Licenciatura em Letras (UAST)

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TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

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    O homem duplicado: a representação da perda da identidade na sociedade contemporânea
    (2019-11-20) Souza, Josimar Pereira de; Gonçalves Neto, Nefatalin; http://lattes.cnpq.br/5135488225580130
    O presente trabalho aborda a temática do duplo na literatura a partir de representação de sujeitos contemporâneos e o diálogo entre literatura e sociedade. O estudo procura verificar e justificar a relevância da temática na representação das dualidades e dilemas existenciais do ser humano. Através do romance do autor português José Saramago publicado em 2002, o trabalho discute a questão da identidade no mundo globalizado. Centrado no encontro de dois homens perfeitamente idênticos, o romance de Saramago atribui longevidade a temática do duplo e a coloca em discussão no que diz respeito o quanto o tema do duplo é representativo enquanto crítica social. Ao longo do trabalho analisaremos questões teóricas do duplo, o enredo do romance e logo após as suas ressonâncias no contexto social. Teoricamente embasado por Sturat Hall (2005) o trabalho procura apresentar os reflexos de uma sociedade globalizada, automatizada, de grandes metrópoles e as consequências nos sujeitos contemporâneos, a fragmentação, os dilemas existenciais, crise de identidade, consequentemente duplicidade.
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    Paraísos artificiais e a simbologia dos arquétipos na modernidade
    (2019-12-11) Delfino, Josina Cristina da Silva; Moura, Valquíria Maria Cavalcante de; http://lattes.cnpq.br/1979728174658046; http://lattes.cnpq.br/4487177284296559
    Este estudo teve por objetivo principal problematizar questões relacionadas ao sujeito na modernidade e a importância do poeta Charles Baudelaire nessa respectiva poética. Através da obra Paraísos artificiais e de uma reflexão teórica, buscamos identificar a construção arquétipica da personalidade fragmentada de sujeitos sob o efeito alucinógeno das drogas haxixe e ópio. A partir do corpus, nos propomos a investigar o processo de como se consolidou essas representações arquétipicas na psique dos sujeitos modernos, a partir do que propõe os estudos do psicanalista C. Jung (2008) sobre arquétipos e símbolos da modernidade. Logo, observamos a “herança” arquétipica dos sujeitos modernos, retomando algumas estéticas literárias. O romantismo, simbolismo, surrealismo e transcendentalismo, cada qual contribuiu simbolicamente para a fragmentação do sujeito e sua fuga da realidade. A pesquisa é de cunho qualitativo e bibliográfico e para alcançar o objetivo proposto nos embasamos nas discussões dos seguintes autores: Friedrich (1978), Paz (1982), Goethe et al (1987) ), Benjamin (1994), Raymond (1997), Hauser (1998), Blanchot (2005), Berman (2007), Bosi (2015) e Paz (2015). O estudo está dividido em duas partes, cada qual com suas respectivas subdivisões, no primeiro momento dos detemos a traçar o percurso simbólico, por meio das suas representações em cada movimento literário, traçando um paralelo com as suas inferências na obra. Em seguida, apresentamos as concepções de arquétipos da modernidade propostas por Jung, analisando a relação destes com as observações feitas na obra, a fim de compreender a personalidade desses sujeitos imersos nessa realidade em ruptura. Ao longo da pesquisa, percebemos através da reflexão e retomada desses arquétipos presentes na obra, que a percepção de indivíduo fragmentado desses sujeitos acontece devido a uma construção estável, enraizada na sua psique ao longo do tempo, e estes não encontram esse equilíbrio a que estão adaptados na sociedade caótica da modernidade.
