Bacharelado em Administração (UAST)
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TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
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Item A influência dos estilos de liderança na satisfação do colaborador(2022-10-07) Silva, Ana Beatriz Henrique da; Feitosa, Maria José da Silva; http://lattes.cnpq.br/6887857776351323A liderança é a capacidade de influenciar pessoas, de modo que estas façam o que lhes é estabelecido. O presente estudo teve como objetivo compreender a influência dos estilos de liderança na satisfação do colaborador. Para atingir o objetivo foi feita uma revisão sistemática de literatura, de caratér qualitativo. Os resultados demostraram que os colaboradores se sentem mais satisfeitos quando a abordagem do líder é voltada para as pessoas, sendo estas inspiradas pelos líderes. A abordagem voltada para pessoas envolve a liderança Transformacional, sendo este o estilo que mais influencia a satisfação dos colaboradores. Porém, o estilo de liderança Transacional, apesar de não trazer tanta satisfação, pode contribuir positivamente para o desempenho. Para futuros trabalhos, recomenda-se também realizar um estudo de campo para compreender, comparativamente, a influência dos estilos de liderança na satisfação de pessoas do sexo masculino e feminino. Além disso, seria interessante estudar a influência do estilo de liderança na satisfação de colaboradores da geração X, Y e Z.Item Aspectos que afetam de forma positiva ou negativa a qualidade no atendimento em agências bancárias(2022-10-07) Amaral, Maurílio Batista do; Feitosa, Maria José da Silva; http://lattes.cnpq.br/6887857776351323O presente estudo visa identificar os aspectos que afetam de forma positiva ou negativa a qualidade no atendimento em agências bancárias. Para tanto, foi realizada uma revisão sistemática de literatura. Assim, foi possível identificar que aspectos como demora na realização dos procedimentos e as filas foram os que mais influenciaram negativamente. Por outra parte, a forma de tratamento e conhecimento dos produtos e serviços do banco são aspectos que influenciam de forma positiva. Para futuros trabalhos, sugerem-se a inclusão de outras bases de dados, bem como artigos em outros idiomas. Também seria importante aprofundar os estudos realizando uma pesquisa de campo.Item Aspectos que levam à (in) eficiência do processo logístico na distribuição de medicamentos(2022-05-27) Alves, Leandro Batista Furtado; Feitosa, Maria José da Silva; http://lattes.cnpq.br/6887857776351323; http://lattes.cnpq.br/8285569014741132o presente trabalho foi desenvolvido na modalidade de revisão sistemática de literatura e pretende identificar aspectos que levam à (in) eficiência do processo logístico na distribuição de medicamentos. Como procedimentos metodológicos, foi realizada uma busca de artigos científicos através das plataformas de pesquisa: Spell, SciELO, portal de periódicos CAPES e Google Acadêmico e sendo utilizados para a revisão sistemática de resultados aqueles que estivessem de acordo com o escopo do trabalho. Os principais aspectos que levam à (in) eficiência estão: falta de parâmetros para auxiliar a programação de aquisição, inexistência do controle de estoque, falta de pessoal qualificado, infraestrutura inadequada para armazenamento, subutilização do sistema de informação e restrição orçamentária e financeira, no caso do setor público. Em contrapartida, contribuem para eficiência o acompanhamento e avaliação de cada etapa do fluxo logístico, a utilização de tecnologia da informação na gestão, gerenciamento da distribuição de medicamentos por farmacêuticos e o transporte adequadoItem Aspectos que podem afetar a motivação do colaborador no trabalho home office(2022-10-07) Silva, Márcia Raquel Feitosa da; Feitosa, Maria José da Silva; http://lattes.cnpq.br/6887857776351323O presente artigo visa identificar aspectos que podem afetar a motivação do colaborador no trabalho home office. Para tanto, foi realizada uma Revisão Sistemática de Literatura qualitativa. Os aspectos podem contribuir para motivação dos colaboradores em