01. Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE (Sede)
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Item Higienização de insumos, produção de confeitaria e finalização de pratos em restaurante no bairro de Casa Forte, Recife - PE(2024-10-03) Silva, Wilany Kaline Lira da; Arruda, Luciana Leite de Andrade Lima; http://lattes.cnpq.br/6140791519234633Este trabalho apresenta a experiência adquirida durante o estágio supervisionado obrigatório em um restaurante no bairro de Casa Forte, Recife-PE, enfocando três temas principais: higienização e sanitização de vegetais, produção de doces clássicos da confeitaria e a finalização de pratos. O objetivo é discorrer e relatar sobre as atividades desenvolvidas com base nos temas anteriormente citados, trazendo argumentos teóricos que mostram sua importância. A higiene sempre foi uma preocupação nas sociedades antigas, onde regras e códigos eram estabelecidos para garantir a saúde individual e coletiva. Avanços científicos, como os promovidos por Oswaldo Cruz e Carlos Chagas, transformaram as políticas sanitárias no Brasil, culminando na criação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) em 1999. Este órgão é fundamental na fiscalização e controle sanitário, atuando para minimizar riscos à saúde da população. A história da confeitaria, que começou com registros de iguarias na Antiguidade, passou por uma revolução no século XVI com a chegada do açúcar às Américas. Esse ingrediente tornou-se acessível e possibilitou o desenvolvimento de técnicas clássicas, especialmente durante a Belle Époque, que influenciou a gastronomia mundial e, em particular, a brasileira. Durante o estágio, foram aplicados conhecimentos na produção de doces clássicos, alinhando a tradição à prática. Por fim, a finalização de pratos é uma etapa crucial na apresentação gastronômica. A estética do prato é vital para cativar o cliente antes mesmo da primeira mordida, e as técnicas de finalização que aprendi enfatizam essa importância, equilibrando visual e sabor.Item Desenvolvimento de metodologia analítica sustentável para quantificação do corante artificial vermelho allura AC em balas alimentícias(2024-03-04) Coutinho, Maria Eduarda Bezerra; Santos, Jandyson Machado; Gomes, Bruna Ramos de Souza; http://lattes.cnpq.br/4086942894025609; http://lattes.cnpq.br/4137257750865101; http://lattes.cnpq.br/0500898038657595No Brasil, estima-se que cerca de 8% das crianças menores de 3 anos possuem alergias alimentares, ocasionadas pela resposta inflamatória após a ingestão de determinados alimentos, especialmente os doces. Esse efeito nocivo pode estar associado à presença de corantes artificiais, como o Vermelho allura AC (INS-129), que é comumente adicionado em balas alimentícias. Assim, as indústrias devem seguir as normas estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), uma vez que o excesso da Ingestão Diária Aceitável (IDA) desse corante pode ocasionar potenciais riscos adversos, como reações de hipersensibilidade, semelhantes à alergia, hiperatividade em crianças, assim como o risco de desenvolvimento de doenças inflamatórias no intestino, sendo importante desenvolver métodos para quantificar esse corante em alimentos. Diante dessa problemática, objetiva-se desenvolver uma metodologia analítica sustentável capaz de realizar a determinação e quantificação do corante Vermelho allura Ac em balas alimentícias, por meio de um método simples, de fácil execução e economicamente acessível, utilizando a técnica de Espectrofotometria UV-Vis. Ao realizar as análises experimentais, foram obtidas as curvas analíticas com soluções padrões do corante Vermelho allura Ac, onde foi constatado a relação da intensidade da coloração em decorrência do aumento da concentração do analito, sendo obtido então, correlação linear entre absorbância versus concentração, com coeficiente de determinação (R²) nas análises por Espectrofotometria de absorção molecular no UV-Vis. Foi realizado a quantificação de três balas distintas em três protocolos analíticos: I) o método de