Licenciatura em Química (UAST)
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TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
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Item A compreensão de estudantes do ensino médio sobre a temática alimentação saudável a partir de questões sociocientíficas(2019) Menezes, Julyene da Silva; Bezerra, Bruna Herculano da Silva; Silva, Flávia Cristiane Vieira da; http://lattes.cnpq.br/7354496286889274; http://lattes.cnpq.br/1039531472437739; http://lattes.cnpq.br/7609654829609186No presente trabalho nos propomos a analisar os sentidos e significados, bem como as principais concepções prévias dos estudantes do primeiro ano do Ensino Médio sobre a temática alimentação saudável, através do desenvolvimento e aplicação de uma sequência didática pautada nas relações CTS e na abordagem das questões sociocientíficas. Para isso, desenvolvemos uma pesquisa de campo de natureza qualitativa dividida em duas fases: delimitação do contexto e dos sujeitos da pesquisa e elaboração da sequência didática e, por fim, aplicação desta. Na primeira fase, definimos os sujeitos da pesquisa e o local de aplicação da sequência, uma escola de ensino regular do município de Serra Talhada-PE participante do programa Residência pedagógica da UFRPE/UAST e, em seguida, elaboramos a sequência didática no modelo 5E. A segunda fase consistiu na aplicação da sequência em 15 aulas de 50 min., abordando os conceitos de elementos químicos e tabela periódica dentro da temática alimentação saudável, nos vieses dos nutrientes naturalmente presentes nos alimentos, impactos que a falta ou excesso destes trazem à saúde e contaminação de alimentos por metais pesados provenientes de fertilizantes e do rompimento de barragens de minérios (Mariana e Brumadinho). Lançando mão, para isso, de materiais selecionados ou elaborados especificamente para esse fim, como questionário, notícias, jogo, resumo e duas Questões sociocientícas baseadas em casos. Os dados analisados foram construídos em duas fases da sequência, a fase de engajamento, em que buscamos mapear as principais concepções dos estudantes sobre a temática, e a fase de avaliação, em que delimitamos dois episódios da resolução da segunda QSC e analisamos as relações semânticas e aspectos CTS emergentes em cada uma em virtude da grande variedade de dados construídos. De forma geral, a sequência proposta mostrou-se bastante eficiente para abordar a temática, uma questão sociocientífica muito acertada, com a qual os alunos sentiram-se extremamente à vontade e interessados em debater e, assim, fazer emergir uma vasta heterogeneidade de concepções, sentidos e significados a mobilização dos aspectos pertinentes à relação CTS.Item A construção da identidade docente: uma análise das contribuições do programa institucional de bolsa de iniciação à docência, núcleo de química da UAST(2022-10-11) Ramos, Érika de Melo; Diniz Júnior, Antônio Inácio; http://lattes.cnpq.br/4807751048303686; http://lattes.cnpq.br/1261010591438546A construção da identidade docente é um processo contínuo que se inicia desde a Educação Básica e sofre mudanças ao longo da vida no exercício da docência. Com isso, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) possibilita ao graduando maior proximidade com a futura profissão, permitindo-lhes contato com a escola de Ensino Básico, professores dessa etapa de ensino, e com a equipe gestora, preenchimento de relatórios e planejamento, desse modo, é importante compreender acerca das contribuições deste Programa na construção da identidade docente. Assim, o presente artigo objetiva analisar as contribuições que o PIBID proporciona para a construção da identidade docente dos alunos de Licenciatura em Química da UFRPE/UAST. Sobre a metodologia empregada neste trabalho destaca-se que trata de um método qualitativo, com uma abordagem metodológica de natureza descritiva e interpretativa, de modo que, a pesquisa ocorreu em três etapas das quais duas foram aplicações de questionários abertos em que o almejamos conhecer o perfil dos participantes, e o segundo buscamos atender ao tema proposto e, por fim, foi solicitada a construção de uma escrita narrativa acerca da construção da identidade docente e PIBID. Para a análise dos dados foi utilizado o método de Análise de Conteúdo descrito por Bardin (2016), seguindo-se as etapas por ele descritas, a saber: a fase da pré-análise, exploração do material e, por último o tratamento e a interpretação dos resultados. Através dos resultados alcançados é possível perceber que apesar de não se falar diretamente sobre a construção da identidade docente há conhecimento acerca desta e, por meio da vivência do PIBID há relativa contribuição por parte do Programa para que o pibidiano(a) possa construir-se através de sua própria percepção na prática da docência. O presente trabalho traz como contribuições possibilidades de ampliação acerca da discussão sobre o quanto o PIBID agrega significados para a formação acadêmica do sujeito.Item A experimentação no ensino de química: reflexões a partir dos artigos publicados na seção “experimentação no ensino de química” da Revista Química Nova na Escola no período de 2014-2018(2019) Santos, Cristiane da Silva; Silva, Cristiane Martins da; Bezerra, Bruna Herculano da