TCC - Bacharelado em Ciências Sociais (Sede)
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Item "O sentimento de perdição no rosto de uma moça nordestina": uma leitura dos estigmas de Macabéa segundo Erving Goffman(2025-08-06) Carvalho, Jorge Leberg Pereira de; Paula Júnior, Josias Vicente de; http://lattes.cnpq.br/8013351027708968; http://lattes.cnpq.br/7026257704663933O presente artigo tem a finalidade de elencar os estigmas aos quais a personagem literária Macabéa, de A Hora da Estrela, último livro de Clarice Lispector publicado em vida da autora, é associada. Buscou-se, através de pesquisa bibliográfica, discorrer a respeito da noção de estigma segundo Erving Goffman e sua relação com a identidade social; relacionar tal noção com um apanhado básico da literatura brasileira, ressaltando os estigmas raciais, de pobreza e lugar de origem presentes nesta; e, por último, falar acerca de A Hora da Estrela e dos estigmas carregados pela personagem Macabéa de acordo com a visão de Goffman, sendo estes o de aparência física, pobreza, semianalfabetismo e lugar de origem.Item A peleja da disciplina de Sociologia: a flexibilização da Sociologia enquanto disciplina no currículo de Pernambuco(2021-06-21) Araújo, Antônio Henrique da Silva; Benzaquen, Júlia Figueredo; http://lattes.cnpq.br/0325443406402140; http://lattes.cnpq.br/7571138062409607O presente artigo busca apontar um debate sobre o ensino da Sociologia no Brasil, de acordo com as teorias, métodos e conceitos sociológicos. É necessária a produção bibliográfica para fomentar o debate e subsidiar pesquisadores e docentes do ensino da Sociologia no que tange o processo de implantação dessa normativa. Para compreender esse processo, é fundamental analisar a Lei 11.684, de 02 de junho de 2008, altera o art. 36 da Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece e torna obrigatória a inclusão das disciplinas de Filosofia e a Sociologia nos currículos do ensino médio, a Lei 13.415, promulgada em 13 de fevereiro de 2017, que consolida a proposta da MP 746 de 2016, mais conhecida como a MP da reforma do ensino médio. Em 14 de dezembro de 2018, foi homologada pelo Ministério da Educação a Base Nacional Comum Curricular – (BNCC) do Ensino Médio. Esse documento de caráter normativo definiu o conjunto de aprendizagens essenciais que devem ser desenvolvidas com base nos conhecimentos, competências e habilidades. No âmbito da organização curricular, a BNCC aponta como sendo fundamental a flexibilidade e o caráter obrigatório desse princípio.
