TCC - Licenciatura em Letras (Sede)
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Item Novas tecnologias no ensino de Língua Portuguesa: uma proposta didática(2017-09-01) Milhomem, Thiara Lustosa; Soares, Inaldo Firmino; http://lattes.cnpq.br/0543042624198336; http://lattes.cnpq.br/2181476640821943Com intenções essencialmente propositivas, este artigo tem o objetivo de refletir sobre os impactos do desenvolvimento das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) no ensino de Língua Portuguesa. Para tanto, ele se inicia com urna breve contextualização do que se compreende por TIC e com as transformações sociais e linguísticas que delas decorrem. Em seguida, ainda no âmbito da fundamentação teórica, apresentamos através da Teoria dos Gêneros Textuais e dos estudos sobre Letramento uma abordagem de lingua(gem) sociointeracionista. Por fim, na tentativa de articular esses saberes científicos desenvolvidos na academia com o cotidiano da sala de aula do professor de Português, apresenta-se uma proposta de trabalho ancorada no percurso metodológico proposta pela Escola de Genebra.Item Por banheiros, ruas e pontes recifenses: os trajetos homoeróticos do "estrangeiro" Tulio Carella na obra Orgia(2018) Sousa, Nomager Fabíolo Nunes de; Almeida, Sherry Morgana Justino de; http://lattes.cnpq.br/5332850255576710; http://lattes.cnpq.br/9516750443256807Em 1960, chegava a Recife o dramaturgo argentino Tulio Carella, mas, em decorrência da solidão e dos desejos sexuais, ele acaba por experienciar e conhecer um novo “eu”. Registrava em diários as suas experiências homoeróticas, resultantes dos contatos íntimos com outros homens pelos espaços públicos da cidade. Através de uma linguagem “crua”, os seus registros revelaram um ângulo clandestino do comportamento sexual masculino na metrópole, que transpirava tensões políticas e sociais. Os encontros do estrangeiro alimentaram suposições de que ele seria um criminoso e, devido às circunstâncias, foi preso, torturado e deportado. Posteriormente, trabalhou a literalidade dos diários, que foram traduzidos e publicados no Brasil, intitulados de Orgia. A repercussão da obra chegou à Argentina e as associações negativas entre autor/personagem fizeram com que Carella caísse num ostracismo socioliterário. Este trabalho, portanto, busca analisar a obra Orgia, a partir do fenômeno homoerótico masculino, vivenciado e registrado pelo olhar da personagem Lúcio Ginarte (alter egodo autor), na cidade de Recife, destacando, em seus trajetos, as sensações e marcas socioculturais experienciadas através dos corpos e dos espaços urbanos da metrópole. As reflexões partem desde um breve percurso histórico e das dimensões teóricas sobre o homoerotismo, dão luz à apresentação da obra e do autor, rememorando alguns aspectos biográficos e situacionais de ambos, além da (re)visitação a Orgia, da ilustração do fenômeno homoerótico através do olhar “estrangeiro” e dos indícios de que ele não é somente um ser proveniente de outra nação, mas também um ser estranho no seu íntimo, desconhecendo os seus desejos sexuais e a si mesmo. Por fim, encerra-se com algumas considerações/inquietações sobre a ideia de uma cidade com um espaço público dividido entre o mundo “heterossexual” e o “gay”, sendo este último fortemente marcado pelos signos da marginalização, da solidão e representação da ruptura de um padrão normatizador.Item Duplicação do sujeito em dados de escrita de alunos da rede pública de ensino do Recife(2018) Ferreira, Patrycia Siqueira Campos; Silva, Cláudia Roberta Tavares; http://lattes.cnpq.br/0948124881794535; http://lattes.cnpq.br/6487675878046558Neste artigo centramos a atenção no uso dos sujeitos duplicados (SDs) (ex.: O menino, ele brinca.) em textos narrativos produzidos por alunos recifenses de uma escola estadual e