Silva; http://lattes.cnpq.br/1039531472437739; http://lattes.cnpq.br/1000796161353860Este estudo tem o objetivo de analisar as principais tendências quanto aos tipos de experimentos presentes nos artigos da revista Química Nova na Escola entre os anos de 2014 a 2018. Para isso, foi realizado uma busca na seção experimentação no ensino de química, buscando classificar o tipo experimento estava presente na revista. Os tipos de experimentos foram classificados de acordo com Oliveira (2010), que contribui para identificarmos que a maioria dos artigos trazem propostas de experimentos com materiais de baixo custo, e de fácil acesso que podem ser utilizados pelo professor no ensino médio.Item Alilação do tipo Barbier de Aldeídos aromáticos promovida por Zn e catalisada por L-Prolina em meio aquoso(2019) Souza, Fabrícia Aparecida Marques de; Silva, Renato Augusto da; http://lattes.cnpq.br/5111987334920733; http://lattes.cnpq.br/0102375050840904Diante as várias estratégias para formar ligação C-C, envolvendo intermediários organometálicos, a reação de Barbier tem se mostrado uma importante metodologia que pode ser realizada com eficiência emmeio aquoso com várias vantagens. O uso de organocatalisadores também tem sido muito vantajoso em várias reações químicas para a síntese de produtos seguros e ambientalmente corretos. Neste trabalho foram estudadas metodologias sintéticas para a obtenção de álcoois homoalílicos por meio de alilação do tipo Barbier. Buscando-se seguir os princípios da química verde, o método baseia-se em reações de alilação a partir de aldeídos aromáticos, brometo de alila, zinco e L-prolina como catalisador, utilizando-se água como solvente. Foram testados aldeídos aromáticos com brometo de alila, zinco e a quantidade fixa de 20% de L-prolina, sendo eles 4-F-benzaldeído, 4-OMe-benzaldeído e 2-naftaldeído,utilizando água como solvente. Na segunda etapa do processo, foi adicionado o aumento da quantidade fixa da L-prolina para 80% e foram testados 3 aldeídos aromáticos, sendo eles 4-F-benzaldeído, 2-OH-benzaldeído e 2-OMe-benzaldeído com brometo de alila, zinco e água.Todos os ensaios foram acompanhados previamente por CG-FID e CCD e os álcoois homoalílicos foram caracterizados a partir dos respectivos sinais por CG-EM, através da comparação computadorizada das massas da biblioteca do próprio aparelho e pelo padrão de fragmentação específico.Nos 3 primeiros, com 20% de L-prolina, foram detectados excelentes conversões, porém o 4-F-benzaldeído foi totalmente convertido em 1-(4-fluorofenil)but-3-en-1-ol com apenas 1h de agitação magnética, o 4-OMe-benzaldeído convertido em 1-(4-metoxifenil)but-3-en-1-ol com 4h e o 2-naftaldeído convertido em 1-(2-naftil)but-3-en-1-ol com 1h, em todos os casos, sem formação de subprodutos. Posteriormente, nos 3 ensaios seguintes, com 80% de L-prolina, o tempo reacional do 4-F-benzaldeído foi reduzido para 30min com conversão total doálcool 1-(4-fluorofenil)but-3-en-1-ol; o 2-OH-benzaldeído e 2-OMe-benzaldeídoapresentaram boas conversões em 1-(2-hidroxifenil)but-3-en-1-ol e 1-(2-metoxifenil)but-3-en-1-ol, respectivamente, porém, foram detectados traços dos materiais de partida. Os álcoois 1-(4-fluorofenil)but-3-en-1-ol e 1-(2-naftil)but-3-en-1-oltambémforam caracterizadospor meio de RMN de ¹H e ¹³C.Item Ambientalização do currículo de química na educação básica: aspectos limitantes numa cultura de ensino (des)preparatória(2022-10-19) Domingos, André Luiz; Nascimento, Hemerson Henrique Ferreira do; http://lattes.cnpq.br/5532203781894397Diante do cenário de crise ambiental em que a sociedade se encontra atualmente, agravada pelo contexto de uma reforma educacional crítica do modelo tradicional conteudista, contudo pouco dada a abordagens voltadas à Educação Ambiental, esta pesquisa tem como principal objetivo identificar quais são os potenciais limitantes à ambientalização dos currículos de Química. Para fins de levantamento dos dados, realizou-se um levantamento bibliográfico do tipo revisão sistemática, explorando produções acadêmicas nacionais, e, paralelamente, foram realizadas entrevistas semiestruturadas professores da Educação Básica. Aos resultados obtidos foram aplicados elementos de estatística descritiva a Análise Textual Discursiva (ATD); entre as principais limitações à ambientalização dos currículos, destaca-se o problema da formação de professores, mas o foco e alcance das pesquisas também são relevantes, assim como a criação de espaços de discussão. Em síntese, uma série de medidas precisam ser tomadas a fim de resolver, antes, as causas dessas limitações, senão a transformação dos currículos na direção da ambientalização permanecerá sendo uma preocupação patente, mas desafiadora demais para alcançar uma resolução concreta.Item Análise da III Feira de Ciências e Mostra Científica de Serra Talhada - PE e seus impactos na aprendizagem e divulgação científica(2019) Siqueira, Francisca Suene Alcântara; Bezerra, Bruna Herculano da Silva; Câmara, Maria Suely Costa da; http://lattes.cnpq.br/9163311260887432; http://lattes.cnpq.br/1039531472437739; http://lattes.cnpq.br/4198097343466398As feiras de ciências que se constituem em ambientes não formais de aprendizagem, são locais que proporcionam a exposição pública de trabalhos científicos desenvolvidos por estudantes e professores. O principal objetivo deste trabalho foi analisara