ESO - Zootecnia (Sede)
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Item Relatório de Estágio Supervisionado Obrigatório(2021-07-08) Andrade, Milena Oliveira de; Ferreira, Marcelo de Andrade; http://lattes.cnpq.br/4818123702136736; http://lattes.cnpq.br/7490394190634816Item Relatório de Estágio Supervisionado Obrigatório(2023-04-14) Barros, Tatiane Amaral de; Souza, Lilian Francisco Arantes de; http://lattes.cnpq.br/6015344715032401; http://lattes.cnpq.br/6999911364398368Item Relatório de Estágio Supervisionado Obrigatório(2023-04-17) Souza, José Tiago Martins de; Manso, Helena Emília Cavalcanti da Costa Cordeiro; http://lattes.cnpq.br/7040279344981888; http://lattes.cnpq.br/3715102357431967Item Relatório de Estágio Supervisionado Obrigatório(2023-09-05) Souza, José Felipe Borges de; Souza, Darclet Teresinha Malerbo de; http://lattes.cnpq.br/3266223126925865; http://lattes.cnpq.br/4011173965144301Item Relatório de Estágio Supervisionado Obrigatório realizado na Granja Avimalta(2023-09-08) Siqueira, Monique Aguiar; Rabello, Carlos Bôa Viagem; http://lattes.cnpq.br/4760288746238700; http://lattes.cnpq.br/3658833045052053A avicultura de postura tem forte presença no Nordeste, sendo uma das maiores regiões produtoras de ovos no país e com boa capacidade de expansão. Além disso, a produção de ovos é uma atividade de grande importância para o desenvolvimento econômico e social, gerando emprego e renda para a população local. A concentração dos plantéis de poedeiras nas regiões Sul e Sudeste ainda é grande, mas a alta demanda do mercado interno está impulsionando todos os estados nordestinos a aumentarem a produção de ovos, representando, juntos, 16,7% da produção nacional, onde o Estado de Pernambuco ocupa a segunda posição no ranking de maiores produtores da região Nordeste (Soares e Ximenes, 2022). No ano de 2022, o consumo de ovos no Brasil foi de 241 unidades por habitante, representando um alimento de importante fonte nutricional por apresentar grande quantidade de aminoácidos essenciais, vitaminas e minerais, além de possuir fácil digestão e absorção (Lana et al., 2017; ABPA, 2023). O ovo também se destaca pela ampla disponibilidade para todas as classes sociais no Brasil, uma vez que é um alimento de fácil aquisição por sua comercialização ser de baixo custo (Arruda et al, 2019). A produção total do Brasil foi de, aproximadamente, 52 bilhões de unidades de ovos no ano de 2022, onde a maior parte dessa produção é destinada ao mercado interno, 99,5%, e apenas 0,5% para exportação (ABPA, 2023). Para uma ótima produtividade, a criação de poedeiras depende de um conjunto de fatores que atendam as necessidades dos animais em nutrição, sanidade e bem-estar. Dessa forma, as atividades realizadas pelo profissional zootecnista são de fundamental importância para o atendimento dessas necessidades, além da implementação do correto manejo e ambiência para os animais de produção. Portanto, a realização do Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO) teve como objetivo proporcionar vivência na área de avicultura de postura na Granja Avimalta, possibilitando a prática dos aprendizados na universidade. O estágio foi realizado no período de 29 de maio a 21 de Agosto do ano de 2023.Item Relatório de Estágio Supervisionado Obrigatório: atividades desenvolvidas no Setor de Apicultura e Meliponicultura no Departamento de Zootecnia da UFRPE(2022-10-25) Oliveira, Suzykelly Gomes Ferreira de; Pimentel, André Carlos Silva; http://lattes.cnpq.br/7709182422724009As abelhas sociais nativas, também chamadas de meliponíneos, são as únicas a não apresentar ferrão (Nogueira-Neto 1997). O ferrão é atrofiado, por isso não ferroam daí o nome “abelha sem-ferrão”, como são tradicionalmente manejadas pelos indígenas, também são chamadas de “abelha indígena” (Lopes et al. 2005). Mas não diferem das demais abelhas apenas pela ausência do ferrão, como por outras características, como ninhos feitos em troncos de árvores, fendas em pedras ou no solo, ou pendurados em galhos; favos sobrepostos horizontalmente; depositam pólen misturado ao mel; e os machos após fecundarem a rainha são expulsos da colônia ou inutilizados (FABICHAK, 1989). Dentro do conceito de se desenvolver