trabalho home office são: flexibilidade de horários, maior rendimento, economia de tempo, redução de distrações, controle das próprias funções, condições da estrutura de trabalho, ter orgulho da empresa, sentir-se realizado pelo trabalho e valorizado pela empresa. Já os aspetos que podem contribuir para a desmotivação são: falta de interação interpessoal, menor concentração, falta de infraestrutura, excesso de distrações, dificuldade em separar trabalho e vida pessoal, carga excessiva de trabalho, dificuldade em se adaptar às novas formas de trabalho, aumento de estresse, cansaço e esgotamento emocional. Este trabalho pode servir de fonte de informação para gestores e pesquisadores. Vale ressaltar que houve dificuldade em encontrar artigos que abordassem sobre a motivação do colaborador no trabalho home office. Para futuros trabalhos, sugere-se ampliar a base de dados e realizar pesquisa de campo.Item Barreiras e facilitadores da comunicação interna nas organizações: uma revisão sistemática de literatura(2022-10-03) Lima, Carlos Alberio do Nascimento; Feitosa, Maria José da Silva; http://lattes.cnpq.br/6887857776351323O presente estudo visa identificar barreiras e facilitadores à comunicação interna nas organizações. Para tanto, foi utilizada uma revisão sistemática de abordagem qualitativa, utilizando as plataformas Spell, Scielo e o Portal de Periódicos da CAPES. Foram selecionados 13 artigos para compor a pesquisa. Dentre as principais barreiras encontradas é possível citar falta de engajamento dos colaboradores, falta de qualidade da informação, falta de um plano de comunicação, discriminação hierárquica, falta de feedback. Quanto aos facilitadores, foi possível identificar a utilização de diversos canais de transmissão de informação, disponibilização de feedback, oferecer informações de qualidade e o engajamento dos colaboradores. A presente pesquisa apresenta como limitação a restrição de tempo para levantamento e análise dos dados. Como sugestão para pesquisas futuras, recomenda-se um estudo que possibilite um maior tempo para inclusão de novas bases de dados, assim como a realização de um estudo de campo visando verificar e/ou confirmar barreiras e facilitadores da comunicação internaItem Barreiras e incentivos relacionados à motivação dos colaboradores nas organizações: uma revisão sistemática de literatura(2020-11-04) Barbosa, Gabrieli Inacio; Feitosa, Maria José da Silva; http://lattes.cnpq.br/6887857776351323O presente estudo visa identificar barreiras e incentivos relacionados à motivação dos colaboradores nas organizações. Para tanto, foi realizada uma revisão sistemática da literatura utilizando o método PRISMA. As barreiras à motivação encontradas foram: permanecer por muito tempo em um mesmo posto de trabalho, exaustão emocional e condições inadequadas de saúde. E os incentivos mais encontrados foram: o engajamento e a participação no trabalho, uma boa remuneração em conjunto com outros benefícios, um bom ambiente de trabalho, comunicação aberta e transparente e a possibilidade de crescimento dentro da organização. Alguns incentivos identificados com menos frequência foram o endomarketing e o redesenho de processos. Este estudo contribui para gestores de empresas, na medida em que aponta aspectos importantes para a formulação de estratégias de recursos humanos. Além disso, incrementa os estudos relativos à motivação nas organizações. Para futuros trabalhos, sugere-se analisar, sob a lente do modelo dos dois fatores de Herzberg, as barreiras e incentivos dos trabalhos selecionados.Item Características e contribuições dos laboratórios de inovação: uma revisão sistemática de literatura(2021-03-05) Oliveira, Bruna Roberta Lima de; Feitosa, Maria José da Silva; http://lattes.cnpq.br/6887857776351323O presente estudo visa descrever características e contribuições dos laboratórios de inovação. Para tanto, foi realizada uma revisão sistemática de literatura de abordagem qualitativa. Os resultados apontam que os laboratórios de inovação fazem parte de diversos setores, assim como têm personalidade jurídica separada e autonomia decisória. São laboratórios