produção científica e o papel da feira de ciências e mostra científica na concepção dos estudantes apresentadores, professores orientadores e seus impactos em relação à aprendizagem e à divulgação da ciência no município de Serra Talhada-PE. Utilizamos como instrumento para a coleta de dados: as fichas de inscrição dos trabalhos, fichas de avaliação preenchidas pela pesquisadora na ocasião da apresentação dos trabalhos e entrevistas estruturadas realizadas com alguns professores e estudantes envolvidos no evento.Na análise, buscamos elementos quantitativos e qualitativos que nos permitissem compreender o evento como um todo e a produção científica deste. Para isso, analisamos: a distribuição de trabalhos por escolas participantes; áreas do conhecimento, aproximação com o tema central da mostra científica.Assim como as categorias nas quais os trabalhos foram desenvolvidos- tomando como referência as ideias de Mancuso(1993)- e asprincipais perspectivas de ensino que caracterizavam os trabalhos científicos do evento, delimitando a análise as perspectivasmais conhecidas e que norteiam também os documentos oficiais sobre currículo do país.Entre os principais resultados, observamos que houve uma quantidade significativa de escolas participantes, e muitos trabalhos na área de conhecimento Ciências da Natureza e suas Tecnologias,sendo os trabalhos informativos e a perspectiva construtivista de maiorexpressividadena feira em estudo. Quanto às entrevistas realizadas com os principais atores sociais envolvidos: observamos um conhecimento superficial e fragilizado sobre o conceito de feiras de ciências e outros aspectos relacionados, bem com acerca da noção de divulgação científica. Os resultados reafirmam a importância do trabalho com feiras e mostras científicas no nosso país, e, sobretudo, no município de Serra Talhada-PE. Apontam importância da feira de ciências para a cidade e circunvizinhanças. No entanto, entre os desafios de trabalhos dessa natureza ressaltamos para a necessidade da compreensão do que são as feiras e mostras científicas pelos atores sociais envolvidos nesse processo e seu papel para a aprendizagem e divulgação científica.Item Análise da transposição didática do conteúdo de ligação iônica no contexto do ensino médio do Sertão do Pajeú(2019) Lima, Marcelo Igor dos Santos; Silva, Flávia Cristiane Vieira da; http://lattes.cnpq.br/7354496286889274; http://lattes.cnpq.br/1823615287816932A presente pesquisa teve como objetivo analisar a transposição didática externa e interna do conteúdo de ligação iônica no contexto do Ensino Médio no Sertão do Pajeú. A noção de transposição didática, proposta por Yves Chevallard (1991), consiste em um processo em que o saber é submetido a um conjunto de modificações, desde a esfera acadêmica (saber sábio) para o âmbito escolar, em duas etapas: externa (resultando no saber a ser ensinado) e a interna (resultando no saber ensinado). A pesquisa se caracteriza como qualitativa e foi desenvolvida em duas escolas de Ensino Médio na cidade de Serra Talhada-PE. Neste trabalho, analisados inicialmente a fase externa da transposição, observando as modificações as quais o saber é submetido até chegar à sala de aula, para o conteúdo de ligação iônica, investigando os seguintes elementos: dessincretização, repersonalização, recontextualização, programabilidade e publicidade. A técnica usada para levantamento dos dados foi a Análise de Conteúdo de Bardin (2010). Em seguida, buscamos analisar a fase interna da transposição, observando como dois professores transpõe didaticamente o conteúdo nos intramuros da sala de aula, analisando os elementos da transposição didática supracitados. Para a análise dos elementos da transposição, nos baseamos na proposta de Brito Menezes (2006), Neves (2009), Guimarães (2009) e Melzer (2012). A partir da análise da fase externa da transposição, percebemos que a noosfera segue um padrão na apresentação do conteúdo, associando a estabilização da ligação iônica a regra do octeto, que é um conteúdo envelhecido biologicamente (LIMA et al. 2018), podendo desenvolver obstáculos na aprendizagem dos alunos, como afirmam Bodner (1991), Taber (1994) e Toma (1997). Em relação à análise da fase interna da transposição, percebemos que os professores costumam seguir exatamente o que é proposto nos livros didáticos, que por vezes apresentam conceitos distanciados demasiadamente do saber sábio, e acaba transpondo essas informações para os alunos em um processo de ensino e aprendizagem. A partir disso, foi possível identificar todos os elementos na fase externa e interna da transposição, e ressaltamos a importância do professor em manter uma vigilância epistemológica, de modo a diminuir a distância entre as três esferas do saber, transpondo uma informação mais coerente com o que é afirmado cientificamente, para os alunos.Item Análise das contribuições de um estudo de caso abordando controvérsias históricas para as discussões sobre natureza da ciência na formação inicial de professores de química(2019) Lima, Cicera Gondim de; Silva, Cristiane Martins da; http://lattes.cnpq.br/1000796161353860Muitas pesquisas na área de ensino de química apontam a importância da inclusão da história da ciência nas disciplinas cientificas. O ensino da história da ciência não só auxilia no entendimento sobre ciência e seu