TCC - Licenciatura em Letras (Sede)
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Resultados da Pesquisa
Item Um estado da arte sobre o processo de ensino-aprendizagem do gênero digital vlog na aula de língua portuguesa(2025-02-25) Cardeal, Bruna Maria Barbosa de Holanda; Luna, Ewerton Ávila dos Anjos; http://lattes.cnpq.br/0502123155013190; http://lattes.cnpq.br/1612381802323549Este artigo investiga o potencial pedagógico do vlog como gênero discursivo emergente no ensino de língua portuguesa, considerando as demandas da cultura digital e as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Trata-se de uma pesquisa bibliográfica do tipo estado da arte, que analisa estudos publicados entre 2014 e 2024, com foco na multimodalidade e nas práticas de oralidade. Os resultados evidenciam que o vlog, ao integrar elementos verbais, visuais e sonoros, configura-se como uma ferramenta inovadora para o desenvolvimento de competências linguísticas e comunicativas dos estudantes. O estudo destaca a necessidade de repensar as práticas pedagógicas tradicionais, propondo a inserção de gêneros digitais no currículo escolar como forma de aproximar o ensino da realidade dos alunos, nativos digitais das gerações Z e Alpha. Conclui-se que o vlog pode contribuir significativamente para a formação crítica e multimodal dos estudantes, desde que haja investimento na formação docente e na adaptação dos currículos às novas demandas tecnológicas. Este trabalho busca, portanto, oferecer subsídios para a integração de práticas digitais no ensino de língua portuguesa, alinhando a educação às transformações da sociedade contemporânea.Item Ensino de Língua Portuguesa em contexto de dislexia: um relato reflexivo baseado em mapas mentais(2025-02-26) Cunha, Alice Gomes da; Luna, Tatiana Simões e; http://lattes.cnpq.br/5833346013466040; http://lattes.cnpq.br/9008373567311540Este relato abordará as experiências vivenciadas em aulas particulares de Língua Portuguesa junto a um aluno disléxico, abordando o uso de metodologias ativas como ferramenta de auxílio de aprendizagem. O objetivo deste trabalho é refletir sobre uma experiência exitosa através de aulas de atendimento individualizado e direcionadas a dirimir as dificuldades do aluno, a fim de fornecer aos professores e discentes perspectivas, estratégias e ferramentas de como lidar e adaptar suas atividades para trabalhar determinados objetos de ensino junto a alunos com dificuldades de aprendizagem, em especial a dislexia. Buscamos, também, refletir sobre a importância da democratização do acesso à inclusão educacional. Alicerçada nas experiências vividas nestas aulas, em reflexões pessoais, no contexto escola-família e em pesquisas da Associação Brasileira de Dislexia (ABD), este relato também busca enfatizar a necessidade de incluir meios de adaptação do ensino da Língua Portuguesa para alunos com transtorno de aprendizagem.Item Letra de música na sala de aula: uma proposta metodológica para as aulas de língua portuguesa(2023-09-05) Almeida Junior, Gelsivan José de; Luna, Ewerton Ávila dos Anjos; http://lattes.cnpq.br/0502123155013190; http://lattes.cnpq.br/5032794329249441Nas últimas décadas, as aulas de Língua Portuguesa sofreram modificações que vão desde os conteúdos trabalhados até os objetivos a que se prestavam às aulas. Nesse percurso, o documento normativo mais recente, a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), defende lançar o foco no desenvolvimento das competências e habilidades do aluno. Isto posto, cabe ao docente criar meios (metodologias) para que os alunos atinjam determinados fins (competências e habilidades), e entre vários tipos de planejamento, a SD (sequência didática) é uma possibilidade promissora para tornar as aulas de Língua Portuguesa mais interativas, atrativas e eficazes. O presente artigo traz uma proposta de intervenção através da construção de uma sequência didática que contempla