práticas agrícolas economicamente viáveis, ecologicamente sustentáveis e socialmente justas, a meliponicultura (nome dado ao cultivo das abelhas-sem-ferrão) se enquadra excelentemente dentro dos conceitos de diversificação e melhor uso das terras. Esta é uma atividade que pode ser integrada a plantios florestais, de fruteiras e/ou culturas de ciclo curto e, em muitos casos, pode até vir a contribuir no aumento da produção agrícola. Outra importante característica da meliponicultura, está de caráter social, é quanto às necessidades de sua mão de obra. Apesar de as abelhas serem mais conhecidas pela produção de mel, esse não é o seu papel de maior relevância, são também consideradas as melhores e mais eficientes agentes polinizadores da natureza, auxiliando a reprodução e perpetuação de milhares de espécies vegetais, incluindo os alimentos consumidos pelos seres humanos. A polinização é um serviço ecossistêmico responsável pela produção dos frutos e sementes, reprodução de inúmeras plantas, fornece alimento tanto para o homem quanto para animais, pela transferência do pólen das flores masculinas para as femininas, ao mesmo tempo em que se busca néctar, óleos e o que for possível extrair, é responsável pela manutenção e desenvolvimento da biodiversidade na Terra (SILVA et al., 2015). O produtor é quem decidirá qual será o foco do seu objetivo, ele pode escolher entre o que lhe convier ou poderá atender as exigências do mercado. Portanto, a atividade apícola torna-se uma fonte de renda alternativa, já que é fácil para manter e com um custo inicial pequeno, sendo importante para complementar a renda de pequenos agricultores. Um grande problema que o agricultor pode enfrentar é a continuidade de suas colmeias nos períodos de escassez de alimentos, como ao final das floradas. Nessas ocasiões, a perda do enxame pode chegar a 40%. Uma vantagem da apicultura e da meliponicultura é a de representar uma atividade de renda extra, através da venda do mel, ou ainda, pela comercialização dos enxames para os interessados em iniciar ou aumentar uma criação (LUNA, 2011). Em termos ambientais e agrícolas é uma atividade crucial. O objetivo desse trabalho foi avaliar a manutenção de colônias de abelhas nativas, alimentadas artificialmente no período de escassez de alimento, realização de atividades práticas sobre apicultura e meliponicultura, objetivando ampliar conhecimentos, vivência e experiência no setor, contribuindo de forma efetiva para essa importante atividade zootécnica. Neste relatório de estágio obrigatório supervisionado estão descritas as atividades desenvolvidas no apiário e meliponário do Departamento de Zootecnia da UFRPE, localizado em Recife – PE.Item Relatório do Estágio Supervisionado Obrigatório(2022-10-25) Siqueira, Rodrigo Alves de; Souza, Darclet Teresinha Malerbo de; http://lattes.cnpq.br/3266223126925865; http://lattes.cnpq.br/7596846420584543O estágio supervisionado obrigatório (ESO), curricular do curso de Zootecnia da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) procura complementar a formação profissional do Zootecnista, possibilitando colocar em prática os conhecimentos adquiridos durante o curso, além de identificar e solucionar possíveis problemas inerentes a profissão. O Estágio Supervisionado Obrigatório é pré-requisito para finalização do Curso de Zootecnia da UFRPE, apresentando uma carga horária total de 330 horas, desenvolvido no Departamento de Zootecnia da Universidade Federal Rural de Pernambuco, unidade Sede. O presente estágio teve como principal atividade acompanhar o manejo e revisões das colmeias de abelhas sem ferrão que estão localizadas no Setor de Meliponicultura do Departamento de Zootecnia. Dentre as atividades executadas durante o estágio, podemos destacar a preparação de alimentação artificial para as abelhas, divisão de enxames, montagem do novo meliponário, transferência das colmeias, e participação na exposição de animais. O presente relatório tem como finalidade descrever as atividades realizadas durante o período do Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO), como parte importante para a obtenção do título de Bacharel em Zootecnia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).