desenvolvimento, mas também a forma que os alunos irão se expressar, expor suas opiniões. Assim, esse trabalho tem o objetivo de analisar as contribuições de um estudo de caso contendo controvérsias históricas sobre a teoria de valência para as discussões sobre a natureza da ciência. Para isso, foi aplicado um estudo de caso contendo uma controvérsia histórica sobre o desenvolvimento da teoria de valência em uma turma de História da Química do curso de Licenciatura em Química da UFRPE/UAST. Além do estudo de caso, que foi filmado, a fim de analisar as discussões realizadas pelos licenciandos. Foram aplicados também um questionário inicial e final com o intuito de verificar as concepções prévias e o aprendizado esperado ao termino da intervenção do caso. Os resultados indicam que o estudo de caso favoreceu que algumas discussões sobre natureza da ciência surgissem durante as discussões, o que indica que esta é uma boa estratégia para estabelecer diálogos sobre ciência.Item Análise das contribuições de um júri simulado abordando controvérsias históricas para as discussões sobre natureza da ciência de professores de química em formação(2019) Lima, Wellington Santos; Silva, Cristiane Martins da; http://lattes.cnpq.br/1000796161353860; http://lattes.cnpq.br/7879048653777338Partindo do princípio de que o entendimento de História da Ciência colabora para o entendimento sobre ciência de maneira mais realista, diversas estratégias têm sido utilizadas para se incluir essas discussões em sala de aula, tanto no ensino médio quanto no superior. Dentre elas, os jogos educacionais têm sido utilizados como uma relevante ferramenta de aproximação entre professores e alunos,bem como no despertar do interesse dos mesmos pelos conteúdos abordados. Nesse sentido,este estudo tem o objetivo de analisar as discussões sobre natureza da ciência (NdC)que são desenvolvidas por Licenciados em Química durante a participação dos mesmos em um júri simulado histórico sobre a descoberta do oxigênio. O júri simulado foi realizado na disciplina de História da Química do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal Rural de Pernambuco,na Unidade Acadêmica de Serra Talhada. A atividade apresentou como discussão central as questões sobre a teoria do flogístico e a descoberta do oxigênio e, foi realizada com 14alunosno semestre de 2018/1. Os dados foram coletados a partir da gravação em vídeo do desenvolvimento do júri simulado, no qual buscou-se evidenciar os momentos de discussão sobre NdC presentes ao longo da estratégia, Para analisar os dados, foi utilizado o instrumento de pesquisa presente no trabalho de Oliveira (2017). Na sua pesquisa,a autora analisou o mesmo episódio Historico para as discussões sobre NdC, a partir de discussões de texto e reflexões dos mesmos por licenciandos Os resultados apresentam quea participação no júri simulado permitiu a associação do conteúdo estudado a algo que foi estimulante para o aluno, contribuindo assim para um estudo bem mais motivador, dando abertura para os estudantes manifestarem suas opiniões a respeito do tema tornando o assunto que era mais complexo em um conteúdo bem mais interessante. Ouso do Júri Simulado possibilitou aos estudantes exercer um papel protagonista dentro da ação, momento em que estes adotaram papeis no julgamento, podendo se expressar e mostrar dentro do episódio os seus pontos de vista.O que indica que essa estratégia pode ser utilizada de forma relevante por professores tanto do ensino médio como do ensino superior para o estudo da História da Ciência.Item Análise das interações discursivas em uma oficina didática interdisciplinar sobre modelos atômicos(2019-07-10) Rezende, Luana Russana Ferreira; Silveira, Thiago Araújo da; http://lattes.cnpq.br/5110982163642369; http://lattes.cnpq.br/5110982163642369; http://lattes.cnpq.br/4751253414418946Nos últimos anos as pesquisas no ensino de química buscam promover recursos para superar as limitações apresentadas no modelo de ensino tradicional e que levem em consideração a articulação entre a ciência, a tecnologia e a contextualização com o ambiente que os estudantes estão inseridos. Portanto, este estudo analisa as interações discursivas ocorridas em uma oficina didática interdisciplinar sobre modelos atômicos com estudantes do 1º ano do ensino médio de uma escola pública da rede estadual do interior de Pernambuco. Como fundamento foram consideradas referências importantes sobre oficinas didáticas e orientações teóricas sobre dialogicidade, hermenêutica, dialética e complexidade. A metodologia da pesquisa compreendeu a coleta de dados por videografia das cinco etapas da oficina e, posteriormente, para a análise desse corpus, para avaliar recursos, direções e construção de sentidos nos diálogos no contexto, utilizamos a lista de observáveis proposta por Flores (2010), levando em consideração as teorias apresentadas acima. Como resultado desta pesquisa, foi possível identificar que a proposta da oficina contribuiu para o processo de socialização dos alunos através do estímulo e articulação entre o fazer, sentir e agir envolvida nas atividades e para construção do conhecimento por meio de um processo mais questionador e dialogado. Verificamos também que as oficinas didáticas interdisciplinares permitem grandes momentos e movimentos de interação entre aluno-aluno