TCC - Licenciatura em Letras (Sede)
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Resultados da Pesquisa
Item Entre a teoria e a prática: a imersão na Escola Campo e seus impactos na formação docente(2025-02-18) Andrade, Tailany da Silva; Luna, Ewerton Ávila dos Anjos; http://lattes.cnpq.br/0502123155013190; http://lattes.cnpq.br/7085763612777943Este trabalho analisa a experiência de imersão na Escola Campo do Instituto Federal de Pernambuco, realizada no âmbito do Programa de Residência Pedagógica (PRP), da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). A partir de uma abordagem qualitativa e reflexiva, foram examinados os desafios e aprendizados decorrentes da articulação entre teoria e prática no processo de formação docente. Os resultados destacam a relevância do planejamento pedagógico, da inclusão escolar e da colaboração entre educadores, reforçando a importância de experiências práticas na construção de uma educação significativa e inclusiva. A vivência contribuiu para o desenvolvimento de competências essenciais para a prática docente e consolidou meu compromisso com a profissão de educadora.Item Livros didáticos de português e as dificuldades de inclusão de estudantes neurodivergentes(2024-09-24) Santos, Maria Alinne Lima Guimarães dos; Lima, Hérica Karina Cavalcanti de; http://lattes.cnpq.br/7078742576743942Este trabalho tem como objetivo analisar a inclusão de alunos (as) neurodivergentes no processo de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa, com foco na análise de uma coleção de livros didáticos dos Anos Finais do Ensino Fundamental, aprovada no PNLD (2020-2023). A pesquisa utiliza uma abordagem qualitativa de cunho documental para observar se e como os livros contemplam as necessidades dos estudantes neurodivergentes e se oferecem orientações adequadas aos docentes. Para tanto, analisou uma coleção de Língua Portuguesa dos Anos Finais do Ensino Fundamental, aprovada no PNLD. A partir dessa análise, buscou-se refletir sobre as práticas pedagógicas inclusivas e a adaptação dos materiais didáticos para promover uma educação mais equitativa. O estudo foi inspirado nas vivências durante estágios no Ensino Fundamental, onde se observou a dificuldade de docentes ao lidarem com alunos neurodivergentes sem orientações específicas nos materiais didáticos. A pesquisa apontou para a ausência de orientações para o trabalho com estudantes neurodivergentes e contribui para a reflexão sobre o papel do livro didático na educação inclusiva, sugerindo melhorias na sua adaptação para atender às necessidades cognitivas diversas.Item Métodos e práticas de leitura possíveis para o letramento de crianças com o transtorno do espectro autista(2023-04-20) Nascimento, Lyandra Santos do; Lima, Hérica Karina Cavalcanti de; http://lattes.cnpq.br/7078742576743942; http://lattes.cnpq.br/2204521454618255O presente trabalho tem como objetivo principal investigar práticas de leitura que contribuam para o letramento de alunos com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), no ensino básico dos anos finais do EF. Utilizando uma metodologia de cunho bibliográfico e baseando-se em autores que desenvolvem estudos acerca da educação inclusiva, letramento e autismo, este trabalho apresenta discussões sobre o processo de inclusão, as principais características da pessoa autista, as dificuldades e limitações dos professores de língua portuguesa no processo de letramento com alunos autistas e possibilidades de métodos e práticas de leitura voltadas para esses alunos. A partir das reflexões realizadas sobre as características dos alunos autistas que interferem no desenvolvimento da leitura e construção de sentidos de um texto, concluiu-se que é necessária a adaptação do ambiente e do professor em relação ao seu método de ensino, assim como é importante obter conhecimentos sobre a forma como o estudante com TEA assimila o mundo.Item As dificuldades dos alunos surdos nas escolas públicas(2022) Cabral, Fabiana Cavalcanti; Lira, Mirelly Lucena de; http://lattes.cnpq.br/1743435562988650No sistema educacional básico podemos observar crianças portadoras de deficiência auditiva com dificuldades principalmente quando estão se alfabetizando. Dessa maneira com o objetivo de dar ênfase à importância do tema proposto, o estudo pretende contextualizar a educação inclusiva dos alunos surdos no processo de aprendizado, destacar quais são as dificuldades das crianças surdas no processo de alfabetização como também analisar o preparo dos docentes. Com base nas análises que foram levantadas e o debate proposto sobre o tema de grande valor acadêmico nesta pesquisa o que está pautado é a ideia de servir como mais um meio que permite a divulgação de informações a respeito da temática, servindo como base para docentes e profissionais da área, como pedagogos. A legislação que que visa garantir os direitos dos portadores de deficiência auditiva em ter um ambiente escolar que atenda suas individualidades são muitas e estão afirmadas em todos os documentos legais que abrangem o tema da educação desde a Constituição Federal de 1988, a LDB (1996), os PCN’s, Lei nº 10.436/2002, o Decreto nº 5.626/2005 e Declaração de Salamanca (1990), marco da educação inclusiva. Conforme estudos que comentam a educação inclusiva de pessoas com deficiência na escola pública no nosso país, realizados sobre a legislação, pode ser notado o quanto a escola está muito longe de fazer a o processo inclusivo, ainda que tenha desenvolvido muito no decorrer dos períodos. Esta pesquisa acadêmica tem como objetivo principal a investigação da inclusão de alunos com surdez nas escolas públicas do Brasil, além de relatar as dificuldades e desafios mostrando a negligência do governo e das escolas.
