Licenciatura em Letras (UAST)

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TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

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    O homem duplicado: a representação da perda da identidade na sociedade contemporânea
    (2019-11-20) Souza, Josimar Pereira de; Gonçalves Neto, Nefatalin; http://lattes.cnpq.br/5135488225580130
    O presente trabalho aborda a temática do duplo na literatura a partir de representação de sujeitos contemporâneos e o diálogo entre literatura e sociedade. O estudo procura verificar e justificar a relevância da temática na representação das dualidades e dilemas existenciais do ser humano. Através do romance do autor português José Saramago publicado em 2002, o trabalho discute a questão da identidade no mundo globalizado. Centrado no encontro de dois homens perfeitamente idênticos, o romance de Saramago atribui longevidade a temática do duplo e a coloca em discussão no que diz respeito o quanto o tema do duplo é representativo enquanto crítica social. Ao longo do trabalho analisaremos questões teóricas do duplo, o enredo do romance e logo após as suas ressonâncias no contexto social. Teoricamente embasado por Sturat Hall (2005) o trabalho procura apresentar os reflexos de uma sociedade globalizada, automatizada, de grandes metrópoles e as consequências nos sujeitos contemporâneos, a fragmentação, os dilemas existenciais, crise de identidade, consequentemente duplicidade.
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    A saudade cantada na poesia popular do sertão do Pajeú
    (2019-12-12) Soares, Luis Ricardo Lopes; Almeida, Maria do Socorro Pereira de; http://lattes.cnpq.br/3185435491287172
    O objetivo desse estudo é refletir sobre a “saudade” e as formas como ela se apresenta na literatura popular nordestina em especial na poesia, com análises mais aprofundadas na produção no Sertão do Pajeú. Realizamos também uma pesquisa da palavra do latim que deu origem ao termo “saudade” na língua portuguesa em contraponto com palavras já existentes de povos originários brasileiros e que possuem o mesmo significado. Fazendo assim, um apanhado de processos históricos sobre a palavra e o sentimento, produzindo análises literárias sobre o “cantar” poético da saudade na cultura popular. Para embasamentos teóricos recorremos aos estudos de vários autores tais como Guerreiro (1987), Hall (2003), Silva (2013), Cascudo (1984) entre outros também importantes para o estudo. O trabalho encontra-se dividido em três seções com alguns subtópicos. Em princípio discorremos sobre a perspectiva do que vem a ser popular e a literatura popular bem como a pluralidade temática existente. Depois buscou-se entender um pouco mais sobre a saudade, como ela se representa em cada situação, língua, cultura etc. Finalizamos mostrando os cantos do Pajeú e a saudade cantada pelos poetas da região. Ao longo da pesquisa, foi possível observar que a saudade não tem amarras e nem uma definição e é inerente ao ser humano.
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    A perspectiva existencial e a imagem da mulher na fusão humano-ambiental em Doze Reis e a moça no labirinto do vento
    (2019) Silva, Auricélia Nunes da; Almeida, Maria do Socorro Pereira de; http://lattes.cnpq.br/3185435491287172; http://lattes.cnpq.br/6296537709996947
    O presente trabalho tem como objetivo estudar alguns contos presentes no livro Doze Reis e a Moça no labirinto do vento (2006), de Marina Colasanti, com enfoque nos contos “A mulher ramada”, “Uma concha à beira-mar” e “Doze reis e a moça no labirinto do vento”, no intuito de perceber como a figura feminina é constituída bem como observar a relação das personagens com o contexto socioambiental. Mostramos que a autora escreve contos de fada a fim de atingir não apenas o público infanto-juvenil, mas também adultos, pois o estilo empregado nas narrativas foge da tradição do “era uma vez” e do “viveram felizes para sempre”, mostrando o humano da atualidade que busca a liberdade, o amor e o sonho. Discutimos sobre a fusão humano-ambiental para melhor entender a relação entre mulher e outros elementos da natureza na obra e o autoconhecimento, determinando seu posicionamento na sociedade patriarcal. A pesquisa é de cunho bibliográfico e também buscou-se conhecer melhor a formação literária da autora e a sua constituição como escritora feminina e feminista, tanto esses aspectos quanto as análises dos contos foram embasados nos pressupostos de algumas estudiosas feministas como Martha Robles (2006), Rose Marie Muraro (1970), Ruth Silviano Brandão (2006), entre outros também importantes para pesquisa. Contudo, foi possível verificar que os contos colassantianos possuem grande significação humano-existencial, capaz de fazer refletir sobre os aspectos da realidade humana, bem como a representação da mulher na sociedade e são apresentados de maneira mágica, aludindo a mitologias cristã, grega, e africana.