e aluno-professor, que devem ser bem planejadas por professores para trabalhar os conceitos científicos abordados através de temas do cotidiano do aluno e para haver a descentralização das falas.Item Análise de diferentes domínios de contextos e de suas contribuições para o ensino na fala de licenciandos em Química(2022-10-14) Medeiros, Maria Sonály Edielle de; Diniz Júnior, Antônio Inácio; http://lattes.cnpq.br/4807751048303686; http://lattes.cnpq.br/7816287092185361A emergência de discussões em torno do uso na formação inicial nos levou a refletir essa formação. Assim, este artigo teve como objetivo analisar os diferentes domínios de contextos que emergem na fala de futuros professores de Química em formação inicial. Para esse estudo, envolvemos oito licenciandos do sétimo (7º) ao décimo (10º ) período do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Serra Talhada- UFRPE/UAST. Acerca da metodologia aplicada nesse estudo, adotou-se um método qualitativo, com uma abordagem metodológica de característica descritiva e interpretativa. A pesquisa foi realizada em duas etapas, sendo a primeira a aplicação de um questionário online, o qual continha (5) perguntas para conhecer o perfil dos participantes. A segunda etapa foi a aplicação de um questionário online, que continha (9) perguntas subjetivas acerca da aprendizagem baseada em contextos no Ensino de Química. Para análise dos dados do primeiro questionário foram estabelecidos aspectos: motivação para cursar a licenciatura em Química, identificação com a formação, se leciona ou já lecionou, como avaliavam a importância da aprendizagem baseada em contextos. Em relação à análise dos dados do segundo questionário nos guiamos nos domínios de contextos por Diniz Júnior (2022), Jong (2008) que surgem ao longo da fala dos sujeitos, domínio pessoal, domínio social e da sociedade, domínio profissional, domínio científico e tecnológico. Sobre as análises da primeira etapa, observamos que existe uma forte predisposição dos licenciandos atuarem como professores, após a finalização do curso. Averiguamos também que a maioria desses licenciandos já possui experiência com o Ensino de Química. Destacamos ainda que os licenciandos reconhecem a importância do ensino baseado em contextos, apesar de não conseguirem problematizar o tema. No tocante as análises da segunda etapa, foi possível identificarmos que emergiram diferentes domínios de contextos. Observando que o domínio da profissionalização ainda é pouco explorado no processo formativo. Diante, dos resultados alcançados, confirmamos a necessidade de ampliação das discussões acerca da aprendizagem baseada em contextos no curso de Licenciatura em Química.Item Análise do ensino das ciências e matemática em um contexto de educação quilombola(2020-11-06) Silva, John Victor de Oliveira; Silveira, Thiago Araújo da; http://lattes.cnpq.br/5110982163642369; http://lattes.cnpq.br/8190629644989342Nos dias atuais, nosso país possui uma enorme quantidade de Comunidades Quilombolas homologadas pela Fundação Cultural Palmares, elas são sobreviventes devido às fortes lutas pelo reconhecimento e garantias de seus direitos. Já nos aspectos educacionais obtiveram-se importantes avanços nos últimos anos em sua valorização desses povos e novas reivindicações para cada vez mais ampliar a diversidade cultural e étnica no Brasil, através da implantação dos PCN’s (Parâmetros Curriculares Nacionais), onde se baseia na Lei nº 10.639/2003, a Lei de cotas, Diretrizes da Educação Quilombola, entre outros. O objetivo geral deste trabalho é analisar o ensino de ciências e matemática em uma escola localizada em Comunidade Quilombola na zona rural de Pernambuco, a partir da fala dos professores que ensinam nela. Para isso, utilizamos uma metodologia qualitativa, com entrevistas para coleta de dados e para a análise realizamos a Análise Hermenêutica Dialética. Como resultados, percebemos que os professores investigados buscam sempre relacionar o conteúdo científico com as questões epistemológicas, culturais e históricas da comunidade, principalmente com o uso de estratégias de ensino para melhor contextualização destes conteúdos; percebemos também que eles se mostram muito cuidadosos quanto a elaboração de seus planos e a relação entre o cotidiano dos alunos e os conteúdos propostos em currículo.Item Análise dos modos de pensar e formas de falar o conceito de molécula na fala de professoras de química(2022-09-10) Silva, Matheus Sabino da; Diniz Júnior, Antônio Inácio; http://lattes.cnpq.br/4807751048303686; http://lattes.cnpq.br/9454110309684921A presente pesquisa teve por objetivo analisar modos de pensar e formas de falar o conceito de molécula na fala de professores de Química do Ensino Médio. Para tanto, levamos em consideração a teoria dos perfis conceituais como uma ferramenta para análise da dinâmica discursiva em sala de aula. Tivemos como sujeitos da pesquisa duas professoras de química do ensino médio de uma escola pública na cidade de Princesa Isabel – PB. O percurso metodológico do estudo foi dividido em três etapas, quais sejam: aplicação de dois questionários para levantamento de informações acerca do perfil profissional das professoras participantes, e das concepções sobre o conceito de molécula; entrevista semiestruturada para identificação e mapeamento de zonas do perfil