o gênero textual letra de música e que tem como objetivo promover a análise linguística no gênero letra de música, bem como promover sua reflexão discursiva. A partir dos resultados, constatou-se que a SD proposta, está alinhada às competências e habilidades da BNCC, além de ser flexível e pode sofrer diversas adequações para diferentes contextos.Item Livros didáticos de português e as dificuldades de inclusão de estudantes neurodivergentes(2024-09-24) Santos, Maria Alinne Lima Guimarães dos; Lima, Hérica Karina Cavalcanti de; http://lattes.cnpq.br/7078742576743942Este trabalho tem como objetivo analisar a inclusão de alunos (as) neurodivergentes no processo de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa, com foco na análise de uma coleção de livros didáticos dos Anos Finais do Ensino Fundamental, aprovada no PNLD (2020-2023). A pesquisa utiliza uma abordagem qualitativa de cunho documental para observar se e como os livros contemplam as necessidades dos estudantes neurodivergentes e se oferecem orientações adequadas aos docentes. Para tanto, analisou uma coleção de Língua Portuguesa dos Anos Finais do Ensino Fundamental, aprovada no PNLD. A partir dessa análise, buscou-se refletir sobre as práticas pedagógicas inclusivas e a adaptação dos materiais didáticos para promover uma educação mais equitativa. O estudo foi inspirado nas vivências durante estágios no Ensino Fundamental, onde se observou a dificuldade de docentes ao lidarem com alunos neurodivergentes sem orientações específicas nos materiais didáticos. A pesquisa apontou para a ausência de orientações para o trabalho com estudantes neurodivergentes e contribui para a reflexão sobre o papel do livro didático na educação inclusiva, sugerindo melhorias na sua adaptação para atender às necessidades cognitivas diversas.Item Estratégias de preenchimento da posição acusativa: uma análise contrastiva entre gramáticas descritivas, prescritivas e livros didáticos de Língua Portuguesa adotados em Pernambuco(2023-09-19) Bezerra, Gleisy Patrícia de Souza; Silva, Cláudia Roberta Tavares; http://lattes.cnpq.br/0948124881794535Neste artigo, apresenta-se uma análise contrastiva sobre as estratégias de preenchimento da posição acusativa, com foco no que é contemplado: (i) pelas gramáticas descritivas do PB, tendo em mente os contextos linguísticos e sociais de sua ocorrência, (ii) pela abordagem prescritiva das gramáticas sobre o tipos de estratégia selecionada e (iii) pela abordagem dos livros didáticos de Língua Portuguesa (LP) adotados em Pernambuco destinados a alunos do 7º ano, levando em conta se contemplam uma reflexão sobre diferentes estratégias, atendendo, assim ao que está previsto na BNCC. Ancorada na Sociolinguística Variacionista (LABOV [1972] 2008); WEINREICH; LABOV; HERZOG, [1968] 2006), será levado em conta o uso variável de quatro variantes que preenchem a posição acusativa (a saber: o clítico, o objeto nulo, o pronome lexical e o sintagma nominal) que são condicionadas por fatores linguísticos e sociais (TARALLO E DUARTE (1988), MATTOS E SILVA (2003)). Tomando por base que, na BNCC (BRASIL, 2018), está previsto o trabalho com a variação linguística, esta investigação inscrevese na interface teoria e prática, a fim de verificar se as propostas de atividades dos livros didáticos contemplam todas as variantes. Ademais, essa proposta ganha relevância porque, até onde temos verificado, são ainda escassas pesquisas no âmbito da Sociolinguística no estado de Pernambuco que se voltem ao tratamento da variação linguística em livros didáticos no âmbito morfossintático. A investigação ora desenvolvida busca contribuir com o processo ensino-aprendizagem da variação a partir de discussões que podem servir como pontos de partida para novas reflexões por parte de professores de LP.Item A prática de ensino dos gêneros orais e os parâmetros curriculares do estado de Pernambuco: uma análise