TCC - Bacharelado em Ciências Sociais (Sede)

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    Processos de inter-formação cultural na quadrilha junina Zé Matuto da cidade de Lagoa de Itaenga na Zona da Mata de Pernambuco
    (2025-08-08) Lima, Raphaely Elza Maria da Silva; Spenillo, Giuseppa Maria Daniel; http://lattes.cnpq.br/4350911353530987; http://lattes.cnpq.br/8082578012155266
    Esta pesquisa analisa a quadrilha junina Zé Matuto, do município de Lagoa de Itaenga - PE, como um território simbólico de formação, resistência e criação coletiva. A partir da pesquisa participante realizada em 2024 e 2025, foram observadas práticas que ultrapassam a lógica do espetáculo, revelando a quadrilha como espaço de inter-formação, onde saberes populares e memória local se entrecruzam. O estudo mostra como os ensaios, os temas e a convivência cotidiana entre os integrantes produzem experiências formativas marcadas pela escuta, pelo afeto, pela memória e pela resistência. Com base em autores como Paulo Freire, Gadotti, Brandão, Canclini e Rita Amaral, a pesquisa destaca a potência educativa das festas populares e sua função política na afirmação de identidades e na crítica às desigualdades sociais e culturais.
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    A perspectiva freireana nas políticas públicas de educação de jovens e adultos em Pernambuco
    (2024-02-29) Silva, Lílian das Neves Henrique da; Bezerra, Gabriella Maria Lima; http://lattes.cnpq.br/8954499933466652; http://lattes.cnpq.br/4018105407840895
    O presente artigo investiga as políticas públicas que compõem a EJA- Educação de Jovens e Adultos em PE, relacionando com a perspectiva de Paulo Freire em relação a essa modalidade de ensino. Para tal, o trabalho descreve as políticas públicas para manutenção dessa educação do Governo Federal e Governo do Estado de Pernambuco, principalmente, pela Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco, disposto no Relatório Anual de Indicadores, RAI de 2020 e 2022. Essa pesquisa se justifica pela necessidade do fortalecimento de políticas públicas do estado para essa modalidade de ensino, por isso a necessidade de sua realização através dos dados bibliográficos revisados e da legislação vigente. Esses representados nos documentos que norteiam a Política Pública Nacional e Estadual Pernambucana, identificando esses princípios da Educação Libertadora, se há sua execução, se há disponibilidade de um orçamento que corresponda a ela, bem como a descrição de como ela pode ser desenvolvida de acordo o contexto sociocultural desse público.
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    A nova gestão pública nas políticas de educação em Pernambuco: uma análise dos indicadores educacionais de 2007 a 2018
    (2021-12-16) Cavalcanti, Matheus Henrique Magalhães; Bezerra, Gabriella Maria Lima; http://lattes.cnpq.br/8954499933466652; http://lattes.cnpq.br/7430908424391567
    Este trabalho analisa alguns resultados da implementação da Nova Gestão Pública (NGP) na educação básica do estado de Pernambuco no período 2007-2018. Para isto, escolhemos fazer uma análise que adotou, especialmente, técnicas quantitativas de coleta e análise de dados. Os procedimentos foram divididos em duas etapas, a primeira foi uma revisão bibliográfica e a segunda foi à análise dos dados secundários. Construímos uma linha do tempo contendo as principais iniciativas institucionais alinhadas a NGP, a partir do portal AlepeLegis, para avaliar a adesão dos gestores públicos a esta modalidade de gestão. Além disso, também construímos, e analisamos, os indicadores da rede estadual de educação básica a partir da Sinopse do Censo Escolar, disponibilizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) para identificar a influência da gestão sobre os indicadores. Sendo assim, percebemos que o arcabouço institucional, criado por uma elite técnica dos gestores estaduais alinhados à NGP, influenciou a melhora quantitativa dos indicadores educacionais. Porém, ao aprofundarmos a análise dos indicadores referentes aos docentes, percebemos que, ao contrário dos resultados anteriores, o impacto da NGP nos índices dos professores, quando comparados com os números brasileiros, não apresentaram resultados positivos, ligando um alerta para a educação pernambucana.