01. Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE (Sede)
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Resultados da Pesquisa
Item Determinantes ambientais para o engajamento de crianças de primeira infância em atividades motoras não estruturadas de lazer na escola: uma revisão integrativa(2024-03-07) Pedroso, Carolayne; Pirauá, Natália Barros Beltrão; http://lattes.cnpq.br/1778511907021100; http://lattes.cnpq.br/8780453048351750O brincar livre, configura-se enquanto atividade fundamental à saúde integral da criança e ao seu desenvolvimento. O estudo tem como objetivo identificar os determinantes ambientais que influenciam o engajamento das crianças em atividades motoras de lazer na escola, por meio de uma revisão integrativa da literatura. As bases de dados utilizadas para as buscas foram: PubMED, Scopus, PsycINFO e LILACS. A seleção dos descritores utilizados na busca foi efetuada mediante consulta ao MESH e ao DECs. Foram eleitos os seguintes descritores, termos e operadores lógicos: “free play” OR “unstructured play” OR “self-directedmplay” OR “outdoor play” AND environment OR playground OR schoolyard AND school. Ou a expressão: “brincadeira livre” OU “brincadeira não estruturada” OU “brincadeira autodirigida” OU “brincadeira ao ar livre” E ambiente OU playground OU pátio da escola E escola; para a base Scielo. Foram incluídos estudos que avaliaram a atividade motora de crianças de 3 a 6 anos, que tenham sido realizados no ambiente escolar e que tenham como desfecho a medida da atividade motora. Os resultados nos mostram que Equipamentos fixos em parquinhos e condições climáticas favoráveis elevam a atividade física das crianças. Intervenções como marcações geralmente intensificam essa atividade, mas reformas têm efeitos variados. Dessa forma, podemos considerar que equipamentos fixos em parquinhos potencializam o engajamento das crianças no brincar. A qualidade do espaço e intervenções como reformas são fundamentais e o design dos parquinhos é crucial para promover um futuro mais ativo para as crianças.Item Políticas públicas de educação e o direito de brincar das crianças nos anos iniciais do Ensino Fundamental: um estudo de caso numa escola pública do município de Camaragibe - PE(2021-07-05) Lima, Crislaine Souza de; Salvador, Maria Aparecida Tenório; http://lattes.cnpq.br/2076591934554686; http://lattes.cnpq.br/7998302501850319O presente estudo buscou compreender como as políticas públicas de educação atendem ao direito de brincar das crianças nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a fim de analisar tais políticas em relação a esse direito no citado nível de ensino em uma escola da rede municipal de Camaragibe – PE. Para tanto, fez-se necessário identificar os marcos legais que tratam do direito de brincar da criança, relacionar políticas e programas e identificar as concepções das docentes e da gestora escolar referentes a ação do brincar nos anos iniciais do ensino fundamental e, também, descrever o desenvolvimento das brincadeiras mais frequentes na escola pesquisada. O processo investigativo desenvolveu-se mediante um estudo de caso, que teve como instrumentos e meios de coleta de informações: entrevista semiestruturada, observação direta e pesquisa de documentos. Para tratamento dos dados, foi empregada a Teoria das Representações Sociais. Diante disso, os resultados da investigação revelam que na escola estudada não foram encontrados programas e políticas com o objetivo específico para o brincar, as educadoras acreditam que brincar é importante e o distingue entre livre e no ambiente escolar (direcionado), existe uma diversidade de brincadeiras que são adaptadas à realidade do espaço, o que impõe a constatação de que há uma carência de políticas públicas educacionais que atendam às crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental quanto ao direito de brincar, mas há também um esforço da comunidade escolar em garantir tal direito, apesar dos limites.Item O lúdico enquanto recurso metodológico para natação infantil(2019-12-09) Oliveira Júnior, Cícero Luiz da Silva; Lindoso, Rosângela Cely Branco; http://lattes.cnpq.br/3076590717855221; http://lattes.cnpq.br/6994337204219061Esse estudo parte do seguinte problema, qual a importância do lúdico enquanto recurso metodológico para natação infantil? Para tanto, apontamos como objetivo geral do estudo, identificar a importância do lúdico em quanto recurso metodológico na natação infantil a partir da produção do conhecimento, como objetivos específicos: a) Identificar o processo de desenvolvimento infantil; b) Identificar a natação enquanto produção cultural humana desenvolve um processo para ensinar a nadar c) Identificar os processos de ensino da natação infantil e d) Relacionar os artigos que tratam da importância do lúdico na natação infantil. A metodologia utilizada foi uma pesquisa qualitativa de natureza bibliográfica. Como resultados observamos que o lúdico pode ser encontrado nos jogos e brincadeiras, que faz parte do mundo infantil. O olhar sobre o lúdico não deve ser entendido apenas como diversão, mas sim, como grande possibilidade de ensinar na fase da infância, este recurso ensina a criança a expressar-se com maior facilidade. Nosso estudo atualiza uma pesquisa e reafirma seus resultados que 100% dos autores dos artigos encontrados apontam o lúdico como metodologia eficaz, contrariando de Fernandes e Lobo da Costa (2006) que sugerem a predominância nas escolas, clubes e academias um ensino que poderia ser classificado como de natureza analítica-progressiva.
