico-metodológico os pressupostos da Sociolinguística Variacionista, que busca explicar a língua em uso, bem como sua relação com a sociedade, a fim de analisarmos os fatores sociais que atuam sobreo fenômeno, na comunidade de fala estudada. Da mesma forma, recorremos à Fonética e Fonologia, numa perspectiva Estruturalista, com a intenção de fazermos a descrição do fone estudado, como também dos fatores linguísticos que podem atuar sobre ele. Assumindo que existe variação na fala de indivíduos pertencentes a uma mesma comunidade linguística, e que essa variação se estende ao processo de aprendizagem de uma língua estrangeira, selecionamos alguns fatores, linguísticos e extralinguísticos, levantando hipóteses de que tais fatores possam provocar uma variação na pronúncia do retroflexo, a saber: a posição do fone na palavra, o nível de proficiência do aprendiz e o nível de monitoramento na leitura do material utilizado na coleta dos dados. Assim sendo, gravamos a fala de 10 informantes matriculados na escola de idiomas selecionada para a pesquisa –sendo 5 do nível básico II e 5 do nível avançado –e propusemos a leitura do seguinte material para a coleta dos dados que compuseram o presente estudo: listade palavras, lista de imagens e um texto contendo palavras que apresentassem o retroflexo, no intuito de averiguar nossa hipótese inicial de que o nível avançado apresentaria maior proficiência que o nível básico na pronúncia do fone. Finalmente, realizamos a análise do corpus, concluindo que existe variação na fala dos aprendizes da Língua Inglesa, confirmando que os alunos do nível avançado demonstram maior proficiência na articulação do retroflexo que os alunos do nível básico, e comprovando que há tanto fatores linguísticos quanto fatores extralinguísticos favorecem a variação, tais como a substituição do retroflexo /I/pelo tepe /r/ pela aspirada /h/, além do apagamento do fone.Item A representação do feminismo negro no romance Ponciá Vicêncio de Conceição Evaristo(2018) Silva, Conceição Campos da; Pereira, Kleyton Ricardo Wanderley; http://lattes.cnpq.br/8902091363038170Esta monografia tem por finalidade fazer uma breve reflexão a respeito do romance Ponciá Vicêncio, da autora Conceição Evaristo. Para tal, levamos em consideração as reflexões de alguns (as) autores (as) (Constância Lima Duarte; Angela Davis; Marcos Antônio Alexandre; Flavia Santos de Araújo; Cristiane Cortês; Petrônio Domingues; Bell Hooks; Omar da Silva Lima; Barbára Araújo Mahado; entre outros) sobre as lutas empreendidas pelas mulheres negras no mundo e o movimento Feminista Negro no Brasil. Para chegarmos à análise do romance, buscamos trazer um breve recorte a respeito das lutas feministas no Brasil e no mundo, bem como das origens do Movimento Feminista Negro em nosso país. Destacamos também a importância das mulheres escritoras em nossa literatura nacional, sejam elas brancas ou negras, dando maior destaque para a escritora Conceição Evaristo.E, na produção da análise fizemos uso das vivências e buscas por uma identidade perdida da protagonista Ponciá, personagem descendente de escravos e que vive no período pós-abolição da escravatura.Item A representação externa e a verdade interna em espelho de José J. Veiga(2019) Silva, Mikaelly Keila Pereira da; Almeida, Maria do Socorro Pereira de; http://lattes.cnpq.br/3185435491287172; http://lattes.cnpq.br/0057832271208582A pesquisa tem por objetivo fazer uma análise acerca do conto Espelho de José J. Veiga, tendo por foco o objeto espelho, uma vez que tal elemento parece revelar além das aparências físicas e mostrar o que está por trás das aparências de integrantes da família que fazem parte do espaço onde tal artefato se encontra localizado. A pesquisa tem por base os estudos desenvolvidos por Chevalier e Gheerbrant (2012), Melchior-Bonnet (2016), Souza (1990), Turchi (2005) entre outros de fundamental importância para o desenvolvimento da análise. Durante todo o percurso histórico da humanidade o ―homem‖ sempre tentou (re)conhecer o outro e a si mesmo, para isso utilizava tudo que pudesse dar-lhe uma pista, uma imagem do que e de quem era, primeiro nas águas e em alguns metais, depois em um objeto