01. Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE (Sede)
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Item Diário de Bitita na sala de aula: memória, literatura e história no Programa Residência Pedagógica(2025-03-19) Lessa, Anna Victória Souto; Silva, Lucas Victor; http://lattes.cnpq.br/0058476610695399; http://lattes.cnpq.br/2730881181807163O presente artigo apresenta uma experiência desenvolvida no âmbito do Programa Residência Pedagógica (PRP) na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Silva Jardim, com foco na proposta efetivada na disciplina eletiva do Ensino Médio “Diário de Bitita: identidade e memória”. A proposição teve como objetivo explorar a intersecção entre Literatura e História, utilizando a obra Diário de Bitita, de Carolina Maria de Jesus, como instrumento para reflexão sobre identidade, memória, desigualdade social, racismo e gênero no Brasil. A metodologia adotada incluiu análise textual, debates, dinâmicas interativas e práticas artísticas, como teatro-fórum e produção de histórias em quadrinhos. Os resultados indicam que a abordagem possibilitou um engajamento significativo dos estudantes, promovendo debates críticos e a valorização de memórias e identidades historicamente marginalizadas. No entanto, desafios estruturais impostos pelo Novo Ensino Médio e a fragmentação curricular foram identificados como limitações ao aprofundamento dos conteúdos. Conclui-se que o PRP é uma ferramenta essencial para a formação docente, proporcionando experiências que fortalecem o ensino de História em uma perspectiva crítica e inclusiva.Item O Xangô Pernambucano no Museu do Estado de Pernambuco: a narrativa reproduzida no Núcleo Afro-brasileiro da Exposição Pernambuco Território e Patrimônio de um Povo(2024-03-04) Santana, Luiz Felipe de; Silva, Lucas Victor; http://lattes.cnpq.br/4776423706933290Este artigo busca fazer uma análise do núcleo Xangô Pernambucano que compõe a exposição permanente Pernambuco: Território e Patrimônio do Povo do Museu do Estado de Pernambuco (MEPE). Abordaremos inicialmente a constituição do acervo que compõe a coleção e, em seguida, a maneira como estes objetos são apresentados pela exposição. Na oportunidade, debateremos a função dos museus históricos e a legitimidade que as narrativas reproduzidas nesses espaços possuem na sociedade. Nossas fontes de pesquisa são: o texto curatorial da exposição e a expografia do núcleo expositivo, analisadas sob a perspectiva da História. Nossa fundamentação teórica recorreu a autores como Francisco Regis L. Ramos e Myrian Sepúlveda dos Santos. Enquanto resultados da investigação afirmamos a compreensão da narrativa do núcleo expositivo Xangô Pernambucano como reprodução da interpretação de Gilberto Freyre acerca da formação da identidade brasileira.Item Uma reescritura da Liga Camponesa de Galileia em Vitória de Santo Antão(2023-09-19) Santos, Leonildo de Oliveira; Silva, Uiran Gerbara da; http://lattes.cnpq.br/7832551328754125As Ligas Camponesas da Galileia foi um importante movimento social agrário brasileiro que surgiu no Engenho Galileia, em Vitória de Santo Antão, em 1955. O artigo inicia com uma análise do contexto histórico que levou ao surgimento das Ligas Camponesas. O movimento surgiu em um momento de crescente desigualdade social e concentração de renda no campo brasileiro. Os trabalhadores rurais eram submetidos a condições de trabalho precárias e eram explorados pelos proprietários de terras. O movimento atuou por nove anos, até ser extinto pelo golpe militar de 1964. Durante esse período, as Ligas Camponesas conquistaram um importante espaço no cenário político nacional, tornando-se um dos principais defensores da reforma agrária. O movimento também contribuiu para a conscientização política dos trabalhadores rurais e para a organização de comunidades camponesas identificar as memórias dos moradores do Engenho Galileia e áreas adjacentes sobre as Ligas Camponesas. As Ligas Camponesas foram um movimento social que lutou pelos direitos dos camponeses. As memórias das Ligas Camponesas são importantes para resgatar a importância desse movimento.Item Cocos de roda em Igarassu: saberes, práticas e resistências presentes na cultura popular(2023-09-13) Silva, Natasha Hevelyn Oliveira da; Sousa, João Morais de; http://lattes.cnpq.br/9057718684364301; http://lattes.cnpq.br/1376953044534321Situada no campo dos estudos culturais, a partir de um recorte sociológico, essa pesquisa aborda a manifestação do coco de roda no município de Igarassu. Tangenciado os aspectos de identidade e memória, este trabalho tem como objetivo identificar quais as práticas e saberes dos fazedores e fazedoras do coco de roda em Igarassu que contribuem para a construção de identidades culturais que resistem à dominação da cultura de massas, da indústria cultural e as imposições do poder político