TCC - Bacharelado em Ciências Sociais (Sede)
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Item A intolerância religiosa- seu conceito sociológico e as peculiaridades da sua pesquisa: uma análise do Relatório sobre a Intolerância e a Violência Religiosa no Brasil (RIVIR 2011- 2015), da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República do Brasil(2024-03-07) Oliveira, Lenilda Dantas de; Barros, Marcos André de; http://lattes.cnpq.br/3743403239578149; http://lattes.cnpq.br/1605496732311372Este trabalho é uma análise do Relatório sobre Intolerância e a Violência Religiosa no Brasil – RIVIR, elaborado pela Secretaria de Direitos Humana da Presidência da República –SDH. O Relatório é resultado de uma pesquisa que reuniu dados de amplitude nacional no período de 2011 a 2015, a partir da coleta de dados obtidos através da Imprensa escrita, das Ouvidorias e de Processos Judiciais, na qual se identificou um aumento dos casos de intolerância religiosa. No período de cinco anos estudados ocorreu em média um caso de intolerância religiosa a cada dois dias, somando um total de 965 casos. A monografia realiza um Exercício de Crítica Metodológica em Ciências Sociais, apresentando um estudo do “Relatório sobre a Intolerância e a Violência religiosa no Brasil – 2011 a 2015” (RIVIR), considerando que este é resultado de uma pesquisa cujos aspectos estruturais, escolhas conceituais e metodológicas, e cujos reflexos sobre os resultados obtidos são identificados, apurados e criticados, permitindo assim uma “pesquisa sobre a pesquisa”. Como decorrência do esforço de análise foi possível e necessário problematizar o conceito de “Intolerância Religiosa” no contexto da sociologia; situar historicamente a intolerância religiosa no Brasil e através disso apresentar a importância do tema; reconstruir os resultados do RIVIR 2011-2015 e a metodologia da pesquisa na qual se baseou; e explicitar criticamente, ainda que modestamente, as virtudes metodológicas, os limites e as demandas por uma suplementação do RIVIR.Item Comunidade Quilombola Onze Negras: identidade e reconhecimento em questão(2017) Silva, Jairo Hely; Barros, Marcos André de; http://lattes.cnpq.br/3743403239578149; http://lattes.cnpq.br/2547694049874830O reconhecimento de comunidades quilombolas é um problema de incomensurável relevância para as ciências sociais. Nos últimos períodos, estudos que analisam os nuances deste problema, abordam as questões a ele inerentes, bem como as implicações que estão presentes nos longos caminhos percorridos pelas comunidades quilombolas, que objetivam a sua luta por reconhecimento, num processo social que se materializa também no plano legal. Contudo, este reconhecimento de comunidades quilombolas só pode ser alcançado, evidentemente, a partir de um ininterrupto conflito. Nesse sentido, intuímos que a realidade dialógica que envolve o reconhecimento de certa comunidade quilombola, pode ser compreendida a partir da análise dos contextos de uma luta por reconhecimento que é travada por cada comunidade, numa complexa relação de construção histórica da sua identidade, mediada a partir da interação com o todo social. A fim de entender como se dão os fatores que implicam na construção da identidade das comunidades quilombolas e que operam a partir do seu reconhecimento, o presente trabalho busca, num estudo de caso etnográfico, analisar as questões deste importante processo social. A pesquisa aqui exposta foi realizada junto à Comunidade Quilombola Onze Negras, localizada no município do Cabo de Santo Agostinho, região metropolitana do Recife, capital do estado de Pernambuco. Com a realização de sessões de observação participante e entrevista semi-estruturada; dialogando com as teorias da identidade e com a análise histórica da questão quilombola no Brasil e; utilizando-se das abordagens da teoria do reconhecimento, pretendemos contribuir para a discussão sobre o reconhecimento e a construção da identidade quilombola, numa aproximação com a realidade daquela comunidade, contribuindo para o debate que envolve as temáticas do reconhecimento e da identidade das comunidades quilombolas.Item Crítica do otimismo em Walter Benjamin: uma contribuição da Teoria Crítica à Sociologia das Emoções(2024-03-07) Costa, Lucas Peixoto Torres; Barros, Marcos André de; http://lattes.cnpq.br/3743403239578149; http://lattes.cnpq.br/4599627731828528Este trabalho busca, de maneira geral, apresentar a crítica que Walter Benjamin realiza da emoção otimismo como uma contribuição da Teoria Crítica à Sociologia das Emoções, tendo que para tanto apresentar o campo da sociologia das emoções e enquadrar o otimismo como emoção e como fenômeno sociológico.Item Microempreendedor individual: entre a autonomia e a precarização do trabalho(2024-03-07) Meneses, Lucas Marques; Barros, Marcos André de; http://lattes.cnpq.br/3743403239578149; http://lattes.cnpq.br/1147771756469607O trabalho, sendo um dos pilares de qualquer sociedade, tem na sociologia o seu espaço para estudo e pesquisa, esta monografia tem como objetivo geral esclarecer a relação do trabalhador brasileiro especificamente enquanto identificado como microempreendedor Individual (MEI) com a precarização do trabalho, tendo como problemática o neoliberalismo que se manifesta através da precarização do trabalho, da flexibilização dos direitos trabalhistas, da ideologia do individualismo e da necessidade de uma autonomia que contraditoriamente se manifesta em perda de direitos, dissolução da carreira e do enfraquecimento de uma identidade forte como classe trabalhadora. Usando o método de pesquisa bibliográfica e análise de dados, é apresentada uma perspectiva do trabalhador brasileiro desde o Brasil colônia até à contemporaneidade, destacando os regimes de trabalho ao longo da história no Brasil e suas respectivas legislações, tendo como conclusão a comprovação da hipótese de que o MEI, ao invés de ser uma solução para o desemprego é, na verdade, uma legitimação da precarização do trabalho.Item O ensino tecnicista no Brasil como reafirmação da semiformação: uma interpretação a partir do pensamento de Theodor W. Adorno(2022-10-13) Melo, Tiago Licarião de; Barros, Marcos André de; http://lattes.cnpq.br/3743403239578149; http://lattes.cnpq.br/8773925233505366Esta pesquisa busca, amparada na teoria critica de Theodor W. Adorno, compreender como a pedagogia tecnicista reafirma o cenário de semiformação na sociedade brasileira. A fim de ampliarmos a interpretação sobre o ensino tecnicista, teremos como aporte o referencial teórico da teoria crítica de Theodor Adorno, com o auxílio de comentadores que me auxiliaram na problematização do tema (LUCKESI, 1994), (SAVIANI, 1984), (SAVIANI, 2013), (ARANHA, 1990), (ADORNO, 2010), (ADORNO, 2020), (HABERMAS, 2014). Metodologicamente, foi utilizada a pesquisa bibliográfica e qualitativa, para que possamos interpretar e realizar as aproximações necessárias. Portanto, investigaremos as bases teóricas e o histórico conceitual do tecnicismo, até desembocar no contexto histórico de surgimento no Brasil, durante o regime ditatorial militar nas décadas de 1960 e 1970. A fim de compreendermos como a semiformação se estabelece, buscaremos retomar o conceito de formação cultural (Bildung), a partir do século XVIII, através da tradição germânica até os dias atuais, este conceito se coloca como grande desafio para compreendermos a educação em tempos hodiernos, para que se cumpra a importante tarefa de avançarmos na crítica sobre a educação contemporânea e seus elementos semiculturais. Por fim, nos deteremos a relacionar a educação tecnicista com o conceito de semiformação adorniano objetivando levantar aproximações e uma breve crítica sobre a pedagogia tecnicista no Brasil.