municipal. Para tanto, tomamos como hipótese norteadora de que, nos dados de aquisição da fala do PB, por serem pouco produzidos SDs, segundo observam Gonçalves (2004) e Grolla (2000) apud Costa, Duarte e Silva (2004), serão pouco encontrados nas séries iniciais, mais produtivos nas séries intermediárias, vindo a diminuírem bastante nas séries finais por influência do avançar da escolarização. Para a realização da análise, selecionamos 10 textos de cada série, a saber: da quinta série à oitava série do ensino fundamental I de uma escola municipal, e da quinta série ao terceiro ano do ensino médio de uma escola estadual. A análise embasa-se no modelo de Princípios e Parâmetros (CHOMSKY, 1981, 1986 e seguintes) e tem como objetivo central discutir a duplicação dos sujeitos em dados escritos, levando em conta o possível distanciamento entre o conhecimento linguístico que o aluno traz para a escola e o que ele aprende. Após a análise dos dados, os resultados apontam para a pouca frequência de SDs nas séries inicias, indo ao encontro do que é observado em alguns estudos realizados no campo da aquisição da linguagem (cf. GONÇALVES, 2004; GROLLA, 2000 apud COSTA, DUARTE, SILVA, 2004).Item Aspectos morfossintáticos do português brasileiro: o sujeito nulo em textos escritos(2018) Oliveira Júnior, Rogério de; Silva, Cláudia Roberta Tavares; http://lattes.cnpq.br/0948124881794535; http://lattes.cnpq.br/3451697441212584Na presente pesquisa, dediquei-me a investigar dados da língua escrita do português brasileiro (PB) a partir de redações para ingresso no ensino superior de alunos pernambucanos. Para tanto, foi constituído um corpus da língua escrita do PB com 580 contextos declarativos finitos contendo sujeitos nulos e plenos. Os dados foram analisados à luz da Teoria dos Princípios e Parâmetros (CHOMSKY, 1981) com base no Parâmetro do Sujeito Nulo referente ao preenchimento da posição de sujeito por sujeitos plenos e nulos nas línguas naturais. Em linhas gerais, os dados analisados apontam para o fato de que o PB tem apresentado grande índice de sujeitos plenos mesmo em contextos de escrita monitorada.Item A prática de ensino dos gêneros orais e os parâmetros curriculares do estado de Pernambuco: uma análise comparativa(2018) Neri, Nereida da Silva; Lima, Hérica Karina Cavalcanti de; Santos, Edite Consuêlo da Silva; http://lattes.cnpq.br/8401683921106924; http://lattes.cnpq.br/7078742576743942; http://lattes.cnpq.br/5129038662042297O presente estudo teve como objetivo refletir sobre as orientações para o ensino da oralidade apresentadas nos Parâmetros Curriculares de Língua Portuguesa de Pernambuco (PCLP) e sobre como essas orientações se revelam nos planos de aula dos professores. No intuito de fundamentar teoricamente o nosso trabalho, tomamos como base as ideias de Bakhtin (1992, 1997[1929]) sobre linguagem, as discussões sobre gêneros textuais proposta por Marcuschi (2005) e a proposta de pedagogia de gêneros defendida pelo Interacionismo Sócio-discursivo de Schneuwly e Dolz (2011). A nossa pesquisa é de cunho qualitativo. Escolhemos, para realizá-la, os métodos descritivo e comparativo, por pretendermos trazer, neste estudo, como é feito o ensino do eixo da oralidade em duas escolas públicas da rede estadual de ensino de Pernambuco de acordo com os planos de aula de dois professores e por intencionarmos comparar esse ensino com as recomendações contidas nos PCLP. Ao final, pudemos concluir que a prática pedagógica de produção oral ainda é bastante equivocada e muito presa às atividades essencialmente baseadas na escrita. Usa-se a leitura em voz alta para treinar oralidade, por exemplo. Acrescentar algo como: Concluímos também que estudos sobre ensino de oralidade ainda são necessários e podem colaborar muito para que as práticas com esse eixo de ensino