01. Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE (Sede)
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Item A importância da preparação acadêmica no acesso à pós-graduação: um relato de experiência sob a perspectiva da monitoria(2025-08-01) Silva, Adlla Vitória Fernandes da; Guilherme, Betânia Cristina; Maia, Maria de Mascena Diniz; http://lattes.cnpq.br/7051998554981575; http://lattes.cnpq.br/3131730022364100; http://lattes.cnpq.br/6857642573145461Este trabalho é um relato de experiência baseado nas vivências da autora durante o projeto "Preparatório para a Pós-Graduação", desenvolvido pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) em colaboração com a Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Cidadania, que objetiva o aprimoramento das habilidades dos graduandos, egressos de cursos superiores e aspirantes ao ingresso em cursos de pós-graduação stricto sensu e lato sensu em decorrência do enfrentamento às discrepâncias sociais no cenário acadêmico brasileiro. O documento teve como principal foco registrar e descrever as atividades da monitoria, as abordagens das aulas, o aproveitamento dos alunos e a relevância do formato remoto para a inclusão e a abrangência da iniciativa. Os percursos metodológicos aplicados foram de caráter qualitativo e descritivo. O projeto foi executado em um ambiente virtual de aprendizado, a partir de aulas síncronas transmitidas ao vivo, tendo como complemento o suporte da monitoria como facilitadora na disponibilização de materiais didáticos e atividades gamificadas por meio de plataformas digitais integradas. Foi possível noticiar a capilaridade da modalidade remota no projeto, visto o quantitativo elevado de inscritos e a adesão de todas as regiões no Brasil e, ainda, em Guiné-Bissau. Ademais, de modo orgânico, alguns participantes reportaram sobre o seu êxito no ingresso em programas de pós-graduação. O retorno dos cursistas, apurado mediante o uso de questionários, demonstrou uma alta aceitação quanto aos conteúdos, materiais e o suporte oferecido. Os questionamentos, recomendações de melhoria e depoimentos abertos, apontaram possibilidades de otimização do tempo e aprofundamento dos tópicos, sinalizando caminhos em prol do aprendizado síncrono e assíncrono. Portanto, conclui-se que o ato de monitorar o projeto certamente foi enriquecedor e, ainda, reafirmou a essencialidade da extensão universitária ao “atravessar a bolha” entre a universidade e o público externo enquanto agente da transposição didática.Item Desenvolvimento econômico em discussão: o desenvolvimentismo e neodesenvolvimentismo no Brasil(2024-10-04) Raimundo, Maria Aparecida de Araújo; Freitas, Petrus Alves; http://lattes.cnpq.br/1474091666288817Este trabalho aborda a evolução das abordagens do desenvolvimentismo e neodesenvolvimentismo. O desenvolvimentismo, consolidado no período de Vargas, foi uma estratégia centrada na industrialização, substituição de importações e intervenção estatal, com ênfase em grandes projetos de infraestrutura e criação de empresas estatais. Já o neodesenvolvimentismo, adotado nos governos de Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, combinou políticas sociais inclusivas, como o Bolsa Família, com a promoção da industrialização, inovação e infraestrutura, buscando corrigir desigualdades sociais e incentivar o crescimento econômico sustentável. A análise explora as semelhanças e diferenças entre essas duas abordagens, avaliando seus impactos no crescimento econômico, inclusão social e desafios macroeconômicos. Conclui-se que, embora ambas as estratégias tenham sido essenciais para o desenvolvimento do Brasil, enfrentaram condições significativas, como a dependência de recursos externos e crises fiscais.Item Relato de experiência: participação e atuação no projeto de extensão Fatores de Sucesso de um programa de inclusão social promovido por uma organização não governamental(2023-09-15) Borges, Paulo Tavares; Oliveira, Rezilda Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/2590859532640305; http://lattes.cnpq.br/2813919480734056Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresenta um relato de experiência que integra ensino e extensão direcionado ao estudo dos fatores de sucesso de um programa de inclusão social de uma organização não governamental analisados através da Investigação Apreciativa aplicada ao Projeto Judô do Movimento Pró-Criança (MPC). O TCC aponta para um duplo papel discente, seja como voluntário, seja como membro de uma das equipes que atuaram ao longo da disciplina Gestão de Organizações do Terceiro Setor, correspondente ao semestre 2022.1, no Bacharelado em Administração da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), ministrada nos meses de março e abril de 2023. Deste modo, foram integrados temas do terceiro setor abordados em sala de aula e a dinâmica da atividade extensionista, levando à aprendizagem proporcionada pela interação com os atletas medalhistas do judô, a fim de se aplicar o método de avaliação do programa de esportes do MPC e dessa modalidade em particular, descritas e analisadas neste TCC. O relato de experiência metodologicamente fez parte de uma pesquisa-ação aplicada a um contexto em que o contato com o MPC envolveu visita técnica, reunião com gestores e o responsável pela condução do bem-sucedido Projeto Judô e a análise de seus fatores sucesso. Este é um estudo de caso retratado em um relato de experiência de grande valia para se entender a questão da inclusão social e o contato direto com a realidade social do terceiro setor e a vivência adquirida durante o projeto de extensão.Item Informática e software livre como instrumento de inclusão social(Universidade Federal Rural de Pernambuco(SEDE); Departamento de Estatística e Informática., 2011) Alencar, Andrêza Leite deItem Núcleo de atletas(Universidade Federal Rural de Pernambuco(SEDE); Departamento de Educação Física., 2011) Silva, Nilson Félix da