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    A saudade cantada na poesia popular do sertão do Pajeú
    (2019-12-12) Soares, Luis Ricardo Lopes; Almeida, Maria do Socorro Pereira de; http://lattes.cnpq.br/3185435491287172
    O objetivo desse estudo é refletir sobre a “saudade” e as formas como ela se apresenta na literatura popular nordestina em especial na poesia, com análises mais aprofundadas na produção no Sertão do Pajeú. Realizamos também uma pesquisa da palavra do latim que deu origem ao termo “saudade” na língua portuguesa em contraponto com palavras já existentes de povos originários brasileiros e que possuem o mesmo significado. Fazendo assim, um apanhado de processos históricos sobre a palavra e o sentimento, produzindo análises literárias sobre o “cantar” poético da saudade na cultura popular. Para embasamentos teóricos recorremos aos estudos de vários autores tais como Guerreiro (1987), Hall (2003), Silva (2013), Cascudo (1984) entre outros também importantes para o estudo. O trabalho encontra-se dividido em três seções com alguns subtópicos. Em princípio discorremos sobre a perspectiva do que vem a ser popular e a literatura popular bem como a pluralidade temática existente. Depois buscou-se entender um pouco mais sobre a saudade, como ela se representa em cada situação, língua, cultura etc. Finalizamos mostrando os cantos do Pajeú e a saudade cantada pelos poetas da região. Ao longo da pesquisa, foi possível observar que a saudade não tem amarras e nem uma definição e é inerente ao ser humano.
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    Análise sobre as concepções de letramento literário na Base Nacional Comum Curricular
    (2019) Gondim, Thaís Tomé; Silva, Noadia Iris da; http://lattes.cnpq.br/3145353361385921; http://lattes.cnpq.br/6632560254241093
    O presente trabalho versa sobre as concepções de literatura e letramento literário nas documentos oficiais relativas aos anos finais do Ensino Fundamental. Pesquisadores argumentam que o ensino de literatura tem se caracterizado pela pouca atenção ao texto literário em si e o apego às questões históricas. A literatura sofreu uma espécie de apagamento na escola. Diante desse cenário, a presente pesquisa teve por objetivo principal investigar as concepções de literatura e letramento literário contidas nos seguintes documentos oficiais dirigidos aos Anos finais do Ensino Fundamental: Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1997) e a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017). Objetivou-se ainda, conhecer as percepções de 10 professores de Língua Portuguesa, dos anos finais do Ensino Fundamental, do município de São José do Belmonte/PE, sobre os conteúdos indicados na Base. A metodologia utilizada aborda, simultaneamente, critérios qualitativos e quantitativos. Nossos dados foram coletados por intermédio de questionários e de entrevistas. Os resultados sugerem que os participantes possuem um bom conhecimento da BNCC, o que nos faz pressupor que tal proposta curricular terá boa aceitação entre os docentes quando de sua implementação na citada rede municipal a partir de 2020.
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    O uso do pronome me em cartas campesinas do Sertão do Pajeú em meados do século XX (1956 a 1977)
    (2019) Nascimento, Tais Siqueira do; Brito, Dorothy Bezerra Silva de; http://lattes.cnpq.br/1796648943044087; http://lattes.cnpq.br/8882888345839873
    Neste trabalho analisamos 120 cartas pessoais trocadas por missivistas pernambucanos, de 1956 a 1977, sendo estes dois casais, um casal em que ambos nasceram e viveram/vivem na zona rural do município de Triunfo–Pernambuco, e o outro casal em que ambos também viveram na cidade supracitada, porém o missivista masculino foi naturalizado no município de Floresta. Os manuscritos que compõem o corpus deste trabalho pertencem ao arquivo do Laboratório de Edição e Documentação Linguística de Pernambuco (LeDoc) que é coordenado pelo Prof. Dr. Cleber Ataíde. Temos por objetivo identificar e classificar as ocorrências do pronome clítico me em posição anteposta ou posposta ao verbo, na composição das escritas epistolares, especificamente, no subgênero carta de amor. Os dados coletados nas missivas campesinas foram classificados em grupos de fatores e categorias gramaticais (acusativo, dativos de interesse, posse, ético entre outros). Além disso, pretendemos refletir sobre a importância desse conteúdo para os estudos linguísticos, com a descrição do português do Brasil, mais especificamente, do uso e da colocação do clítico me nesta língua. Para tal análise, partimos das discussões propostas por Paviani (2004) e Martins (2012) a respeito da categorização e colocação do clítico me. Como resultado, obtivemos 246 ocorrências, das quais 151 são proclíticas e 95 enclíticas. Dessa maneira, com maior recorrência encontramos o me em posição anterior ao verbo, com função acusativa, em seguida, com maior recorrência o objeto de estudo foi classificado como exercendo outras funções, mas também em posição anterior ao verbo, o que corrobora com os estudos de Martins (2012) em relação à ordenação dos clíticos, majoritariamente em posição proclítica, bem como, com a colocação de Paviani (2004) em relação à afirmativa de que a próclise é uma tendência do português padrão. Além disso, constatamos a maior recorrência do me com função acusativa, em oposição a nossa hipótese inicial de que encontraríamos ocorrências do me como um dativo enfático da região do Sertão do Pajeú.
