TCC - Licenciatura em Letras (Sede)
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Item Letra de música na sala de aula: uma proposta metodológica para as aulas de língua portuguesa(2023-09-05) Almeida Junior, Gelsivan José de; Luna, Ewerton Ávila dos Anjos; http://lattes.cnpq.br/0502123155013190; http://lattes.cnpq.br/5032794329249441Nas últimas décadas, as aulas de Língua Portuguesa sofreram modificações que vão desde os conteúdos trabalhados até os objetivos a que se prestavam às aulas. Nesse percurso, o documento normativo mais recente, a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), defende lançar o foco no desenvolvimento das competências e habilidades do aluno. Isto posto, cabe ao docente criar meios (metodologias) para que os alunos atinjam determinados fins (competências e habilidades), e entre vários tipos de planejamento, a SD (sequência didática) é uma possibilidade promissora para tornar as aulas de Língua Portuguesa mais interativas, atrativas e eficazes. O presente artigo traz uma proposta de intervenção através da construção de uma sequência didática que contempla o gênero textual letra de música e que tem como objetivo promover a análise linguística no gênero letra de música, bem como promover sua reflexão discursiva. A partir dos resultados, constatou-se que a SD proposta, está alinhada às competências e habilidades da BNCC, além de ser flexível e pode sofrer diversas adequações para diferentes contextos.Item O Movimento Mangue Beat, letramentos e ensino de Português(2019-12-12) Silva, Erik José da; Lima, Hérica Karina Cavalcanti de; http://lattes.cnpq.br/7078742576743942; http://lattes.cnpq.br/5297442841296508O presente trabalho teve como objetivo analisar uma oficina pedagógica de linguagem, elaborada no âmbito das atividades do PET/Conexões Práticas de Letramento e realizada numa escola da rede pública estadual de ensino da Região Metropolitana do Recife - PE, evolvendo as práticas de letramentos comunicadas através do Movimento Mangue Beat. Partindo de uma visão sócio-interacionista da língua, das discussões sobre letramento (SOARES, 2005, 2002), sobre ensino de Língua Portuguesa (GERALDI, 1984; ANTUNES, 2003) e a respeito do movimento contracultural Mangue Beat (ANDRADE, 1997; SILVA, 2009), inclinamo-nos sobre os conteúdos e práticas de linguagem e outros trabalhados na oficina, sobre as estratégias didático-metodológicas empregadas para ensinar esses conteúdos e práticas de linguagem, bem como sobre as práticas de leitura e escrita realizadas com vistas à ampliação dos letramentos realizadas no âmbito da oficina. Os resultados mostraram que oficinas como a aqui analisada podem colaborar para a ampliação dos letramentos dos alunos.