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    Argumentação e contra argumentação: um discurso que pode condenar ou justificar
    (2018) Santos, Valesca Talita Viturino dos; Silva, Jean Paul d'Antony Costa; Silva, Filipe Lima; http://lattes.cnpq.br/0793640526993320; http://lattes.cnpq.br/3561921480563342; http://lattes.cnpq.br/6830135400465830
    A obra shakespeariana O Mercador de Veneza aborda conceitos e contempla estratégias que perpassam os limites da ficção , a proporção que vai além do faz de conta , mostrando situações e conflitos que podem fazer parte da vida real , tratando-se de uma sociedade que dá privilégios aos majoritários, visto que no decorrer de toda a trama, o judeu é desprestigiado, pelo simples fato de ser judeu . O presente trabalho tem o objetivo de mostrar de forma clara a visão que cada personagem tem sobre justiça e o que essa relação acarreta na vida de cada um enquanto personagens da obra. Tendo em vista a complexidade de todas essas questões, especialmente na tentativa de adequá-las a um conceito de justiça, nos apropriamos desse momento narrativo para trazer à tona as diversas discussões sobre antissemitismo, posição social, poder, preconceito apresentados pelo autor. Nessa perspectiva desenvolveu-se uma pesquisa explicativa, por meio de uma análise bibliográfica, buscando responder a seguinte indagação: Será que a justiça foi feita para ambas as partes ou uma das partes, por exemplo, a parte mais desprestigiada saiu prejudicada? Dessa maneira optou-se por analisar a obra dentro do âmbito do direito e da filosofia, orientando-se a partir de conceitos teóricos de autores, a citar: John Rawls, Platão, Sócrates, Kant, Dworkin, entre outros. Portanto, diante da análise realizada, conclui-se que a hipótese inicial não se concretizou, a saber, que houve justiça para ambas às partes, mesmo o protagonista perdendo todos os seus bens, pois a justiça foi aplicável de maneira a prevalecer às leis de Veneza.
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    O espaço do visível e do invisível na obra “Ensaio sobre a cegueira”
    (2018) Barbosa, Jéssica Andrade Guabiraba; Cavalcante, Valquíria Maria de Moura; Pereira, Kleyton Ricardo Wanderley; http://lattes.cnpq.br/8902091363038170; http://lattes.cnpq.br/1979728174658046; http://lattes.cnpq.br/0952255686046703
    O principal objeto de estudo deste trabalho é analisar os espaços visíveis e invisíveis como peça fundamental de transformação dos personagens dentro da obra Ensaio sobre a cegueira (1995) de José Saramago, posto que os personagens se modificam ao longo da narrativa. Pretende-se também trabalhar a categoria espaço, assim como teorias filosóficas sobre o espaço, a fim de relatar os espaços que a narrativa aborda. Dessa forma utilizamos a partir da leitura de Luis Alberto Brandão em sua obra “A teoria do espaço literário”,onde ele apresenta as teorias que foram escolhidas para o estudo da obra. Como “A poética do espaço –Gaston Bachelard”e “Microfisica do poder” de Foucault.
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    Perspectivas do herói em “O santo e a porca” de Ariano Suassuna, traços e peculiaridades da obra e dos personagens
    (2018) Araujo, Jeancarlos Marins de; Almeida, Maria do Socorro Pereira de; http://lattes.cnpq.br/3185435491287172; http://lattes.cnpq.br/7401151266473757
    A presente monografia pretende investigar as representações do herói, na obra O santo e a porca, de Ariano Suassuna, especialmente na perspectiva da personagem Caroba, que se revela como picaresca. Vemos também as peculiaridades de outros personagens e os traços de nordestinidades, típicos das obras Suassunianas. O trabalho observa, também, aspectos do sagrado e do profano na obra com embasamento, principalmente, nas visões teóricas de Émile Durkheim e Mircea Eliade que nos ajudaram a entender melhor essas perspectivas e analisá-las no texto em estudo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e bibliográfica para a qual procuramos nos embasar em documentos e textos já produzidos sobre o assunto e para atingirmos o objetivo, dividimos o estudo em três partes, primeiro procuramos conhecer mais sobre o estilo e a estética do autor, depois apresentamos a obra e em seguida, fizemos uma análise de alguns aspectos importantes da obra e dos personagens. Ao final da pesquisa, foi possível perceber que a obra revela as peculiaridades humanas, o jogo de aparências dos personagens, especialmente a astucia de Caroba e também funde opostos como o sagrado e o profano, entre outros fatores.