voltados à gestão dos processos, à criação de novos métodos e ferramentas, bem como solução de problemas sociais, em interação direta com a sociedade. A pesquisa tem como limitação as restrições de tempo que impossibilitou a busca em outras bases de dados. Porém, esta é uma oportunidade para futuros trabalhosItem Fatores que (des) motivam alunos e professores nas organizações de ensino superior: uma revisão sistemática de literatura(2022-05-26) Pereira Neto, Antonio Alves; Feitosa, Maria José da Silva; http://lattes.cnpq.br/6887857776351323; http://lattes.cnpq.br/0392140520554398O presente estudo visa identificar os fatores que (des) motivam alunos e professores no ambiente das organizações de ensino superior. Para tanto, foi realizada uma Revisão Sistemática de Literatura. Foi efetuada uma busca de artigos científicos por meio das plataformas de pesquisa: Spell, SciELO e Google Acadêmico. Como fatores que motivam professores, estão: reconhecimento, realização, progresso, desenvolvimento de pesquisa; e quanto aos que desmotivam, estão ligados ao ambiente de trabalho e ao salário. Quanto aos estudantes, estes se encontram intrinsecamente e extrinsecamente motivados, por fatores como: interesse pessoal, aprendizado, prestígio institucional, mercado de trabalho, realizações pessoais e formação profissional, e aos fatores que os desmotivam, estão: a sobrecarga de atividades e o tempo para realizá-las, reprovações, dúvidas em relação ao curso, e o corpo docente que foi considerado um fator que desmotiva em razão de algumas ações e atitudes. Este estudo pode contribuir para os gestores de organizações de ensino superior sejam essas públicas ou privadas, na busca de compreender aspectos importantes da motivação de alunos e professores. O trabalho realizado apresentou limitações na busca de artigos que tratassem da (des) motivação de professores, para futuros trabalhos, sugere-se aumentar o número de bases para a busca, como também incluir outros idiomas nas buscas, com o intuito de se ter um maior entendimento do fenômeno estudado, bem como ampliar o conhecimento sobre a motivação por parte dos alunos e professores.Item Influência do estilo de liderança nas diversas gerações no contexto organizacional(2023-04-25) Leticia Milene Ferreira da Silva; Feitosa, Maria José da Silva; http://lattes.cnpq.br/6887857776351323A liderança desempenha um papel fundamental na organização, tendo em vista a responsabilidade na condução dos indivíduos dentro desta, com isso são partilhados processos e conhecimentos por diferentes indivíduos de diversas gerações. Nessa perspectiva, o presente estudo visa compreender a influência do estilo de liderança nas diversas gerações no contexto organizacional. Para tanto, foi realizado um estudo exploratório e descritivo, de abordagem qualitativa, conduzido por revisão sistemática de literatura, realizada nas plataformas Spell, Google Acadêmico e Scielo. Os resultados apontam que as gerações tendem a reagir de modo distinto em função dos estilos de liderança adotados no âmbito organizacional. A liderança tende a influenciar de forma negativa o desenvolvimento dos empregados na organização quando há a falta de visão humanística para os indivíduos que ali estão inseridos, e que para a geração X e Y a falta de oportunidades de crescimento e comunicação tende a acarretar o descontentamento desses em seu ambiente de trabalho em organizações do primeiro, segundo ou terceiro setor. Para futuros trabalhos, recomenda-se a ampliação das bases de dados, como forma de explorar as características e a influência do estilo de liderança em relação à geração Z.Item Microfinanciamento sob a ótica da inovação social: um estudo sobre crediamigo delas(2021-12-10) Silva, Jhonatan Matias da; Feitosa, Maria José da Silva; http://lattes.cnpq.br/6887857776351323; http://lattes.cnpq.br/2177141124449902O presente estudo tem como objetivo analisar o CrediAmigo Delas Sob a ótica da inovação social, destacando os benefícios da aquisição desta nova linha de crédito para a mulher empreendedora. Para tanto, foi realizada uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa, com