conceitual de molécula, através de situações problematizadoras; e última etapa foi filmagem de uma aula de 50 minutos para análise de discussões em sala de aula e para identificação de zonas do perfil conceitual de molécula em interações em sala de aula. Os resultados mostraram que as duas professoras enfrentaram muitas dificuldades ao longo de sua formação e de sua prática docente. Além disso, as professoras mostraram não ter um entendimento sobre a teoria dos perfis conceituais, que levou a presença de poucas zonas em suas falas, e muitas vezes utilizando a mesma zona várias vezes em suas respostas, sendo que algumas vezes não foi possível a identificação de zonas. Assim os resultados alcançados ao longo da pesquisa mostram a importância de ser apresentado a compreensão da teoria dos perfis conceituais na formação de professores, para que suas formas de falar e modos de pensar sobre um determinado conceito, não fique baseados apenas em forma intuitivas, ligados muitas vezes ao senso comum, ou as ideias do contexto escolar que se torna uma rotina ao longo do tempo.Item Avaliação de milho (Zea mays) e feijão-caupi (Vigna unguiculata) em solo (neossolo litólico) contaminado com Al(III) através de análise morfológica e espectrofotométrica(2019) Silva, Maria Caroline Pereira da; Lima, Marcelo Batista de; http://lattes.cnpq.br/2424699316257149; http://lattes.cnpq.br/2844991714013250O alumínio em sua forma iônica, Al(III), se apresenta como um problema para o desenvolvimento de culturas vegetais e vem sendo apontado como um potencial fator para o surgimento de doenças neurodegenerativas e ósseas no ser humano. Neste trabalho foi avaliado a influência de diferentes concentrações de Al(III) em amostras de solo (Cambissolo eutrófico) e das culturas de milho (Zea mays) e feijão-caupi (Vigna unguiculata). Essa avaliação se deu pela análise morfológica e espectrofotométrica dos vegetais e pelas análises através do método titulométrico e espectrofotométrico para o solo. Deste modo, foi realizado um plantio durante 21 dias. Os recipientes com as sementes, três de milho ou três de feijão, foram dispostos em oito blocos, cada bloco contendo todas as amostras de solo tratados com as diferentes concentrações de Al(III). Após o período de germinação e crescimento, as culturas e o solo foram analisados. Os principais sintomas de alteração morfológica observados nas plantas foram a clorose, o encarquilhamento das folhas e a redução no sistema radicular e porte, a análise espectrofotométrica das plantas teve como resultado concentrações de Al(III) entre 167,58-181,26 mg L-1. As análises realizadas nas amostras de solo quanto a concentração do Al(III) pelos dois métodos, apresentaram valores diferentes. Pelo método titulométrico foram encontradas variações entre 16,19-59,36 mgL -1 de Al(III), enquanto que no espectrofotométrico os valores obtidos foram entre 168,24-230,77 mg L-1de Al(III).Item Concepções sobre os papéis educativos, transposições didáticas e ensino de química no contexto da pandemia(2020-11-06) Claudino, Alice da Silva Amaral; Silveira, Thiago Araújo da; http://lattes.cnpq.br/5110982163642369; http://lattes.cnpq.br/2798830185426782Neste trabalho, buscamos analisar as transposições didáticas ocorridas no ensino e aprendizagem de química no âmbito da educação de surdos no Ensino Remoto. Compreendendo o papel e concepções da Interprete de Língua de Sinais – ILS e da professora de Química a respeito de suas práticas profissionais na construção do conhecimento do aluno surdo, em uma escola regular. A pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa e utilizou entrevistas semiestruturadas como fonte de dados. Para a interpretação de dados utilizamos o método proposto por Minayo, a análise hermêutico-dialético (AHD), que entende os sujeitos da pesquisa através de todas as implicações: histórica, sociocultural, política, econômica e educacional. Como resultados, observamos que não teve nenhuma instrução ou orientação de como iniciar o Ensino Remoto, demonstrando assim uma lacuna da noosfera da transposição didática externa. Nas aulas de Química presenciais os recursos visuais eram presentes e remotamente a maior dificuldade é a impossibilidade de realizar experimentos. Identificamos também que a intérprete reconhece seu papel, mas está abrangendo e recebendo cobranças que não pertencem à função de ILS. Por fim, podemos concluir que é uma mudança é necessária nas concepções da professora, para não sobrecarregar a intérprete e devem ser pensadas ações realmente inclusivas em conjunto escola, professora e intérprete que vá influenciar no ensino e aprendizagem do aluno surdo.Item Da fotografia da janela ao retrato do cangaço: elaboração e validação de um documentário como instrumento didático para o ensino de ciências.