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    A literatura no ensino fundamental II: uma proposta para a formação do leitor
    (2018) Barbosa, Geneilda de Sousa; Almeida, Maria do Socorro Pereira de; http://lattes.cnpq.br/3185435491287172
    Sabe-se que a leitura desempenha um papel muito importante na educação escolar de crianças, adolescentes e adultos. Através da leitura de textos literários se tem acesso aos diferentes conteúdos ensinados na escola e informações da sociedade em geral, nos permitindo ter contato com o mundo no qual estamos inseridos e interpretá-lo. Nesse sentido, o presente trabalho pretende discutir de que forma o ensino de literatura pode ser trabalhado no ensino fundamental II, buscando subsídios teóricos que permita desenvolver estratégias de ensino de literatura na sala de aula, utilizando a leitura como uma ferramenta lúdica e auxiliar no desenvolvimento da leitura do aluno. Metodologicamente optou-se por revisão bibliográfica, através da reunião de um vasto arcabouço teórico, onde nos debruçamos sobre estudos basilares de autores como: Regina Zilberman, Nelly Coelho, Marisa Lajolo, dentre outros. Enfatiza-se também o caráter crítico-analítico, haja vista que no texto constam algumas análises de textos literários, particularmente no último capítulo em que procuramos fazer uma leitura analítica do livro “A Bolsa Amarela”, de Lygia Bojunga. O trabalho está dividido em três capítulos, o primeiro capítulo aborda a questão da “literatura e escola”, apontado como o ensino de literatura pode ser incrementado na sala de aula e como ela pode ser uma aliada para a formação do sujeito crítico e reflexivo. O segundo capítulo aborda a importância da literatura infanto-juvenil, pois os alunos que estão no fundamental II precisam de uma literatura mais direcionada para a sua faixa etária. No terceiro capítulo apresentamos uma análise do livro “A Bolsa Amarela”, mostrando algumas possibilidades de leitura para essa obra e observando através de elementos simbólicos o cotidiano de muitas crianças. Conclui-se com este trabalho, portanto, a necessidade pujante do reconhecimento por parte da escola, professores e sociedade em geral, família e outros membros da sociedade, de reconhecer a importância da literatura para a formação do aluno, não apenas como atividade obrigatória da escola, mas como um instrumento transformador. Ressalta-se ainda, a importância do estudo de texto literários como ferramenta que possibilita ampliar os horizontes de interpretação do leitor, ampliando sua visão de mundo. Através da análise do livro “A bolsa Amarela”, proposta neste trabalho, pode-se ver na prática como a leitura tem o poder de gerar reflexão, inquietação, levar o leitor para o mundo da fantasia, mas sem perder o senso crítico, levando-o a decifrar códigos implícitos no texto que vão muito além do que as palavras escritas estão dizendo.
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    A representação do feminismo negro no romance Ponciá Vicêncio de Conceição Evaristo
    (2018) Silva, Conceição Campos da; Pereira, Kleyton Ricardo Wanderley; http://lattes.cnpq.br/8902091363038170
    Esta monografia tem por finalidade fazer uma breve reflexão a respeito do romance Ponciá Vicêncio, da autora Conceição Evaristo. Para tal, levamos em consideração as reflexões de alguns (as) autores (as) (Constância Lima Duarte; Angela Davis; Marcos Antônio Alexandre; Flavia Santos de Araújo; Cristiane Cortês; Petrônio Domingues; Bell Hooks; Omar da Silva Lima; Barbára Araújo Mahado; entre outros) sobre as lutas empreendidas pelas mulheres negras no mundo e o movimento Feminista Negro no Brasil. Para chegarmos à análise do romance, buscamos trazer um breve recorte a respeito das lutas feministas no Brasil e no mundo, bem como das origens do Movimento Feminista Negro em nosso país. Destacamos também a importância das mulheres escritoras em nossa literatura nacional, sejam elas brancas ou negras, dando maior destaque para a escritora Conceição Evaristo.E, na produção da análise fizemos uso das vivências e buscas por uma identidade perdida da protagonista Ponciá, personagem descendente de escravos e que vive no período pós-abolição da escravatura.