01. Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE (Sede)

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    Encruzilhadas: encontro nos caminhos das aprendizagens entre a educação popular, cultura e extensão rural
    (2025-03-18) Moraes, Flávia da Silva; Silva, Ana Cláudia de Lima; http://lattes.cnpq.br/1254542675743579; http://lattes.cnpq.br/5541943845190703
    Este trabalho tem por objetivo partilhar as minhas experiências durante a minha formação, no curso de Bacharelado em Agroecologia. Utilizo o método da linha do tempo, para apresentar, refletir, analisar minha trajetória, evidenciando momentos marcantes para meu processo de ensino e aprendizagem. Para reconstruir essa memória do processo vivido, utilizei materiais relacionados a minha formação como os cadernos de campo, materiais produzidos durante o curso como mapas, relatórios, podcasts, vídeos, fotos, cantigas, místicas e roteiros de culminância. Adoto a perspectiva da Encruzilhada como ponto de encontro e reflexão dos caminhos vivenciados, assim ao longo do texto aprofundo minhas análises a partir de minhas experiências com educação popular, expressões culturais e extensão rural.
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    Farmácia Viva em contexto de educação popular: um relato de experiência em diálogo com extensão universitária e o ensino de química
    (2025-03-19) Germano, Assíria Maria de Lima; Simões Neto, José Euzebio; Figueiredo, Júlia Martins; http://lattes.cnpq.br/9920383371525159; http://lattes.cnpq.br/3560726840212196; http://lattes.cnpq.br/8678934316865316
    Este trabalho é fruto de um projeto de extensão “Articulação de Ações Educativas de Saúde Integral”, desenvolvido pelo Laboratório de Química Aplicado a Fitoterápico (LaQAF /UFRPE) e a Rede Aroeira da Saúde da Mulher em parceria com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). O projeto buscou fortalecer saberes ancestrais e populares, promovendo trocas entre comunidades e a universidade. O objetivo foi apontar a importância de uma extensão universitária em diálogo com a educação popular, fortalecendo essas iniciativas, com foco no uso de plantas medicinais e na implantação de Farmácias Vivas, espaços que integram saberes populares e científicos para produção de fitoterápicos. Assim, esse trabalho, em formato de relato de experiência busca o diálogo entre o Ensino de Química e a Educação Popular por meio do projeto de extensão, incentivando a saúde integral e autonomia de saúde, valorizando os conhecimentos das comunidades, para possibilitar a discussão de um novo modelo de extensão universitária, pautado na escuta ativa e na participação comunitária, além de pensar como a troca de saberes horizontal entre universidade e sociedade é possível promover um ensino de química conectado com os saberes populares e com a realidade local. Conclui-se que iniciativas como essa evidenciam o potencial transformador da extensão universitária quando pautada na escuta ativa, no respeito à autonomia das comunidades e na valorização dos saberes tradicionais. Ao promover o diálogo entre ensino, pesquisa e extensão, o projeto demonstrou como a Química pode ser abordada de forma contextualizada.
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    Saraus poéticos: educação não formal e tradição
    (2023-09-11) Peixôto, Tamires Drielly de Araújo Pereira; Paes, Iêdo de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/3281218394136739
    O objetivo do artigo é ressaltar a relevância do sarau poético enquanto uma manifestação artística - cultural que promove educação não formal. A pesquisa de investigação bibliográfica, também se apoia no método de sistematização das experiências sociais vivenciadas nos saraus poéticos que acontecem na região metropolitana da cidade do Recife-PE. Para análise, foram consideradas as seguintes categorias: cultura popular; educação popular; as funções da oralidade, partindo dos pressupostos teóricos: vocalidade, recepção, performance e tradição. Para isso foram trazidos alguns recortes históricos, frisando a importância de alguns movimentos, são eles: de cultura popular e educação popular; movimentos poéticos que aconteceram na região metropolitana do Recife, dentre eles, o Movimento de Escritores Independentes (MEI); movimentos poéticos que acontecem no Recife atualmente. Elegemos enquanto objetos de análise o Grupo Cultural do Alto José do Pinho - Poesis e o Sarau da Boa Vista. Conforme análise de dados, os saraus poéticos se estabelecem como uma prática de educação não formal, que contribui para a manutenção de uma tradição oral que dá continuidade e ressignifica as práticas culturais da época medieval. Numa perspectiva transdisciplinar da educação os saraus poéticos também se configuram como uma fonte de conhecimento e pesquisa com relevantes conteúdos para a educação formal.
