Licenciatura em Letras (UAST)
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Item Leitura: análise de suas implicações para o processo de apropriação da escrita(2019) Souza, Tatiane Dark dos Santos; Berto, Jane Cristina Beltramini; http://lattes.cnpq.br/5158679260858327; http://lattes.cnpq.br/2227300265506033Este trabalho tem como objetivo desenvolver algumas considerações relacionadas à leitura enquanto processo de apropriação da escrita voltadas especificamente para uma turma de 3° ano do Ensino Fundamental, vinculada à Rede Municipal da cidade de Santa Cruz da Baixa Verde-PE. Para tanto buscamos embasamento nos seguintes teóricos, Antunes (2006), Bakhtin (2003), Cagliari (2007), Freire (2006), Menegassi (2010), Ruiz (2013), Serafini (1989), Tardif (2007), entre outros pesquisadores que refletem sobre a temática. Apresentamos ainda o estado da arte que tem como intuito investigar aspectos que tem sido discutido nos últimos cinco anos sobre a leitura e escrita vinculada ao estudo de gêneros também trabalhados na produção revisão e reescrita de textos em sala de aula, fomentando a pertinência da prática reflexiva. O procedimento metodológico contou com a pesquisa-ação, descritiva e qualitativa, caracterizada como estudo de caso, que em alguns aspectos descreve as ações realizadas no exercício pedagógico diário e reflexivo no qual o docente faz análise da própria prática. Vivenciada na Escola Municipal Otacílio Carlos de Alencar, a pesquisa teve como procedimento pedagógico a análise das produções textuais dos alunos, realizadas a partir dos gêneros tira e carta. Assim, notamos que tanto os procedimentos de correções, que propiciam ao aluno uma interação maior com o texto produzido, fomentando a leitura deste para que posteriormente haja a interação do aluno com o próprio texto a fim de melhorá-lo, quanto a prática reflexiva docente podem auxiliar no processo de ensino aprendizagem quando utilizados de maneira dialógica, ocorrendo a interação aluno/professor como também aluno/texto. Nesse sentido, verificamos que a proposta metodológica para correções ainda é um fator desconhecido na prática docente, de forma que concluímos que este seria um aspecto a ser fomentado em formações vinculadas a prática de escrita em sala de aula.