local. No aporte teórico, a cultura é compreendida como um sistema de símbolos (Geertz, 1978) construído mediante o processo de socialização, ou seja, trata-se dos costumes, hábitos, códigos e crenças que são aprendidos pelos sujeitos a partir da sua inserção na sociedade (Laraia, 2020). Ainda para compreender a cultura é preciso compreendê-la como um processo social e material, de modo que as questões relativas à economia não estão separadas da cultura, compondo uma totalidade indissociável. Nessa ótica, a acepção da cultura está intimamente conectada aos conflitos sociais, às questões políticas e todo arcabouço das relações de poder presente nas sociedades (Canclini, 1983; Williams, 2011). E a cultura popular como referente às tradições, costumes, usos e memórias das classes populares (Bosi, 2000), onde também prepondera o conflito e se estabelece um limiar entre agência e estrutura, a estrutura de dominação produzida por uma identidade legitimadora e a agência produzida por uma identidade de resistência (Castells, 1999). Nesse sentido, compreendemos a cultura popular como tenaz e com capacidade para resistir e construir alternativas contra-hegemônicas (Gramsci, 1995; Thompson, 1998). No que tange a metodologia, utilizamos o método qualitativo, tendo como arcabouço teórico-metodológico o interacionismo simbólico. Para coleta de dados, foram utilizadas técnicas de observação direta, participante, e entrevistas semiestruturadas. Como técnica de análise, foi utilizada a análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa apontaram que os grupos culturais do coco de roda sofrem com ampla desvalorização por parte do poder público, mas que vêm resistindo e contribuindo para a formação de identidades participativas, solidárias e contra-hegemônicas. Portanto, o impacto social dessa pesquisa está em desvelar essas realidade, promover visibilidade para temática e fortalecer a construção de outros trabalhos e políticas públicas que valorizem a cultura popular como parte do desenvolvimento de uma sociedade humana, integrada e diversa.Item Realismo mágico e memória em Pedro Páramo, de Juan Rulfo(2023-04-14) Sousa, José Victor Ferreira; Moreno, Amanda Brandão Araújo; http://lattes.cnpq.br/0149408155954168; http://lattes.cnpq.br/4306124851565170O presente trabalho objetiva analisar a obra Pedro Páramo (1955), do escritor mexicano Juan Rulfo, reconhecido por sua produção como precursor do realismo mágico. Pretendemos explorar o romance a partir de suas relações com a memória e com o realismo mágico. O estudo terá caráter bibliográfico, através de análises interpretativas da obra literária, textos teóricos sobre os temas relacionados à pesquisa, em especial sobre memória e realismo mágico; e fortuna crítica sobre Juan Rulfo e o contexto histórico-literário mexicano. Fazem parte do referencial teórico as contribuições de Imbert (1992), Chiampi (1983) e Iegelski (2021), sobre o realismo mágico; Costa; Alves (2010), Buxó (1996), Halbwachs (1990) e Nora (1993) sobre memória; Jozef (1993), Klahn (1996) e Martín (1996), sobre Juan Rulfo e o contexto histórico-literário mexicano. A partir do cotejo de todos esses elementos, analisamos o corpus de forma a fazer discutir como Juan Rulfo trouxe em sua obra elementos do realismo mágico antes mesmo que esse conceito estivesse consolidado pelos autores do boom latino-americano. Para, além disso, pretendemos descrever como a memória e o realismo mágico convergem dentro da narrativa, se convertendo em um fator importante para a compreensão da obra.Item A realidade ficcional em AvóDezanove e o segredo do soviético, de Ondjaki(2021) Evangelista, Fabiana Esteves; Bezerra, Antony Cardoso; http://lattes.cnpq.br/7274047087168768; http://lattes.cnpq.br/2461072855388351Analisa-se a construção da realidade ficcional no romance AvóDezanove e o segredo do soviético (2008), do escritor angolano Ondjaki, tendo como objetivo compreender quais recursos literários o autor utiliza para recriar a vida em Angola após a sua independência, em 1975. Partindo de uma pesquisa bibliográfica, foi possível constatar que Ondjaki recorre à memória de sua infância e à adoção de um narrador-menino como personagem para descrever uma realidade lúdica e em parte segmentada por contradições sociais. Essa leitura aponta para a ideia conclusiva do elo que o autor busca preservar com a tradição angolana dos ensinamentos dos mais-velhos e com a perspectiva utópica expressa pela figura da criança.Item Memorial da UFRPE: a divulgação da memória institucional através de ações educativas(2020-10-15) Oliveira, Karoline Mery de; Pacheco, Ricardo de Aguiar; http://lattes.cnpq.br/1888823708270264; http://lattes.cnpq.br/4899888101948247Entendendo que o museu existe por e para estabelecer uma relação entre sua comunidade e objetos significativos de sua cultura, o presente estudo tem como