(2022-06-01) Galvão, Larissa Santos; Silva, Flávia Cristiane Vieira da; http://lattes.cnpq.br/7354496286889274; http://lattes.cnpq.br/9065313312309168O presente trabalho possui como escopo principal apresentar as etapas de validação de um documentário como recurso didático para o Ensino de Ciências (EC). O curta-metragem, denominado como “janela ao sol: da fotografia da janela ao retrato do cangaço”, relaciona a presença da fotografia no cangaço com a história e evolução da imagem fotográfica, e os fenômenos científicos associados ao processo de captura. O cinema pode contribuir significativamente para o processo de ensino e aprendizagem, incluindo das Ciências da Natureza. A sétima arte é capaz de influenciar a vida das pessoas, então além de contribuir para a estruturação do conhecimento científico, oportuniza discussões acerca de temas sociais. Tais temas corroboram para a formação cidadã do aluno, pois este imerge nas narrativas que muitas vezes expressam sua realidade na tela. O gênero documentário é o tipo de obra cinematográfica mais utilizado em sala de aula, principalmente porque é associado a este, o empenho pela reprodução da realidade. Para validar o documentário, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com professores de Ciências da Natureza da Educação Básica, de uma escola pública da cidade de Serra Talhada – PE. Por conseguinte, as transcrições das entrevistas foram analisadas usando elementos da técnica de Análise Textual Discursiva (ATD). Como resultado, os professores demonstraram ver o cangaço mais como história e cultura, e fazem associação do movimento a Lampião, como uma espécie de justiceiro ao estilo de Robin Hood. Além disso, os docentes veem não só o cangaço em si, mas a fotografia do cangaço, como uma possibilidade para aplicar em suas aulas. Com a investigação, pode-se concluir que o documentário se constitui como um instrumento promissor para se ensinar Ciências, capaz de propiciar aulas mais contextualizadas, estimulando especialmente a reflexão acerca do cangaço e da presença das Ciências nas vivências dos cangaceiros, e dentre elas, práticas que fazem parte da realidade de muitos alunos. Além disso, este material pode favorecer a realização de atividades que envolvam mais de uma disciplina, trabalhando em conjunto ou não. Tal recurso também pode ser utilizado como DDC (Documentário de Divulgação Científica), para estreitar as relações entre Sociedade e comunidade acadêmica, fazendo com que haja maior valorização das Ciências e de seus papéis sociais.Item Desenvolvimento e caracterização do filme antimicrobiano de polibutileno adipato-co-tereftalato (PBAT) com óleo essencial de cravo da índia para utilização em embalagem ativa(2019) Amorim, Geisse Elike Pereira; Brito, Andréa Monteiro Santana Silva; http://lattes.cnpq.br/5039313786764491; http://lattes.cnpq.br/6826511553929660Embalagens biodegradáveis antimicrobianas com aditivos naturais são uma excelente alternativa para substituição de embalagens plásticas utilizadas comercialmente, uma vez que, suas vantagens vão desde a inibição da ação de microrganismos nos alimentos, até o benefício de minimizar os impactos ambientais por seu menor tempo de decomposição quando em contato com o meio ambiente. Diante disso, o objetivo do presente trabalho foi desenvolver um filme polimérico para utilização em embalagem ativa antimicrobiana, produzido a partir do polibutileno adipato-co-tereftalato (PBAT) com adição do óleo essencial de Syzygium aromaticum (cravo da índia) e caracterizá-lo, avaliando as seguintes propriedades: i) inspeção física e visual (bolhas, uniformidade e flexibilidade); ii) ensaio de migração, onde foi simulado os meios ácido, neutro e alcóolico para exposição do filme e o sistema foi monitorado na banda 1515 cm-1, em um espectrofotômetro de infravermelho (FT-IR) utilizando o acessório de reflexão total atenuada (UATR), nos tempos de 0, 22, 44, 66, 88 e 110h; iii) permeabilidade ao vapor de água, determinada pelo método gravimétrico estático dessecante, norma ASTM E96 (2000) acompanhada por um período de 880 horas; iv)transparência, determinada usando um espectrofotômetro UV-Vis, avaliados em triplicatas e realizadas cinco leituras aleatórias em cada filme e v) análise termogravimétrica (TGA), na temperatura de 30°C a 600°C.Vale ressaltar, que por meio da cromatografia gasosa, foi encontrado um teor de 72,96% de eugenol no cravo da índica utilizado, indicando que o óleo essencial escolhido apresenta um potencial antimicrobiano. Os filmes obtidos, apresentaram-se uniformes, flexíveis e sem bolhas. A migração foi efetiva no tempo de 110h, sendo as primeiras 22h o tempo de maior migração. O meio simulante neutro foi o que teve a migração mais lenta, ainda que a variação de migração em relação aos demais meios foi bem pequena, se mostrando bastante apropriados em meio neutro, alcoólico e ácido. A incorporação do óleo essencial ao PBAT provocou um aumento na transparência e na permeabilidade ao vapor de água. A análise termogravimétrica revelou que os polímeros investigados se apresentam relativamente estáveis a uma temperatura abaixo de 350°C. Com base nos resultados obtidos, foi possível demonstrar que os filmes biodegradáveis produzidos a partir de PBAT com óleo essencial de cravo da índia é um sistema promissor para fins de uso em embalagens ativas antimicrobianas.Item Efeito do óleo de pequi (Caryocar brasiliense Camb) obtido na feira livre de Princesa Isabel – PB, sobre Callosobruchus maculatus em feijão armazenado(2018) Lima, Edna Alves de; Silva, Renato Augusto da; http://lattes.cnpq.br/5111987334920733; http://lattes.cnpq.br/3607195370784211O feijão caupi, Vigna unguiculata (Fabaceae), possui um extraordinário papel na alimentação da população das Regiões Norte e Nordeste do país. Porém essa cultura ainda é prejudica pela perda de 10% da produção devido ao ataque