comparativa(2018) Neri, Nereida da Silva; Lima, Hérica Karina Cavalcanti de; Santos, Edite Consuêlo da Silva; http://lattes.cnpq.br/8401683921106924; http://lattes.cnpq.br/7078742576743942; http://lattes.cnpq.br/5129038662042297O presente estudo teve como objetivo refletir sobre as orientações para o ensino da oralidade apresentadas nos Parâmetros Curriculares de Língua Portuguesa de Pernambuco (PCLP) e sobre como essas orientações se revelam nos planos de aula dos professores. No intuito de fundamentar teoricamente o nosso trabalho, tomamos como base as ideias de Bakhtin (1992, 1997[1929]) sobre linguagem, as discussões sobre gêneros textuais proposta por Marcuschi (2005) e a proposta de pedagogia de gêneros defendida pelo Interacionismo Sócio-discursivo de Schneuwly e Dolz (2011). A nossa pesquisa é de cunho qualitativo. Escolhemos, para realizá-la, os métodos descritivo e comparativo, por pretendermos trazer, neste estudo, como é feito o ensino do eixo da oralidade em duas escolas públicas da rede estadual de ensino de Pernambuco de acordo com os planos de aula de dois professores e por intencionarmos comparar esse ensino com as recomendações contidas nos PCLP. Ao final, pudemos concluir que a prática pedagógica de produção oral ainda é bastante equivocada e muito presa às atividades essencialmente baseadas na escrita. Usa-se a leitura em voz alta para treinar oralidade, por exemplo. Acrescentar algo como: Concluímos também que estudos sobre ensino de oralidade ainda são necessários e podem colaborar muito para que as práticas com esse eixo de ensino sejam ampliadas. (LUNA, 2017; RODRIGUES; LUNA, 2016).Item Trabalhando a linguagem: uma proposta de sequência didática adaptada com foco nos gêneros orais(2023-04-19) Bezerra, Marcos Paulo Teixeira; Lima, Hérica Karina Cavalcanti de; http://lattes.cnpq.br/7078742576743942; http://lattes.cnpq.br/4961299620687979Este trabalho tem como objetivo propor uma sequência didática adaptada com foco no trabalho com gêneros orais, transformando o conto em notícia televisionada e entrevista, causando reflexão sobre os seus elementos a partir dos acontecimentos e dos personagens. Para a produção desses gêneros orais utilizam-se recursos tecnológicos de fácil acesso. O público-alvo são discentes do 1º ano do Ensino Médio. Em termos metodológicos, para o desenvolvimento da SD adaptada, foram realizadas quatro etapas com um total de oito momentos, somando-se, doze horas/aula para a sua conclusão. A base teórica foram Vygotsky, por nortear com a abordagem sociointeracionista; Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) e suas contribuições na Escola de Genebra com a proposta da Sequência Didática; e Marcuschi (2008) e suas reflexões sobre gêneros textuais e gêneros orais. Essa proposta didática tem como intuito provocar nos alunos o interesse e o aprendizado sobre esses gêneros orais que estão sempre ao nosso redor, mas também mostrar ao professor que esses gêneros possuem características distintas e poderão ser estudados em sala de aula, tanto em produções mais lúdicas, quanto em contextos mais teóricos, visando os avanços no ensino da língua portuguesa e na evolução conceitual do aluno.Item Processo avaliativo da oralidade no livro didático de Português do Novo Ensino Médio(2023-04-12) Araújo, Midian Rebeca Justino de; Luna, Ewerton Ávila dos Anjos; http://lattes.cnpq.br/0502123155013190; http://lattes.cnpq.br/7864104414144837A presente pesquisa analisa o processo avaliativo dos livros didáticos da educação básica no ensino médio, abordando o eixo da oralidade. O trabalho é resultante, portanto, da reflexão sobre como os livros didáticos encaminham o processo avaliativo do ensino da oralidade em língua portuguesa e como todos esses aspectos podem ser relacionados ao desenvolvimento do ensino e aprendizagem, pois entendemos que os livros didáticos favorecem o ensino da oralidade, diversificando seus gêneros textuais, em