TCC - Licenciatura em Letras (Sede)

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    Quadrinhos no ensino de língua portuguesa: habilidades da BNCC no conhecimento e produções de histórias
    (2023-09-05) Silva, Luiz Victor Cavalcanti da; Luna, Ewerton Ávila dos Anjos; http://lattes.cnpq.br/0502123155013190; http://lattes.cnpq.br/3875317395533431
    O dia a dia de inúmeros professores por vezes é acompanhado de dificuldades e transtornos dentro ou fora de aula que culminam no atraso em abordar os conteúdos pretendidos ou em aulas curtas que não fomentam a imersão dos alunos no assunto exposto. O presente artigo tem como objetivo apresentar aos docentes uma alternativa para se apropriar dos benefícios das habilidades descritas na Base Nacional Comum Curricular, a BNCC, em uma sequência didática. Para tal, o estudo analisa como se relacionam os módulos, que aqui serão denominados de aulas, e as habilidades previstas para cada momento. É constatado que o uso de sequências didáticas planejadas e adaptadas auxiliam o convívio entre professores e alunos e suas obrigações. A sequência didática utilizada traz a temática: “Quadrinhos: conhecer e produzir histórias” com o intuito de alavancar o estudo de quadrinhos, charges e tirinhas na sala de aula. As análises feitas comprovam que quando aliamos os objetivos das aulas e o que é recomendado pela BNCC ocorre a confluência dos conteúdos com os alunos, visto que as aulas permeiam por diversos âmbitos minuciosos da prática educacional sob os eixos da leitura/escuta, oralidade, produção e análise linguística/semiótica
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    A BNCC e o campo jornalístico-midiático no Currículo de Pernambuco: uma análise documental do ensino de Língua Portuguesa no 1º ano do ensino médio
    (2024-09-06) Siqueira, Jonara Medeiros; Melo, Sandra Helena Dias de; http://lattes.cnpq.br/9741642922205953; http://lattes.cnpq.br/1712521357021807
    Este artigo discute a abordagem do campo jornalístico-midiático por meio das diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no Currículo de Pernambuco do 1º ano, no Ensino Médio. Tem por objetivos analisar o organizador curricular respectivo, relacionando-o ao conteúdo programático jornalístico-midiático; assim como identificar as referências utilizadas. A pesquisa trata-se de estudo documental (Cellard, 2012), com suporte na análise crítica do discurso (ACD), com base em Fairclough (2001), tendo como percurso teórico-metodológico uma abordagem de perspectiva dialógica de linguagem (Bakhtin, 1995) e letramento (Soares, 2003). Os resultados apontam para a necessidade de uma revisão da proposta atual pela falta de intercruzamentos do campo jornalístico-midiático no ensino da língua portuguesa, pois nas análises não se constatou uma integração adequada das habilidades. Essa falta pode acentuar, por consequência, a compreensão da escola e dos professores para o alcance da transposição didática dos objetos de conhecimento.
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    O lugar do letramento literário na BNCC do Ensino Médio
    (2023-04-19) Fraga, Karen Fava; Almeida, Sherry Morgana Justino de; http://lattes.cnpq.br/5332850255576710; http://lattes.cnpq.br/4004210581923306
    O presente artigo como objetivo analisar os postulados teórico-metodológicos da Base Comum Curricular do Ensino Médio (BNCC) no que se refere ao ensino de literatura através do Letramento Literário. Essa é uma perspectiva importante para que se construa a relação entre a prática social e o ensino dentro da sala de aula. Para subsidiar essa pesquisa, cuja metodologia concentra-se no método qualitativo (GODOY, 1995). O qual realiza um estudo documental dos postulados norteadores para o ensino de literatura, a fim de trazer um detalhamento interpretativo das orientações metodológicas para o ensino através do letramento no campo de atuação artístico-literário da Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018), fundamentamo-nos em autores como Soares (2001), Amorim e Silva (2019), Cosson (2022), entre outros. A pesquisa é resultante, portanto, da reflexão sobre a matriz curricular do Novo Ensino Médio, mais especificamente do campo de atuação artístico-literário da disciplina língua portuguesa. Os resultados apontam que há diversidades de letramentos literários em distintas dimensões a serem trabalhadas pelos docentes, contudo existem pontos negativos, pois, percebe-se lacunas nas orientações metodológicas do parâmetro curricular que dificulta a prática docente em sala, afinal, entende-se que a BNCC norteia as práticas de ensino de leitura literária realizadas nas escolas.
