TCC - Licenciatura em Computação (Sede)
URI permanente para esta coleçãohttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/452
Navegar
Item Uma abordagem para planejamento de aulas interdisciplinares com pensamento computacional para educação básica(2023-09-20) Monteiro, Lidiane de Souza; Falcão, Taciana Pontual da Rocha; Rodrigues, Rodrigo LinsThe approval of the Standards for Computing in Basic Education - Complement to the National Common Curricular Base (BNCC) in 2023 was a milestone for the country, but at the same time, the need to implement computing education in schools brings many challenges for teachers. One of them is the need to appropriate knowledge established in the axes of Computing for the school curriculum (Computational Thinking, Digital World, and Digital Culture) and include the skills and competences in their classes, in an interdisciplinary way. In this context, this work aims to contribute to the development of artifacts to support the implementation of computing education in basic education, as well as to offer support to teachers during this challenging process. Thus, the HackEduComp was held, an educational marathon that brought together teachers from different disciplines with a common challenge: to plan interdisciplinary classes with Computational Thinking. The results indicate that the classes planned in a collaborative way have the potential to promote and support the implementation of Computational Thinking in Basic Education, providing learners with meaningful, contextualized learning and applying techniques from Computer Science.Item O impacto da nova matriz curricular da Licenciatura em Computação no desempenho dos discentes(2024-02-16) Silva, Laura Gabrielle de Lira; Falcão, Taciana Pontual da Rocha; http://lattes.cnpq.br/5706959249737319; http://lattes.cnpq.br/5607530930536079Item PenseEdu: aplicativo para aplicação interdisciplinar do pensamento computacional no ensino fundamental(2022-10-05) Marinho, Alan José Pavão; Falcão, Taciana Pontual da Rocha; http://lattes.cnpq.br/5706959249737319Computer Science, in the current scenario of Brazilian education, is disconnected from the school curriculum, but the globalized world demands that educational institutions invest in innovation and computational education to support the teaching-learning process. The resources currently available to apply the main concepts of Computing are insufficient to meet this need for a link with basic education. In view of this, the present work is motivated in the search to promote the inclusion of the main fundamentals of Computer Science as a way of evolving the skills and competences of Basic Education students. Therefore, the project aims to develop an application for mobile devices: PenseEdu, which aims to enable the interdisciplinary application of Computational Thinking in Elementary School. Since the application of Computational Thinking is still little used in view of the wide range of possibilities that it allows, we intend to facilitate the use of this interaction by providing teachers with directions. We understand that such a proposal adds to the articulation and integration of Computational Thinking in the teaching-learning environment, promoting the development of 21st century skills.Item Referatório de recursos educacionais para apoiar o desenvolvimento do pensamento computacional(2023-04-24) Silva, Ytalo Paulo Wilian da; Falcão, Taciana Pontual da Rocha; http://lattes.cnpq.br/5706959249737319; http://lattes.cnpq.br/4283889973387115Item Um relato de experiência sobre conceitos de robótica com Arduino: analisando uma abordagem apoiada na aprendizagem baseada em projetos(2025-07-01) Silva, Luiz Felipe Lopes da; Falcão, Taciana Pontual da Rocha; http://lattes.cnpq.br/5706959249737319; http://lattes.cnpq.br/0036798912172902Este artigo apresenta uma abordagem de ensino de Robótica com Arduino por meio da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP). Os resultados mostram que a combinação da ABP com Arduino se destaca como uma ferramenta eficaz na educação básica. Além disso, a abordagem demonstrou contribuir para o desenvolvimento de habilidades em programação, bem como para a aquisição de competências essenciais, como pensamento crítico e resolução de problemas, em conformidade com os objetivos educacionais da Base Nacional Comum Curricular. A experiência foi avaliada através do monitoramento de projetos práticos e da aplicação de questionários, além de análise do desempenho dos estudantes. Os dados indicaram avanços significativos na compreensão dos conceitos fundamentais de robótica e na capacidade dos participantes de aplicar esses conhecimentos de forma autônoma e colaborativa.Item Uso da inteligência artificial para geração de imagens no contexto da comunicação alternativa: uma análise da perspectiva do usuário(2025-06-06) Marinheiro, João Victor de Sena Lemos Gomes; Falcão, Taciana Pontual da Rocha; http://lattes.cnpq.br/5706959249737319A Comunicação Alternativa Aumentada (CAA) possui um papel fundamental na inclusão e na promoção da autonomia de pessoas com deficiências, ampliando suas possibilidades de comunicação em diversos contextos, como educação, trabalho e atividades cotidianas. A capacidade de gerar imagens, sons e textos personalizados permite uma comunicação mais expressiva, reduzindo as limitações impostas pelas deficiências. Nesse cenário, a Inteligência Artificial surge como uma aliada importante, ao possibilitar a criação automatizada de conteúdos comunicacionais com maior agilidade e adaptação às necessidades individuais dos usuários, potencializando os efeitos positivos da CAA. Este estudo teve como objetivo avaliar a eficiência e a percepção dos usuários sobre a criação de cartões de comunicação em um software de CAA, comparando o método manual com o método automatizado por Inteligência Artificial. A criação automatizada se mostrou mais rápida e prática, enquanto o método manual se destacou em temas que exigem maior personalização.