sejam ampliadas. (LUNA, 2017; RODRIGUES; LUNA, 2016).Item Facebook, uma ferramenta propícia à criação de estrangeirismos em língua portuguesa(2018-02-28) Silva, Pedro Henrique Corrêa; Soares, Inaldo Firmino; http://lattes.cnpq.br/0543042624198336Este trabalho resulta de um estudo acerca da rede Facebook como espaço propício à criação e proliferação de estrangeirismos na Língua Portuguesa que, como toda Língua, é um órgão vivo, que se desenvolve em conformidade com as influências externas e com as formas de uso que se transformam no decorrer do tempo. A pesquisa realizada teve como sujeitos alunos do Ensino Médio, no intuito de saber em que medida eles têm consciência do quanto palavras e expressões oriundas de uma língua estrangeira e suas variações são utilizadas por eles e de como e se essas palavras e expressões podem, inclusive analisando como se dá o processo de consolidação de certas gírias, que aparecem sob a modalidade de empréstimo linguístico ou de estrangeirismo. A análise das falas dos sujeitos pesquisados apontam para uma relação de domínio em que o idioma predominante é o Inglês, o que reflete o domínio que a cultura americana exerce não somente no nosso país, como em todo o mundo.Item MPB e a poesia contemporânea: um estudo sobre o livro MPB: muita poesia brasileira (1982) de Leila Míccolis(2018-03-09) Andrade, Jéssica Maciel de; Teixeira, Renata Pimentel; http://lattes.cnpq.br/1789141041884024; http://lattes.cnpq.br/5129559787125868Este ensaio busca investigar a relação entre a poesia e a música popular brasileira na obra MPB: Muita Poesia Brasileira (1982) da poeta Leila Míccolis. Discutiremos sobre Míccolis e sua poética, depois, dividimos o trabalho em três grandes tópicos: 1) Poesia e música, em que lançando mão de Daghlian (1985), Paz (2012) e Tinhorão (1998) teceremos discussões sobre essa relação desde os primórdios; 2) Poesia marginal e a década de 70 no Brasil, que busca dar conta de um pequeno panorama da situação política brasileira e sua relação coma e poesia marginal; 3) A relação entre as epígrafes e o texto literário que abrange a influência recíproca entre as epígrafes e os textos literários; 4) Leila Míccolis: na contramão da relação MPB e poesia, em que analisaremos uma seleção de poemas do objeto de estudo a fim de melhor compreendermos como essa relação se dá em Míccolis. Como resultado, assinalamos que Míccolis usa como mote-temático aquilo que os compositores-poetas brasileiros colocam na boca do povo. Ela recolhe deles, de ditos populares, entendendo o poder corrosivo da palavra.Item O processo de epêntese vocálica na escrita de alunos do Ensino Fundamental de escola pública da cidade de Recife/PE: por um projeto de intervenção(2018-08-06) França, Andréa Maria de; Silva, André Pedro da; http://lattes.cnpq.br/0620934260898634; http://lattes.cnpq.br/5863996368620195Neste trabalho, apresentaremos os resultados da pesquisa realizada sobre o fenômeno da epêntese vocálica, que é uma variação típica da linguagem oral e geralmente representada na escrita durante a fase da aquisição, em escritas de alunos do Ensino Fundamental II, como podemos observar nas palavras ritimo ~ ritmo; pineu ~ pneu; adivogado ~ advogado que caracterizam este fenômeno, além de propor atividades para sala de aula entorno do fenômeno. Esta pesquisa visa investigar, a partir de textos escritos em contexto de sala de aula, a influência das variantes extralinguísticas sobre a variação linguística no fenômeno fonético-fonológico em decorrência da epêntese vocálica e a relação da fala na escrita neste fenômeno. Para isto, adotamos uma análise quantitativa, com base nos estudos Sociolinguísticos Laboviano (LABOV, 1972 [2008]), e de metodologia indutiva dos dados retirados da pesquisa de campo, realizada por meio de dois ditados de