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    Caminhos e veredas na Agroecologia: um fio pelos aprendizados, memórias e ancestralidade
    (2023-04-04) Santos, Samara Santana dos; Silva, Maria Zênia Tavares da; http://lattes.cnpq.br/6150329073394875; http://lattes.cnpq.br/7792007870490897
    Este trabalho tem o propósito de relatar algumas memórias e reflexões que vivenciei no curso Bacharelado em Agroecologia e aspectos singulares de sua dinâmica que diferencia de outras graduações. Apresento retalhos de minha história que antecederam a jornada acadêmica que estão diretamente relacionados com a escolha pela Agroecologia, revelando as influências e experiências que moldaram meu interesse por essa área de estudo e prática. Relato a experiência do grupo Bordando pelo Cuidado e a importância da utilização do bordado como uma ferramenta arte-educativa que transcende a prática manual, promovendo a expressão criativa, o cuidado afetivo e a reflexão sobre questões sociais, ambientais e políticas. Concluo com aprendizados sobre relações étnico-raciais, campesinato e educação popular de modo articulado a vivências particulares, históricas e comunitárias, estabelecendo um diálogo entre o conhecimento acadêmico e os conhecimentos tradicionais que surgem a partir da experiência cotidiana.
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    Análise de compreensões de estudantes no contexto de uma intervenção didática fundamentada em pressupostos freirianos para o ensino de termoquímica
    (2023-09-11) Souza, Nívea Galdino de; Firme, Ruth do Nascimento; http://lattes.cnpq.br/7234636790850019; http://lattes.cnpq.br/2969100250409863
    Em pleno século XXI busca-se cada vez mais por uma educação mais inclusiva, emancipatória e relevante para os estudantes e suas comunidades. É com essa perspectiva que foram adotados neste estudo os pressupostos teóricos e metodológicos da perspectiva freiriana. As visões de Freire sobre a educação são inspiradoras, motivacionais e desafiadoras. Nessa perspectiva, este estudo tem como objetivo analisar compreensões de estudantes no contexto de uma intervenção didática fundamentada em pressupostos freirianos para o ensino de Termoquímica, sendo este objetivo detalhado em três objetivos específicos: identificar concepções previas dos estudantes sobre os conceitos termoquímicos e sobre questões relacionadas com incêndios; analisar evoluções nas compreensões dos estudantes sobre os conceitos termoquímicos e sobre questões relacionadas com incêndios; e avaliar as percepções dos estudantes acerca da intervenção didática vivenciada por eles. Quanto aos aspectos metodológicos, este estudo foi qualitativo, desenvolvido em uma escola da rede privada localizada no município de Vitória de Santo Antão, contou com a participação de 37 estudantes e foi conduzido por meio de cinco etapas metodológicas a saber: estudo dos pressupostos da pedagogia freiriana (primeira etapa); elaboração da intervenção didática (segunda etapa); aplicação da intervenção didática (terceira etapa); organização dos dados (quarta etapa); análise dos dados (quinta etapa). Quando às concepções previas dos estudantes sobre os conceitos termoquímicos e sobre questões relacionadas com incêndios, as análises evidenciaram concepções prévias equivocadas, incompletas e/ou coerentes do ponto de vista científico, como por exemplo, compreensões de reação química como misturas e compreensões que consideram que os incêndios não podem ocorrer espontaneamente. Em relação às evoluções nas compreensões dos estudantes sobre os conceitos termoquímicos e sobre questões relacionadas com incêndios, as análises trazem evidências, por exemplo, de compreensões da ocorrência de incêndios devido a reação entre o oxigênio e o combustível para liberar energia em forma de calor e compreensões do conceito de calor como energia em movimento. Ou seja, esses resultados são evidências de que os estudantes evoluíram em suas compreensões sobre a ocorrência de incêndios e sobre o conceito de calor. E em relação à avaliação dos estudantes sobre a intervenção didática fundamentada nos pressupostos freirianos desenvolvida com eles, as evidências identificadas nas análises foram relativas à intervenção didática ter sido não cansativa, dinâmica, divertida, com potencial para que as coisas façam sentido, para a participação dos estudantes, para aprender Química a partir de situações reais.
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    Eventos de letramento: um estudo no Centro Cultural Grupo Bongar- Nação Xambá em Olinda/PE.
    (2018) Santos, Ana Karolina Neri Reis dos; Miranda, Cássia Priscila Oliveira de; Silva, Fabiana Cristina da; http://lattes.cnpq.br/6908776370908653; http://lattes.cnpq.br/9202305020496260; http://lattes.cnpq.br/7889505484339977
    A pesquisa tem como objetivo analisar os eventos de letramento presentes nas atividades desenvolvidas no Centro Cultural Grupo Bongar - Nação Xambá, situado na comunidade de São Benedito na cidade de Olinda/PE. Essa educação popular é desenvolvida no Quilombo Urbano Xambá, oportunizando momentos de interação por meio de eventos de letramentos descritos nesta pesquisa. Esse conhecimento adquirido não se segue isolado, ele transcende por espaços informais e formais ocorrendo um diálogo entre o individual e o coletivo. A pesquisa esta baseada teoricamente em autores como Brandão (2015); Gonh (2006); Soares (2010) entre outros. Trata-se de um estudo de caso de caráter qualitativo em que realizamos entrevistas e observações no campo. O Centro Cultural apresenta uma visão solidária com o intuito de transformar a realidade da comunidade por meio da educação popular, apoiando e desenvolvendo práticas de letramento e de valorização da cultura afro brasileira, essa luta favorece a valorização do quilombo urbano dentro do contexto social atual, contribuindo para a formação de cidadãos seguros de seu papel social dentro da sociedade contemporânea.