TCC - Bacharelado em Ciências Sociais (Sede)

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    "O sentimento de perdição no rosto de uma moça nordestina": uma leitura dos estigmas de Macabéa segundo Erving Goffman
    (2025-08-06) Carvalho, Jorge Leberg Pereira de; Paula Júnior, Josias Vicente de; http://lattes.cnpq.br/8013351027708968; http://lattes.cnpq.br/7026257704663933
    O presente artigo tem a finalidade de elencar os estigmas aos quais a personagem literária Macabéa, de A Hora da Estrela, último livro de Clarice Lispector publicado em vida da autora, é associada. Buscou-se, através de pesquisa bibliográfica, discorrer a respeito da noção de estigma segundo Erving Goffman e sua relação com a identidade social; relacionar tal noção com um apanhado básico da literatura brasileira, ressaltando os estigmas raciais, de pobreza e lugar de origem presentes nesta; e, por último, falar acerca de A Hora da Estrela e dos estigmas carregados pela personagem Macabéa de acordo com a visão de Goffman, sendo estes o de aparência física, pobreza, semianalfabetismo e lugar de origem.
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    A peleja da disciplina de Sociologia: a flexibilização da Sociologia enquanto disciplina no currículo de Pernambuco
    (2021-06-21) Araújo, Antônio Henrique da Silva; Benzaquen, Júlia Figueredo; http://lattes.cnpq.br/0325443406402140; http://lattes.cnpq.br/7571138062409607
    O presente artigo busca apontar um debate sobre o ensino da Sociologia no Brasil, de acordo com as teorias, métodos e conceitos sociológicos. É necessária a produção bibliográfica para fomentar o debate e subsidiar pesquisadores e docentes do ensino da Sociologia no que tange o processo de implantação dessa normativa. Para compreender esse processo, é fundamental analisar a Lei 11.684, de 02 de junho de 2008, altera o art. 36 da Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece e torna obrigatória a inclusão das disciplinas de Filosofia e a Sociologia nos currículos do ensino médio, a Lei 13.415, promulgada em 13 de fevereiro de 2017, que consolida a proposta da MP 746 de 2016, mais conhecida como a MP da reforma do ensino médio. Em 14 de dezembro de 2018, foi homologada pelo Ministério da Educação a Base Nacional Comum Curricular – (BNCC) do Ensino Médio. Esse documento de caráter normativo definiu o conjunto de aprendizagens essenciais que devem ser desenvolvidas com base nos conhecimentos, competências e habilidades. No âmbito da organização curricular, a BNCC aponta como sendo fundamental a flexibilidade e o caráter obrigatório desse princípio.
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    Sobre educação e sociologia: um estudo acerca da construção doconhecimento sociológico no ensino médio
    (2019) Leão, Gleyce Kelly dos Santos; Benzaquen, Júlia Figueredo; http://lattes.cnpq.br/0325443406402140; http://lattes.cnpq.br/5510216691103433
    O presente trabalho busca compreenderas atuais metodologias de ensino de sociologia para o Ensino Médio, e como estas contribuem para a construção do conhecimento sociológico. Entende que o ambiente em que se insere essas metodologias é o da educação, que desde os autores mais clássicos surge como uma temática amplamente discutida no âmbito da Sociologia, e a ela é atribuída grande importância no processo de socialização dos indivíduos. Nesse sentido, busca compreender esses métodos de (re)construção didática (LOPES, 1999) entre a gama teórica da Sociologia enquanto ciência para o ambiente escolar através de uma pesquisa social majoritariamente qualitativa. Desse modo, para realizar sua proposta, tem como fundamento epistemológico as teorias pós-coloniais, que buscam oferecer novas perspectivas e interpretações para as questões provenientes do meio escolar. Já a fundamentação metodológica se dá pelo levantamento bibliográfico de fontes secundárias, as observações de sala de aula, a aplicação de questionários com os discentes e as entrevistas semiestruturadas que culminam em algumas inferências metodológicas propositivas para a disciplina de sociologia. A pesquisa sustenta em seu arcabouço teórico um variado grupo de autores da sociologia clássica e contemporânea como Émile Durkheim (2011), Karl Marx (2004), Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron (1992) e Bernard Lahire (2014).Busca então, a partir do diálogo destes com as experiências práticas construídas em campo, assumir algumas conclusões acerca de quais metodologias são praticadas hoje, se existem problemas reais com esse início de construção do conhecimento sociológico e em caso de afirmativa, como tomar uma dimensão experimental propositiva que cumpra com a função de formar nesses jovens uma consciência crítica acerca das transformações e problemáticas sociais, políticas e antropológicas que permeiam a realidade brasileira, para além do senso comum e a partir do olhar sociológico.
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    Os jogos na Sociologia: uma leitura a partir de Roger Caillois (1913-1978)
    (2018) Oliveira, Hacsa Priscila Soares de; Paula Junior, Josias Vicente de; http://lattes.cnpq.br/8013351027708968; http://lattes.cnpq.br/8010815032232304
    Este trabalho se propõe a apresentar o ensaio “Os jogos e os homens: a máscara e a vertigem” (1990), do sociólogo francês Roger Caillois (1913-1978). Tendo como objetivo principal discutir a recepção da teoria dos jogos de Caillois, na área das Ciências Sociais no Brasil, realizando uma síntese da teoria e contextualizando o ensaio com as demais produções do autor. A partir da pesquisa bibliográfica e da análise documental, foi possível verificar que a teoria dos jogos de Roger Calillois não é discutida no país, no âmbito das Ciências Sociais. Também foi possível verificar as aplicações ou ressignificações da teoria a partir da análise de pesquisas teóricas e empíricas produzidas contemporaneamente no Brasil em outras áreas do conhecimento.