de insetos-pragas e uso de defensivos químicos sintéticos. No presente trabalho o efeito do óleo de pequi (Caryocar brasiliense Camb.) como defensivo natural, foi estudado sobre o caruncho (Callosobruchus maculatus) em feijão-caupi ambos adquiridos na cidade de Princesa Izabel, sertão da Paraíba. A metodologia é muito simples e pode ser reproduzida em ambiente doméstico, por não haver a necessidade do uso de substâncias tóxicas, sendo o óleo de pequi utilizado na culinária e na medicina alternativa. Para o experimento utilizou-se apenas de recipientes plásticos, conta gotas e balança doméstica, todos de baixo custo e acessível comercialmente. Concentração de 0,0 mg a 167,0 mg do óleo por 20g de feijão foram analisadas e como resultado estimou-se a Concentração Letal Média (CL50) = 98,24 por meio de regressão linear. Os bons resultados aqui apresentados revelaram que o óleo de pequi pode ser uma alternativa economicamente viável e acessível para o manejo do caruncho em grãos de feijão-caupi armazenados.Item Estudo computacional das reações SN2 e E2: efeito do impedimento estérico do substrato e nucleófilo(2017) Carvalho Júnior, Jailson Alves de; Souza, Túlio Ricardo Couto de Lima; http://lattes.cnpq.br/8553398552801408; http://lattes.cnpq.br/5851976775229056Reações SN2 e E2sãoreações típicas da química orgânica.Estas se apresentam como fundamentais na síntese, tanto na indústria como na natureza.Estas reações sofrem influência de algumas variáveis como substrato, nucleófilo e solvente, que favorecemuma dentre as duas reações.Embora elas ocorram de forma simultânea, há predominância de uma sobre a outra em todos os casos. Sendo assim, no presente trabalho foram aplicadosdois métodos teóricos computacionais com o auxilio do programa GAUSSVIEW 09para o estudo cinético e termodinâmico dessas reações, bem como as condições ideais para sua ocorrência. Na primeira parte do estudo se fez uma comparação relativa entre as duas reações a nível semiempirico AM1 e PM6. Nos dois métodos as reações E2 não teve comportamento esperado para os haletosde alquila primário, já a SN2 no método AM1 também ocasionou resultados anômalos, mas no método PM6 se apresentou conforme o esperado. Comisso o estudo das reações E2 foi encerrado. A segunda parte do estudo foi voltada apenas para as reações SN2, em que foram feitos vários experimentos com diferentes eletrófilos e nucleófilos simulando um meio de solvatação metanolico implícito (IEFPCM) a nível semiempirico PM6. Os resultados se mostraram otimistas e corresponderam as expectativas do estudo realizado, onde fatores como efeito estérico noeletrófilo e nucleófilo tiveram influências positivas para o resultado final.Item Estudo computacional dos mecanismos de formação do púrpura de ruhemann(2019-07-16) Medeiros, Miguel Arcanjo Farias Leão Brasil de; Aguiar, Eduardo Castro; http://lattes.cnpq.br/0178694896688192; http://lattes.cnpq.br/5545237324470650A Ninidrina frequentemente é empregada para identificação de impressões digitais latentes (IDL) em cenas de crimes por meio do pigmento Roxo de Ruhemann (RR). Esta reação acontece devido à liberação de diversos aminoácidos pela glândula écrina, cujo canal excretor está diretamente em poros da pele. Utilizada como revelador de IDL pela primeira vez no ano de 1954, a ninidrina tornou-se um reagente popular para a detecção de impressões digitais em superfícies porosas. A literatura reporta três diferentes propostas de mecanismos, não havendo um consenso. O único trabalho computacional que aborda os mecanismos, não leva em consideração a importância das correções térmicas indispensáveis para dar suporte às próprias conclusões. Neste sentido, este trabalho faz um empenho computacional, para descrever a termodinâmica dos mecanismos de McCaldin, Lamothe e Friedman, e fornecer uma melhor compreensão e dos caminhos mais favoráveis energeticamente. Os valores de variação de energia total (ΔE) e dos parâmetros termodinâmicos ΔrG, ΔrH e ΔrS das etapas presentes nos mecanismos de McCaldin, Lamothe e Friedman, foram calculados ao nível B3LYP e função de base 6-31++G(d,p) e comparados com os valores de ΔE obtidos na literatura, com ao nível de cálculo ab initio HF/6-31G*. É importante citar que os resultados HF e B3LYP do atual trabalho concordam em algumas etapas e discorda em outras, o que pode ser atribuído o uso de um método correlacionado B3LYP, e uma função mais completa 6-31++G(d,p). Neste sentido, os resultados obtidos neste trabalho, proporcionam uma maior confiabilidade por motivos das descrições mais completa das moléculas orgânicas presentes nos mecanismos. Mesmo assim, todos os níveis concordam ao indicar que, na etapa de formação do RR, em que a desidratação de um intermediário amina conhecido por amina de Strecker reagirá com outra molécula de ninidrina para a formação do produto desejado, sendo a etapa mais energética. Notamos também que o intermediário amina pode ser consumido para formar um outro subproduto, presente nos mecanismos de McCaldin, Lamothe e Friedman. Nos três casos o aumento da temperatura favorece o caminho de formação do RR. Os mecanismos mostraram-se endotérmicos (+34,41 kJ/mol) e exergônicos (-94,69 kJ/mol) nos níveis de cálculo utilizado neste trabalho, concordando com as observações experimentai
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