palavras, constituída de 15 palavras previamente selecionadas. O corpus foi montado através da produção de alunos do 6º ao 9º ano da Escola Estadual Cônego Rochael de Medeiros, na cidade de Recife - PE. Os resultados obtidos, neste estudo, revelaram que há a ocorrência do fenômeno epentético em todos os anos pesquisados, porém com o passar dos anos esse índice diminui.Item O mapeamento dos processos de hipersegmentação na escrita de alunos de uma escola pública da cidade do Recife(2018-08-06) Silva, Letícia Karla Belmiro da; Silva, André Pedro da; http://lattes.cnpq.br/0620934260898634; http://lattes.cnpq.br/7723488792103117O presente artigo é resultado de reflexões teóricas e metodológicas acerca dos processos de hipersegmentação na escrita de alunos do 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública da cidade de Recife-PE. Nos preocuparemos em explicar e analisar dados acerca de tal fenômeno com o principal objetivo de verificar o porquê deste processo, geralmente recorrente nos primeiros anos do Ensino Fundamental, persistir no 9º ano e quais fatores condicionam sua ocorrência nesse nível de escolaridade. É de nosso interesse também observar se os hábitos de leitura e escrita dos estudantes influenciam nos resultados, além de perceber como se dão as relações entre palavra gramatical e palavra fonológica no fenômeno observado. Para a elaboração desta pesquisa, nos pautamos nos pressupostos teóricos da Sociolinguística Variacionista. Os dados coletados foram analisados à luz dos pressupostos sociolinguísticos encontrados em Labov (2008), Bisol (2004), Cunha e Miranda (2009); Miranda (2006); e Rocha e Robles (2017). O corpus desta pesquisa foi coletado a partir de produções textuais elaboradas por um total de 22 alunos, 11 sujeitos femininos e 11 sujeitos masculinos, do 9º ano ensino fundamental. Foram realizadas leituras, discussões e produções textuais, além do preenchimento de dois questionários sobre os hábitos de leitura e escrita dos estudantes. Os resultados da pesquisa indicam que os casos de Hipersegmentação produzidos por alunos do 9º ano sofrem influência de ordem morfológica e fonológica e revelam as tentativas que o escrevente faz em busca da delimitação das palavras escritas, espelhando o que é mais regular na língua e revelando o seu conhecimento linguístico. Os hábitos de leitura e escrita revelam possíveis fatores que dificultam a aprendizagem dos alunos, como a falta de escrita.Item A concordância nominal de número e de gênero em variedades não-europeias do Português(2018-08-06) Gomes, Suellen Pamela Ramos; Silva, Cláudia Roberta Tavares; http://lattes.cnpq.br/0948124881794535; http://lattes.cnpq.br/5738294611148737Este estudo buscou investigar a concordância nominal (CN) de número e de gênero na escrita de falantes do português brasileiro (PB) e nos dados orais de fala do português angolano (PA) e moçambicano (PB). Para tanto, sob os pressupostos da Sociolinguística Variacionista (LABOV (1972 [2008]), discutimos que fatores linguísticos e extralinguísticos favorecem ou desfavorecem essa concordância. O corpus do PB constituiu-se de 1272 ocorrências de sintagmas nominais (SN) para a concordância número e de 5.088 ocorrências para a concordância de gênero, com o percentual de 100% de aplicação da variante padrão para esta última. Quanto ao PA, encontramos 170 ocorrências para a concordância de número e 434, para gênero. Para o PM, foram 28 ocorrências para número e 96 para gênero. Por fim, verificamos, nos corpora desta pesquisa, de acordo com as três regras linguísticas (LABOV, 2003), que a CN de número e de gênero para o PB mostrou-se semicategórica e categórica respectivamente, e, para as variedades africanas do português, a CN de número apresentou-se como uma regra semicategórica para o PA e variável para o PM, e a CN de