feito de vidro chamado de espelho, contudo, tão fascinante objeto foi interpretado de diversas maneiras pelas diferentes sociedades. Dessa forma, o espelho vai ganhando formas e também simbolismos no imaginário social. No texto literário, ele pode representar as figuras sociais e também as personalidades de quem o ―enfrenta‖. Assim, ao longo do trabalho, foi possível observar que no conto de Veiga, o espelho reflete e transfigura as máscaras sociais, a hipocrisia em que vivem os personagens da trama. Nesse conto, o espelho não é visto apenas como um objeto comum, simples e sem maiores significados ou importância, ele é o centro, que faz com que os personagens desloquem suas experiências e mostrem quem realmente são.Item A saudade cantada na poesia popular do sertão do Pajeú(2019-12-12T03:00:00Z) Soares, Luis Ricardo Lopes; Almeida, Maria do Socorro Pereira de; http://lattes.cnpq.br/3185435491287172O objetivo desse estudo é refletir sobre a “saudade” e as formas como ela se apresenta na literatura popular nordestina em especial na poesia, com análises mais aprofundadas na produção no Sertão do Pajeú. Realizamos também uma pesquisa da palavra do latim que deu origem ao termo “saudade” na língua portuguesa em contraponto com palavras já existentes de povos originários brasileiros e que possuem o mesmo significado. Fazendo assim, um apanhado de processos históricos sobre a palavra e o sentimento, produzindo análises literárias sobre o “cantar” poético da saudade na cultura popular. Para embasamentos teóricos recorremos aos estudos de vários autores tais como Guerreiro (1987), Hall (2003), Silva (2013), Cascudo (1984) entre outros também importantes para o estudo. O trabalho encontra-se dividido em três seções com alguns subtópicos. Em princípio discorremos sobre a perspectiva do que vem a ser popular e a literatura popular bem como a pluralidade temática existente. Depois buscou-se entender um pouco mais sobre a saudade, como ela se representa em cada situação, língua, cultura etc. Finalizamos mostrando os cantos do Pajeú e a saudade cantada pelos poetas da região. Ao longo da pesquisa, foi possível observar que a saudade não tem amarras e nem uma definição e é inerente ao ser humano.Item A variação do fonema fricativo alveolar // na língua falada na cidade de Orocó(2020-12-15T03:00:00Z) Lima, Carlos Álack de; Santos, Renata Lívia de Araújo; http://lattes.cnpq.br/7009377945244623; http://lattes.cnpq.br/8017557620002069Este trabalho apresenta uma pesquisa quantitativa dentro dos pressupostos teóricos e metodológicos da Sociolinguística (2008 [1972]), a fim de mostrar dados significativos sobre a fala dos moradores da cidade de Orocó. Observamos a variação linguística presente na fala dos orocoenses a partir da seleção do fenômeno de aspiração do fonema fricativo alveolar dental desvozeado //, que chamou a nossa atenção devido à grande ocorrência presente na transcrição dos dados. A pesquisa fundamenta-se, mais especificamente, na Teoria da Variação Linguística, de Labov (2008 [1972]), que tem como proposta de estudo observar a relação entre a língua que falamos e a sociedade em que vivemos. Essa relação é mútua e intensifica a heterogeneidade da língua, que por sua vez já é interna e natural ao sistema linguístico. Para este estudo, contextualizamos o fenômeno analisado, a variante [], mediante os estudos sobre a Fonética e a Fonologia que, por sua vez, são os estudos da produção da fala. A metodologia do trabalho se estabelece por meio da elaboração de um roteiro para a realização da pesquisa em que foram feitas coletas de fichas sociais e de dados linguísticos por meio de entrevistas, da transcrição dos dados coletados, da codificação e da rodagem dos dados através do programa computacional GoldVarbX. Com isso, notamos que na comunidade de fala em questão há a presença do fenômeno de aspiração [] da fricativa //. Dentre as variáveis postas em análise, as que tiveram um percentual maior de influência foram: contexto procedente, contexto precedente e sexo, nessa ordem, respectivamente. Entretanto, consideramos que os moradores da cidade de Orocó-PE, por meio da nossa análise, tendem a realizar pouco o fenômeno de aspiração.
