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    As repercussões do “novo ensino médio” para a educação física escolar
    (2024-10-04) Farias, Glória Maria Ferreira de; Mello, Rachel Costa de Azevedo; http://lattes.cnpq.br/8749101676171464; http://lattes.cnpq.br/9426967835706583
    A presente pesquisa aborda as repercussões da Reforma do Ensino Médio ou “Novo Ensino Médio” para a Educação Física Escolar, a partir da promulgação da Lei n° 13. 415, de 16 de fevereiro de 2017 a partir da implementação nas escolas de alterações no ensino médio. Esta pesquisa tem por objetivo analisar as alterações da Reforma do Ensino Médio contidas nas políticas educacionais e curriculares, enquanto documentos normatizadores, a fim de esclarecer as repercussões do Novo Ensino Médio para a Educação Física. Definimos como objetivos específicos:compreender a presença e a importância da Educação Física no Ensino Médio, tomando como base a pedagogia Crítico Superadora; compreender os textos das políticas educacionais e curriculares da Educação Física no Ensino Médio; analisar os documentos norteadores do Ensino Médio a lei 13.415/17, a BNCC e o Currículo de Pernambuco e a lei n.º 14.945/24. Para alcançar esse objetivo, foi utilizado o referencial teórico analítico proposto por Stephen Ball e colaboradores, o Ciclo de políticas, e a análise textual discursiva (ATD) proposta por Moraes e Galiazzi (2006) dos documentos das políticas educacionais referentes ao Novo Ensino Médio: a lei n.° 13.415/17, a BNCC e o Currículo de Pernambuco e a lei n.º 14.945/24. Concluímos que as repercussões do Novo Ensino Médio (NEM) para a Educação Física nesta etapa da escolarização foram, de certa forma, prejudiciais para os estudantes, uma vez que as perdas foram drásticas em relação a redução da carga horária e dos conhecimentos, comprometendo a formação humana integral ao desqualificar a educação física, não a considerando um componente curricular.
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    Novo Ensino Médio (NEM): educação em um contexto neoliberal
    (2023-09-21) Vieira Junior, Francisco Danilo Sousa; Santos, Otávio Augusto Alves dos; http://lattes.cnpq.br/6806135209087830; http://lattes.cnpq.br/5063790686594309
    O presente trabalho tem como objetivo identificar os traços da racionalidade neoliberal na construção do Novo Ensino Médio (NEM), em específico, na implementação dos itinerários formativos, peça fundamental na reforma do ensino médio brasileiro. Por intermédio desta pesquisa, busca-se contribuir para o debate crítico acerca da reforma do ensino médio brasileiro, trazendo à tona a inserção da racionalidade neoliberal por meio da interferência do mercado na formulação de políticas públicas educacionais e no estabelecimento de um discurso mercadológico para com a educação. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi de ordem qualitativa, através de uma análise documental e bibliográfica para fomentar o objetivo proposto.
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    Educação Física no Novo Ensino Médio: uma análise sobre as publicações do CONBRACE 2019 e 2021
    (2022-10-10) Xavier, Rebeca Lucia; Lira, Maria Helena Câmara; http://lattes.cnpq.br/1315487815493191; http://lattes.cnpq.br/7036079624341930
    A Educação Física tem como área de conhecimento a cultura corporal (jogo, esporte, ginástica, dança e luta) e o trato pedagógico desses conhecimentos, na escola, são de grande importância para a formação humana. Durante sua trajetória como componente curricular, a Educação Física assumiu discursos que perpassam o higienismo, militarismo e performance esportiva. A partir da década de 1980, ela inicia uma roupagem mais progressista, fruto do momento social e histórico de redemocratização que passava o país e das contribuições acadêmicas que se iniciavam na área. Atualmente, apesar do enriquecimento em relação ao seu papel e do embasamento das suas práticas pedagógicas, a Educação Física Escolar tem sua legitimidade e autonomia no currículo escolar questionada, seu campo de atuação ainda é conflituoso, tanto referente ao cunho pedagógico quanto a sua natureza ideológica. O ensino médio é uma etapa importante em que os/as estudantes concluem sua trajetória na educação básica. Palco de constantes mudanças e da dicotomia entre o ensino propedêutico e o ensino técnico profissional, essa etapa é tema de grandes discussões. Recentemente o ensino médio passou por uma nova reestruturação por meio da Reforma do Ensino Médio, e o componente curricular Educação Física sofreu significativas mudanças. De acordo com os pontos que foram expostos até aqui, definimos como objetivo geral deste estudo analisar o debate realizado nas publicações do CONBRACE (2019 e 2021) que tratam sobre a Educação Física Escolar, através de uma pesquisa bibliográfica. Identificamos nas publicações que existem consensos referente às preocupações acerca da configuração do componente curricular Educação Física na Reforma do Ensino Médio.