gênero, semicategórica para ambas.Item Obstinação, memória e escrevi(sentir)vência em A Mulher de Pés Descalços, de Scholastique Mukasonga(2018-08-07) Epaminondas, Paulo Fernando Medeiros; Teixeira, Renata Pimentel; http://lattes.cnpq.br/1789141041884024; http://lattes.cnpq.br/7448147847577762Este ensaio tem como objetivo analisar no romance A Mulher de Pés Descalços (2017), relato biográfico sobre Stefania, mãe de Scholastique Mukasonga, autora da obra; as categorias obstinação, memória e escrevi(sentir)vência, a partir da voz autoral de Stefania. O suporte teórico do ensaio parte do conceito de escrevivência evaristiano (1996) para analisar a voz autoral de Stefania enquanto uma escrita-vivênciasentida, em categorias que permeiam o romance do início ao fim. Também apoiam teoricamente o ensaio as concepções de Adichie (2009) sobre o perigo de reproduzirmos histórias únicas ou a importância de rompermos com paradigmas impostos sem reflexão (2012); os estudos sobre lugar de fala de Ribeiro (2017); as discussões sobre o falar subalterno de Spivak (2010); o debate sobre as condições sociais da mulher e sua influência na produção literária feminina de Woolf (1928) e o entendimento sobre o pacto autobiográfico de Lejeune (2008), dentre outros autores que se relacionam teoricamente ao desenvolvimento temático do ensaio. A metodologia do ensaio consistiu numa revisão bibliográfica, com embasamento no método dialético de pesquisa e em sua lei fundamental da ação recíproca, de Lakatos e Marconi (2003). Com a iniciativa do ensaio, considera-se que a leitura pode se tornar humanizadora, haja vista a perspectiva da literatura enquanto um direito humano, conforme defende Candido (2014), principalmente quando a escolha de quem escreve e a permissão de quem lê se encontram; e ainda que, entre descobertas e identificação, como realidades, as vozes femininas negras solicitam reconhecimento: é necessário combater o silenciamento vivenciado pela literatura feminina negra nos dias atuais e este trabalho busca contribuir para ecoar isso. Tempo de ainda perseverar, conhecer, reverberar, libertar.Item A alteridade masculina em Possa Ser Que Seja Só o Leiteiro Lá Fora (1973) de Caio Fernando Abreu(2018-08-07) Silva, Jefferson José Rodrigues da; Teixeira, Renata Pimentel; http://lattes.cnpq.br/1789141041884024; http://lattes.cnpq.br/4627599142824173Este trabalho se debruça sobre a dramaturgia do escritor gaúcho Caio Fernando de Abreu, a partir da primeira peça autoral desse autor; Possa ser que seja só o leiteiro lá fora (1973). Essa ficção dramática faz parte do livro Teatro Completo que reúne todos os textos teatrais escritos por Caio Fernando Abreu e teve sua primeira publicação em 1997, e uma segunda em 2009. Apesar de pouco conhecida, a dramaturgia de Caio é tão relevante quanto sua ficção, visto que ela também dialoga com as questões contemporâneas, marca forte do autor, montando um retrato da sociedade de sua época. Partindo dos questionamentos sobre gênero de Judith Butler (2003) em diálogo com os escritos de Emmanuel Lévinas (2009) sobre alteridade e tecendo um paralelo com o que escreveu Pierre Bourdieu (1998) sobre o sistema social de dominação masculina, analisamos a peça mencionada com o fim de identificarmos os traços, em sujeitos-personagens, da alteridade masculina. A segunda metade do século XX foi marcada por crescentes movimentos em favor das minorias (mulheres, negros e gays), abrindo o diálogo sobre o papel social dessas populações marginais (pois vivam a margem da sociedade). Entretanto, as discussões de gênero deixaram de lado o terreno frágil da masculinidade, por isso, ressaltaremos nesse ensaio a importância do texto teatral de Caio na exposição de indivíduos alteres estritamente ligados a geração da contracultura e do desbunde dos anos 70, período