01. Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE (Sede)

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    Panorama da licenciatura em computação: uma análise das particularidades acadêmico-profissionais dos docentes de informática/computação no Brasil
    (2024-09-30) Gonçalves, Alexandre Fernandes; Rodrigues, Rodrigo Lins; http://lattes.cnpq.br/5512849006877767; http://lattes.cnpq.br/5960541042758316
    O presente trabalho tem como objetivo verificar a atual situação dos docentes de informática/computação no ensino básico brasileiro, mais precisamente sobre a formação específica de licenciatura em computação (LC) e os quantitativos destes, com sua distribuição em algumas variáveis como região, sexo e região político-administrativa. A pesquisa foi realizada com dados dos docentes de informática/computação ao nível de Brasil, oriundas do Censo Escolar do ano de 2020. Após essa etapa, foi utilizada a técnica de Análise de Correspondência Múltipla (MCA), para verificar as características dos atributos encontrados e as associações existentes entre as categorias das variáveis, relacionando a formação docente com o perfil. Concluímos com esse estudo que há um baixo quantitativo de profissionais docentes de informática/computação. São apenas 478 (2,19% do total de registros) com formação específica na área de LC, existindo uma grande quantidade de professores (15.059 - 69,09%) que são licenciados em outras áreas distintas da computação. A formação em pedagogia é a fonte da maioria dos professores de informática/computação, com cerca de 11.101 (50,93%) destes profissionais; e que a carência é ainda maior nas regiões Norte e Centro-Oeste do país, que possuem apenas 56 professores, o que corresponde a 11,71% dos licenciados em computação (LCs) em atividade.
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    Docência em construção: representações sociais sobre o ser professor dos licenciandos em Pedagogia
    (2025-02-25) Araujo, Samuel Soares de; Sales, Michelle Beltrão Soares; http://lattes.cnpq.br/1145653737118181; http://lattes.cnpq.br/4455917076320649
    Este estudo tem como objetivo principal analisar as representações sociais sobre o ser professor da educação básica de estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), buscando compreender como essas representações se relacionam com a construção da identidade docente. A partir das contribuições de Paulo Freire, Tardif e da Teoria das Representações Sociais de Serge Moscovici, o trabalho destaca que a identidade docente é construída por meio de experiências, saberes acumulados e práticas pedagógicas, refletindo a visão de mundo e as vivências dos educadores. A pesquisa investiga como estudantes de pedagogia, nos períodos iniciais e finais do curso, constroem suas percepções sobre a docência e como essas percepções influenciam sua formação e prática pedagógica, utilizando como instrumento de coleta entrevista semiestruturada e o TALP (Teste associativo de palavras). Os resultados sugeriram que, apesar de descrita como um desafio, a profissão docente para os sujeitos ainda é marcada pela ideia de “sacerdócio”. Os discursos indicaram que para os estudantes, apesar do desafio, o professor tem uma missão ou um compromisso moral com seus alunos, distanciando-o do lugar de profissional. Assim, espera-se contribuir para a compreensão e valorização do processo formativo docente, que, como descrito por Freire, perpetua-se nos indivíduos que são educados.
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    Retratos da greve de 1979: o Brasil, Pernambuco, a escola
    (2023-03-15) Pinto, Robério Siqueira; Silva, Marcília Gama da; http://lattes.cnpq.br/0090863442089957; http://lattes.cnpq.br/9731911398084861
    A presente pesquisa pretende lançar luz sobre a intensa onda de levantes sociais e políticos que marcou o ano de 1979 no Brasil, mais precisamente, a sua segunda metade, o que o torna um momento incontornável para a história do trabalho no país. A partir da análise de jornais, charges, fotografias e filmes, em conjunto com revisão bibliográfica sobre o tema, o texto que segue está estruturado em três eixos centrais: no primeiro deles, propõe-se um panorama das lutas experienciadas na ditadura civil-militar desse ano, procurando-se demonstrar como o rompante grevista de 1978, outro momento-marco, legou fôlego e insuflou revolta nas mais diversas partes do território nacional; no segundo, afunila-se o leque para melhor se aproximar do cenário pernambucano, o interesse por esse recorte, em especial, explica-se pelas especificidades que ela carrega, ao mesmo passo em que nos incita a uma interessante discussão acerca da generalização historiográfica de eventos e conceitos a partir do eixo Rio-São Paulo; por fim, escolhe-se como foco de agência a experiência de greve dos professores do estado de Pernambuco, entendida aqui como decisiva para a luta pela abertura do regime autoritário, o que nos leva a concluir que, muito além da sala de aula, esta foi uma iniciativa de destacada importância para o retorno do estado democrático de direito.