01. Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE (Sede)

URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/1

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 7 de 7
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Tutoria: Plataforma para suporte à correção de atividades e envio de feedback personalizado
    (2023-04-19) Lima Neto, José Rodrigues de; Mello, Rafael Ferreira Leite de; http://lattes.cnpq.br/6190254569597745; http://lattes.cnpq.br/7813436627139390
    O feedback dado por professores a estudantes sobre atividades avaliativas é fundamental para a construção do conhecimento e compreensão acerca de sua trajetória de aprendizagem. Entretanto, frequentemente professores não conseguem fornecer feedback de qualidade e em tempo hábil, devido à sobrecarga de trabalho e à falta de tempo, gerando frustração para todos os envolvidos. Neste contexto, a plataforma Tutoria tem o objetivo de apoiar professores na correção de atividades avaliativas de maneira mais rápida, mantendo a qualidade e a personalização. Para isso, Tutoria utiliza técnicas de inteligência artificial para dar suporte na correção de questões discursivas, priorizando a usabilidade.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Uma abordagem para planejamento de aulas interdisciplinares com pensamento computacional para educação básica
    (2023-09-20) Monteiro, Lidiane de Souza; Falcão, Taciana Pontual da Rocha; Rodrigues, Rodrigo Lins
    A aprovação das Normas sobre Computação na Educação Básica - Complemento à Base Nacional Comum Curricular(BNCC) em 2023 foi um marco para o país, mas ao mesmo tempo a necessidade de implantação do ensino de Computação nas escolas traz diversos desafios para os professores. Um deles é a necessidade de se apropriarem de conhecimentos estabelecidos nos eixos de Computação para o currículo escolar (Pensamento Computacional, Mundo Digital e Cultura Digital) e incluírem as habilidades e competências em suas aulas, de maneira interdisciplinar. Neste contexto, este trabalho tem como objetivo contribuir no desenvolvimento de artefatos para apoiar a implantação do ensino de Computação na Educação Básica, bem como oferecer apoio aos professores durante esse processo desafiador. Assim, foi realizada a HackEduComp, uma maratona educacional que uniu professores de diferentes disciplinas com um desafio em comum: planejar aulas interdisciplinares com Pensamento Computacional. Os resultados indicam que as aulas planejadas de maneira colaborativa têm o potencial de promover e apoiar a implantação do Pensamento Computacional na Educação Básica, proporcionando aos educandos uma aprendizagem significativa, contextualizada e aplicando técnicas da Ciência da Computação.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Relatório final do estágio curricular obrigatório
    (2018) Lima, Xênia Moara Teixeira de Santana; Silva, Suely Alves da; http://lattes.cnpq.br/3497194749381919; http://lattes.cnpq.br/2245794424603415
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Relatório final do estágio curricular obrigatório
    (2020) Tavares, Maciel Alves; Santos, Maria Elizabete Pereira dos; Faria, Andréa Alice da Cunha; http://lattes.cnpq.br/9061416520602275; http://lattes.cnpq.br/7005094493372410; http://lattes.cnpq.br/7565366369665399
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Relatório final do estágio curricular obrigatório
    (2019) Gomes, Tuanny Daniele de Araújo; Santos, Maria Elizabete Pereira dos; Faria, Andréa Alice da Cunha; http://lattes.cnpq.br/9061416520602275; http://lattes.cnpq.br/7005094493372410; http://lattes.cnpq.br/3233229872213111
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Socialização no ambiente universitário: mediações nas relações docentes e discentes
    (2021-12-15) Silva, Eliane Pereira da; Brito, Paulo Afonso Barbosa de; http://lattes.cnpq.br/0891943804378064
    Este trabalho tem como objetivo investigar a socialização no ambiente universitário a partir das mediações nas relações entre docentes e discentes no curso de Bacharelado em Ciências Sociais na UFRPE. Para tanto, em um primeiro momento houve uma revisão bibliográfica, a partir da consulta de literatura que trata das temáticas da história das Ciências Sociais na UFRPE sob a perspectiva do conceito dos autores que dialogam com a socialização e da análise do Projeto Pedagógico do Curso (PPC). Durante a pesquisa da coleta de dados, realizada por meio de questionário com a participação de vinte discentes, são evidenciados experiências socializantes tanto baseadas na cooperação e solidariedade, quanto no controle e na manipulação, sendo que as primeiras se sobrepõem às segundas.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Redes sociais e influenciadores (as) digitais no consumo de estudantes universitários (as)
    (2019) Lima, Bianca Maria; Arrazola, Laura Susana Duque; http://lattes.cnpq.br/4317982181688343; http://lattes.cnpq.br/6735678802671288
    A presente pesquisa parte do objetivo de entender os hábitos de consumo dos (das) estudantes universitários (as) a partir das redes sociais. Com isso, buscou-se trazer à tona noções sobre hábitos de consumo de estudantes universitários (as), atendo-se especialmente às suas relações com as redes sociais digitais e comportamentos entre iguais, enquanto estudantes. Para fins deste relatório, se expõem a sistematização e análises de observações in loco, em áreas de convivência dos (das) estudantes - calouradas, bares, praças, restaurantes etc. -, bem como análise de conteúdo proveniente de entrevistas presenciais e questionário mediante formulário online. A partir do exposto, destaca-se a utilização de aparelhos eletrônicos como meios de acesso à internet, com destaque para os smartphones, bem como o aproveitamento do tempo e espaço online, principalmente através do conteúdo consumido nas redes sociais, que se mostra indispensável à comunicação moderna, igualmente ao compartilhamento de informações gerais e momentos cotidianos, de lazer e aprendizado.