Licenciatura em Letras (UAST)
URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2943
Siglas das Coleções:
APP - Artigo Publicado em Periódico
TAE - Trabalho Apresentado em Evento
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Navegar
2 resultados
Resultados da Pesquisa
Item Formação docente e práticas pedagógicas para o aluno autista(2023-04-18) Barros, Maria Gabriela de Sá Gonçalves; Silva, Roseane Amorim da; http://lattes.cnpq.br/6158073027986310; http://lattes.cnpq.br/2930839003435962O presente trabalho tem como objeto de investigação a formação docente e as práticas pedagógicas para o aluno autista. O objetivo principal é analisar em publicações de livre acesso na literatura científica como a formação de professores trata sobre a temática do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e sobre práticas pedagógicas para o aluno autista. Na fundamentação teórica, foram utilizados os estudos e trabalhos acadêmicos já consolidados, dentre os quais estão Mantoan (2003; 2006; 2015); Schimdt et al (2016); Cunha (2010); Tardif (2002), entre outros. Na metodologia, o estudo foi desenvolvido a partir do método de pesquisa bibliográfica, em que foram selecionadas publicações de livre acesso na literatura científica sobre a temática do TEA e sobre práticas pedagógicas para o aluno autista. Foram considerados apenas estudos realizados no Brasil a partir do Banco de Dados Google acadêmico publicados entre os anos de 2019 e 2023. Foram elencadas três categorias: a formação docente inclusiva para o aluno autista, as práticas pedagógicas mais utilizadas, e as dificuldades enfrentas pelos professores nas escolas. Nos resultados, notou-se que os estudos relacionados à formação docente no processo de ensino e aprendizagem na perspectiva da inclusão de alunos com TEA nos anos finais do Ensino Fundamental e Médio ainda é incipiente. Os estudos privilegiam os processos formativos voltados às intervenções educacionais de crianças com autismo e pouco se encontrou sobre os anos finais de escolarização. No quesito práticas pedagógicas, predominam as metodologias que envolvem a análise das especificidades do educando e práticas inovadoras com uso de jogos e aparelhos tecnológicos.Item Variação linguística em sala de aula: prática pedagógica dos professores do ensino fundamental do 1° ao 5°ano(2019) Alves, Vanessa Severo Viturino; Santos, Renata Lívia de Araújo; http://lattes.cnpq.br/7009377945244623; http://lattes.cnpq.br/4274053084954371It is known that the linguistic variation shows the way to talk of each individual or social group, however, despite this linguistic diversity reflects the culture of a people, many times is discredited because it differs from the standard norm, which is more widely accepted, since, it has a high social prestige. This work is entitled ―Linguistic variation in the class: pedagogical practice of elementary school teachers from 1st to 5th grade‖, therefore the research searched to ask the following question: How is being worked the linguistic variation in the classroom? So we have the aim to analyse the way how the linguistic variation is worked in the Portuguese language classes. In this perspective we developed a qualitative search, by interview and necessary observations for the data collection. We followed by theoretical concepts of authors, among the most cited are: Bortoni-Ricardo e Marcos Bagno, and some contributions from PCN of portuguese language. In front of the obtained results, we concluded that the majority of the interviewed teachers, despite recognizing the importance of the linguistic diversity, they make judgements, namely, that they focus in your answers the right and the wrong, and making it clear that the student writing is influenced by speaking, therefore it does not divert from the standard norm.
