TCC - Bacharelado em Ciências Sociais (Sede)

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    O "polo Goiana": desenvolvimento e mercado de trabalho na Zona da Mata Norte de Pernambuco
    (2021-12-17) Cavalcanti, Pedro Rafael Chalegre; Bezerra, Gabriella Maria Lima; http://lattes.cnpq.br/8954499933466652; http://lattes.cnpq.br/8437295117852093
    O objetivo do presente estudo é investigar as implicações dos recentes investimentos industriais sobre o mercado de trabalho da Zona da Mata Norte e Região Metropolitana do Recife, no Estado de Pernambuco. Nossa hipótese sugere que a recente industrialização do território rompeu com seu longo passado agroindustrial, alterando a dinâmica do mercado de trabalho no território. Para isso, primeiramente, foi realizado levantamento bibliográfico sobre a historicidade socioeconômica do território em confronto às novas mudanças. Em seguida, com relação ao mercado de trabalho do território, são sistematizados e analisados dados decorrentes de bases de dados do Ministério da Economia: RAIS e CAGED, com fins de descrever as mudanças no território, permitindo levantar novas hipóteses sobre o mesmo. Inicialmente, pudemos constatar que há, entre a primeira e a segunda década do século XXI, uma predominância relativa do setor industrial no volume de vínculos dos municípios, na mesma medida que um declínio do volume de vínculos no setor agropecuário. Em seguida, identificamos os principais setores industriais de cada município em relação ao total de vínculos na indústria, de modo a observar principalmente um vigor dado pela indústria automobilística de Goiana/PE quanto da consolidação de empreendimentos de Alimentos e Bebidas e Indústria Química nos outros municípios. Por fim, analisamos a movimentação de contratos de trabalho nos principais setores industriais, de modo a observar uma dinâmica particular a cada município, e, buscando especificar alguns impactos da Reforma Trabalhista de 2017 sobre as movimentações contratuais no território. Constatamos que até o momento não parece haver impacto significativo na dinâmica, ao mesmo tempo em que, se tratando das modalidades de contratação e desligamento introduzidas, o impacto é quase nulo para a indústria da transformação no geral.
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    Migração camponesa na Zona da Mata Norte de Pernambuco: a trajetória dos agricultores do Engenho Lagoa do Meio para a cidade de Aliança - PE
    (2021-07-20) Silva, Ricardo José da; Souza, Cláudio Morais de; http://lattes.cnpq.br/9245887717292317
    Os processos recentes de reestruturação na produção de cana-de-açúcar no Estado de Pernambuco, provocou o fechamento dos antigos Engenhos, ou a sua anexação à grandes usinas de cana-de-açúcar. O presente artigo analisa a imigração e resistência rural dos camponeses da comunidade do Engenho Lagoa do Meio para a cidade de Aliança-PE. Considerou-se o processo histórico de modernização do campo brasileiro, suas consequências sociais e as lutas dos movimentos sociais rurais pela democratização do acesso e o uso da terra. Optou-se pelo uso do metódo qualitativo, baseando-se em técnicas de coletas de dados, como entrevistas abertas, uso de fotografias e visitas in loco. Conclui-se que o processo de mudança não foi apenas reflexos de forças econômicas, embora, tenha sido um dos elementos condicionantes para o fluxo migratório daquela localidade.
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    Música canavial entre a indústria cultural e a cultura popular: Estudo sobre um fenômeno híbrido da zona da mata norte de PE
    (2019) Silva, Lucas Elias Arcelino; Souza, Cláudio Morais de; Oliveira, Daniel Figueiredo de; http://lattes.cnpq.br/7616338547377380; http://lattes.cnpq.br/9245887717292317; http://lattes.cnpq.br/7687052596132322
    Este estudo tem como objetivo analisar um fenômeno cultural que vêm se desenvolvendo na Zona da Mata Norte de Pernambuco, aqui nomeado de música canavial. Parafraseando Canclini (2015), pode-se dizer que hoje todas as culturas são de fronteira. Entretanto uma fronteira pressupõe no mínimo dois “territórios” limite; nesse sentido os limites teóricos que nos propusemos a analisar foram os da Indústria Cultural e da Cultura Popular. A metodologia empregada seguiu um viés qualitativo de inspirações etnográficas e consistiu em observação discreta dos espaços proporcionados pela cena cultural em questão, entrevistas com os artistas que a compõe e análise documental de sites e letras de músicas relacionadas ao tema. Como resultado final concluiu-se que a música canavial é uma expressão híbrida que, para além de ser simplesmente um ritmo musical, proporciona ambientes de socialização e de grande efervescência criativa, e carrega consigo a coexistência de elementos contraditórios capazes de gerar imagens que tencionam os limites de diversos pares de oposição como: rural x urbano, massivo x popular, mercadoria x arte, subalterno x hegemônico etc.