TCC - Bacharelado em Ciências Sociais (Sede)
URI permanente para esta coleçãohttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/421
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Item Imperialismo estadunidense e dependência latino-americana: o ciclo de ditaduras empresariais-militares a partir das experiências brasileira e chilena(2023-04-25) Ávila, João Marcelo de Farias Rocha; Marçal Filho, José Carlos Gomes; http://lattes.cnpq.br/5449086191539864; http://lattes.cnpq.br/7093772919202439O presente trabalho tem por finalidade investigar a correlação entre o imperialismo estadunidense, a dependência latino-americana e o ciclo de ditaduras empresariais-militares do Cone Sul (1954-1990). Nossa hipótese é a de que o ciclo de ditaduras na sub-região do continente americano serviu para aprofundar as condições de dependência dos países latino-americanos em questão, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai, e ampliar o escopo de ação do imperialismo e de seu maior representante, os Estados Unidos. Para tanto, partimos dos pressupostos conceituais da teoria da dependência. Inicialmente apresentamos o processo de formação histórico-estrutural da América Latina e seuestabelecimento e consolidação enquanto periferia do sistema capitalista mundial. Analisamos o surgimento e expansão da manifestação do imperialismo estadunidense sobre o continente americano. Tratamos, ainda, da reconfiguração da divisão internacional do trabalho pós-Segunda Guerra Mundial, a fim de constatarmos o novo caráter do capitalismo dependente que ela acarreta. Em seguida, tomamos como estudo de caso dois dos processos de instauração de ditaduras empresariais-militares do referido ciclo, o do Brasil, em 1964, e do Chile, em 1973. Perscrutamos o peso decisivo do imperialismo estadunidense, através de numerosas fontes documentais, aliado às burguesias nacionais, no fomento e condução dos golpes brasileiro e chileno. Enfim, observamos os efeitos político-econômicos que os regimes de exceção brasileiro e chileno acarretaram, como a desnacionalização de capitais nacionais, penetração massiva de capitais estrangeiros e repressão militar-policial. Tais efeitos serviram em favor dos interesses das burguesias dependentes nacionais e centrais imperialistas, demonstrativamente beneficiárias de todo o processo. Constatamos, assim, por meio das experiências brasileira e chilena, que o ciclo de ditaduras empresariais-militares vivido no Cone Sul adquiriu conteúdo fascista, na persecução de barrar a crescente força do movimento popular e aprofundar a dependência histórica latino-americana, ao tempo tempo que fazendo ampliar as margens de ação do imperialismo estadunidense sobre o continente.Item O racismo no Brasil a partir de Manoel Bomfim e Lélia Gonzalez: parasitismo social e divisão racial e sexual do trabalho(2025-08-07) Silva, Guilherme Henrique da; Marçal Filho, José Carlos Gomes; http://lattes.cnpq.br/5449086191539864De forma hegemônica, o Pensamento Social Brasileiro do fim do século XIX e início do século XX foi condicionado pelas teses do evolucionismo, do positivismo e do darwinismo social, nos quais os povos se encontrariam em diferentes níveis de desenvolvimento e capacidade civilizatória, segundo os parâmetros eurocêntricos, determinando que a raça era a causa da miséria e não as condições históricas e sociais dos povos. Por meio da leitura das obras de Manoel Bomfim e Lélia Gonzalez, buscamos, como objetivo da pesquisa, compreender sociologicamente como as teses eurocêntricas operaram no Brasil para manter um neocolonialismo no Estado republicano brasileiro e a elaboração dos dois autores enquanto discursos afinados ao que seria a epistemologia pós-colonial do início do século XXI na América Latina. Por meio da metodologia da revisão bibliográfica das obras dos autores e seus leitores, realizamos uma leitura crítica da pertinência dos autores na compreensão do colonialismo e na produção de um contradiscurso epistêmico da reorganização do capitalismo como produtor de um neocolonialismo e do racismo no Brasil. Dessa forma, compreendemos e demonstramos como o racismo e o sexismo passaram a reproduzir as classes e distribuir os agentes, no qual as minorias raciais tornam-se parte da estrutura objetiva das relações ideológicas e políticas do sistema econômico capitalista. Através do assertivo de que a colonização fora um empreendimento expansionista do capitalismo, o neocolonialismo operado no Brasil se engendra como uma reorganização conservadora das relações sociais capitalistas, por meio do fenômeno do desenvolvimento desigual e combinado da divisão internacional do trabalho.Item Um espelho na nuvem: Leona Assassina Vingativa e a virada dos novos meios de produção de autoimagem(2019) Soares, Beatriz Rodrigues; Marçal Filho, José Carlos Gomes; http://lattes.cnpq.br/5449086191539864; http://lattes.cnpq.br/7694549668516277A chegada dos celulares e das redes de compartilhamento de vídeo pela internet na primeira década do século XXI caracterizou-se ao longo dos anos subsequentes numa revolução na maneira de se comunicar. As imagens, as imagens em movimento, os vídeos, as novas mídias, fazem agora parte do dia a dia de uma forma que as mídias tradicionais nunca conseguiram, e a possibilidade de criar uma autoimagem proporcionada por esses novos meios constitui-se num ponto de virada ao acesso a auto representação num mundo cada vez mais regido pelas imagens. Este trabalho investiga esse processo através da figura de Leona Assassina Vingativa, web celebridade pioneira no Brasil, cujo discurso em primeira pessoa (como travesti, racializada e periférica) representa uma abertura à autoimagem subalterna somente possibilitada por esse cenário, que contrapõe diretamente com a própria razão de ser dos meios de massa tradicionais, abrindo novos horizontes de existências não hegemônicas na política do visível.