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    Um estudo sobre como a oralidade é contemplada na Base Nacional Comum Curricular
    (2021-03-03) Peronico, Albanice de Melo; Luna, Ewerton Ávila dos Anjos; http://lattes.cnpq.br/0502123155013190
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    Práticas sociais de leitura em ambientes virtuais: o que diz a BNCC e o que propõem os livros didáticos de Português?
    (2021-07-14) Silva, Thayrine Nascimento da; Lima, Hérica Karina Cavalcanti de; http://lattes.cnpq.br/7078742576743942; http://lattes.cnpq.br/3801392896458341
    As tecnologias digitais emergentes na contemporaneidade suscitam estudos sobre a necessidade de reconfigurações no processo de ensino e aprendizagem para que os estudantes possam realizar a leitura dos novos textos que, conforme Marcuschi e Xavier (2005), não são totalmente novos, mas trazem os desafios dos ambientes digitais. Além desses, o presente artigo baseia se nos estudos de Soares (2002), Xavier (2005), Street (2014), Ribeiro (2009) e Rojo (2012). Considerando que a escola possui a responsabilidade de oferecer aos discentes condições de exercerem seus papéis na sociedade, realizou-se este estudo com o objetivo de reconhecer se as atividades de leitura propostas em livros didáticos de Língua Portuguesa aprovados no PNLD 2020 favorecem as práticas sociais de leitura em ambientes virtuais. Para tanto, foi analisada a BNCC e dois exemplares de livros didáticos aprovados pelo PNLD 2020 no intuito de constatar se os novos fenômenos de leitura e os espaços virtuais de circulação dos textos multissemióticos estão sendo contemplados. Ao final das análises, foi possível constatar que as obras apresentam aos estudantes diversas leituras que trabalham com o contexto digital, como orienta a BNCC. Contudo, foi possível perceber também que o trabalho com as imagens e outros recursos multissemióticos não foi feito de forma satisfatória, com poucas leituras que contemplavam esse recurso. Esta pesquisa visa contribuir para os estudos desenvolvidos nos campos do letramento digital, a fim de ampliar os conhecimentos a respeito das novas necessidades de ensino para uma formação mais completa dos estudantes, possibilitando o desenvolvimento eficaz de sua cidadania.
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    Oralidade e letramento digital no Ensino Médio: uma análise da Base Nacional Comum Curricular
    (2020-10-22) Barreto, Iwara Elisa Dias; Luna, Ewerton Ávila dos Anjos; http://lattes.cnpq.br/0502123155013190; http://lattes.cnpq.br/3092617684289809
    Essa pesquisa tem o objetivo primordial de analisar como a Base Nacional Comum Curricular (doravante, BNCC) aborda o eixo da oralidade e sua relação com o letramento digital no Ensino Médio. Buscamos, portanto, refletir sobre como o currículo escolar da Educação Básica encaminha as práticas pedagógicas dos professores de língua e, principalmente, como todos esses aspectos podem ser relacionados ao processo de ensino e de aprendizagem do eixo da oralidade. As novas tecnologias, concomitantemente, favorecem o ensino da oralidade, diversificando seus gêneros textuais e proporcionando novas experiências educacionais. Para subsidiar a pesquisa, utilizaram-se autores como Melo & Cavalcante (2007), Schneuwly & Dolz (2004), Soares (2000), Lévy (1999), entre outros. A metodologia é de caráter bibliográfico e documental, pois aliamos a análise dos dados às concepções teóricas trazidas pelos autores. Os dados analisados mostraram que a BNCC destina um amplo espaço para os gêneros textuais orais, além de uma vasta reflexão sobre o uso das novas tecnologias no ensino de Língua Portuguesa.