referência do Instituto Adolfo Lutz que emprega metanol amoniacal; II) o método proposto utilizando água como solvente; III) o método de referência do Instituto Adolfo Lutz com adaptações. Foi verificado uma concentração de corante mais elevada quando o método proposto era empregado, com Nível de confiança = 95%. Assim, foi possível realizar a quantificação do corante Vermelho allura Ac em dez balas alimentícias comercializadas no Brasil por meio da Química Verde. O método proposto possui potencial de ser implementado como um método de rotina no controle de qualidade de balas comerciais.Item Avaliação do nível de conhecimento e de consumo de crianças e adolescentes sobre hortaliças e frutas versus guloseimas(2018-08-27) Felipe, Suzi Maria de Albuquerque; Saraiva, Joseana Maria; http://lattes.cnpq.br/2009197399132834Este estudo apresenta os resultados do Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO), componente obrigatório da Matriz Curricular do Curso de Bacharelado em Economia Doméstica, desenvolvido no Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas para Infância e Adolescência – NEPIAD/ Departamento de Ciências Domésticas (DCD) /UFRPE. O referido estágio foi realizado no Projeto Ações Sócio-educativas para crianças do Ensino Fundamental de escolas públicas, no período de junho à agosto de 2017. O objeto de estudo do Estágio Curricular Obrigatório se constituiu da pesquisa intitulada “Avaliação do nível de conhecimento e de consumo de crianças e de adolescentes sobre hortaliças e frutas versus guloseimas” e posteriormente a essa etapa foram desenvolvidas intervenções na realidade encontrada a partir da pesquisa com a realização de oficinas de Educação Alimentar e Nutricional. Para promoção de hábitos alimentares saudáveis acredita-se que o conhecimento sobre alimentação saudável é uma condição importante em todas as faixas etárias, principalmente na infância, quando os hábitos alimentares estão sendo construídos. A promoção de uma alimentação saudável é recomendada por todos os autores que tratam dessa questão da área saúde, nutrição, economia doméstica e outros estudiosos do assunto de áreas correlatas. Nessa perspectiva, este estudo objetivou avaliar o nível de conhecimento e de consumo das crianças e dos adolescentes participantes do Projeto Ações Socioeducativas para crianças do Ensino Fundamental da Rede Pública Municipal do Recife/PE, sobre frutas e hortaliças versus guloseimas. A pesquisa foi realizada no Projeto Ações socioeducativas, integrando 34 crianças e adolescentes do Ensino Fundamental, estudantes de escolas públicas, na faixa etária de 8 a 13 anos de idade. O projeto integra as atividades do NEPIAD / DCD /UFRPE. Além da pesquisa acerca do nível de conhecimento das crianças e dos adolescentes sobre frutas, hortaliças versus guloseimas, foram realizadas 6 ações que se constituíram como atividades teóricas que abordaram questões que trataram sobre a importância da alimentação saudável e dos hábitos alimentares e higiênicos. E 4 oficinas práticas de preparo e cocção de alimentos. Foi verificado alto nível de conhecimento e consumo das crianças e adolescentes sobre as frutas, sendo maça (44%), limão (39%) e banana (38%), as apresentaram maior índice. Quanto às hortaliças, coentro (73%), batata (65%) e alface (59%) apresentaram maior índice de consumo. As crianças e adolescentes afirmaram conhecer as guloseimas e consumir esporadicamente, esse resultado se atribui as atividades de Educação Alimentar e Nutricional que são desenvolvidas no projeto de extensão Ações Socioeducativas. O nível de conhecimento e de consumo das crianças e adolescentes participantes do Projeto de Ações Socioeducativas foi avaliado e verificou-se elevado consumo de frutas e hortaliças e o consumo de guloseimas é esporadicamente. Portanto, a Educação Alimentar e Nutricional aliada ao desenvolvimento de práticas alimentares saudáveis, apresentam-se como técnicas eficazes para o desenvolvimento de hábitos alimentares e, por conseguinte, alimentação adequada na infância e na adolescência.
