01. Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE (Sede)
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Item Os ciclos da vida e o redesenho de agroecossistema no sítio Três Estrelas(2025-03-18) Silva, Anderson Severino da; Silva, Gilvânia de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/3816764037807462Este trabalho relata minha trajetória no curso de Bacharelado em Agroecologia, destacando os aprendizados adquiridos ao longo da formação e as conexões entre teoria e prática, na construção do meu perfil como agroecólogo-educador. Neste estudo, enfatizo a importância do conhecimento do bioma local pelas famílias camponesas, pois esse entendimento é fundamental para projetar agroecossistemas mais resilientes. A integração dos subsistemas animal e vegetal é essencial para promover a ciclagem de nutrientes e aumentar a biodiversidade nos agroecossistemas. A metodologia de organização do trabalho utilizou as anotações das aulas, relatórios, fotografias e vivências (imersão, vivência universitária, vivência realidade campo e estágios). Os principais teóricos que ajudaram na construção da fundamentação teórica e reflexões foram: Capra (2002), Caporal (2015), Caporal, Costabeber (2004), Monteiro (2012), Figueiredo, Brainer, Guilhermina (2022), Gandin (2001), Gotsch (1997), Machado (2012), Frossard (2014) e Rodrigues, Barbieri (2008). Neste memorial reafirmo a relevância do planejamento participativo no redesenho de agroecossistemas, como uma estratégia para fortalecer a autonomia das comunidades rurais. Abordo estilos de agricultura sustentáveis, como modelo de produção, que busca ser ambientalmente sustentável, socialmente justo e economicamente viável a longo prazo. A integração dos princípios naturais nos sistemas produtivos agrícolas é uma abordagem que defendo, apresentando a Agroecologia como uma alternativa viável à agricultura convencional. Compartilho também minha experiência prática, desenvolvido no meu território com minha família no Sítio Três Estrelas, bem como no trabalho com comunidades rurais, atuando como extensionista educador profissional (de nível médio) e em formação (nível superior). Ao longo dessa jornada, consolidei minha identidade profissional e reafirmo meu compromisso com a Agroecologia como uma escolha de vida. Para o futuro, pretendo continuar integrando trabalho e estudo, contribuindo para a construção de territórios mais sustentáveis e socialmente justos.Item Relatório final do estágio curricular obrigatório(2018) Lima, Xênia Moara Teixeira de Santana; Silva, Suely Alves da; http://lattes.cnpq.br/3497194749381919; http://lattes.cnpq.br/2245794424603415Item Relatório final do estágio curricular obrigatório(2019) Lima, Anderson Oliveira de; Santos, Maria Elizabete Pereira dos; Faria, Andréa Alice da Cunha; http://lattes.cnpq.br/9061416520602275; http://lattes.cnpq.br/7005094493372410; http://lattes.cnpq.br/7078927358036638Item Relatório final estágio curricular obrigatório(2017) Silva, Bárbara Nogueira da; Silva, Suely Alves da; http://lattes.cnpq.br/3497194749381919; http://lattes.cnpq.br/6961431912284211Item Máquinas e implementos utilizados em operações de pequenas barragens de terra com fins agropecuários(2019) Lopes, João Marcelo Oliveira; Almeida, Gledson Luiz Pontes de; http://lattes.cnpq.br/2328849810614673; http://lattes.cnpq.br/5359283107217276Devido à incerteza, sobre a disponibilidade de água, que afetas os produtores rurais, vem se tornando mais comum a necessidade de garantia da água para uso nas atividades do campo. Por esse motivo, cada vez mais esses produtores são atraídos pela ideia de ter sua própria barragem, possibilitando-os acesso a água em períodos de estiagem ou seca intensa. Como o orçamento é um grande complicador, as barragens de terra oferecem uma opção economicamente viável para o pequeno produtor que deseja garantir o bem-estar de seus animais e das suas culturas, fortalecendo diretamente a agricultura e pecuária locais. Entretanto para construir uma obra de barramento são necessárias máquinas de qualidade, que estão sujeitas a alguns fatores que podem prejudicar o funcionamento dessas, prejudicando sua eficiência e atrasando a conclusão do projeto. Por isso é necessário estudar esses fatores, tais como clima, condições mecânicas da máquina e condições do solo, além dos tipos de máquinas utilizadas, como tratores de esteira, pás-carregadeiras, rolos compressores e motoniveladoras, para administrá-los de maneira que não venham a ser um empecilho quando a obra estiver sendo executada. Apesar de resultarem em impactos negativos, se forem bem controlados esses fatores podem ser aproveitados a favor da construção das barragens. Um estudo bem articulado sobre os tipos de máquinas que irão ser utilizadas e seus respectivos rendimentos, com foco nos fatores que os limitam, permite ao engenheiro ter controle sobre as variáveis envolvidas e tomar decisões corretas que resultem numa barragem bem construída sem desperdício de tempo ou recursos.
