TCC - Licenciatura em Letras (Sede)

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    Letra de música na sala de aula: uma proposta metodológica para as aulas de língua portuguesa
    (2023-09-05) Almeida Junior, Gelsivan José de; Luna, Ewerton Ávila dos Anjos; http://lattes.cnpq.br/0502123155013190; http://lattes.cnpq.br/5032794329249441
    Nas últimas décadas, as aulas de Língua Portuguesa sofreram modificações que vão desde os conteúdos trabalhados até os objetivos a que se prestavam às aulas. Nesse percurso, o documento normativo mais recente, a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), defende lançar o foco no desenvolvimento das competências e habilidades do aluno. Isto posto, cabe ao docente criar meios (metodologias) para que os alunos atinjam determinados fins (competências e habilidades), e entre vários tipos de planejamento, a SD (sequência didática) é uma possibilidade promissora para tornar as aulas de Língua Portuguesa mais interativas, atrativas e eficazes. O presente artigo traz uma proposta de intervenção através da construção de uma sequência didática que contempla o gênero textual letra de música e que tem como objetivo promover a análise linguística no gênero letra de música, bem como promover sua reflexão discursiva. A partir dos resultados, constatou-se que a SD proposta, está alinhada às competências e habilidades da BNCC, além de ser flexível e pode sofrer diversas adequações para diferentes contextos.
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    O lúdico como ferramenta didática para o ensino e aprendizado da língua portuguesa
    (2022) Paula, Juvita Tainã Muniz de; Lima, Hérica Karina Cavalcanti de; http://lattes.cnpq.br/7078742576743942
    Esse artigo buscou refletir a respeito do lúdico como ferramenta didática para um ensino de forma prazerosa, favorecendo o processo de ensino aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo e bibliográfico, cuja pergunta condutora foi: como compreender o lúdico como sendo uma ferramenta de aprendizado em língua portuguesa? A ideia é mostrar a importância da ludicidade no desenvolvimento cognitivo do discente, uma vez que ela pode interligar o conhecimento popular e o conhecimento acadêmico, e enfatizar que não se trata de um brincar por brincar, mas de um entretenimento com ponto de vista pedagógico. O lúdico é uma base para o desenvolvimento infantil e serve também como apoio para a formação e o aprendizado dos jovens e adultos. Aqui, entende-se que o conceito de lúdico está voltado para atividades com músicas, jogos e brincadeiras de forma planejada pelo professor, que irá direcionar estas atividades de maneira tal que o aluno, divertindo-se, aprenda. Para tanto, a base teórica para esse trabalho é formada por autores como Piaget (1996), Vygotsky (1991), Cury (2003), Freire (1996), Almeida (2009) e outros. Apresentamos como proposta de uma prática lúdica para o ensino como facilitador da aprendizagem uma sequência de atividades utilizando a música como base lúdica.