TCC - Bacharelado em Ciências Sociais (Sede)

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    “Ninguém saiu daqui sem uma experiência única”: as ocupações secundaristas de 2016 e o caso do Ginásio Pernambucano
    (2021-07-19) Pereira Neto, Ivo; Faria, Maurício Sardá de; http://lattes.cnpq.br/1513772085737367
    O presente trabalho busca compreender as ocupações escolares ocorridas em 2016 contra o governo Temer e as políticas de austeridade que atingiram diversos setores, dentre eles a educação, sob a perspectiva dos estudantes da Escola de Referência Ginásio Pernambucano, localizada no Recife. Perseguimos o desenrolar do processo de mobilização dos estudantes para efetuar a ocupação até o momento posterior à desocupação, destacando as consequências da ocupação para o cotidiano escolar e para a formação política dos jovens que dela participaram. A partir de entrevistas semiestruturadas realizadas com estudantes e pessoas de fora da escola que participaram da ocupação, foi construída uma cronologia da ocupação, focando nas pautas levantadas pelo movimento no início e em pautas que vão sendo incorporadas ao longo da ocupação. Abordamos também como se deu a relação dos estudantes com os professores e gestores, como os estudantes estruturaram a ocupação, as instancias de decisão quanto à organização de atividades e de atos. Analisamos a criação de uma rede de contatos e de mobilização entre os estudantes e outras ocupações e setores da sociedade. Por fim, compreendemos que as ocupações se dão para além da pauta de combate político e cria uma nova perspectiva de escola com autogestão dos estudantes, onde ocorre um intenso aprendizado sobre cidadania, participação política e uma perspectiva inclusiva de gestão escolar, mostrando como essa vivência dos estudantes foi repleta de contradições e aprendizados em intensos 33 dias como ocupantes e gestores da escola.
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    Inserção política e políticas públicas: reflexões sobre População LGBTQIA+ no Brasil
    (2021-07-23) Ribeiro Junior, Zoroastro de Queiroz; Leitão, Maria do Rosário de Fátima Andrade; http://lattes.cnpq.br/8086721690207482; http://lattes.cnpq.br/7799110454935790
    O objetivo do artigo consiste em refletir sobre as problemáticas que afetam os sujeitos sociais de identidade LGBTQIA+ no Brasil, especificamente os estigmas, estereótipos e exclusão/inserção nas políticas. A partir da pergunta de pesquisa que indaga se a inserção política tem contribuído para os avanços nas políticas públicas desta parcela da sociedade. A pesquisa qualitativa e exploratória utiliza fontes de pesquisa secundárias e dialoga com a produção teórica de Michel Foucault. Nas considerações finais constatam-se avanços houve inserção política, mesmo que ainda embrionária, e que a inclusão da pauta LGBTQIA+ na política partidária tem contribuído na formulação de políticas públicas nas diversas dimensões de vulnerabilidades que afetam estes sujeitos sociais, pese a situação de violência que este segmento social ainda vivencia cotidianamente.