01. Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE (Sede)

URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/1

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 7 de 7
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Consumo de animações por adultos: uma análise das motivações e percepções
    (2024-10-04) Silva, Everleyde Roxelle Cavalcanti da; Leão, Éder Lira de Souza; http://lattes.cnpq.br/4434499456331867; http://lattes.cnpq.br/3968848300464810
    O objetivo desta pesquisa é analisar detalhadamente os aspectos motivacionais que influenciam o consumo de animações comumente associadas ao público infantojuvenil, mas que despertam o interesse de um público mais experiente e diversificado. Este fenômeno reflete uma mudança significativa na percepção coletiva sobre o papel das animações na sociedade contemporânea. O cenário cinematográfico das animações apresenta um vasto e rico campo de temáticas complexas, muitas vezes subestimadas, que refletem e expressam construções socioculturais profundamente enraizadas em diferentes contextos sociais. Ao explorar este universo criativo, torna-se possível compreender melhor as dinâmicas estruturais que não apenas estimulam a cultura, mas também atribuem significados profundos ao consumo de animações enquanto produtos culturais. Além disso, entender o conceito de animação permite desmistificar estereótipos ultrapassados e romper com os estigmas que frequentemente estão associados à subjetividade humana, destacando sua relevância como forma de arte e expressão cultural.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Relatório de Estágio Supervisionado Obrigatório em restaurante de hotel na cidade de Juazeiro do Norte
    (2024-09-25) Silva, Ana Beatriz Carvalho; Arruda, Luciana Leite de Andrade Lima; http://lattes.cnpq.br/6140791519234633
    O conceito de hospitalidade vem principalmente de um acolhimento bem realizado pelo anfitrião, dentro desse conceito está a gastronomia e ela é que agrega muito nessa sensação de acolhimento. A comida trás muito desse sentimento, seja ela simples ou muito elaborada. Dentro do Iu-á Hotel, onde foi realizado o estágio obrigatório supervisionado, foi visualizado a construção desse sentimento a partir do café da manhã dos hóspedes e do almoço aberto ao público. Com o hotel garantido uma boa gastronomia, para complementar a hospitalidade, precisa do acesso a cultura do local. Esse fato é sempre reforçado por meio de circuitos pelos principais pontos turísticos da região do Cariri, um mini museu com alguns fósseis encontrados na região, com artesanatos regionais presentes em todo o ambiente e com alguns ingredientes presentes nas preparações servidas pelo hotel, como a carne de sol, o feijão verde, a puba, o baião de dois e a rapadura.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A integração cultural na Rede Estadual de Pernambuco: o caso da Escola de Referência em Ensino Médio Maria Vieira Muliterno
    (2024-02-28) Sousa, Diego Henrique Barbosa Lima de; Bezerra, Gabriella Maria Lima; http://lattes.cnpq.br/8954499933466652
    A cultura é reconhecida como um direito fundamental, e é dever do Estado garantir os direitos de acesso e manifestação cultural a todos os cidadãos. Nesse contexto, a escola destaca-se como instituição do Estado e agente de integração cultural por meio de suas práticas pedagógicas e curriculares. Desse modo, a presente pesquisa tem por objetivo destacar a atuação da escola da rede estadual de Pernambuco como agente facilitador do acesso à cultura e compreender como as práticas pedagógicas auxiliam o debate, reconhecimento e ocupação de espaços culturais. Para tal, a investigação foi realizada em duas etapas: na primeira, busca-se compreender as atribuições teóricas do conceito de cultura, abordada por Câmara Cascudo (1983), das conjunturas culturais e práticas da política cultural, com Calabre (2007), Chauí (2008), Coulangeon (2014), Jourdain (2017) e Simis (2007), além das abordagens e metodologias pedagógicas trabalhadas por Paulo Freire (1980;1996;2005) e Celestin Freinet (1975). No segundo momento, através da metodologia qualitativa, foi realizada a coleta de dados por meio de entrevistas semiestruturadas com agentes da educação pública da Escola de Referência em Ensino Médio Maria Vieira Muliterno, localizada em Abreu e Lima. Com base nos levantamentos teóricos e análise de dados coletados, foi possível compreender que a escola não apenas serve como um espaço de interação social para os jovens, mas também desempenha um papel fundamental na produção, identificação e preservação da cultura. Portanto, conclui-se que a escola, além de ser um espaço de interação e formação acadêmica, atua também como agente de integração cultural na vida dos jovens.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Cultura, saúde e entretenimento: transtorno de personalidade antissocial nas histórias em quadrinho de terror
    (2024-03-06) Santos, Thalyta Raquel dos; Cardoso, Maria Grazia Cribari; http://lattes.cnpq.br/2450643941158970; http://lattes.cnpq.br/8371225928184514
    O artigo tem por objetivo estudar os conceitos de saúde e doença, cultura e de entretenimento no âmbito das Ciências Sociais e o seu valor epistemológico quando aplicado à antropologia com um certo nível de complexidade. Desenvolve-se os conceitos de normalidade e anormalidade e a psicopatia social a partir dos estudos de François Laplantine, Victora Ceres, Cecília Hellman, Clifford Geertz, etc. e existe também a relação estabelecida por Laplantine entre Etnopsiquiatria e transtorno de personalidade antissocial (TPAS). O trabalho realiza uma análise das histórias em quadrinhos de terror da revista Calafrio nas edições 65, 72 e 74 a partir da pesquisa bibliográfica. Abordam-se, de modo categórico, as possíveis colaborações do meio social para o fenômeno. Analisa-se o conceito de normalidade e anormalidade e as suas relações com a psicopatia social. Conclui-se com a análise das implicações e dos desafios da psicopatia social em apoio à criação dos meios para entretenimento, especificamente, as histórias em quadrinho de terror no Brasil.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Educação física escolar: analisando experiências do currículo cultural
    (2022-10-10) Sérvio, Thaís Silva; Paiva, Andréa Carla de; http://lattes.cnpq.br/1546386833032185; http://lattes.cnpq.br/0563024919034233
    O presente trabalho tem como objetivo compreender a abordagem do Currículo Cultural da Educação Física na escola, identificando seus limites e possibilidades a partir do mapeamento e análise dos relatos de experiência do Grupo de Pesquisa em Educação Física Escolar (GPEF) da Universidade de São Paulo (USP). Consideramos que o currículo escolar da Educação Física perpassa por diferentes concepções, desde os currículos tradicionais, passando pelo currículo crítico, chegando ao pós-crítico. O Currículo Cultural da Educação Física considerado pós-crítico e baseado nos Estudos Culturais e Multiculturalismo, busca compreender a cultura corporal a partir das produções culturais da sociedade e das diferenças dos sujeitos. Sendo assim, desenvolvemos uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo documental, a partir da análise de relatos de experiência desenvolvidos por professores e professoras do Grupo de Pesquisa em Educação Física Escolar (GPEF) da Universidade de São Paulo (USP), sendo este, o principal grupo que se debruça ao estudo dessa temática, com o intuito de identificar possíveis limites e possibilidades em seus procedimentos didáticos, que nesta abordagem é entendido como Encaminhamentos Pedagógicos. Concluímos que, o Currículo Cultural da Educação Física, tem muito a acrescentar a área, ainda que com algumas limitações.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Ginástica na universidade: prescrição de exercícios orientados para diversos grupos etários
    (Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Departamento de Educação, 2011) Mello, Rachel Costa de Azevedo
  • Imagem de Miniatura
    Item
    As influências da matriz africana na culinária pernambucana
    (Departamento de Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Departamento de Ciências Humanas, 2011) Cardoso, Maria Grazia Cribari