01. Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE (Sede)
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Resultados da Pesquisa
Item Docência em construção: representações sociais sobre o ser professor dos licenciandos em Pedagogia(2025-02-25) Araujo, Samuel Soares de; Sales, Michelle Beltrão Soares; http://lattes.cnpq.br/1145653737118181; http://lattes.cnpq.br/4455917076320649Este estudo tem como objetivo principal analisar as representações sociais sobre o ser professor da educação básica de estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), buscando compreender como essas representações se relacionam com a construção da identidade docente. A partir das contribuições de Paulo Freire, Tardif e da Teoria das Representações Sociais de Serge Moscovici, o trabalho destaca que a identidade docente é construída por meio de experiências, saberes acumulados e práticas pedagógicas, refletindo a visão de mundo e as vivências dos educadores. A pesquisa investiga como estudantes de pedagogia, nos períodos iniciais e finais do curso, constroem suas percepções sobre a docência e como essas percepções influenciam sua formação e prática pedagógica, utilizando como instrumento de coleta entrevista semiestruturada e o TALP (Teste associativo de palavras). Os resultados sugeriram que, apesar de descrita como um desafio, a profissão docente para os sujeitos ainda é marcada pela ideia de “sacerdócio”. Os discursos indicaram que para os estudantes, apesar do desafio, o professor tem uma missão ou um compromisso moral com seus alunos, distanciando-o do lugar de profissional. Assim, espera-se contribuir para a compreensão e valorização do processo formativo docente, que, como descrito por Freire, perpetua-se nos indivíduos que são educados.Item Interseções entre a literatura, a história e a identidade Latino-americana em Cem anos de solidão(2023-04-14) Góes, Ana Beatriz Amorim; Moreno, Amanda Brandão Araújo; http://lattes.cnpq.br/0149408155954168; http://lattes.cnpq.br/1217626626676563Tendo como foco o livro Cem anos de solidão (1967), do escritor colombiano Gabriel García Márquez, este artigo busca tecer algumas reflexões acerca da relação entre a história da América Latina, a construção da identidade latino-americana e a literatura, partindo do pressuposto de que esta apreende aspectos dos contextos social e histórico nos quais se encontra e aos quais por vezes se refere, como é o caso da obra analisada. Para a construção dessa reflexão, fizemos, ainda, um breve apanhado da biografia de García Márquez, do realismo mágico (corrente literária na qual a obra se inserta) e seu aporte político, histórico e identitário e do boom da narrativa latino-americana. Fazem parte do arcabouço teórico as contribuições de Dasso Saldívar (2000), Eric Nepomuceno (2016), Ángel Rama (1987), Francine Iegelski (2021), Alberto Manguel (2017), Tatiana Bensa (2005), Tomaz Tadeu da Silva (2000), Fernando Aínsa (1986), entre outros.Item Subjetividade sitiada: o Instagram e a construção de identidades e hábitos de consumo na sociedade de sedução em massa(2021-03-03) Souza, José Matheus Melo de; Faria, Maurício Sardá de; http://lattes.cnpq.br/1513772085737367; http://lattes.cnpq.br/6244561601189722O fenômeno das redes digitais integrou-se ao cotidiano das pessoas nas últimas décadas, implicando em um movimento informacional infindável, associado a interações virtuais contínuas. Este estudo busca refletir sobre o Instagram, que possui aproximadamente um bilhão de usuários ativos por mês, especialmente relacionando-o aos processos de construção de identidades e hábitos de consumo. Para isso, é indispensável mobilizar e discutir teorias que permitem acessar o significado dessa realidade, abrangendo múltiplas abordagens: a abordagem sobre os meios de comunicação de massa, os temas da sociabilidade e da representação do indivíduo na sociedade e, especialmente, a discussão sobre os conceitos de identidade e consumo. A utilização da ferramenta algoritmo por parte desta rede, como forma de direcionar conteúdos e anúncio personalizados, foi um aspecto fundamental descoberto no exercício da pesquisa, pois auxiliou na composição do argumento central e permitiu uma maior compreensão do fenômeno estudado.