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    Cartas pessoais de amor: gênero do discurso e estilo do enunciador do Sertão do Pajeú na década de 1950
    (2019) Souza, Rafaela dos Santos; Dugnani, Bruna Lopes Fernandes; http://lattes.cnpq.br/6132618542893464; http://lattes.cnpq.br/2926392791984793
    O objetivo deste trabalho é compreender as características relativas ao gênero do discurso carta pessoal de amor do Sertão do Pajeú da década de 50, bem como do estilo de seu enunciador, e, com isso, corroborar com a divulgação desse patrimônio linguístico-cultural. O corpus foi constituído por 22 cartas pessoais de amor produzidas no final da década de 1950 por dois remetentes (enunciadores) que residiram nas imediações da zona rural do Sertão do Pajeú. Essas cartas foram disponibilizadas pela plataforma digital do Laboratório de Edição e Documentação de Pernambuco (Ledoc), fotocopiadas e transcritas por integrantes do projeto “Banco Informatizado de Textos (BIT): a constituição de um corpus de manuscritos e impressos pernambucanos do século XVIII, XIX e XX”. A escolha do corpus se justifica por sua relevância, uma vez que se trata de um objeto de notável valor linguístico-cultural. Para cumprir coerentemente com o objetivo traçado, adotou-se teórico-metodologicamente a perspectiva bakhtiniana, especialmente nos conceitos de “gênero do discurso” e “estilo” e nos procedimentos de descrição, análise e interpretação para abordagem do corpus. Os resultados foram obtidos por meio de características encontradas como recorrentes no gênero do discurso, nas quais o ritmo, as metáforas, o emprego dos pronomes tu e você, o uso de diminutivo e a presença de vocativos materializaram tanto as características de proximidade, espontaneidade e intimidade quanto a aproximação com o discurso poético. As reflexões acerca da escrita do enunciador evidenciaram relevantes características da época – década de 50, levantando discussões acerca dos diferentes ângulos pelos quais o estilo pode ser enxergado. Além disso, as recorrências do fazer poético e as semelhanças com cartões postais da época e a poesia concreta nortearam nossa pesquisa não só no sentido de análise do corpus em sua estrutura linguística, mas considerando seus contextos mais amplos que envolvem o estilo do enunciador, que enxergamos como algo que se constrói a partir da relação do seu enunciador com o mundo, com o outro.
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    Os gêneros textuais no livro didático do ensino médio: uma análise da coleção trilhas e tramas
    (2019) Silva, Mayara Laryssa Turbano dos Santos; Berto, Jane Cristina Beltramini; http://lattes.cnpq.br/5158679260858327
    A presente monografia tem por objeto de estudo analisar os gêneros textuais presente no Livro Didático do Ensino Médio – Língua Portuguesa da coleção Trilhas e Tramas. Como fundamentação teórica para a realização desta monografia embasamo- nos em alguns autores, Rojo (2015), Volmer e Ramos (2009), Santos e Marlow (2018) Filho, Oliveira e Fonseca (2019), Silva e Lucena (2018), Marcuschi (2002), Ritter (2015) e Vilarinho e Silva (2015). Nosso objetivo circunda a investigação do papel da escola e do governo, diante da seleção do Livro Didático, e quais as estratégias de ensino utilizadas, de acordo com o mesmo, para a seleção dos gêneros textuais. Esta pesquisa foi dividida em quatro partes, sendo a primeira o Estado da Arte, que relata três obras de diferentes autores, buscando comparar e embasar a fundamentação deste trabalho. A segunda parte compõe o capítulo teórico, com conceitos e teorias acerca dos gêneros textuais, com referência aos documentos curriculares orientadores, os PCN, BNCC e o Livro Didático. A terceira parte é a metodologia utilizada para a realização, caracterizada por uma pesquisa bibliográfica e documental, os critérios e categorias. Por fim a quarta parte compõe as análises, apresentando o Livro Didático, a metodologia para sua apresentação no que se refere aos gêneros eleitos tanto da modalidade oral quanto escrita e os pontos favoráveis e desfavoráveis de sua abordagem.