dados secundários. O trabalho se propôs a abordar a temática do CrediAmigo Delas como ferramenta inovadora, de modo que viesse a contribuir no tocante a melhoria nas condições sociais, respeito a garantia dos direitos femininos e segurança financeira, bem como enfatizar sobre a importância de economias mais inclusivas e resilientes. Os resultados apontam que o CrediAmigo Delas possibilita a emancipação de mulheres em situações de exclusão social, além de possibilitar linhas de créditos mais acessíveis e oportunidades de negócios e crescimento financeiro.Item Qualidade no atendimento do serviço público de saúde: um estudo realizado em uma Secretaria Municipal de Saúde(2022-05-27) Ferreira, Dilson Souza; Feitosa, Maria José da Silva; http://lattes.cnpq.br/6887857776351323Item Síndrome de Burnout nas organizações de ensino em contexto de pós-graduação no Brasil(2023-04-25) Bezerra, Gilvaneide Cleia Marques; Feitosa, Maria José da Silva; http://lattes.cnpq.br/6887857776351323As organizações de ensino em nível de pós-graduação desempenham um papel importantíssimo para a sociedade, que está cada vez mais em busca de conhecimento e especialização nas suas respectivas áreas, mas é possível também nessas instituições de ensino grandes níveis de estresse entre discentes e docentes por inúmeras questões, tais como o tempo para realizar as atividades, falta de assistência ou insuficiência da mesma, conciliar estudos, trabalho e afazeres domésticos, estão relacionados à carga de trabalho elevadas e muitas horas dedicadas às pesquisas podendo desencadear indicativo para síndrome de burnout. Nesse contexto, o presente estudo visa verificar aspectos que podem contribuir para a síndrome de burnout na pós-graduação no Brasil. Para alcançar esse objetivo, foi realizada uma revisão sistemática qualitativa da literatura. Como resultados é possível destacar a presença da síndrome de burnout no âmbito da pós-graduação em enfermagem, ciências contábeis e administração, sendo tal doença causada, principalmente, pelo desgaste psicofisiológico, decorrente do excesso de trabalho e cobranças, afetando estudantes e professores. Faz-se necessário uma política de acompanhamento e cuidado para professores e estudantes, sobretudo o estudante-trabalhador, pois os mesmos estão propensos a desenvolver a síndrome de burnout. Como sugestões para futuros trabalhos, recomenda-se explorar mais profundamente o caso da síndrome de burnout no caso de professores que ocupam também cargos de gestão, principalmente, em nível de pós-graduação e também auxiliares administrativos. Além disso, estudos como a síndrome de burnout se comporta entre pessoas de diferentes gerações.Item Sistema de informação geográfica (sig) como complemento à análise das cinco forças de Porter: um estudo em Serra Talhada – PE.(2022-09-21) Bezerra, Jéssyca Karen Guerra da Silva; Feitosa, Maria José da Silva; http://lattes.cnpq.br/6887857776351323; http://lattes.cnpq.br/8013949480025625Com o avanço da tecnologia, a competitividade vem modificando o nível e o padrão de concorrência. Para estudar a concorrência, Michael Porter sugere a análise das forças do mercado, que são: os clientes, fornecedores, produtos substitutos, novos entrantes e a rivalidade entre os concorrentes. A tecnologia tem contribuído fortemente com as análises de mercado. Nessa perspectiva, o Sistema de Informação Geográfica pode ser um aliado às cinco forças de Porter, por ser uma ferramenta que permite realizar análises de mercado por meio da visualização no espaço, através de mapas e técnicas de análise espacial. Diante disso, este artigo visa aplicar o Sistema de Informação Geográfica como complemento para a análise das cinco forças de Michael Porter. Para tanto, foi realizado um estudo exploratório e descritivo, de abordagem qualitativa. As informações adquiridas resultaram na confirmação do SIG como ferramenta complementar a ser utilizada em conjunto com a análise das cinco forças de Porter. Apenas uma força não foi possível analisar no presente estudo por falta de tempo para obtenção dos dados necessários, sendo está uma oportunidade para futuros trabalhos.