objetivo compreender o papel social do Memorial da UFRPE como espaço que cumpra com essa dimensão dos museus. Para isso realizamos uma reflexão sobre as ações pedagógicas e jogos didáticos desenvolvidos pela equipe do Memorial. Para a pesquisa foi realizada a leitura dos referenciais teóricos relacionados aos campos da museologia e da História dos museus. Também buscamos conhecer os processos de constituição da UFRPE sua importância social para entender o sentido da construção de um memorial para uma universidade. E dessa forma, dialogando com a discussão sobre o Memorial da UFRPE, utilizamos teóricos ligados aos campos da Memória, Educação em Museus, ensino de História em Museus e Educação Patrimonial. A metodologia empregada também inclui a análise das fontes disponíveis no acervo do memorial e análise da execução dos jogos. Por fim, concluímos que os jogos didáticos utilizados não atuam isolados em si mesmo, mas buscam se fundamentar na pesquisa teórica e no acervo do Memorial da UFRPE. Eles fazem com que cada peça seja utilizada como referência e fonte de conhecimento sobre a história da universidade. Entendemos que a comunicação realizada dentro do Memorial corresponde a um processo educacional que estimula e facilita a interação entre a comunidade visitante e a equipe responsável pela manutenção do memorial, possibilitando a construção e a troca de conhecimentos.Item “Becos da resistência”: uma análise historiográfica sobre Conceição Evaristo e Kmila CDD(2019-12-17) Paraiso, Diana Bárbara do Nascimento; Dantas, Mariana Albuquerque; http://lattes.cnpq.br/5957556943043849Este trabalho tem o objetivo de realizar uma análise comparativa, entre o livro “Becos da memória”, de Conceição Evaristo e o EP “Preta Cabulosa” de Kmila CDD, mulheres negras, que apresentam no lirismo discursos fortemente representativos da memória afro-brasileira, a partir do resgate oral e musical. Ambas nascidas nas periferias de grandes centros urbanos, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, carregam em suas vivências e, consequentemente, nas suas produções, memórias coletivas. Além disso, pretende-se apontar a ausência do uso das letras e das músicas do rap no ensino de História nas escolas. Assim, procura-se como as teorias que abrangem a História Cultural no Brasil, bastante difundida a partir dos anos 1980, por agregar as subjetividades, novas abordagens e novos objetos, expandidos à escrita da História por Walter Benjamin, E.P. Thompson, Margareth Rago e outros, influenciaram no resgate historiográfico dessas autoras que utilizam de linguagens diversas, a literatura e o rap, respectivamente, contribuindo para protagonizar memórias geralmente silenciadas na história nacional tanto na universidade como nos demais espaços formais e não formais de educação.Item Gastronomia “Na Ponta da Língua”: comunicação, memórias e representação profissional nas narrativas de chefs de cozinha no sertão pernambucano(2022-10-14) Bezerra, Fábio Marques; Panetta, Monica Helena; http://lattes.cnpq.br/0760135351368402A Gastronomia é um campo de conhecimentos e práticas que abre a possibilidade de reportar-se à diversidade de memórias que podem estar presentes nas sociedades, e diante de narrativas que são estabelecidas, percebe-se que é comum o resgate da cozinha de “forno e fogão” de cunho familiar e que faz parte do domínio da memória afetiva de todos. Diante de processos identitários e que há o interesse comunicacional na produção de sentidos e significados nessa área, buscou-se analisar os elementos constituintes de uma representação profissional dos chefs de cozinha da região do Vale do São Francisco a partir da relação entre suas memórias e o fazer culinário apresentados em uma série digital denominada Na Ponta da Língua. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa, exploratória, bibliográfica e documental, sendo utilizada a abordagem interpretativista para a análise dos dados coletados nos documentos digitais (videocasts) encontrados no Portal Culturama, no YouTube. Notou-se que foram representativos alguns elementos em comum aos chefs entrevistados e que permeiam um “fio” condutor das práticas acerca do cozinhar no sertão pernambucano: o espaço físico, o lugar de fala gastronômica, as memórias (afetivas) constitutivas, o fazer culinário e a afirmação do ser chef de cozinha. Então, a partir das narrativas representacionais do fazer-ser chef de cozinha e entre os sentidos e significados produzidos pelo signo “comida” sertaneja a partir da memória narrada nos vídeos, foi possível encontrar a idéia de que, para além do elemento econômico, a história íntima familiar e os investimentos afetivos, simbólicos, estéticos e socioculturais se constituem como fatores de relevância para a produção do (re)dimensionamento dos saberes-sabores pertinentes à pluralidade das “cozinhas do sertão”.