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    O desafio de alfabetizar surdos em libras como língua materna (l1): um estudo de caso numa escola de ensino regular na cidade de Serra Talhada
    (2019) Araújo, Mauricéia Salvador de; Silva, Noadia Iris da; http://lattes.cnpq.br/3145353361385921; http://lattes.cnpq.br/6993314837221693
    O objetivo desse trabalho, é investigar a coerência entre os documentos oficiais e a oferta de alfabetização/educação de surdos nas redes de ensino. Para isso, fez-se necessário uma análise documental de leis e currículos que versam sobre educação de surdos nos âmbitos federal e estadual. Foram feitas pesquisas de campo com pessoas envolvidas nas políticas educacionais para surdos na região do Sertão do alto Pajeú (intérpretes, gerente “interina” da GRE, diretores de escolas, coordenadora de gestão de educação de Serra de Talhada). E por fim, fizemos um estudo de caso (observações de aulas e questionários) com atores de uma turma de alfabetização em LIBRAS da escola Cornélio Soares na cidade de Serra Talhada em Pernambuco. Ao longo da pesquisa foi notado há insuficiência de registros sobre o histórico da educação/alfabetização de surdos, como também sobre os estudos a respeito da legislação, logo, acreditamos que essa pesquisa tenha contribuído acerca dos avanços na educação de Surdos, bem como na priorização da sua alfabetização na Língua materna e sua inclusão no ensino regular, de modo que tenha despertado um olhar sensível para a valorização desse sujeito histórico.
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    A importância do texto literário nos anos finais do ensino fundamental
    (2019) Barros, Maria Maynara da Silva; Andrade, Andreia de Lima; http://lattes.cnpq.br/0479014179190017
    O presente trabalho monográfico detém-se a refletir e discutir acerca da importância do texto literário em sala de aula, como uma prática social fundamental para a inserção do indivíduo no mundo letrado, pois, o ensino de literatura contribui profundamente para a formação integral do sujeito- leitor. Portanto, é necessário pensar em atividades de leituras literárias desde o ensino fundamental, pois estas auxiliarão na formação social e cognitiva dos indivíduos, agindo no desenvolvimento da criticidade e fazendo-o compreender o mundo a sua volta. Assim, a prática da leitura literária exerce uma função social e que colabora para a formação de leitoresliterários autônomos e proficientes. Para realizar tal discussão, tomamos por base os seguintes teóricos: Candido (1995), Colomer (2007), Cosson (2006), Jouve (2012), dentre outros.
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    Ensino de conhecimentos linguísticos e documentos oficiais: Uma análise comparativa entre o Currículo de Pernambuco (2012) e a Base Nacional Comum Curricular (2017)
    (2019) Mourato, Maria Alidia Gondim; Silva, Noadia Iris da; http://lattes.cnpq.br/3145353361385921
    A educação é primordial no processo de transformação do individuo por meio da interpretação do mundo em que vivemos, nesse contexto, algumas medidas são tomadas para fornecer ao educando acesso ao ensino de qualidade, dentre os quais deve apontar para os documentos oficiais, como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Currículo Estadual (PC/PE), dentre outros, tais documentos são fundamentais para o desenvolvimento de uma educação de qualidade. Todavia, o presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem por intuito avaliar dois dos documentos citados anteriormente, dos quais a Base (2017) e o Parâmetro Curricular Estadual (2012). Vale salientar que a escolha dos anos de cada documento a ser avaliado foi dada pela observação de que o currículo estadual referente ao mesmo ano da base é uma reprodução do mesmo, visto ser função dos estados adequar a BNCC sem causar-lhe perdas, a realidade vivenciada por cada região, desse modo, por observar as mudanças ao longo dos anos nos documentos oficiais têm-se aqui uma análise comparativa por meio dos conhecimentos linguísticos existentes nos currículos. Portanto, objetiva-se analisar de maneira comparativa o Currículo Estadual (2012) e a BNCC (2017) a partir da implementação da linguística na sala de aula. Destaca-se que a metodologia utilizada para a elaboração deste TCC foi a análise documental, em que ao longo da leitura será possível perceber a utilização do texto primário para enriquecer este trabalho. Os currículos trazem a preocupação em fornecer ao aluno a possibilidade de aprender de acordo com sua realidade, portanto, a adequação da BNCC pelos estados é de suma importância uma vez que corrobora significativamente para o sucesso do ensino aprendizagem.