de enrijecimento da ditadura militar no Brasil, em contraste a uma onda libertária que invadiu a cabeça dos jovens da época. Quanto a estrutura do texto teatral de Caio Fernando Abreu, partiremos do conceito de drama moderno, segundo Peter Szondi (2003), apontando os elementos do drama moderna nos escritos de Caio e tecendo uma breve comparação de se texto com o teatro político de Bertold Brecht (1978).Item A multiplicidade de discursos no romance História do Cerco de Lisboa, de José Saramago(2018-08-08) Silva, José Emailson Sales da; Almeida, Sherry Morgana Justino de; http://lattes.cnpq.br/5332850255576710; http://lattes.cnpq.br/9878462665142512Item Identidade negra e violência contra a mulher em Olhos d’água, de Conceição Evaristo(2018-08-08) Gallindo, Ícaro Felipe Santiago; Paes, Iêdo de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/3281218394136739; http://lattes.cnpq.br/8950854792254545O ensaio tem como foco o livro Olhos D’água , da escritora Conceição Evaristo. Trata-se de um livro de contos, vencedor do prêmio Jabuti, nessa categoria, em 2015. Observa-se nesta obra que a autora expõe com uma linguagem sutil e poética, a pluralidade da existência da mulher, em especial negra. Em Olhos D’água, Conceição Evaristo direciona o seu foco de interesse na população afro-brasileira, abordando, de forma crítica, a pobreza e a violência urbana que acometem as mulheres. O principal objetivo deste ensaio é analisar, identificar e refletir a forma como a autora representa as diversas formas de violência, tanto físicas, como psicológicas, contra a mulher. Olhos D’água é composta por 15 contos, com um rico elenco de personagens femininas marcantes. Neste ensaio, focarei em analisar apenas as personagens de Duzu- Querença e Ana Davenga, no qual é representado como essas mulheres são vítimas de alguma forma de violência.Item Literatura de cordel: permanência e movência das cantigas a os suportes impressos e digitais(2018-08-08) Santos, Ana Paula dos; Gomes, Valéria Severina; http://lattes.cnpq.br/8893406062883304Neste estudo pretendo verificar os traços de permanência e de movência na trajetória da Literatura de Cordel (LC) originária do período medieval em que os trovadores eram os disseminadores de informação, cultura e lazer para a população. Pretendo analisar o percurso dessa tradição oral assimilada posteriormente à tecnologia da escrita através de folhetos impressos e se relacionando modernamente aos suportes digitais. A fundamentação teórica pauta se nos textos sobre Poesia Oral e Movência (ZUMTHOR, 1993 e 1997), Interacionismo e Sociodiscursividade (BRONCKART, 1999), Tradições discursivas (KABATE K, 2006), Cultura Brasileira (AYALA, 1987). Foram analisados 20 cordéis, sendo 10 cordéis físicos que foram digitalizados pela Academia Brasileira de Literatura de Cordel (ABLC) e 10 cibercordéis, disponíveis em blogs de literatura e cultura popular. Os resultados apontam que a LC vem conquistando espaços, ou melhor, que a conquista do ciberespaço ampliou para outras pessoas além dos poetas populares, sertanejos e pessoas mais humildes, o acesso a essa literatura. É possível encontrar cordéis nos grandes centros urbanos como uma rica fonte de preservação da memória e cultura popular, nas instituições de ensino em práticas docentes, nas universidades como objeto de estudo, conquistando novos leitores assim como novos escritores.Item Os espaços da cidade no romance O Rabo da Serpente, de Leonardo Padura(2018-08-08) Santos, Viviane Silva; Bezerra, Antony Cardoso; http://lattes.cnpq.br/7274047087168768; http://lattes.cnpq.br/2779773908445712Desde o seu princípio, com as narrativas de Edgar Allan Poe e de escritores sucedâneos, o gênero literário policial apresenta as relações entre personagens e as cidades nas quais elas vivem. O ambiente faz