Licenciatura em Química (UAST)
URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2945
Siglas das Coleções:
APP - Artigo Publicado em Periódico
TAE - Trabalho Apresentado em Evento
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Navegar
1 resultados
Resultados da Pesquisa
Item Uma abordagem da radioatividade no ensino médio a partir de um estudo de caso(2019) Belarmino, José Cleuton da Silva; Silva, Cristiane Martins da; http://lattes.cnpq.br/1000796161353860; http://lattes.cnpq.br/3251847005725278A radioatividade é um processo no qual um núcleo com certa quantidade de prótons e nêutrons pode se transformar em outro núcleo com quantidade de prótons e nêutrons diferentes. Podemos encontrar diversas aplicações e influências da radioatividade no nosso dia a dia, como por exemplo, na medicina, indústria, agricultura e pecuária, tornando esse assunto importante de ser discutido em sala de aula. No entanto, apesar da relevância da radioatividade no ensino, o tema é lecionado muitas vezes de forma superficial, pois quase sempre é deixado para ser ensinado nos últimos meses do semestre letivo. Visto isso, este trabalho tem como objetivo abordar esse tema com maior ênfase e analisar o desenvolvimento da aprendizagem de estudantes do ensino médio a partir da aplicação de um estudo de caso sobre o tema em sala de aula. Esse estudo de caso foi aplicado junto a uma turma do 3° ano do ensino médio do curso técnico de administração da Escola técnica estadual Pedro Leão Leal, da cidade de São José do Belmonte, Pernambuco. Para coleta de dados foram utilizados um questionário inicial, um questionário final e as apresentações da solução do caso. Através dos resultados obtidos, acreditamos que a utilização de um estudo de caso abordando questões sociais de forma contextualizada sobre a temática radioatividade pode ser alternativa capaz de contribuir para a aprendizagem de estudantes do ensino médio.