consonância com novas experiências educacionais. Para subsidiar essa pesquisa, cuja metodologia é de caráter qualitativo e documental, utilizaram-se autores como Marcuschi (2000), Dolz e Schneuwly (2004), entre outros. Dessa forma, foram definidas algumas categorias a fim de delimitar as atividades destinadas ao ensino de oralidade. São atividades de reflexão sobre a língua falada; oralização da escrita e debates/discussão. No primeiro elemento, consideramos as atividades que priorizam conversas e discussões entre alunos e professores, que conduzem à análise de atividades que reflitam sobre os fenômenos típicos da oralidade e suas variações. No último item, consideramos as atividades que estimulem a produção dos gêneros orais e de retextualização dentro dos mais variados contextos sociais, além de aspectos congruentes à sinestesia e às práticas discursivas. As coleções, “Língua portuguesa: ensino médio” de Maria Tereza Rangel Arruda Campos; Lucas Kiyoharu Sanches Oda. Ed. São Paulo: FTD (2020); além do livro “Estações Língua Portuguesa: rotas de atuação social”. São Paulo: Ática (2020) da Fernanda Pinheiro Barros et al. Conduzem a reflexões sobre a fala e a escrita, as variedades linguísticas e os gêneros orais significativos para o desenvolvimento de habilidades linguísticas, tendo em vista a língua como o produto das relações sociais. Essas competências e habilidades propostas nos livros didáticos não são suficientes para uma estratégia efetiva, apresentando estratégias pedagógicas distantes da realidade dos alunos. O processo de ensino e de aprendizagem da oralidade relacionados ao livro didático exige que tanto professores, quanto os alunos, assumam uma nova postura, muito mais ativa e autônoma na compreensão diante do seu objeto de estudo, a língua portuguesa.Item Novas tecnologias no ensino de Língua Portuguesa: uma proposta didática(2017-09-01) Milhomem, Thiara Lustosa; Soares, Inaldo Firmino; http://lattes.cnpq.br/0543042624198336; http://lattes.cnpq.br/2181476640821943Com intenções essencialmente propositivas, este artigo tem o objetivo de refletir sobre os impactos do desenvolvimento das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) no ensino de Língua Portuguesa. Para tanto, ele se inicia com urna breve contextualização do que se compreende por TIC e com as transformações sociais e linguísticas que delas decorrem. Em seguida, ainda no âmbito da fundamentação teórica, apresentamos através da Teoria dos Gêneros Textuais e dos estudos sobre Letramento uma abordagem de lingua(gem) sociointeracionista. Por fim, na tentativa de articular esses saberes científicos desenvolvidos na academia com o cotidiano da sala de aula do professor de Português, apresenta-se uma proposta de trabalho ancorada no percurso metodológico proposta pela Escola de Genebra.Item O ensino de diário através da literatura introspectiva de Anne Frank(2019-12-12) Santos, Maryelle Monique Nascimento Silva; Luna, Ewerton Ávila dos Anjos; http://lattes.cnpq.br/0502123155013190; http://lattes.cnpq.br/3029064867293100Este trabalho investiga a obra O diário de Anne Frank, escrito durante a Segunda Guerra Mundial, e como o professor pode trabalhar com este livro no ensino médio, compreendendo como o relato da jovem ensina sobre as consequências dos preconceitos. Dois autores, Foucault (2009) e Glucksmann (2007), foram escolhidos para fundamentar a análise do discurso visando compreender a forma como Anne Frank conversa com sua Querida Kitty e retrata um período de ódio entre povos. Visando o ensino do diário na aula de Língua Portuguesa, uma sequência didática foi desenvolvida para explorar os quatro eixos de ensino, utilizando gêneros textuais distintos, conforme as obras Oralidade na Literatura (2000) e Produção de textos na escola (2007). Os resultados obtidos se basearam na compreensão dos alunos sobre o diário, considerando as particularidades de cada gênero textual estudado.