emergirem a essência do ser ficcional e a dicotomia entre o bem e o mal; esta, tão característica do gênero e que pode espelhar uma macroestrutura. As cidades acabam por revelar, no que diz respeito às personagens, tanto a ordem dos pensamentos quanto as atitudes que tomam ao longo da narrativa. A partir do exposto, analisa-se o romance O Rabo da Serpente, do escritor cubano Leonardo Padura. Consideram-se, na investigação, a relação da obra com o gênero policial, a representação do espaço em que se desenvolve a fábula — a cidade de Havana —, assim como a divisão do espaço com o “estrangeiro” (no caso, a comunidade chinesa residente na capital cubana). Tais fatores são empregados pelo autor para a construção do perfil das personagens e para a recuperação de momentos do passado.Item Interculturalidade e o ensino-aprendizagem de língua espanhola em escolas do nível médio: as festas religiosas cristãs com base interacionista(2018-08-13) Wink, Luiz Henrique; Oliveira, Flávia Farias de; http://lattes.cnpq.br/0567981026894586; http://lattes.cnpq.br/4566598089459745Neste trabalho pretendemos demonstrar que o ensino-aprendizagem de língua estrangeira para estudantes brasileiros, em particular ELE (Espanhol Língua Estrangeira), deve acontecer com uma prática docente em que seja adotada uma perspectiva intercultural. Para tanto, analisaremos este ensino partindo da premissa que a aquisição, desenvolvimento e interação em uma outra língua se dá concomitantemente por uma reflexão sobre a cultura de seu país, bem como pela cultura da língua meta. Adotaremos uma metodologia indutiva, com a pesquisa bibliográfica, e análise de textos específicos sobre cultura e ensino de ELE em um livro didático do nível médio. O professor de língua estrangeira necessita uma visão interculturalista (SERRANI, 2010), na qual reflita sobre a significação de sua cultura, com suas variedades, tradições e simultaneamente discutir a pluralidade cultural do mundo hispânico. Portanto, ao partir da experiência da sua própria língua, o estudante se aprofundará nos códigos, valores, costumes e crenças dos hispano-falantes (SOLER-ESPIAUBA, 2006). Dentro da perspectiva intercultural, as festividades religiosas são um caminho para o desenvolvimento do aprendiz em direção à língua meta, pois com a manifestação popular se produzem maiores processos de identificação. Movimento que não é possível a partir de um tratamento instrumental da língua, ou seja, nos atos repetitivos do seu cotidiano de trabalho (SOLER-ESPIAUBA, 2006).Item Inestabilidades en la implementación de la lengua española en el currículo escolar brasileño: breve panorama de un ciclo hegemónico hacia la Ley 11.161/2005 y su revocación(2018-08-13) Silva, Renã Cavalcanti; Oliveira, Flávia Farias de; http://lattes.cnpq.br/0567981026894586; http://lattes.cnpq.br/7796872587938408Este artigo tem como base a Lei 11.161/2005, que trata da obrigatoriedade do ensino do espanhol nas escolas de Ensino Médio, públicas ou privadas, no Brasil. A referida Lei tem trazido uma grande polêmica com respeito aos cursos de formação de professores implementados em alguns Estados, com o apoio de instituições espanholas, buscando atender rapidamente a necessidade de profissionais. A partir desses questionamentos, este trabalho busca discutir as implicações dessa Lei. Ela promoverá o plurilinguismo ou evidências sugerem que, ao contrário, ela caminha com direção à hegemonia linguística? Do modo como foi implementada, ela de fato estreita os laços, integrando os países latino-americanos, ou reforça o valor atribuído a Espanha? No desenvolver deste artigo, trago uma discussão acerca dessas temáticas e questões que tratam das motivações e justificativas para a implementação do ensino do espanhol na educação regular, as repercussões gerais e as possíveis consequências dessa Lei para o ensino. O “fechamento” deste trabalho se dá com a discussão acerca da revogação da “Lei do Espanhol”, marcada, a princípio, pela Medida Provisória 746/2016, transformada, mais tarde, na Lei 13.415/2007, que modificou o currículo de línguas estrangeiras das escolas brasileiras, com a remoção do Espanhol como componente obrigatório, ocasionando, portanto, prejuízo de curto, médio e longo prazo à formação plena e de qualidade dos estudantes nos moldes das exigências constitucionais de 1988, e internacionais, com a criação do Mercosul, em 1991, com seus objetivos de integração e desenvolvimento. O que aqui apresento é um pequeno panorama da situação instável do Espanhol na educação brasileira, que caminha em círculos, de maneira que em uns momentos se mostra favorável aos interesses políticos, e em outros, é rechaçado. Além disso, podemos aqui perceber uma “mudança de valores”, com relação à implementação do Espanhol, que se desdobra de acordo com os acontecimentos e interesses políticos.Item As lamentações de Jeremias e Jó: uma análise comparativa das suas perdas e sofrimentos(2018-08-14) Moura, Josias Leonardo de; Pereira, João Batista; http://lattes.cnpq.br/5017161166804446O presente trabalho busca identificar componentes literários no Livro de Jóe em Lamentações, de Jeremias, a partir das semelhanças e diferenças mantidas entre esses relatos bíblicos. Os condicionamentos teóricos exigidos para problematizar as nuances estéticas implicadas no corpusda pesquisa tiveram como aporte as reflexões de Luis I. J. Stadelmann, Haroldo de Campos e João Leonel, entre outros, que auxiliaram no paralelo empreendido entre os relatos, norteado pela lamentação como categoria analítica. Na metodologia foi adotado o método dialético, o que propiciou uma interpretação das simetrias e assimetrias entre os textos, ficando destacada a beleza da poesia hebraica a partir do sofrimento e das perdas externadas por Jó e Jeremias por meio de suas lamentações. Como uma possível conclusão, constata-se que ressoa em ambos os livros o anseio pela restituição das perdas sofridas e aconsciência de que elas foram merecidas ou injustamente impostas por Deus.Item Assombrações na estrada do Engenho Barbalho: o fantástico em O cara de fogo, de Jayme Griz(2019) Silva, Ivson Bruno da; Pereira, João Batista; http://lattes.cnpq.br/5017161166804446; http://lattes.cnpq.br/7326563008178361O presente artigo tem por objetivo identificar o rendimento estético do conto ‘O cavalo fantasma da estrada do engenho Barbalho’, presente na obra O cara de fogo, de Jayme Griz, à luz dos vínculos mantidos entre o fantástico e a história. A partir dos condicionantes teóricos antevistos por Tzvetan Todorov, em Introdução à literatura fantástica, David Roas, em A ameaça do fantástico, e, Walter Benjamin, em Origem do drama trágico alemão, procurou-se vislumbrar a alegoria como categoria analítica que, em diálogo com componentes sócio históricos, propiciou novas abordagens para análise do texto literário. A leitura da narrativa griziana,amparada pelo contexto, permitiu uma remissão à tradição oral, recurso mnemônico capaz de recuperar e perpetuar testemunhos de visagens e abusões na Zona da Mata Pernambucana. No mesmo sentido, as reminiscências que norteiam os múltiplos olhares sobre o texto e os efeitos de hesitação e medo, próprios do gênero fantástico, asseguram a transgressão da percepção de realidade que tende a romper a ideia de normalidade na qual o campo social se sujeita. À guisa de conclusão, sugere-se que a interpretação do conto, pautada no nexo entre texto e contexto, corrobora a manutenção da vacilação e das inquietações mantidas por personagem e leitor diante do sobrenatural que permeia o relato, colocando o homem frente ao insólito e ao inesperado que perpassam a vida.
